Qualidade dos serviços: o caso da Unidade Básica de Saúde de Constantina-RS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UPF |
Texto Completo: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1369 |
Resumo: | Este trabalho teve por objetivo analisar a qualidade dos serviços prestados na Unidade Básica de Saúde do município de Constantina-RS e, sua relação com o nível de satisfação dos seus usuários. O estudo se caracteriza como pesquisa exploratória, na primeira etapa e descritiva na segunda. Para a análise de dados foram utilizados os dois métodos: qualitativo e quantitativo. O procedimento técnico aplicado foi um estudo de caso. Na parte qualitativa foram feitas dez entrevistas em profundidade com a finalidade de levantar atributos relacionados à prestação dos serviços de saúde pública; na sequência, na etapa quantitativa, foram aplicados questionários aos 85 usuários da amostra, com o intuito de mensurar a qualidade dos serviços prestados. O usuário pode manifestar a sua satisfação através de uma escala com vários graus de intensidade em cada questão. Os resultados do estudo apresentaram que a qualidade dos serviços prestados pela UBS está diretamente relacionada com a satisfação de seus usuários. Os dados demonstraram uma notável disparidade entre todas as respostas. Muitos estão satisfeitos, já para outros há falta de sensibilização pelos profissionais e baixa confiabilidade da UBS. A partir do resultado foram sugeridas ações para os gestores municipais de saúde trabalharem ativamente na qualificação dos serviços de saúde prestados os e atentarem ao máximo para não envolver questões políticas, buscando fazer da saúde pública do município um exemplo de igualdade, respeito e satisfação de todos os que utilizarem os serviços. |
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Para a análise de dados foram utilizados os dois métodos: qualitativo e quantitativo. O procedimento técnico aplicado foi um estudo de caso. Na parte qualitativa foram feitas dez entrevistas em profundidade com a finalidade de levantar atributos relacionados à prestação dos serviços de saúde pública; na sequência, na etapa quantitativa, foram aplicados questionários aos 85 usuários da amostra, com o intuito de mensurar a qualidade dos serviços prestados. O usuário pode manifestar a sua satisfação através de uma escala com vários graus de intensidade em cada questão. Os resultados do estudo apresentaram que a qualidade dos serviços prestados pela UBS está diretamente relacionada com a satisfação de seus usuários. Os dados demonstraram uma notável disparidade entre todas as respostas. Muitos estão satisfeitos, já para outros há falta de sensibilização pelos profissionais e baixa confiabilidade da UBS. A partir do resultado foram sugeridas ações para os gestores municipais de saúde trabalharem ativamente na qualificação dos serviços de saúde prestados os e atentarem ao máximo para não envolver questões políticas, buscando fazer da saúde pública do município um exemplo de igualdade, respeito e satisfação de todos os que utilizarem os serviços.porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEACAdministração de empresasQualidade dos serviçosSatisfaçãoUnidade Básica de SaúdeQualidade dos serviços: o caso da Unidade Básica de Saúde de Constantina-RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBortolon, ClodoviOrio, Taíse Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/1369/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALSAR2017Taise Maria Orio.pdfSAR2017Taise Maria Orio.pdfMonografia Taíse Maria Orioapplication/pdf896196http://localhost:8080/bitstream/riupf/1369/1/SAR2017Taise%20Maria%20Orio.pdfd6a5b34de08bc8e872999b413c188807MD51riupf/13692018-04-11 02:07:04.414oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102018-04-11T05:07:04Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
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