Percepção dos consumidores frente ao mix de varejo de um comércio de materiais de construção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Munhon, Stéfani de Almeida
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/822
Resumo: O presente estudo trata de analisar a percepção dos consumidores da empresa Materiais de Construção São José a respeito do mix de varejo da mesma. Para isso, consideraram-se diversas fontes de informações, tanto primárias como secundárias. Realizou-se uma pesquisa mista que envolveu a aplicação de entrevistas padronizadas, obedecendo a um formulário pré-estabelecido, composto por questões abertas e fechadas referentes ao mix de varejo da empresa. Teve como informantes chaves, o público usuário da loja, os quais foram abordados diretamente no estabelecimento, conforme disponibilidade de cada um, que resultou em 20 entrevistados. Os resultados obtidos na pesquisa identificaram que a empresa em estudo encontra-se com alguns pontos que precisam ser reformulados, principalmente a questão de espaço interno do estabelecimento, o qual foi percebido da necessidade que a empresa tem em ampliá-lo, pois, assim poderá expor melhor suas mercadorias e distanciar mais suas gôndolas e expositores. O interesse da pesquisa se dá devido às constantes mudanças nas escolhas por parte dos consumidores, à competitividade do mercado e à confirmação de alguns pontos negativos que estão ocorrendo na empresa atualmente. Diante dos resultados obtidos, foram apresentadas possíveis estratégias e melhorias para a empresa em relação ao cenário em que ela se encontra. O modelo 5W2H foi utilizado com base nos itens que foram considerados prioritários e de baixo desempenho, a fim de criar uma maior visibilidade da marca e qualificar seu serviço. No entanto, a eficiência das estratégias propostas vai depender diretamente dos esforços e recursos que a empresa está disposta a investir.
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Realizou-se uma pesquisa mista que envolveu a aplicação de entrevistas padronizadas, obedecendo a um formulário pré-estabelecido, composto por questões abertas e fechadas referentes ao mix de varejo da empresa. Teve como informantes chaves, o público usuário da loja, os quais foram abordados diretamente no estabelecimento, conforme disponibilidade de cada um, que resultou em 20 entrevistados. Os resultados obtidos na pesquisa identificaram que a empresa em estudo encontra-se com alguns pontos que precisam ser reformulados, principalmente a questão de espaço interno do estabelecimento, o qual foi percebido da necessidade que a empresa tem em ampliá-lo, pois, assim poderá expor melhor suas mercadorias e distanciar mais suas gôndolas e expositores. O interesse da pesquisa se dá devido às constantes mudanças nas escolhas por parte dos consumidores, à competitividade do mercado e à confirmação de alguns pontos negativos que estão ocorrendo na empresa atualmente. 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No entanto, a eficiência das estratégias propostas vai depender diretamente dos esforços e recursos que a empresa está disposta a investir.porAdministraçãoMarketing - AdministraçãoComportamento do consumidorComércio varejistaPercepção dos consumidores frente ao mix de varejo de um comércio de materiais de construçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAntunes, Mônica Da PieveMunhon, Stéfani de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFORIGINALPF2015StefaniMunhon.pdfPF2015StefaniMunhon.pdfMonografia Stéfani de Almeida Munhonapplication/pdf828449http://localhost:8080/bitstream/riupf/822/1/PF2015StefaniMunhon.pdf5de2c5313bce0f6ad142817c02ac063aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://localhost:8080/bitstream/riupf/822/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riupf/8222017-05-31 20:18:10.534oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102017-05-31T23:18:10Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
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