Estratégia de atração e retenção de clientes: um estudo de caso dentro da empresa DMS Engenharia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UPF |
Texto Completo: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2538 |
Resumo: | O referido estudo teve como foco identificar as melhores estratégias para captação e fidelização de clientes adequadas a uma empresa prestadoras de serviços de engenharia. Para tanto, um estudo exploratório de abordagem qualitativa foi realizado com clientes e não clientes da organização. Os principais resultados indicam que a empresa, na visão de seus clientes está bem-conceituada, tendo mais pontos fortes do que pontos fracos. Extraiu-se da pesquisa que uma melhoria necessária seria a política de marketing, ou seja, intensificar a propagação de sua marca, alcançado, assim, um número maior de novos clientes. Ainda, deve se cogitar acerca da ampliação de uma nova área dentro da empresa, para proporcionar uma melhor experiência ao cliente. |
id |
UPF_63736031b9e198b5d664d423a11e3706 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riupf/2538 |
network_acronym_str |
UPF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UPF |
repository_id_str |
1610 |
spelling |
2024-01-30T12:37:20Z2024-01-302024-01-30T12:37:20Z2023-12-13MATANA, Gabriel Antunes. Estratégia de atração e retenção de clientes: um estudo de caso dentro da empresa DMS Engenharia. 2023. 21 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Lagoa Vermelha-RS, 2023.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2538O referido estudo teve como foco identificar as melhores estratégias para captação e fidelização de clientes adequadas a uma empresa prestadoras de serviços de engenharia. Para tanto, um estudo exploratório de abordagem qualitativa foi realizado com clientes e não clientes da organização. Os principais resultados indicam que a empresa, na visão de seus clientes está bem-conceituada, tendo mais pontos fortes do que pontos fracos. Extraiu-se da pesquisa que uma melhoria necessária seria a política de marketing, ou seja, intensificar a propagação de sua marca, alcançado, assim, um número maior de novos clientes. Ainda, deve se cogitar acerca da ampliação de uma nova área dentro da empresa, para proporcionar uma melhor experiência ao cliente.This study focuse on identifying the best strategies for attracting and retaining costumers, suitable for a company providing engineering services. To this end, an exploratory study with a qualitative approach was carried out with customers and non customers of the organizat’ion The main results indicate that the company, in the eyes of its customers, is well-regarded, having more strengths than weaknesses. It emerged from the research that a necessary improvement would be the marketing policy, that is, intensifying the propagation of your brand, thus reaching a greater number of new customers. Furthermore, consideration should be given to expanding a new area within the company, to provide a better customer experience.Submitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-01-30T12:37:20Z No. of bitstreams: 1 LVE2023GabrielAntunesMatana.pdf: 941853 bytes, checksum: 654c533d7311066484ac12b4e082b641 (MD5)Made available in DSpace on 2024-01-30T12:37:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LVE2023GabrielAntunesMatana.pdf: 941853 bytes, checksum: 654c533d7311066484ac12b4e082b641 (MD5) Previous issue date: 2023-12-13porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEACFidelização de clientesEstratégias de marketingCaptaçãoEstratégia de atração e retenção de clientes: um estudo de caso dentro da empresa DMS Engenhariainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMedeiros, Janine Fleith deMatana, Gabriel Antunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/2538/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALLVE2023GabrielAntunesMatana.pdfLVE2023GabrielAntunesMatana.pdfTrabalho de conclusão de curso Gabriel Antunes Matanaapplication/pdf941853http://localhost:8080/bitstream/riupf/2538/1/LVE2023GabrielAntunesMatana.pdf654c533d7311066484ac12b4e082b641MD51riupf/25382024-01-30 10:37:20.9oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102024-01-30T12:37:20Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégia de atração e retenção de clientes: um estudo de caso dentro da empresa DMS Engenharia |
title |
Estratégia de atração e retenção de clientes: um estudo de caso dentro da empresa DMS Engenharia |
spellingShingle |
Estratégia de atração e retenção de clientes: um estudo de caso dentro da empresa DMS Engenharia Matana, Gabriel Antunes Fidelização de clientes Estratégias de marketing Captação |
title_short |
Estratégia de atração e retenção de clientes: um estudo de caso dentro da empresa DMS Engenharia |
title_full |
Estratégia de atração e retenção de clientes: um estudo de caso dentro da empresa DMS Engenharia |
title_fullStr |
Estratégia de atração e retenção de clientes: um estudo de caso dentro da empresa DMS Engenharia |
title_full_unstemmed |
Estratégia de atração e retenção de clientes: um estudo de caso dentro da empresa DMS Engenharia |
title_sort |
Estratégia de atração e retenção de clientes: um estudo de caso dentro da empresa DMS Engenharia |
author |
Matana, Gabriel Antunes |
author_facet |
Matana, Gabriel Antunes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Medeiros, Janine Fleith de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matana, Gabriel Antunes |
contributor_str_mv |
Medeiros, Janine Fleith de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fidelização de clientes Estratégias de marketing Captação |
topic |
Fidelização de clientes Estratégias de marketing Captação |
description |
O referido estudo teve como foco identificar as melhores estratégias para captação e fidelização de clientes adequadas a uma empresa prestadoras de serviços de engenharia. Para tanto, um estudo exploratório de abordagem qualitativa foi realizado com clientes e não clientes da organização. Os principais resultados indicam que a empresa, na visão de seus clientes está bem-conceituada, tendo mais pontos fortes do que pontos fracos. Extraiu-se da pesquisa que uma melhoria necessária seria a política de marketing, ou seja, intensificar a propagação de sua marca, alcançado, assim, um número maior de novos clientes. Ainda, deve se cogitar acerca da ampliação de uma nova área dentro da empresa, para proporcionar uma melhor experiência ao cliente. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-12-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-01-30T12:37:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-01-30 2024-01-30T12:37:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MATANA, Gabriel Antunes. Estratégia de atração e retenção de clientes: um estudo de caso dentro da empresa DMS Engenharia. 2023. 21 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Lagoa Vermelha-RS, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2538 |
identifier_str_mv |
MATANA, Gabriel Antunes. Estratégia de atração e retenção de clientes: um estudo de caso dentro da empresa DMS Engenharia. 2023. 21 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Lagoa Vermelha-RS, 2023. |
url |
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2538 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UPF instname:Universidade de Passo Fundo (UPF) instacron:UPF |
instname_str |
Universidade de Passo Fundo (UPF) |
instacron_str |
UPF |
institution |
UPF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UPF |
collection |
Repositório Institucional da UPF |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://localhost:8080/bitstream/riupf/2538/2/license.txt http://localhost:8080/bitstream/riupf/2538/1/LVE2023GabrielAntunesMatana.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4c 654c533d7311066484ac12b4e082b641 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814813996831735808 |