Mix de varejo : um estudo sobre o mercado dos aposentados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frighetto, Édio
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/436
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo verificar a percepção dos clientes sobre a composição do mix de varejo do Mercado dos Aposentados. A partir deste objetivo, foram apresentados conceitos sobre a área de marketing e, especialmente, a respeito da administração de varejo. Assim, foi possível compreender cada elemento que integra o mix de varejo e a importância que cada fator exerce na atração e retenção de clientes. A metodologia empregada no estudo foi a quantitativa descritiva, tendo como amostra 150 clientes escolhidos por conveniência pelo pesquisador. Deste modo, o trabalho se caracteriza como um estudo de caso, e o instrumento empregado para a coleta de dados foi um questionário constituído a partir dos estudos de Blackwell; Miniard; Engel (2011), Larentis; Milan (2008) e Barbosa; Teixeira (2005). O questionário foi aplicado durante o mês de abril após a visita dos clientes ao ponto de venda. De posse das informações geradas pelas percepções dos respondentes, identificou-se que o Mercado dos Aposentados possui uma excelente localização de seu estabelecimento, possui produtos diferenciados, trabalha com uma faixa de preços aceitáveis, proporciona um atendimento de qualidade e oferta serviços que agregam valor. Porém observou-se que nem sempre os clientes encontram no ponto de venda aquilo que procuram, a propaganda e promoção exercem uma baixa repercussão, os materiais de ponto de venda são pouco atrativos e o tamanho do estabelecimento não é adequado para as atividades de supermercado. Perante os resultados, são recomendadas sugestões de planos de ação para que o Mercado dos Aposentados melhore sua composição varejista.
id UPF_4172de0f6c218272a7d0a23e7a705cc3
oai_identifier_str oai:localhost:riupf/436
network_acronym_str UPF
network_name_str Repositório Institucional da UPF
repository_id_str 1610
spelling 2015-02-20T18:29:40Z2015-02-20T18:29:40Z2015-02-20FRIGHETTO, Édio. Mix de varejo : um estudo sobre o mercado dos aposentados. 2014. 144 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Sarandi, RS, 2014.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/436Submitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2015-02-20T18:29:40Z No. of bitstreams: 1 SAR2014Edio_Frighetto.pdf: 1537423 bytes, checksum: c3ddbca2c8ddd58472ae34b330203349 (MD5)Made available in DSpace on 2015-02-20T18:29:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SAR2014Edio_Frighetto.pdf: 1537423 bytes, checksum: c3ddbca2c8ddd58472ae34b330203349 (MD5)O presente trabalho teve como objetivo verificar a percepção dos clientes sobre a composição do mix de varejo do Mercado dos Aposentados. A partir deste objetivo, foram apresentados conceitos sobre a área de marketing e, especialmente, a respeito da administração de varejo. Assim, foi possível compreender cada elemento que integra o mix de varejo e a importância que cada fator exerce na atração e retenção de clientes. A metodologia empregada no estudo foi a quantitativa descritiva, tendo como amostra 150 clientes escolhidos por conveniência pelo pesquisador. Deste modo, o trabalho se caracteriza como um estudo de caso, e o instrumento empregado para a coleta de dados foi um questionário constituído a partir dos estudos de Blackwell; Miniard; Engel (2011), Larentis; Milan (2008) e Barbosa; Teixeira (2005). O questionário foi aplicado durante o mês de abril após a visita dos clientes ao ponto de venda. De posse das informações geradas pelas percepções dos respondentes, identificou-se que o Mercado dos Aposentados possui uma excelente localização de seu estabelecimento, possui produtos diferenciados, trabalha com uma faixa de preços aceitáveis, proporciona um atendimento de qualidade e oferta serviços que agregam valor. Porém observou-se que nem sempre os clientes encontram no ponto de venda aquilo que procuram, a propaganda e promoção exercem uma baixa repercussão, os materiais de ponto de venda são pouco atrativos e o tamanho do estabelecimento não é adequado para as atividades de supermercado. Perante os resultados, são recomendadas sugestões de planos de ação para que o Mercado dos Aposentados melhore sua composição varejista.porAdministraçãoMarketingComércio varejistaMix de varejo : um estudo sobre o mercado dos aposentadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMeurer, Aline MaraFrighetto, Édioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFORIGINALSAR2014Edio_Frighetto.pdfSAR2014Edio_Frighetto.pdfMonografia Édio Frighettoapplication/pdf1537423http://localhost:8080/bitstream/riupf/436/1/SAR2014Edio_Frighetto.pdfc3ddbca2c8ddd58472ae34b330203349MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://localhost:8080/bitstream/riupf/436/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riupf/4362017-05-26 09:54:09.633oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102017-05-26T12:54:09Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mix de varejo : um estudo sobre o mercado dos aposentados
title Mix de varejo : um estudo sobre o mercado dos aposentados
spellingShingle Mix de varejo : um estudo sobre o mercado dos aposentados
Frighetto, Édio
Administração
Marketing
Comércio varejista
title_short Mix de varejo : um estudo sobre o mercado dos aposentados
title_full Mix de varejo : um estudo sobre o mercado dos aposentados
title_fullStr Mix de varejo : um estudo sobre o mercado dos aposentados
title_full_unstemmed Mix de varejo : um estudo sobre o mercado dos aposentados
title_sort Mix de varejo : um estudo sobre o mercado dos aposentados
author Frighetto, Édio
author_facet Frighetto, Édio
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Meurer, Aline Mara
dc.contributor.author.fl_str_mv Frighetto, Édio
contributor_str_mv Meurer, Aline Mara
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Marketing
Comércio varejista
topic Administração
Marketing
Comércio varejista
description O presente trabalho teve como objetivo verificar a percepção dos clientes sobre a composição do mix de varejo do Mercado dos Aposentados. A partir deste objetivo, foram apresentados conceitos sobre a área de marketing e, especialmente, a respeito da administração de varejo. Assim, foi possível compreender cada elemento que integra o mix de varejo e a importância que cada fator exerce na atração e retenção de clientes. A metodologia empregada no estudo foi a quantitativa descritiva, tendo como amostra 150 clientes escolhidos por conveniência pelo pesquisador. Deste modo, o trabalho se caracteriza como um estudo de caso, e o instrumento empregado para a coleta de dados foi um questionário constituído a partir dos estudos de Blackwell; Miniard; Engel (2011), Larentis; Milan (2008) e Barbosa; Teixeira (2005). O questionário foi aplicado durante o mês de abril após a visita dos clientes ao ponto de venda. De posse das informações geradas pelas percepções dos respondentes, identificou-se que o Mercado dos Aposentados possui uma excelente localização de seu estabelecimento, possui produtos diferenciados, trabalha com uma faixa de preços aceitáveis, proporciona um atendimento de qualidade e oferta serviços que agregam valor. Porém observou-se que nem sempre os clientes encontram no ponto de venda aquilo que procuram, a propaganda e promoção exercem uma baixa repercussão, os materiais de ponto de venda são pouco atrativos e o tamanho do estabelecimento não é adequado para as atividades de supermercado. Perante os resultados, são recomendadas sugestões de planos de ação para que o Mercado dos Aposentados melhore sua composição varejista.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-20T18:29:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-02-20T18:29:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-02-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FRIGHETTO, Édio. Mix de varejo : um estudo sobre o mercado dos aposentados. 2014. 144 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Sarandi, RS, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.upf.br/handle/riupf/436
identifier_str_mv FRIGHETTO, Édio. Mix de varejo : um estudo sobre o mercado dos aposentados. 2014. 144 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Sarandi, RS, 2014.
url http://repositorio.upf.br/handle/riupf/436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UPF
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Repositório Institucional da UPF
collection Repositório Institucional da UPF
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/bitstream/riupf/436/1/SAR2014Edio_Frighetto.pdf
http://localhost:8080/bitstream/riupf/436/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c3ddbca2c8ddd58472ae34b330203349
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798492609986953216