Aulas de língua materna: uma proposta para aprimorar a competência discursiva dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arend, Tamires Caroline
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1412
Resumo: A presente monografia tem como objetivo apresentar uma proposta de plano de unidade centrado no trabalho com o letramento e com o multiletramento, a fim de desenvolver a competência discursiva dos alunos.Tal pesquisa discute sobre a importância do ensino de língua materna focar-se no desenvolvimento da leitura, interpretação e produção de textos.Esse trabalho é embasado, principalmente, nas proposições de autores que discorrem sobre ensino de língua materna: Marcuschi (2012), Bagno (2005), Possenti (1996), Soares (2004), Rojo (2009, 2012), Bagno (2005), Kleiman (2005) e Neves (2005, 2009). Também os preceitos dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2000) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) são aqui observados. Ao final deste estudo, apresenta-se, então, uma proposta de plano de unidade para o Ensino Médio, tendo como foco o desenvolvimento da competência discursiva dos alunos.
id UPF_700cd979d1d53b8673b42876a083121d
oai_identifier_str oai:localhost:riupf/1412
network_acronym_str UPF
network_name_str Repositório Institucional da UPF
repository_id_str 1610
spelling Aulas de língua materna: uma proposta para aprimorar a competência discursiva dos alunosLetrasLiteraturaEnsino-aprendizagem de língua maternaCompetência discursivaLetramentoMultiletramentosA presente monografia tem como objetivo apresentar uma proposta de plano de unidade centrado no trabalho com o letramento e com o multiletramento, a fim de desenvolver a competência discursiva dos alunos.Tal pesquisa discute sobre a importância do ensino de língua materna focar-se no desenvolvimento da leitura, interpretação e produção de textos.Esse trabalho é embasado, principalmente, nas proposições de autores que discorrem sobre ensino de língua materna: Marcuschi (2012), Bagno (2005), Possenti (1996), Soares (2004), Rojo (2009, 2012), Bagno (2005), Kleiman (2005) e Neves (2005, 2009). Também os preceitos dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2000) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) são aqui observados. Ao final deste estudo, apresenta-se, então, uma proposta de plano de unidade para o Ensino Médio, tendo como foco o desenvolvimento da competência discursiva dos alunos.Universidade de Passo FundoBrasilInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHUPFCrestani, Luciana MariaArend, Tamires Caroline2018-05-15T06:27:32Z2018-05-162018-05-15T06:27:32Z2016-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAREND, Tamires Caroline. Aulas de língua materna: uma proposta para aprimorar a competência discursiva dos alunos. 2016. 51 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1412porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPF2018-05-15T06:27:32Zoai:localhost:riupf/1412Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102018-05-15T06:27:32Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv Aulas de língua materna: uma proposta para aprimorar a competência discursiva dos alunos
title Aulas de língua materna: uma proposta para aprimorar a competência discursiva dos alunos
spellingShingle Aulas de língua materna: uma proposta para aprimorar a competência discursiva dos alunos
Arend, Tamires Caroline
Letras
Literatura
Ensino-aprendizagem de língua materna
Competência discursiva
Letramento
Multiletramentos
title_short Aulas de língua materna: uma proposta para aprimorar a competência discursiva dos alunos
title_full Aulas de língua materna: uma proposta para aprimorar a competência discursiva dos alunos
title_fullStr Aulas de língua materna: uma proposta para aprimorar a competência discursiva dos alunos
title_full_unstemmed Aulas de língua materna: uma proposta para aprimorar a competência discursiva dos alunos
title_sort Aulas de língua materna: uma proposta para aprimorar a competência discursiva dos alunos
author Arend, Tamires Caroline
author_facet Arend, Tamires Caroline
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Crestani, Luciana Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Arend, Tamires Caroline
dc.subject.por.fl_str_mv Letras
Literatura
Ensino-aprendizagem de língua materna
Competência discursiva
Letramento
Multiletramentos
topic Letras
Literatura
Ensino-aprendizagem de língua materna
Competência discursiva
Letramento
Multiletramentos
description A presente monografia tem como objetivo apresentar uma proposta de plano de unidade centrado no trabalho com o letramento e com o multiletramento, a fim de desenvolver a competência discursiva dos alunos.Tal pesquisa discute sobre a importância do ensino de língua materna focar-se no desenvolvimento da leitura, interpretação e produção de textos.Esse trabalho é embasado, principalmente, nas proposições de autores que discorrem sobre ensino de língua materna: Marcuschi (2012), Bagno (2005), Possenti (1996), Soares (2004), Rojo (2009, 2012), Bagno (2005), Kleiman (2005) e Neves (2005, 2009). Também os preceitos dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2000) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) são aqui observados. Ao final deste estudo, apresenta-se, então, uma proposta de plano de unidade para o Ensino Médio, tendo como foco o desenvolvimento da competência discursiva dos alunos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-02
2018-05-15T06:27:32Z
2018-05-16
2018-05-15T06:27:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AREND, Tamires Caroline. Aulas de língua materna: uma proposta para aprimorar a competência discursiva dos alunos. 2016. 51 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1412
identifier_str_mv AREND, Tamires Caroline. Aulas de língua materna: uma proposta para aprimorar a competência discursiva dos alunos. 2016. 51 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.
url http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
Brasil
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
UPF
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
Brasil
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
UPF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UPF
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Repositório Institucional da UPF
collection Repositório Institucional da UPF
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817440979143098368