Análise do facebook do Ypiranga Futebol Clube de Erechim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, João Paulo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1575
Resumo: O marketing no esporte é um investimento a ser feito, tendo imensas atividades ligadas a ele, é um modo de potencializar sua comunicação, a afim de atingir seus objetivos. Uma das atividades presentes é a criação de um elo entre o torcedor e o clube e elevar a marca do clube. Neste sentido, este estudo tem por objetivo analisar a situação de marketing esportivo apresentada pelo Ypiranga Futebol Clube em seu Facebook, durante o Campeonato Gaúcho de Futebol – Divisão de Acesso 2018. Para guiar este estudo foi utilizada a pesquisa exploratória para assim compreender melhor sobre o tema, entender o que é marketing esportivo, redes sociais e Ypiranga futebol clube. Em seguida, foi feito uma análise descritiva sobre a página oficial do Ypiranga Futebol Clube no Facebook e algumas de suas inserções, a fim de entender de que modo isto é trabalhado. Considere-se que esta pesquisa não obteve os resultados esperados e não alcançou todo seu objetivo, desta forma ela mostra ser um estudo de grande relevância e que deve ser continuado, a fim de entender mais sobre o trabalho de marketing esportivo feito pelo Ypiranga Futebol Clube de Erechim através de seu Facebook.
id UPF_927bb7b18b8e46e280f4c685fcfef422
oai_identifier_str oai:localhost:riupf/1575
network_acronym_str UPF
network_name_str Repositório Institucional da UPF
repository_id_str 1610
spelling 2019-01-16T18:53:56Z2019-01-162019-01-16T18:53:56Z2018-11-30MOREIRA, João Paulo. Análise do facebook do Ypiranga Futebol Clube de Erechim. 2018. 36 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1575Submitted by Fernanda Ferronato (fernandaf@upf.br) on 2019-01-16T18:53:56Z No. of bitstreams: 1 PF2018Joao Paulo Moreira.pdf: 635945 bytes, checksum: 0972888db72c3155fd82e0720d213dd0 (MD5)Made available in DSpace on 2019-01-16T18:53:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2018Joao Paulo Moreira.pdf: 635945 bytes, checksum: 0972888db72c3155fd82e0720d213dd0 (MD5) Previous issue date: 2018-11-30O marketing no esporte é um investimento a ser feito, tendo imensas atividades ligadas a ele, é um modo de potencializar sua comunicação, a afim de atingir seus objetivos. Uma das atividades presentes é a criação de um elo entre o torcedor e o clube e elevar a marca do clube. Neste sentido, este estudo tem por objetivo analisar a situação de marketing esportivo apresentada pelo Ypiranga Futebol Clube em seu Facebook, durante o Campeonato Gaúcho de Futebol – Divisão de Acesso 2018. Para guiar este estudo foi utilizada a pesquisa exploratória para assim compreender melhor sobre o tema, entender o que é marketing esportivo, redes sociais e Ypiranga futebol clube. Em seguida, foi feito uma análise descritiva sobre a página oficial do Ypiranga Futebol Clube no Facebook e algumas de suas inserções, a fim de entender de que modo isto é trabalhado. Considere-se que esta pesquisa não obteve os resultados esperados e não alcançou todo seu objetivo, desta forma ela mostra ser um estudo de grande relevância e que deve ser continuado, a fim de entender mais sobre o trabalho de marketing esportivo feito pelo Ypiranga Futebol Clube de Erechim através de seu Facebook.porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Artes e Comunicação - FACPublicidadePropagandaMarketing esportivoFacebookYpiranga Futebol ClubeAnálise do facebook do Ypiranga Futebol Clube de Erechiminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisDalbosco, Cleber NelsonMoreira, João Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/1575/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALPF2018Joao Paulo Moreira.pdfPF2018Joao Paulo Moreira.pdfMonografia João Paulo Moreiraapplication/pdf635945http://localhost:8080/bitstream/riupf/1575/1/PF2018Joao%20Paulo%20Moreira.pdf0972888db72c3155fd82e0720d213dd0MD51riupf/15752019-01-16 16:53:56.612oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102019-01-16T18:53:56Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise do facebook do Ypiranga Futebol Clube de Erechim
title Análise do facebook do Ypiranga Futebol Clube de Erechim
spellingShingle Análise do facebook do Ypiranga Futebol Clube de Erechim
Moreira, João Paulo
Publicidade
Propaganda
Marketing esportivo
Facebook
Ypiranga Futebol Clube
title_short Análise do facebook do Ypiranga Futebol Clube de Erechim
title_full Análise do facebook do Ypiranga Futebol Clube de Erechim
title_fullStr Análise do facebook do Ypiranga Futebol Clube de Erechim
title_full_unstemmed Análise do facebook do Ypiranga Futebol Clube de Erechim
title_sort Análise do facebook do Ypiranga Futebol Clube de Erechim
author Moreira, João Paulo
author_facet Moreira, João Paulo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalbosco, Cleber Nelson
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, João Paulo
contributor_str_mv Dalbosco, Cleber Nelson
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Propaganda
Marketing esportivo
Facebook
Ypiranga Futebol Clube
topic Publicidade
Propaganda
Marketing esportivo
Facebook
Ypiranga Futebol Clube
description O marketing no esporte é um investimento a ser feito, tendo imensas atividades ligadas a ele, é um modo de potencializar sua comunicação, a afim de atingir seus objetivos. Uma das atividades presentes é a criação de um elo entre o torcedor e o clube e elevar a marca do clube. Neste sentido, este estudo tem por objetivo analisar a situação de marketing esportivo apresentada pelo Ypiranga Futebol Clube em seu Facebook, durante o Campeonato Gaúcho de Futebol – Divisão de Acesso 2018. Para guiar este estudo foi utilizada a pesquisa exploratória para assim compreender melhor sobre o tema, entender o que é marketing esportivo, redes sociais e Ypiranga futebol clube. Em seguida, foi feito uma análise descritiva sobre a página oficial do Ypiranga Futebol Clube no Facebook e algumas de suas inserções, a fim de entender de que modo isto é trabalhado. Considere-se que esta pesquisa não obteve os resultados esperados e não alcançou todo seu objetivo, desta forma ela mostra ser um estudo de grande relevância e que deve ser continuado, a fim de entender mais sobre o trabalho de marketing esportivo feito pelo Ypiranga Futebol Clube de Erechim através de seu Facebook.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-16T18:53:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-01-16
2019-01-16T18:53:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MOREIRA, João Paulo. Análise do facebook do Ypiranga Futebol Clube de Erechim. 2018. 36 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1575
identifier_str_mv MOREIRA, João Paulo. Análise do facebook do Ypiranga Futebol Clube de Erechim. 2018. 36 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
url http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UPF
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Repositório Institucional da UPF
collection Repositório Institucional da UPF
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/bitstream/riupf/1575/2/license.txt
http://localhost:8080/bitstream/riupf/1575/1/PF2018Joao%20Paulo%20Moreira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4c
0972888db72c3155fd82e0720d213dd0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798492619606589440