O sucesso das estratégias de marketing das influenciadoras de beleza: estudo de caso da Boca Rosa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Mylena Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/19612
Resumo: O presente estudo tem como objetivo principal compreender como se dá o sucesso das estratégias de marketing utilizadas pelas influenciadoras de beleza a partir de uma análise da trajetória da influenciadora Bianca Andrade e de sua marca Boca Rosa Beauty. Para isso será feita a revisão da literatura sobre os desdobramentos da Web, conceitos de capital, webcelebridade, marketing de influência e cocriação. A pesquisa foi feita através de um estudo de caso, analisando toda a trajetória profissional da Bianca, pontuando momentos que colaboraram para sua ascensão em articulação com os conceitos discutidos no trabalho. Constatou-se que por ter crescido profissionalmente, junto da internet, Bianca consegue utilizar as ferramentas disponíveis ao seu favor para agregar valor às suas marcas como influenciadora digital, além de conseguir ser sempre pioneira em suas ações, sabendo se comunicar e cocriar junto ao seu público.
id UFRJ_75a8c2cd10ef2de3204ba978685e66ad
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/19612
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Moura, Mylena SilvaBurrowes, Patricia CeciliaAnjos, Júlia Cavalcanti Versiani dosCosta, Tatiane Cruz Leal2023-01-23T17:21:48Z2023-11-30T03:05:26Z2023-01-09MOURA, Mylena Silva. O sucesso das estratégias de marketing das influenciadoras de beleza: estudo de caso da Boca Rosa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.http://hdl.handle.net/11422/19612Submitted by Biblioteca CFCH (tccpantheonbibliotecacfch@gmail.com) on 2023-01-16T12:56:52Z No. of bitstreams: 1 MMoura.pdf: 645554 bytes, checksum: 1da4f7684782082ad8221b818ba66f72 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-23T17:21:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MMoura.pdf: 645554 bytes, checksum: 1da4f7684782082ad8221b818ba66f72 (MD5) Previous issue date: 2023-01-09O presente estudo tem como objetivo principal compreender como se dá o sucesso das estratégias de marketing utilizadas pelas influenciadoras de beleza a partir de uma análise da trajetória da influenciadora Bianca Andrade e de sua marca Boca Rosa Beauty. Para isso será feita a revisão da literatura sobre os desdobramentos da Web, conceitos de capital, webcelebridade, marketing de influência e cocriação. A pesquisa foi feita através de um estudo de caso, analisando toda a trajetória profissional da Bianca, pontuando momentos que colaboraram para sua ascensão em articulação com os conceitos discutidos no trabalho. Constatou-se que por ter crescido profissionalmente, junto da internet, Bianca consegue utilizar as ferramentas disponíveis ao seu favor para agregar valor às suas marcas como influenciadora digital, além de conseguir ser sempre pioneira em suas ações, sabendo se comunicar e cocriar junto ao seu público.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAInfluência socialBoca RosaMarketing de redeO sucesso das estratégias de marketing das influenciadoras de beleza: estudo de caso da Boca Rosainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19612/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALMMoura.pdfMMoura.pdfapplication/pdf645554http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19612/1/MMoura.pdf1da4f7684782082ad8221b818ba66f72MD5111422/196122023-11-30 00:05:26.684oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:05:26Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O sucesso das estratégias de marketing das influenciadoras de beleza: estudo de caso da Boca Rosa
title O sucesso das estratégias de marketing das influenciadoras de beleza: estudo de caso da Boca Rosa
spellingShingle O sucesso das estratégias de marketing das influenciadoras de beleza: estudo de caso da Boca Rosa
Moura, Mylena Silva
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Influência social
Boca Rosa
Marketing de rede
title_short O sucesso das estratégias de marketing das influenciadoras de beleza: estudo de caso da Boca Rosa
title_full O sucesso das estratégias de marketing das influenciadoras de beleza: estudo de caso da Boca Rosa
title_fullStr O sucesso das estratégias de marketing das influenciadoras de beleza: estudo de caso da Boca Rosa
title_full_unstemmed O sucesso das estratégias de marketing das influenciadoras de beleza: estudo de caso da Boca Rosa
title_sort O sucesso das estratégias de marketing das influenciadoras de beleza: estudo de caso da Boca Rosa
author Moura, Mylena Silva
author_facet Moura, Mylena Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Mylena Silva
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Burrowes, Patricia Cecilia
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Anjos, Júlia Cavalcanti Versiani dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Tatiane Cruz Leal
contributor_str_mv Burrowes, Patricia Cecilia
Anjos, Júlia Cavalcanti Versiani dos
Costa, Tatiane Cruz Leal
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Influência social
Boca Rosa
Marketing de rede
dc.subject.por.fl_str_mv Influência social
Boca Rosa
Marketing de rede
description O presente estudo tem como objetivo principal compreender como se dá o sucesso das estratégias de marketing utilizadas pelas influenciadoras de beleza a partir de uma análise da trajetória da influenciadora Bianca Andrade e de sua marca Boca Rosa Beauty. Para isso será feita a revisão da literatura sobre os desdobramentos da Web, conceitos de capital, webcelebridade, marketing de influência e cocriação. A pesquisa foi feita através de um estudo de caso, analisando toda a trajetória profissional da Bianca, pontuando momentos que colaboraram para sua ascensão em articulação com os conceitos discutidos no trabalho. Constatou-se que por ter crescido profissionalmente, junto da internet, Bianca consegue utilizar as ferramentas disponíveis ao seu favor para agregar valor às suas marcas como influenciadora digital, além de conseguir ser sempre pioneira em suas ações, sabendo se comunicar e cocriar junto ao seu público.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-23T17:21:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:05:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-01-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MOURA, Mylena Silva. O sucesso das estratégias de marketing das influenciadoras de beleza: estudo de caso da Boca Rosa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/19612
identifier_str_mv MOURA, Mylena Silva. O sucesso das estratégias de marketing das influenciadoras de beleza: estudo de caso da Boca Rosa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
url http://hdl.handle.net/11422/19612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19612/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19612/1/MMoura.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
1da4f7684782082ad8221b818ba66f72
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097275498201088