Jornalismo cultural e indústria musical : uma análise da Revista Billboard Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Carolina Padilha
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/291
Resumo: Esta monografia estuda o jornalismo cultural e a indústria cultural, analisando sua aplicabilidade em um dos principais veículos de comunicação da atualidade: a revista. O presente trabalho vai verificar, também, onde o jornalismo mercadológico, que visa somente o lucro e produz notícias rápidas, vai tomar o lugar do jornalismo cultural, interferindo no viés das publicações. Este trabalho tem como objeto de estudo três matérias de capa da Revista Billborad Brasil, das edições de julho de 2010, junho de 2011 e dezembro de 2012. A escolha do objeto foi feita a partir de sua credibilidade e notoriedade no mercado. O objetivo deste trabalho foi identificar as características do jornalismo cultural nas publicações, indicadas por J.S Faro, e onde elas deixam de existir, dando espaço para o jornalismo mercadológico e os interesses da indústria cultural. A metodologia de estudo aplicada é a análise de conteúdo qualitativa, conceituada por Laurence Bardin, Heloiza Herscovitz. Os resultados do estudo permitem afirmar que, das matérias analisadas, somente uma mantém o viés do jornalismo cultural, com os interesses voltados para o lado profissional do artista. Nas outras duas matérias, os jornalistas saem do foco, não falando somente do produto lançado no mercado, mas também da vida pessoal dos cantores, caracterizando o jornalismo mercadológico, o qual produz notícias rápidas para a venda.
id UPF_67db73538efeff78687d0b7932f12e57
oai_identifier_str oai:localhost:riupf/291
network_acronym_str UPF
network_name_str Repositório Institucional da UPF
repository_id_str 1610
spelling 2013-10-29T17:41:33Z2013-10-29T17:41:33Z2013-10-29ALVES, Carolina Padilha. Jornalismo cultural e indústria musical : uma análise da Revista Billboard Brasil. 2013. 31 f. Monografia (Bacharel em Jornalismo). Curso de Jornalismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2013.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/291Submitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2013-10-29T17:41:33Z No. of bitstreams: 1 PF2013Carolina_Padilha_Alves.pdf: 110068 bytes, checksum: 7f6193cd1458636bfb6d8683f1f8679e (MD5)Made available in DSpace on 2013-10-29T17:41:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2013Carolina_Padilha_Alves.pdf: 110068 bytes, checksum: 7f6193cd1458636bfb6d8683f1f8679e (MD5)Esta monografia estuda o jornalismo cultural e a indústria cultural, analisando sua aplicabilidade em um dos principais veículos de comunicação da atualidade: a revista. O presente trabalho vai verificar, também, onde o jornalismo mercadológico, que visa somente o lucro e produz notícias rápidas, vai tomar o lugar do jornalismo cultural, interferindo no viés das publicações. Este trabalho tem como objeto de estudo três matérias de capa da Revista Billborad Brasil, das edições de julho de 2010, junho de 2011 e dezembro de 2012. A escolha do objeto foi feita a partir de sua credibilidade e notoriedade no mercado. O objetivo deste trabalho foi identificar as características do jornalismo cultural nas publicações, indicadas por J.S Faro, e onde elas deixam de existir, dando espaço para o jornalismo mercadológico e os interesses da indústria cultural. A metodologia de estudo aplicada é a análise de conteúdo qualitativa, conceituada por Laurence Bardin, Heloiza Herscovitz. Os resultados do estudo permitem afirmar que, das matérias analisadas, somente uma mantém o viés do jornalismo cultural, com os interesses voltados para o lado profissional do artista. Nas outras duas matérias, os jornalistas saem do foco, não falando somente do produto lançado no mercado, mas também da vida pessoal dos cantores, caracterizando o jornalismo mercadológico, o qual produz notícias rápidas para a venda.porRevista Billboard BrasilJornalismoAnálise de conteúdo (Comunicação)Jornalismo cultural e indústria musical : uma análise da Revista Billboard Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisChaise, Maria Joana ChiodelliAlves, Carolina Padilhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFORIGINALPF2013Carolina_Padilha_Alves.pdfPF2013Carolina_Padilha_Alves.pdfMonografia Carolina Padilha Alvesapplication/pdf110068http://localhost:8080/bitstream/riupf/291/1/PF2013Carolina_Padilha_Alves.pdf7f6193cd1458636bfb6d8683f1f8679eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://localhost:8080/bitstream/riupf/291/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riupf/2912017-06-01 20:25:10.778oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102017-06-01T23:25:10Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jornalismo cultural e indústria musical : uma análise da Revista Billboard Brasil
