Estratégias de marketing para atração e fidelização de clientes da empresa Mercado Bom Preço
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UPF |
Texto Completo: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1267 |
Resumo: | O mundo contemporâneo está cada vez mais marcado pela acirrada competitividade, há muitos concorrentes lutando pelos mesmos clientes, e é por isso, que atrair e manter clientes se tornou um fator fundamental para o crescimento das empresas. Diante deste contexto, aumenta a necessidade de as empresas estabelecerem estratégias de marketing efetivas que agreguem valor e garantam a satisfação dos clientes, buscando fidelizá-los. Dessa forma, oobjetivo do trabalho é identificar as estratégias mais adequadas para a atração e fidelização de clientes para o Mercado Bom Preço. Os procedimentos metodológicos utilizados foram divididos em duas etapas, a primeira qualitativa cujo objetivo foi obter atributos em geral para a elaboração do questionário, através de cinco entrevistas com perguntas abertas obtidas com clientes da empresa, a segunda etapa caracteriza-se como um estudo de caráter quantitativo / descritivo composto por amostragem não-probabilística, por julgamento e por conveniência onde foram aplicados cinquenta questionários com perguntas fechadas aos clientes da empresa, com o objetivo de verificar a satisfação dos mesmos em relação aos atributos gerados na primeira etapa da pesquisa. Através dos dados obtidos pode-se perceber que em todos os indicadores trabalhados a empresa vem conseguindo satisfazer seus clientes, tendo apresentado poucos indicadores indiferentes e baixo nível de insatisfação. Contudo, a empresa deve utilizar os resultados do presente estudo para adotar medidas que favoreçam a atração e a fidelização de clientes, buscando atender as necessidades dos mesmos. |
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Contudo, a empresa deve utilizar os resultados do presente estudo para adotar medidas que favoreçam a atração e a fidelização de clientes, buscando atender as necessidades dos mesmos.porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEACAdministração de empresasPesquisaAtraçãoSatisfaçãoFidelizaçãoClientesEstratégias de marketing para atração e fidelização de clientes da empresa Mercado Bom Preçoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisGardelin, João PauloGuilardi, Giovan Albertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/1267/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALSOL2015Giovan Alberto Guilardi.pdfSOL2015Giovan Alberto Guilardi.pdfMonografia Giovan Alberto Guilardiapplication/pdf424282http://localhost:8080/bitstream/riupf/1267/1/SOL2015Giovan%20Alberto%20Guilardi.pdf57253530d3ed686954612f3090807107MD51riupf/12672017-10-16 21:49:56.494oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102017-10-16T23:49:56Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
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O mundo contemporâneo está cada vez mais marcado pela acirrada competitividade, há muitos concorrentes lutando pelos mesmos clientes, e é por isso, que atrair e manter clientes se tornou um fator fundamental para o crescimento das empresas. Diante deste contexto, aumenta a necessidade de as empresas estabelecerem estratégias de marketing efetivas que agreguem valor e garantam a satisfação dos clientes, buscando fidelizá-los. Dessa forma, oobjetivo do trabalho é identificar as estratégias mais adequadas para a atração e fidelização de clientes para o Mercado Bom Preço. Os procedimentos metodológicos utilizados foram divididos em duas etapas, a primeira qualitativa cujo objetivo foi obter atributos em geral para a elaboração do questionário, através de cinco entrevistas com perguntas abertas obtidas com clientes da empresa, a segunda etapa caracteriza-se como um estudo de caráter quantitativo / descritivo composto por amostragem não-probabilística, por julgamento e por conveniência onde foram aplicados cinquenta questionários com perguntas fechadas aos clientes da empresa, com o objetivo de verificar a satisfação dos mesmos em relação aos atributos gerados na primeira etapa da pesquisa. Através dos dados obtidos pode-se perceber que em todos os indicadores trabalhados a empresa vem conseguindo satisfazer seus clientes, tendo apresentado poucos indicadores indiferentes e baixo nível de insatisfação. Contudo, a empresa deve utilizar os resultados do presente estudo para adotar medidas que favoreçam a atração e a fidelização de clientes, buscando atender as necessidades dos mesmos. |
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