As estratégias utilizadas para gerenciar uma crise de imagem: um estudo de caso da boca Rosa Beauty

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corso, Gabriela do Nascimento
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2134
Resumo: Esta monografia analisou as estratégias e ações utilizadas pela Boca Rosa para o gerenciamento de crise de imagem após ser eliminada com rejeição do Big Brother Brasil 20, e para, no mesmo ano, alavancar as vendas da sua marca Boca Rosa Beauty. Além disso, a pesquisa buscou aproximar o assunto a conceitos de comunicação, publicidade e propaganda, marcas e crise de imagem, juntamente com a percepção das redes sociais na propagação da crise e a maneira como a mídia divulgou a contenção do problema e a reconstrução de imagem da pessoa e da sua empresa. Para isso, o trabalho teve uma abordagem qualitativa, realizando uma revisão bibliográfica para maior entendimento de conceitos, além do levantamento de dados sobre Bianca Andrade e, posteriormente, um estudo de caso, com análise de conteúdo sobre as estratégias que a empresária utilizou para reverter sua crise de imagem. Dessa forma, percebeuse que ela realizou com sucesso a contenção de crise, assumindo seus erros perante o público, desculpando-se com fãs e consumidores de sua marca, mostrando-se aberta à escuta, concedendo entrevistas e respondendo todas as questões sem desviar do assunto e, por fim, transmitindo segurança, através de publicações nas redes sociais, de que havia aprendido com seus deslizes e estudado sobre o feminismo.
id UPF_61dd3e6201f25fcbdadf9c078641fde1
oai_identifier_str oai:localhost:riupf/2134
network_acronym_str UPF
network_name_str Repositório Institucional da UPF
repository_id_str 1610
spelling 2022-02-02T14:13:01Z2022-02-022022-02-02T14:13:01Z2021-12-09CORSO, Gabriela do Nascimento. As estratégias utilizadas para gerenciar uma crise de imagem: um estudo de caso da boca rosa beauty. 2021. 60 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2021.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2134Submitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2022-02-02T14:13:01Z No. of bitstreams: 1 PF2021GabrielaNascimentoCorso.pdf: 3361354 bytes, checksum: 3ae7b7e4617d1c248b014d9ada7a65f1 (MD5)Made available in DSpace on 2022-02-02T14:13:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2021GabrielaNascimentoCorso.pdf: 3361354 bytes, checksum: 3ae7b7e4617d1c248b014d9ada7a65f1 (MD5) Previous issue date: 2021-12-09Esta monografia analisou as estratégias e ações utilizadas pela Boca Rosa para o gerenciamento de crise de imagem após ser eliminada com rejeição do Big Brother Brasil 20, e para, no mesmo ano, alavancar as vendas da sua marca Boca Rosa Beauty. Além disso, a pesquisa buscou aproximar o assunto a conceitos de comunicação, publicidade e propaganda, marcas e crise de imagem, juntamente com a percepção das redes sociais na propagação da crise e a maneira como a mídia divulgou a contenção do problema e a reconstrução de imagem da pessoa e da sua empresa. Para isso, o trabalho teve uma abordagem qualitativa, realizando uma revisão bibliográfica para maior entendimento de conceitos, além do levantamento de dados sobre Bianca Andrade e, posteriormente, um estudo de caso, com análise de conteúdo sobre as estratégias que a empresária utilizou para reverter sua crise de imagem. Dessa forma, percebeuse que ela realizou com sucesso a contenção de crise, assumindo seus erros perante o público, desculpando-se com fãs e consumidores de sua marca, mostrando-se aberta à escuta, concedendo entrevistas e respondendo todas as questões sem desviar do assunto e, por fim, transmitindo segurança, através de publicações nas redes sociais, de que havia aprendido com seus deslizes e estudado sobre o feminismo.porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Artes e Comunicação - FACPublicidade PropagandaPublicidade e propagandaCrise de imagemBig Brother BrasilBoca Rosa BeautyAs estratégias utilizadas para gerenciar uma crise de imagem: um estudo de caso da boca Rosa Beautyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisGusatti, Ciro EduardoCorso, Gabriela do Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/2134/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALPF2021GabrielaNascimentoCorso.pdfPF2021GabrielaNascimentoCorso.pdfTrabalho Final de Graduação Gabriela Nascimento Corsoapplication/pdf3361354http://localhost:8080/bitstream/riupf/2134/1/PF2021GabrielaNascimentoCorso.pdf3ae7b7e4617d1c248b014d9ada7a65f1MD51riupf/21342022-02-02 12:13:01.45oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102022-02-02T14:13:01Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As estratégias utilizadas para gerenciar uma crise de imagem: um estudo de caso da boca Rosa Beauty
