In-game advertising: uma análise dos anúncios presentes no jogo F1™ 2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ghizzoni, Vinicius Moret
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1274
Resumo: Este estudo tem como principal objetivo enriquecer o atual cenário de pesquisas acerca do tema in-game advertising no Brasil, visando compreender como se caracteriza a publicidade de marcas dentro de um caso específico: o jogo F1™ 2017. Através da técnica de observação buscou-se compreender as características dos anúncios presentes no game (marcas e formatos), comparando-os com os do evento esportivo real. Através da análise, foi possível identificar que os desenvolvedores buscaram utilizar anúncios no game com o intuito de oferecer uma experiência mais realista para os jogadores, sem aproveitar dos recursos interativos (oferecidos pelos jogos eletrônicos) para elaborar estratégias diferenciadas de in-game advertising.
id UPF_5e99421d1df5e53fba17db8e08f447ab
oai_identifier_str oai:localhost:riupf/1274
network_acronym_str UPF
network_name_str Repositório Institucional da UPF
repository_id_str 1610
spelling 2018-01-10T18:10:05Z2018-01-122018-01-10T18:10:05Z2017-12-07GHIZZONI, Vinicius Moret. In-game advertising: uma análise dos anúncios presentes no jogo F1™ 2017. 2017. 61 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1274Submitted by Fernanda Ferronato (fernandaf@upf.br) on 2018-01-10T18:10:05Z No. of bitstreams: 1 PF2017Vinicius Moret Ghizzoni.pdf: 2223288 bytes, checksum: 6257ff68fd89b06de2d4a6b893504248 (MD5)Made available in DSpace on 2018-01-10T18:10:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2017Vinicius Moret Ghizzoni.pdf: 2223288 bytes, checksum: 6257ff68fd89b06de2d4a6b893504248 (MD5) Previous issue date: 2017-12-07Este estudo tem como principal objetivo enriquecer o atual cenário de pesquisas acerca do tema in-game advertising no Brasil, visando compreender como se caracteriza a publicidade de marcas dentro de um caso específico: o jogo F1™ 2017. Através da técnica de observação buscou-se compreender as características dos anúncios presentes no game (marcas e formatos), comparando-os com os do evento esportivo real. Através da análise, foi possível identificar que os desenvolvedores buscaram utilizar anúncios no game com o intuito de oferecer uma experiência mais realista para os jogadores, sem aproveitar dos recursos interativos (oferecidos pelos jogos eletrônicos) para elaborar estratégias diferenciadas de in-game advertising.porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Artes e Comunicação - FACPublicidadePropagandaIn-game advertisingJogos eletrônicosMarketing esportivoF1 2017In-game advertising: uma análise dos anúncios presentes no jogo F1™ 2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisGusatti, Ciro EduardoGhizzoni, Vinicius Moretinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/1274/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALPF2017Vinicius Moret Ghizzoni.pdfPF2017Vinicius Moret Ghizzoni.pdfMonografia Vinicius Moret Ghizzoniapplication/pdf2223288http://localhost:8080/bitstream/riupf/1274/1/PF2017Vinicius%20Moret%20Ghizzoni.pdf6257ff68fd89b06de2d4a6b893504248MD51riupf/12742018-01-10 16:10:05.963oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102018-01-10T18:10:05Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv In-game advertising: uma análise dos anúncios presentes no jogo F1™ 2017
title In-game advertising: uma análise dos anúncios presentes no jogo F1™ 2017
spellingShingle In-game advertising: uma análise dos anúncios presentes no jogo F1™ 2017
Ghizzoni, Vinicius Moret
Publicidade
Propaganda
In-game advertising
Jogos eletrônicos
Marketing esportivo
F1 2017
title_short In-game advertising: uma análise dos anúncios presentes no jogo F1™ 2017
title_full In-game advertising: uma análise dos anúncios presentes no jogo F1™ 2017
title_fullStr In-game advertising: uma análise dos anúncios presentes no jogo F1™ 2017
title_full_unstemmed In-game advertising: uma análise dos anúncios presentes no jogo F1™ 2017
title_sort In-game advertising: uma análise dos anúncios presentes no jogo F1™ 2017
author Ghizzoni, Vinicius Moret
author_facet Ghizzoni, Vinicius Moret
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gusatti, Ciro Eduardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Ghizzoni, Vinicius Moret
contributor_str_mv Gusatti, Ciro Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Propaganda
In-game advertising
Jogos eletrônicos
Marketing esportivo
F1 2017
topic Publicidade
Propaganda
In-game advertising
Jogos eletrônicos
Marketing esportivo
F1 2017
description Este estudo tem como principal objetivo enriquecer o atual cenário de pesquisas acerca do tema in-game advertising no Brasil, visando compreender como se caracteriza a publicidade de marcas dentro de um caso específico: o jogo F1™ 2017. Através da técnica de observação buscou-se compreender as características dos anúncios presentes no game (marcas e formatos), comparando-os com os do evento esportivo real. Através da análise, foi possível identificar que os desenvolvedores buscaram utilizar anúncios no game com o intuito de oferecer uma experiência mais realista para os jogadores, sem aproveitar dos recursos interativos (oferecidos pelos jogos eletrônicos) para elaborar estratégias diferenciadas de in-game advertising.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-12-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-10T18:10:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-01-12
2018-01-10T18:10:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GHIZZONI, Vinicius Moret. In-game advertising: uma análise dos anúncios presentes no jogo F1™ 2017. 2017. 61 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1274
identifier_str_mv GHIZZONI, Vinicius Moret. In-game advertising: uma análise dos anúncios presentes no jogo F1™ 2017. 2017. 61 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.
url http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UPF
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Repositório Institucional da UPF
collection Repositório Institucional da UPF
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/bitstream/riupf/1274/2/license.txt
http://localhost:8080/bitstream/riupf/1274/1/PF2017Vinicius%20Moret%20Ghizzoni.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4c
6257ff68fd89b06de2d4a6b893504248
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798492616990392320