title Jornalismo cultural e indústria musical : uma análise da Revista Billboard Brasil
spellingShingle Jornalismo cultural e indústria musical : uma análise da Revista Billboard Brasil
Alves, Carolina Padilha
Revista Billboard Brasil
Jornalismo
Análise de conteúdo (Comunicação)
title_short Jornalismo cultural e indústria musical : uma análise da Revista Billboard Brasil
title_full Jornalismo cultural e indústria musical : uma análise da Revista Billboard Brasil
title_fullStr Jornalismo cultural e indústria musical : uma análise da Revista Billboard Brasil
title_full_unstemmed Jornalismo cultural e indústria musical : uma análise da Revista Billboard Brasil
title_sort Jornalismo cultural e indústria musical : uma análise da Revista Billboard Brasil
author Alves, Carolina Padilha
author_facet Alves, Carolina Padilha
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Chaise, Maria Joana Chiodelli
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Carolina Padilha
contributor_str_mv Chaise, Maria Joana Chiodelli
dc.subject.por.fl_str_mv Revista Billboard Brasil
Jornalismo
Análise de conteúdo (Comunicação)
topic Revista Billboard Brasil
Jornalismo
Análise de conteúdo (Comunicação)
description Esta monografia estuda o jornalismo cultural e a indústria cultural, analisando sua aplicabilidade em um dos principais veículos de comunicação da atualidade: a revista. O presente trabalho vai verificar, também, onde o jornalismo mercadológico, que visa somente o lucro e produz notícias rápidas, vai tomar o lugar do jornalismo cultural, interferindo no viés das publicações. Este trabalho tem como objeto de estudo três matérias de capa da Revista Billborad Brasil, das edições de julho de 2010, junho de 2011 e dezembro de 2012. A escolha do objeto foi feita a partir de sua credibilidade e notoriedade no mercado. O objetivo deste trabalho foi identificar as características do jornalismo cultural nas publicações, indicadas por J.S Faro, e onde elas deixam de existir, dando espaço para o jornalismo mercadológico e os interesses da indústria cultural. A metodologia de estudo aplicada é a análise de conteúdo qualitativa, conceituada por Laurence Bardin, Heloiza Herscovitz. Os resultados do estudo permitem afirmar que, das matérias analisadas, somente uma mantém o viés do jornalismo cultural, com os interesses voltados para o lado profissional do artista. Nas outras duas matérias, os jornalistas saem do foco, não falando somente do produto lançado no mercado, mas também da vida pessoal dos cantores, caracterizando o jornalismo mercadológico, o qual produz notícias rápidas para a venda.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-10-29T17:41:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-10-29T17:41:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALVES, Carolina Padilha. Jornalismo cultural e indústria musical : uma análise da Revista Billboard Brasil. 2013. 31 f. Monografia (Bacharel em Jornalismo). Curso de Jornalismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.upf.br/handle/riupf/291
identifier_str_mv ALVES, Carolina Padilha. Jornalismo cultural e indústria musical : uma análise da Revista Billboard Brasil. 2013. 31 f. Monografia (Bacharel em Jornalismo). Curso de Jornalismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2013.
url http://repositorio.upf.br/handle/riupf/291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UPF
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Repositório Institucional da UPF
collection Repositório Institucional da UPF
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/bitstream/riupf/291/1/PF2013Carolina_Padilha_Alves.pdf
http://localhost:8080/bitstream/riupf/291/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7f6193cd1458636bfb6d8683f1f8679e
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798492608600735744