Qualidade dos serviços: o caso da Unidade Básica de Saúde de Constantina-RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Orio, Taíse Maria
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1369
Resumo: Este trabalho teve por objetivo analisar a qualidade dos serviços prestados na Unidade Básica de Saúde do município de Constantina-RS e, sua relação com o nível de satisfação dos seus usuários. O estudo se caracteriza como pesquisa exploratória, na primeira etapa e descritiva na segunda. Para a análise de dados foram utilizados os dois métodos: qualitativo e quantitativo. O procedimento técnico aplicado foi um estudo de caso. Na parte qualitativa foram feitas dez entrevistas em profundidade com a finalidade de levantar atributos relacionados à prestação dos serviços de saúde pública; na sequência, na etapa quantitativa, foram aplicados questionários aos 85 usuários da amostra, com o intuito de mensurar a qualidade dos serviços prestados. O usuário pode manifestar a sua satisfação através de uma escala com vários graus de intensidade em cada questão. Os resultados do estudo apresentaram que a qualidade dos serviços prestados pela UBS está diretamente relacionada com a satisfação de seus usuários. Os dados demonstraram uma notável disparidade entre todas as respostas. Muitos estão satisfeitos, já para outros há falta de sensibilização pelos profissionais e baixa confiabilidade da UBS. A partir do resultado foram sugeridas ações para os gestores municipais de saúde trabalharem ativamente na qualificação dos serviços de saúde prestados os e atentarem ao máximo para não envolver questões políticas, buscando fazer da saúde pública do município um exemplo de igualdade, respeito e satisfação de todos os que utilizarem os serviços.
id UPF_7f46313b747c4f65b50c6247c4f135eb
oai_identifier_str oai:localhost:riupf/1369
network_acronym_str UPF
network_name_str Repositório Institucional da UPF
repository_id_str 1610
spelling 2018-04-11T05:07:04Z2018-04-122018-04-11T05:07:04Z2017-11-28ORIO, Taíse Maria. Qualidade dos serviços: o caso da Unidade Básica de Saúde de Constantina-RS. 2017. 95 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Sarandi, RS, 2017.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1369Submitted by Chaline Barbosa (chaline@upf.br) on 2018-04-11T05:07:04Z No. of bitstreams: 1 SAR2017Taise Maria Orio.pdf: 896196 bytes, checksum: d6a5b34de08bc8e872999b413c188807 (MD5)Made available in DSpace on 2018-04-11T05:07:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SAR2017Taise Maria Orio.pdf: 896196 bytes, checksum: d6a5b34de08bc8e872999b413c188807 (MD5) Previous issue date: 2017-11-28Este trabalho teve por objetivo analisar a qualidade dos serviços prestados na Unidade Básica de Saúde do município de Constantina-RS e, sua relação com o nível de satisfação dos seus usuários. O estudo se caracteriza como pesquisa exploratória, na primeira etapa e descritiva na segunda. Para a análise de dados foram utilizados os dois métodos: qualitativo e quantitativo. O procedimento técnico aplicado foi um estudo de caso. Na parte qualitativa foram feitas dez entrevistas em profundidade com a finalidade de levantar atributos relacionados à prestação dos serviços de saúde pública; na sequência, na etapa quantitativa, foram aplicados questionários aos 85 usuários da amostra, com o intuito de mensurar a qualidade dos serviços prestados. O usuário pode manifestar a sua satisfação através de uma escala com vários graus de intensidade em cada questão. Os resultados do estudo apresentaram que a qualidade dos serviços prestados pela UBS está diretamente relacionada com a satisfação de seus usuários. Os dados demonstraram uma notável disparidade entre todas as respostas. Muitos estão satisfeitos, já para outros há falta de sensibilização pelos profissionais e baixa confiabilidade da UBS. A partir do resultado foram sugeridas ações para os gestores municipais de saúde trabalharem ativamente na qualificação dos serviços de saúde prestados os e atentarem ao máximo para não envolver questões políticas, buscando fazer da saúde pública do município um exemplo de igualdade, respeito e satisfação de todos os que utilizarem os serviços.porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEACAdministração de empresasQualidade dos serviçosSatisfaçãoUnidade Básica de SaúdeQualidade dos serviços: o caso da Unidade Básica de Saúde de Constantina-RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBortolon, ClodoviOrio, Taíse Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/1369/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALSAR2017Taise Maria Orio.pdfSAR2017Taise Maria Orio.pdfMonografia Taíse Maria Orioapplication/pdf896196http://localhost:8080/bitstream/riupf/1369/1/SAR2017Taise%20Maria%20Orio.pdfd6a5b34de08bc8e872999b413c188807MD51riupf/13692018-04-11 02:07:04.414oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102018-04-11T05:07:04Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Qualidade dos serviços: o caso da Unidade Básica de Saúde de Constantina-RS