title As estratégias utilizadas para gerenciar uma crise de imagem: um estudo de caso da boca Rosa Beauty
spellingShingle As estratégias utilizadas para gerenciar uma crise de imagem: um estudo de caso da boca Rosa Beauty
Corso, Gabriela do Nascimento
Publicidade Propaganda
Publicidade e propaganda
Crise de imagem
Big Brother Brasil
Boca Rosa Beauty
title_short As estratégias utilizadas para gerenciar uma crise de imagem: um estudo de caso da boca Rosa Beauty
title_full As estratégias utilizadas para gerenciar uma crise de imagem: um estudo de caso da boca Rosa Beauty
title_fullStr As estratégias utilizadas para gerenciar uma crise de imagem: um estudo de caso da boca Rosa Beauty
title_full_unstemmed As estratégias utilizadas para gerenciar uma crise de imagem: um estudo de caso da boca Rosa Beauty
title_sort As estratégias utilizadas para gerenciar uma crise de imagem: um estudo de caso da boca Rosa Beauty
author Corso, Gabriela do Nascimento
author_facet Corso, Gabriela do Nascimento
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gusatti, Ciro Eduardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Corso, Gabriela do Nascimento
contributor_str_mv Gusatti, Ciro Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade Propaganda
Publicidade e propaganda
Crise de imagem
Big Brother Brasil
Boca Rosa Beauty
topic Publicidade Propaganda
Publicidade e propaganda
Crise de imagem
Big Brother Brasil
Boca Rosa Beauty
description Esta monografia analisou as estratégias e ações utilizadas pela Boca Rosa para o gerenciamento de crise de imagem após ser eliminada com rejeição do Big Brother Brasil 20, e para, no mesmo ano, alavancar as vendas da sua marca Boca Rosa Beauty. Além disso, a pesquisa buscou aproximar o assunto a conceitos de comunicação, publicidade e propaganda, marcas e crise de imagem, juntamente com a percepção das redes sociais na propagação da crise e a maneira como a mídia divulgou a contenção do problema e a reconstrução de imagem da pessoa e da sua empresa. Para isso, o trabalho teve uma abordagem qualitativa, realizando uma revisão bibliográfica para maior entendimento de conceitos, além do levantamento de dados sobre Bianca Andrade e, posteriormente, um estudo de caso, com análise de conteúdo sobre as estratégias que a empresária utilizou para reverter sua crise de imagem. Dessa forma, percebeuse que ela realizou com sucesso a contenção de crise, assumindo seus erros perante o público, desculpando-se com fãs e consumidores de sua marca, mostrando-se aberta à escuta, concedendo entrevistas e respondendo todas as questões sem desviar do assunto e, por fim, transmitindo segurança, através de publicações nas redes sociais, de que havia aprendido com seus deslizes e estudado sobre o feminismo.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-02T14:13:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-02
2022-02-02T14:13:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CORSO, Gabriela do Nascimento. As estratégias utilizadas para gerenciar uma crise de imagem: um estudo de caso da boca rosa beauty. 2021. 60 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2134
identifier_str_mv CORSO, Gabriela do Nascimento. As estratégias utilizadas para gerenciar uma crise de imagem: um estudo de caso da boca rosa beauty. 2021. 60 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2021.
url http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UPF
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Repositório Institucional da UPF
collection Repositório Institucional da UPF
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/bitstream/riupf/2134/2/license.txt
http://localhost:8080/bitstream/riupf/2134/1/PF2021GabrielaNascimentoCorso.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4c
3ae7b7e4617d1c248b014d9ada7a65f1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798492624708960256