A afetividade pode ser potencializadora do processo de ensino e de aprendizagem de bebês de 0 a 3 anos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barden, Gabriela Aparecida
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1828
Resumo: O presente estudo tem como objetivo investigar e compreender a afetividade como um potencializador do processo de ensino e de aprendizagem, na primeira etapa da infância, de zero a três anos e sua repercussão para o desenvolvimento cognitivo, motor, social e emocional. Para tanto, é preciso compreender as características do desenvolvimento infantil de 0 a 3 anos, discutir o papel da afetividade no desenvolvimento infantil, como também, refletir acerca dos possíveis benefícios da afetividade no processo de ensino e de aprendizagem. A metodologia adotada constituiu-se exclusivamente de pesquisa bibliográfica, a partir de uma revisão de literatura de materiais de leitura de caráter científico sobre a importância da afetividade no processo de ensino e de aprendizagem. O afeto compreendido como elemento impulsionador da capacidade cognitiva, influencia diretamente no desenvolvimento integral da criança de forma a tornar esse processo mais prazeroso e significativo.
id UPF_6c3fb5506695973d0878ee1f26cfcc16
oai_identifier_str oai:localhost:riupf/1828
network_acronym_str UPF
network_name_str Repositório Institucional da UPF
repository_id_str 1610
spelling A afetividade pode ser potencializadora do processo de ensino e de aprendizagem de bebês de 0 a 3 anos?PedagogiaPrimeira infânciaAprendizagemAfetoEducação infantilO presente estudo tem como objetivo investigar e compreender a afetividade como um potencializador do processo de ensino e de aprendizagem, na primeira etapa da infância, de zero a três anos e sua repercussão para o desenvolvimento cognitivo, motor, social e emocional. Para tanto, é preciso compreender as características do desenvolvimento infantil de 0 a 3 anos, discutir o papel da afetividade no desenvolvimento infantil, como também, refletir acerca dos possíveis benefícios da afetividade no processo de ensino e de aprendizagem. A metodologia adotada constituiu-se exclusivamente de pesquisa bibliográfica, a partir de uma revisão de literatura de materiais de leitura de caráter científico sobre a importância da afetividade no processo de ensino e de aprendizagem. O afeto compreendido como elemento impulsionador da capacidade cognitiva, influencia diretamente no desenvolvimento integral da criança de forma a tornar esse processo mais prazeroso e significativo.Universidade de Passo FundoBrasilFaculdade de Educação - FAEDUPFDarienzo, Maria AugustaBarden, Gabriela Aparecida2020-07-02T17:01:21Z2020-07-022020-07-02T17:01:21Z2019-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBARDEN, Gabriela Aparecida. A afetividade pode ser potencializadora do processo de ensino e de aprendizagem de bebês de 0 a 3 anos? 2019. 11 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1828porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPF2020-07-02T17:01:21Zoai:localhost:riupf/1828Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102020-07-02T17:01:21Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv A afetividade pode ser potencializadora do processo de ensino e de aprendizagem de bebês de 0 a 3 anos?
title A afetividade pode ser potencializadora do processo de ensino e de aprendizagem de bebês de 0 a 3 anos?
spellingShingle A afetividade pode ser potencializadora do processo de ensino e de aprendizagem de bebês de 0 a 3 anos?
Barden, Gabriela Aparecida
Pedagogia
Primeira infância
Aprendizagem
Afeto
Educação infantil
title_short A afetividade pode ser potencializadora do processo de ensino e de aprendizagem de bebês de 0 a 3 anos?
title_full A afetividade pode ser potencializadora do processo de ensino e de aprendizagem de bebês de 0 a 3 anos?
title_fullStr A afetividade pode ser potencializadora do processo de ensino e de aprendizagem de bebês de 0 a 3 anos?
title_full_unstemmed A afetividade pode ser potencializadora do processo de ensino e de aprendizagem de bebês de 0 a 3 anos?
title_sort A afetividade pode ser potencializadora do processo de ensino e de aprendizagem de bebês de 0 a 3 anos?
author Barden, Gabriela Aparecida
author_facet Barden, Gabriela Aparecida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Darienzo, Maria Augusta
dc.contributor.author.fl_str_mv Barden, Gabriela Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia
Primeira infância
Aprendizagem
Afeto
Educação infantil
topic Pedagogia
Primeira infância
Aprendizagem
Afeto
Educação infantil
description O presente estudo tem como objetivo investigar e compreender a afetividade como um potencializador do processo de ensino e de aprendizagem, na primeira etapa da infância, de zero a três anos e sua repercussão para o desenvolvimento cognitivo, motor, social e emocional. Para tanto, é preciso compreender as características do desenvolvimento infantil de 0 a 3 anos, discutir o papel da afetividade no desenvolvimento infantil, como também, refletir acerca dos possíveis benefícios da afetividade no processo de ensino e de aprendizagem. A metodologia adotada constituiu-se exclusivamente de pesquisa bibliográfica, a partir de uma revisão de literatura de materiais de leitura de caráter científico sobre a importância da afetividade no processo de ensino e de aprendizagem. O afeto compreendido como elemento impulsionador da capacidade cognitiva, influencia diretamente no desenvolvimento integral da criança de forma a tornar esse processo mais prazeroso e significativo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-25
2020-07-02T17:01:21Z
2020-07-02
2020-07-02T17:01:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARDEN, Gabriela Aparecida. A afetividade pode ser potencializadora do processo de ensino e de aprendizagem de bebês de 0 a 3 anos? 2019. 11 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1828
identifier_str_mv BARDEN, Gabriela Aparecida. A afetividade pode ser potencializadora do processo de ensino e de aprendizagem de bebês de 0 a 3 anos? 2019. 11 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.
url http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1828
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
Brasil
Faculdade de Educação - FAED
UPF
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
Brasil
Faculdade de Educação - FAED
UPF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UPF
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Repositório Institucional da UPF
collection Repositório Institucional da UPF
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817440981780267008