title Qualidade dos serviços: o caso da Unidade Básica de Saúde de Constantina-RS
spellingShingle Qualidade dos serviços: o caso da Unidade Básica de Saúde de Constantina-RS
Orio, Taíse Maria
Administração de empresas
Qualidade dos serviços
Satisfação
Unidade Básica de Saúde
title_short Qualidade dos serviços: o caso da Unidade Básica de Saúde de Constantina-RS
title_full Qualidade dos serviços: o caso da Unidade Básica de Saúde de Constantina-RS
title_fullStr Qualidade dos serviços: o caso da Unidade Básica de Saúde de Constantina-RS
title_full_unstemmed Qualidade dos serviços: o caso da Unidade Básica de Saúde de Constantina-RS
title_sort Qualidade dos serviços: o caso da Unidade Básica de Saúde de Constantina-RS
author Orio, Taíse Maria
author_facet Orio, Taíse Maria
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bortolon, Clodovi
dc.contributor.author.fl_str_mv Orio, Taíse Maria
contributor_str_mv Bortolon, Clodovi
dc.subject.por.fl_str_mv Administração de empresas
Qualidade dos serviços
Satisfação
Unidade Básica de Saúde
topic Administração de empresas
Qualidade dos serviços
Satisfação
Unidade Básica de Saúde
description Este trabalho teve por objetivo analisar a qualidade dos serviços prestados na Unidade Básica de Saúde do município de Constantina-RS e, sua relação com o nível de satisfação dos seus usuários. O estudo se caracteriza como pesquisa exploratória, na primeira etapa e descritiva na segunda. Para a análise de dados foram utilizados os dois métodos: qualitativo e quantitativo. O procedimento técnico aplicado foi um estudo de caso. Na parte qualitativa foram feitas dez entrevistas em profundidade com a finalidade de levantar atributos relacionados à prestação dos serviços de saúde pública; na sequência, na etapa quantitativa, foram aplicados questionários aos 85 usuários da amostra, com o intuito de mensurar a qualidade dos serviços prestados. O usuário pode manifestar a sua satisfação através de uma escala com vários graus de intensidade em cada questão. Os resultados do estudo apresentaram que a qualidade dos serviços prestados pela UBS está diretamente relacionada com a satisfação de seus usuários. Os dados demonstraram uma notável disparidade entre todas as respostas. Muitos estão satisfeitos, já para outros há falta de sensibilização pelos profissionais e baixa confiabilidade da UBS. A partir do resultado foram sugeridas ações para os gestores municipais de saúde trabalharem ativamente na qualificação dos serviços de saúde prestados os e atentarem ao máximo para não envolver questões políticas, buscando fazer da saúde pública do município um exemplo de igualdade, respeito e satisfação de todos os que utilizarem os serviços.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-11-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-11T05:07:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-04-12
2018-04-11T05:07:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ORIO, Taíse Maria. Qualidade dos serviços: o caso da Unidade Básica de Saúde de Constantina-RS. 2017. 95 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Sarandi, RS, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1369
identifier_str_mv ORIO, Taíse Maria. Qualidade dos serviços: o caso da Unidade Básica de Saúde de Constantina-RS. 2017. 95 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Sarandi, RS, 2017.
url http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UPF
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Repositório Institucional da UPF
collection Repositório Institucional da UPF
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/bitstream/riupf/1369/2/license.txt
http://localhost:8080/bitstream/riupf/1369/1/SAR2017Taise%20Maria%20Orio.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4c
d6a5b34de08bc8e872999b413c188807
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814813985642381312