Aulas de língua materna: uma proposta para aprimorar a competência discursiva dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UPF |
Texto Completo: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1412 |
Resumo: | A presente monografia tem como objetivo apresentar uma proposta de plano de unidade centrado no trabalho com o letramento e com o multiletramento, a fim de desenvolver a competência discursiva dos alunos.Tal pesquisa discute sobre a importância do ensino de língua materna focar-se no desenvolvimento da leitura, interpretação e produção de textos.Esse trabalho é embasado, principalmente, nas proposições de autores que discorrem sobre ensino de língua materna: Marcuschi (2012), Bagno (2005), Possenti (1996), Soares (2004), Rojo (2009, 2012), Bagno (2005), Kleiman (2005) e Neves (2005, 2009). Também os preceitos dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2000) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) são aqui observados. Ao final deste estudo, apresenta-se, então, uma proposta de plano de unidade para o Ensino Médio, tendo como foco o desenvolvimento da competência discursiva dos alunos. |
id |
UPF_700cd979d1d53b8673b42876a083121d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riupf/1412 |
network_acronym_str |
UPF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UPF |
repository_id_str |
1610 |
spelling |
Aulas de língua materna: uma proposta para aprimorar a competência discursiva dos alunosLetrasLiteraturaEnsino-aprendizagem de língua maternaCompetência discursivaLetramentoMultiletramentosA presente monografia tem como objetivo apresentar uma proposta de plano de unidade centrado no trabalho com o letramento e com o multiletramento, a fim de desenvolver a competência discursiva dos alunos.Tal pesquisa discute sobre a importância do ensino de língua materna focar-se no desenvolvimento da leitura, interpretação e produção de textos.Esse trabalho é embasado, principalmente, nas proposições de autores que discorrem sobre ensino de língua materna: Marcuschi (2012), Bagno (2005), Possenti (1996), Soares (2004), Rojo (2009, 2012), Bagno (2005), Kleiman (2005) e Neves (2005, 2009). Também os preceitos dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2000) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) são aqui observados. Ao final deste estudo, apresenta-se, então, uma proposta de plano de unidade para o Ensino Médio, tendo como foco o desenvolvimento da competência discursiva dos alunos.Universidade de Passo FundoBrasilInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHUPFCrestani, Luciana MariaArend, Tamires Caroline2018-05-15T06:27:32Z2018-05-162018-05-15T06:27:32Z2016-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAREND, Tamires Caroline. Aulas de língua materna: uma proposta para aprimorar a competência discursiva dos alunos. 2016. 51 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1412porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPF2018-05-15T06:27:32Zoai:localhost:riupf/1412Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102018-05-15T06:27:32Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aulas de língua materna: uma proposta para aprimorar a competência discursiva dos alunos |
title |
Aulas de língua materna: uma proposta para aprimorar a competência discursiva dos alunos |
spellingShingle |
Aulas de língua materna: uma proposta para aprimorar a competência discursiva dos alunos Arend, Tamires Caroline Letras Literatura Ensino-aprendizagem de língua materna Competência discursiva Letramento Multiletramentos |
title_short |
Aulas de língua materna: uma proposta para aprimorar a competência discursiva dos alunos |
title_full |
Aulas de língua materna: uma proposta para aprimorar a competência discursiva dos alunos |
title_fullStr |
Aulas de língua materna: uma proposta para aprimorar a competência discursiva dos alunos |
title_full_unstemmed |
Aulas de língua materna: uma proposta para aprimorar a competência discursiva dos alunos |
title_sort |
Aulas de língua materna: uma proposta para aprimorar a competência discursiva dos alunos |
author |
Arend, Tamires Caroline |
author_facet |
Arend, Tamires Caroline |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Crestani, Luciana Maria |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arend, Tamires Caroline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letras Literatura Ensino-aprendizagem de língua materna Competência discursiva Letramento Multiletramentos |
topic |
Letras Literatura Ensino-aprendizagem de língua materna Competência discursiva Letramento Multiletramentos |
description |
A presente monografia tem como objetivo apresentar uma proposta de plano de unidade centrado no trabalho com o letramento e com o multiletramento, a fim de desenvolver a competência discursiva dos alunos.Tal pesquisa discute sobre a importância do ensino de língua materna focar-se no desenvolvimento da leitura, interpretação e produção de textos.Esse trabalho é embasado, principalmente, nas proposições de autores que discorrem sobre ensino de língua materna: Marcuschi (2012), Bagno (2005), Possenti (1996), Soares (2004), Rojo (2009, 2012), Bagno (2005), Kleiman (2005) e Neves (2005, 2009). Também os preceitos dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2000) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) são aqui observados. Ao final deste estudo, apresenta-se, então, uma proposta de plano de unidade para o Ensino Médio, tendo como foco o desenvolvimento da competência discursiva dos alunos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-02 2018-05-15T06:27:32Z 2018-05-16 2018-05-15T06:27:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
AREND, Tamires Caroline. Aulas de língua materna: uma proposta para aprimorar a competência discursiva dos alunos. 2016. 51 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016. http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1412 |
identifier_str_mv |
AREND, Tamires Caroline. Aulas de língua materna: uma proposta para aprimorar a competência discursiva dos alunos. 2016. 51 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016. |
url |
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1412 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo Brasil Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH UPF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo Brasil Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH UPF |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UPF instname:Universidade de Passo Fundo (UPF) instacron:UPF |
instname_str |
Universidade de Passo Fundo (UPF) |
instacron_str |
UPF |
institution |
UPF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UPF |
collection |
Repositório Institucional da UPF |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817440979143098368 |