Letramento, multiletramentos e gêneros textuais: uma proposta de trabalho para a aula de língua materna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sartori, Karen
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1410
Resumo: O grande propósito da aula de língua materna é capacitar os sujeitos no uso da língua, para que possam se expressar de forma efetiva, oralmente ou por escrito, nas diversas situações de interação social. Para tanto, exercitar as competências e as habilidades discursivas, através da fala/escuta e da leitura/escrita de diferentes gêneros textuais mostra-se imprescindível. Tendo isso em conta, este estudo tem como objetivo elaborar um plano de unidade que contemple o trabalho com diferentes gêneros textuais e cujas atividades se voltem para o desenvolvimento de competências discursivas (orais e escritas), na perspectiva dos letramentos e multiletramentos. A fundamentação desta proposta toma como base estudos de Bakhtin (1997) sobre gêneros discursivos e de Marcuschi (2010) sobre gêneros textuais, preceitos dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (1998) para o ensino de língua materna, bem como trabalhos de Kleiman (2005), Rojo (2009) e Soares (2001) acerca do letramento e de Rojo (2012) sobre os multiletramentos. O plano de unidade centra-se no trabalho com leitura, compreensão, interpretação textual de diferentes gêneros, bem como na inter-relação das múltiplas linguagens, favorecendo, assim, o desenvolvimento da expressão oral e escrita dos sujeitos que dele participam.
id UPF_8b6f5b09d82c41cea131f2175f35c05d
oai_identifier_str oai:localhost:riupf/1410
network_acronym_str UPF
network_name_str Repositório Institucional da UPF
repository_id_str 1610
spelling Letramento, multiletramentos e gêneros textuais: uma proposta de trabalho para a aula de língua maternaLetrasLiteraturaLetramentoMultiletramentoGênero textualCompetência discursivaO grande propósito da aula de língua materna é capacitar os sujeitos no uso da língua, para que possam se expressar de forma efetiva, oralmente ou por escrito, nas diversas situações de interação social. Para tanto, exercitar as competências e as habilidades discursivas, através da fala/escuta e da leitura/escrita de diferentes gêneros textuais mostra-se imprescindível. Tendo isso em conta, este estudo tem como objetivo elaborar um plano de unidade que contemple o trabalho com diferentes gêneros textuais e cujas atividades se voltem para o desenvolvimento de competências discursivas (orais e escritas), na perspectiva dos letramentos e multiletramentos. A fundamentação desta proposta toma como base estudos de Bakhtin (1997) sobre gêneros discursivos e de Marcuschi (2010) sobre gêneros textuais, preceitos dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (1998) para o ensino de língua materna, bem como trabalhos de Kleiman (2005), Rojo (2009) e Soares (2001) acerca do letramento e de Rojo (2012) sobre os multiletramentos. O plano de unidade centra-se no trabalho com leitura, compreensão, interpretação textual de diferentes gêneros, bem como na inter-relação das múltiplas linguagens, favorecendo, assim, o desenvolvimento da expressão oral e escrita dos sujeitos que dele participam.Universidade de Passo FundoBrasilInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHUPFCrestani, Luciana MariaSartori, Karen2018-05-15T06:00:24Z2018-05-162018-05-15T06:00:24Z2016-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSARTORI, Karen. Letramento, multiletramentos e gêneros textuais: uma proposta de trabalho para a aula de língua materna. 2016. 43 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1410porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPF2018-05-15T06:13:31Zoai:localhost:riupf/1410Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102018-05-15T06:13:31Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento, multiletramentos e gêneros textuais: uma proposta de trabalho para a aula de língua materna
title Letramento, multiletramentos e gêneros textuais: uma proposta de trabalho para a aula de língua materna
spellingShingle Letramento, multiletramentos e gêneros textuais: uma proposta de trabalho para a aula de língua materna
Sartori, Karen
Letras
Literatura
Letramento
Multiletramento
Gênero textual
Competência discursiva
title_short Letramento, multiletramentos e gêneros textuais: uma proposta de trabalho para a aula de língua materna
title_full Letramento, multiletramentos e gêneros textuais: uma proposta de trabalho para a aula de língua materna
title_fullStr Letramento, multiletramentos e gêneros textuais: uma proposta de trabalho para a aula de língua materna
title_full_unstemmed Letramento, multiletramentos e gêneros textuais: uma proposta de trabalho para a aula de língua materna
title_sort Letramento, multiletramentos e gêneros textuais: uma proposta de trabalho para a aula de língua materna
author Sartori, Karen
author_facet Sartori, Karen
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Crestani, Luciana Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Sartori, Karen
dc.subject.por.fl_str_mv Letras
Literatura
Letramento
Multiletramento
Gênero textual
Competência discursiva
topic Letras
Literatura
Letramento
Multiletramento
Gênero textual
Competência discursiva
description O grande propósito da aula de língua materna é capacitar os sujeitos no uso da língua, para que possam se expressar de forma efetiva, oralmente ou por escrito, nas diversas situações de interação social. Para tanto, exercitar as competências e as habilidades discursivas, através da fala/escuta e da leitura/escrita de diferentes gêneros textuais mostra-se imprescindível. Tendo isso em conta, este estudo tem como objetivo elaborar um plano de unidade que contemple o trabalho com diferentes gêneros textuais e cujas atividades se voltem para o desenvolvimento de competências discursivas (orais e escritas), na perspectiva dos letramentos e multiletramentos. A fundamentação desta proposta toma como base estudos de Bakhtin (1997) sobre gêneros discursivos e de Marcuschi (2010) sobre gêneros textuais, preceitos dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (1998) para o ensino de língua materna, bem como trabalhos de Kleiman (2005), Rojo (2009) e Soares (2001) acerca do letramento e de Rojo (2012) sobre os multiletramentos. O plano de unidade centra-se no trabalho com leitura, compreensão, interpretação textual de diferentes gêneros, bem como na inter-relação das múltiplas linguagens, favorecendo, assim, o desenvolvimento da expressão oral e escrita dos sujeitos que dele participam.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-02
2018-05-15T06:00:24Z
2018-05-16
2018-05-15T06:00:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SARTORI, Karen. Letramento, multiletramentos e gêneros textuais: uma proposta de trabalho para a aula de língua materna. 2016. 43 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1410
identifier_str_mv SARTORI, Karen. Letramento, multiletramentos e gêneros textuais: uma proposta de trabalho para a aula de língua materna. 2016. 43 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.
url http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
Brasil
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
UPF
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
Brasil
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
UPF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UPF
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Repositório Institucional da UPF
collection Repositório Institucional da UPF
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817440979146244096