Jornalismo cultural e indústria musical : uma análise da Revista Billboard Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UPF |
Texto Completo: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/291 |
Resumo: | Esta monografia estuda o jornalismo cultural e a indústria cultural, analisando sua aplicabilidade em um dos principais veículos de comunicação da atualidade: a revista. O presente trabalho vai verificar, também, onde o jornalismo mercadológico, que visa somente o lucro e produz notícias rápidas, vai tomar o lugar do jornalismo cultural, interferindo no viés das publicações. Este trabalho tem como objeto de estudo três matérias de capa da Revista Billborad Brasil, das edições de julho de 2010, junho de 2011 e dezembro de 2012. A escolha do objeto foi feita a partir de sua credibilidade e notoriedade no mercado. O objetivo deste trabalho foi identificar as características do jornalismo cultural nas publicações, indicadas por J.S Faro, e onde elas deixam de existir, dando espaço para o jornalismo mercadológico e os interesses da indústria cultural. A metodologia de estudo aplicada é a análise de conteúdo qualitativa, conceituada por Laurence Bardin, Heloiza Herscovitz. Os resultados do estudo permitem afirmar que, das matérias analisadas, somente uma mantém o viés do jornalismo cultural, com os interesses voltados para o lado profissional do artista. Nas outras duas matérias, os jornalistas saem do foco, não falando somente do produto lançado no mercado, mas também da vida pessoal dos cantores, caracterizando o jornalismo mercadológico, o qual produz notícias rápidas para a venda. |
id |
UPF_67db73538efeff78687d0b7932f12e57 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riupf/291 |
network_acronym_str |
UPF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UPF |
repository_id_str |
1610 |
spelling |
2013-10-29T17:41:33Z2013-10-29T17:41:33Z2013-10-29ALVES, Carolina Padilha. Jornalismo cultural e indústria musical : uma análise da Revista Billboard Brasil. 2013. 31 f. Monografia (Bacharel em Jornalismo). Curso de Jornalismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2013.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/291Submitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2013-10-29T17:41:33Z No. of bitstreams: 1 PF2013Carolina_Padilha_Alves.pdf: 110068 bytes, checksum: 7f6193cd1458636bfb6d8683f1f8679e (MD5)Made available in DSpace on 2013-10-29T17:41:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2013Carolina_Padilha_Alves.pdf: 110068 bytes, checksum: 7f6193cd1458636bfb6d8683f1f8679e (MD5)Esta monografia estuda o jornalismo cultural e a indústria cultural, analisando sua aplicabilidade em um dos principais veículos de comunicação da atualidade: a revista. O presente trabalho vai verificar, também, onde o jornalismo mercadológico, que visa somente o lucro e produz notícias rápidas, vai tomar o lugar do jornalismo cultural, interferindo no viés das publicações. Este trabalho tem como objeto de estudo três matérias de capa da Revista Billborad Brasil, das edições de julho de 2010, junho de 2011 e dezembro de 2012. A escolha do objeto foi feita a partir de sua credibilidade e notoriedade no mercado. O objetivo deste trabalho foi identificar as características do jornalismo cultural nas publicações, indicadas por J.S Faro, e onde elas deixam de existir, dando espaço para o jornalismo mercadológico e os interesses da indústria cultural. A metodologia de estudo aplicada é a análise de conteúdo qualitativa, conceituada por Laurence Bardin, Heloiza Herscovitz. Os resultados do estudo permitem afirmar que, das matérias analisadas, somente uma mantém o viés do jornalismo cultural, com os interesses voltados para o lado profissional do artista. Nas outras duas matérias, os jornalistas saem do foco, não falando somente do produto lançado no mercado, mas também da vida pessoal dos cantores, caracterizando o jornalismo mercadológico, o qual produz notícias rápidas para a venda.porRevista Billboard BrasilJornalismoAnálise de conteúdo (Comunicação)Jornalismo cultural e indústria musical : uma análise da Revista Billboard Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisChaise, Maria Joana ChiodelliAlves, Carolina Padilhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFORIGINALPF2013Carolina_Padilha_Alves.pdfPF2013Carolina_Padilha_Alves.pdfMonografia Carolina Padilha Alvesapplication/pdf110068http://localhost:8080/bitstream/riupf/291/1/PF2013Carolina_Padilha_Alves.pdf7f6193cd1458636bfb6d8683f1f8679eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://localhost:8080/bitstream/riupf/291/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riupf/2912017-06-01 20:25:10.778oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102017-06-01T23:25:10Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Jornalismo cultural e indústria musical : uma análise da Revista Billboard Brasil |
