A afetividade pode ser potencializadora do processo de ensino e de aprendizagem de bebês de 0 a 3 anos?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UPF |
Texto Completo: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1828 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo investigar e compreender a afetividade como um potencializador do processo de ensino e de aprendizagem, na primeira etapa da infância, de zero a três anos e sua repercussão para o desenvolvimento cognitivo, motor, social e emocional. Para tanto, é preciso compreender as características do desenvolvimento infantil de 0 a 3 anos, discutir o papel da afetividade no desenvolvimento infantil, como também, refletir acerca dos possíveis benefícios da afetividade no processo de ensino e de aprendizagem. A metodologia adotada constituiu-se exclusivamente de pesquisa bibliográfica, a partir de uma revisão de literatura de materiais de leitura de caráter científico sobre a importância da afetividade no processo de ensino e de aprendizagem. O afeto compreendido como elemento impulsionador da capacidade cognitiva, influencia diretamente no desenvolvimento integral da criança de forma a tornar esse processo mais prazeroso e significativo. |
id |
UPF_6c3fb5506695973d0878ee1f26cfcc16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riupf/1828 |
network_acronym_str |
UPF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UPF |
repository_id_str |
1610 |
spelling |
A afetividade pode ser potencializadora do processo de ensino e de aprendizagem de bebês de 0 a 3 anos?PedagogiaPrimeira infânciaAprendizagemAfetoEducação infantilO presente estudo tem como objetivo investigar e compreender a afetividade como um potencializador do processo de ensino e de aprendizagem, na primeira etapa da infância, de zero a três anos e sua repercussão para o desenvolvimento cognitivo, motor, social e emocional. Para tanto, é preciso compreender as características do desenvolvimento infantil de 0 a 3 anos, discutir o papel da afetividade no desenvolvimento infantil, como também, refletir acerca dos possíveis benefícios da afetividade no processo de ensino e de aprendizagem. A metodologia adotada constituiu-se exclusivamente de pesquisa bibliográfica, a partir de uma revisão de literatura de materiais de leitura de caráter científico sobre a importância da afetividade no processo de ensino e de aprendizagem. O afeto compreendido como elemento impulsionador da capacidade cognitiva, influencia diretamente no desenvolvimento integral da criança de forma a tornar esse processo mais prazeroso e significativo.Universidade de Passo FundoBrasilFaculdade de Educação - FAEDUPFDarienzo, Maria AugustaBarden, Gabriela Aparecida2020-07-02T17:01:21Z2020-07-022020-07-02T17:01:21Z2019-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBARDEN, Gabriela Aparecida. A afetividade pode ser potencializadora do processo de ensino e de aprendizagem de bebês de 0 a 3 anos? 2019. 11 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1828porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPF2020-07-02T17:01:21Zoai:localhost:riupf/1828Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102020-07-02T17:01:21Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A afetividade pode ser potencializadora do processo de ensino e de aprendizagem de bebês de 0 a 3 anos? |
title |
A afetividade pode ser potencializadora do processo de ensino e de aprendizagem de bebês de 0 a 3 anos? |
spellingShingle |
A afetividade pode ser potencializadora do processo de ensino e de aprendizagem de bebês de 0 a 3 anos? Barden, Gabriela Aparecida Pedagogia Primeira infância Aprendizagem Afeto Educação infantil |
title_short |
A afetividade pode ser potencializadora do processo de ensino e de aprendizagem de bebês de 0 a 3 anos? |
title_full |
A afetividade pode ser potencializadora do processo de ensino e de aprendizagem de bebês de 0 a 3 anos? |
title_fullStr |
A afetividade pode ser potencializadora do processo de ensino e de aprendizagem de bebês de 0 a 3 anos? |
title_full_unstemmed |
A afetividade pode ser potencializadora do processo de ensino e de aprendizagem de bebês de 0 a 3 anos? |
title_sort |
A afetividade pode ser potencializadora do processo de ensino e de aprendizagem de bebês de 0 a 3 anos? |
author |
Barden, Gabriela Aparecida |
author_facet |
Barden, Gabriela Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Darienzo, Maria Augusta |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barden, Gabriela Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia Primeira infância Aprendizagem Afeto Educação infantil |
topic |
Pedagogia Primeira infância Aprendizagem Afeto Educação infantil |
description |
O presente estudo tem como objetivo investigar e compreender a afetividade como um potencializador do processo de ensino e de aprendizagem, na primeira etapa da infância, de zero a três anos e sua repercussão para o desenvolvimento cognitivo, motor, social e emocional. Para tanto, é preciso compreender as características do desenvolvimento infantil de 0 a 3 anos, discutir o papel da afetividade no desenvolvimento infantil, como também, refletir acerca dos possíveis benefícios da afetividade no processo de ensino e de aprendizagem. A metodologia adotada constituiu-se exclusivamente de pesquisa bibliográfica, a partir de uma revisão de literatura de materiais de leitura de caráter científico sobre a importância da afetividade no processo de ensino e de aprendizagem. O afeto compreendido como elemento impulsionador da capacidade cognitiva, influencia diretamente no desenvolvimento integral da criança de forma a tornar esse processo mais prazeroso e significativo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-25 2020-07-02T17:01:21Z 2020-07-02 2020-07-02T17:01:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BARDEN, Gabriela Aparecida. A afetividade pode ser potencializadora do processo de ensino e de aprendizagem de bebês de 0 a 3 anos? 2019. 11 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019. http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1828 |
identifier_str_mv |
BARDEN, Gabriela Aparecida. A afetividade pode ser potencializadora do processo de ensino e de aprendizagem de bebês de 0 a 3 anos? 2019. 11 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019. |
url |
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1828 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo Brasil Faculdade de Educação - FAED UPF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo Brasil Faculdade de Educação - FAED UPF |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UPF instname:Universidade de Passo Fundo (UPF) instacron:UPF |
instname_str |
Universidade de Passo Fundo (UPF) |
instacron_str |
UPF |
institution |
UPF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UPF |
collection |
Repositório Institucional da UPF |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817440981780267008 |