O Homem Bicentenário: aspectos culturais da inteligência artificial na narrativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UPF |
Texto Completo: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1005 |
Resumo: | Com o constante avanço do progresso científico e tecnológico, os robôs e mecanismos de inteligência artificial vem se tornando cada vez mais comuns nas relações humanas e também nos veículos de comunicação, como por exemplo o cinema que explora este tema de forma positiva ou negativa e dando sugestões para um futuro. Diante disto, o presente trabalho faz um estudo do filme O Homem Bicentenário (1999), identificando a forma com que o robô Andrew se humaniza e as relações com a cultura. A partir de seleção de cenas onde o robô se humaniza é realizado análise de conteúdo através de categorização por Laurence Bardin (2000). O capítulo um aborda o referencial teórico, tratando de conceitos, evolução histórica e percepções de autores sobre a Inteligência Artificial. No capítulo dois é apresentado um inventário em forma de linha do tempo com cinquenta filmes que abordam a inteligência artificial e a robótica. Por fim, no capítulo três é realizada uma análise de conteúdo aplicada ao filme O Homem Bicentenário (1999), a qual demonstra que o robô Andrew é humanizado tanto em relação a suas emoções e sentimentos quanto de forma física, sendo motivado especialmente pelo amor que sente por Portia, personagem com quem ele se relaciona amorosamente. |
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No capítulo dois é apresentado um inventário em forma de linha do tempo com cinquenta filmes que abordam a inteligência artificial e a robótica. Por fim, no capítulo três é realizada uma análise de conteúdo aplicada ao filme O Homem Bicentenário (1999), a qual demonstra que o robô Andrew é humanizado tanto em relação a suas emoções e sentimentos quanto de forma física, sendo motivado especialmente pelo amor que sente por Portia, personagem com quem ele se relaciona amorosamente.porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Artes e Comunicação - FACPublicidadePropagandaInteligência artificialCinemaCulturaRobôsHumanizaçãoO Homem Bicentenário: aspectos culturais da inteligência artificial na narrativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisDalbosco, Cleber NelsonStrauss, Thays Kauaneinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/1005/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALPF2016Thays Kauane Strauss.pdfPF2016Thays Kauane Strauss.pdfMonografia Thays Kauane Straussapplication/pdf1300693http://localhost:8080/bitstream/riupf/1005/1/PF2016Thays%20Kauane%20Strauss.pdfb93e72c97d89d39bf010eeded406e2dfMD51riupf/10052017-08-07 15:54:43.241oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102017-08-07T18:54:43Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
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Com o constante avanço do progresso científico e tecnológico, os robôs e mecanismos de inteligência artificial vem se tornando cada vez mais comuns nas relações humanas e também nos veículos de comunicação, como por exemplo o cinema que explora este tema de forma positiva ou negativa e dando sugestões para um futuro. Diante disto, o presente trabalho faz um estudo do filme O Homem Bicentenário (1999), identificando a forma com que o robô Andrew se humaniza e as relações com a cultura. A partir de seleção de cenas onde o robô se humaniza é realizado análise de conteúdo através de categorização por Laurence Bardin (2000). O capítulo um aborda o referencial teórico, tratando de conceitos, evolução histórica e percepções de autores sobre a Inteligência Artificial. No capítulo dois é apresentado um inventário em forma de linha do tempo com cinquenta filmes que abordam a inteligência artificial e a robótica. Por fim, no capítulo três é realizada uma análise de conteúdo aplicada ao filme O Homem Bicentenário (1999), a qual demonstra que o robô Andrew é humanizado tanto em relação a suas emoções e sentimentos quanto de forma física, sendo motivado especialmente pelo amor que sente por Portia, personagem com quem ele se relaciona amorosamente. |
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