title |
Jornalismo cultural e indústria musical : uma análise da Revista Billboard Brasil |
spellingShingle |
Jornalismo cultural e indústria musical : uma análise da Revista Billboard Brasil Alves, Carolina Padilha Revista Billboard Brasil Jornalismo Análise de conteúdo (Comunicação) |
title_short |
Jornalismo cultural e indústria musical : uma análise da Revista Billboard Brasil |
title_full |
Jornalismo cultural e indústria musical : uma análise da Revista Billboard Brasil |
title_fullStr |
Jornalismo cultural e indústria musical : uma análise da Revista Billboard Brasil |
title_full_unstemmed |
Jornalismo cultural e indústria musical : uma análise da Revista Billboard Brasil |
title_sort |
Jornalismo cultural e indústria musical : uma análise da Revista Billboard Brasil |
author |
Alves, Carolina Padilha |
author_facet |
Alves, Carolina Padilha |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Chaise, Maria Joana Chiodelli |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Carolina Padilha |
contributor_str_mv |
Chaise, Maria Joana Chiodelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Revista Billboard Brasil Jornalismo Análise de conteúdo (Comunicação) |
topic |
Revista Billboard Brasil Jornalismo Análise de conteúdo (Comunicação) |
description |
Esta monografia estuda o jornalismo cultural e a indústria cultural, analisando sua aplicabilidade em um dos principais veículos de comunicação da atualidade: a revista. O presente trabalho vai verificar, também, onde o jornalismo mercadológico, que visa somente o lucro e produz notícias rápidas, vai tomar o lugar do jornalismo cultural, interferindo no viés das publicações. Este trabalho tem como objeto de estudo três matérias de capa da Revista Billborad Brasil, das edições de julho de 2010, junho de 2011 e dezembro de 2012. A escolha do objeto foi feita a partir de sua credibilidade e notoriedade no mercado. O objetivo deste trabalho foi identificar as características do jornalismo cultural nas publicações, indicadas por J.S Faro, e onde elas deixam de existir, dando espaço para o jornalismo mercadológico e os interesses da indústria cultural. A metodologia de estudo aplicada é a análise de conteúdo qualitativa, conceituada por Laurence Bardin, Heloiza Herscovitz. Os resultados do estudo permitem afirmar que, das matérias analisadas, somente uma mantém o viés do jornalismo cultural, com os interesses voltados para o lado profissional do artista. Nas outras duas matérias, os jornalistas saem do foco, não falando somente do produto lançado no mercado, mas também da vida pessoal dos cantores, caracterizando o jornalismo mercadológico, o qual produz notícias rápidas para a venda. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-10-29T17:41:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-10-29T17:41:33Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-10-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALVES, Carolina Padilha. Jornalismo cultural e indústria musical : uma análise da Revista Billboard Brasil. 2013. 31 f. Monografia (Bacharel em Jornalismo). Curso de Jornalismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/291 |
identifier_str_mv |
ALVES, Carolina Padilha. Jornalismo cultural e indústria musical : uma análise da Revista Billboard Brasil. 2013. 31 f. Monografia (Bacharel em Jornalismo). Curso de Jornalismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2013. |
url |
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UPF instname:Universidade de Passo Fundo (UPF) instacron:UPF |
instname_str |
Universidade de Passo Fundo (UPF) |
instacron_str |
UPF |
institution |
UPF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UPF |
collection |
Repositório Institucional da UPF |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://localhost:8080/bitstream/riupf/291/1/PF2013Carolina_Padilha_Alves.pdf http://localhost:8080/bitstream/riupf/291/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7f6193cd1458636bfb6d8683f1f8679e 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798492608600735744 |