Retenção de clientes: um estudo na Auto Abastecedora Papagaio Ltda
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UPF |
Texto Completo: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/680 |
Resumo: | O presente trabalho, sob a forma de um estudo de caso, tem como teve como objetivo geral identificar as estratégias de fidelização de clientes que poderão ser implantadas empresa Auto Abastecedora Papagaio Ltda - Filial 2, empresa comercializadora de combustíveis e prestadora de serviços do ramo, situada na cidade de Sarandi. De modo específico, buscou-se conhecer a empresa em relação à existência de programas de retenção de clientes, bem como, identificar os pontos fortes e fracos em relação ao atendimento, além de verificar a percepção do cliente em relação às ações da empresa e por fim propor estratégias para retenção de clientes. Para conseguir alcançar tais objetivos, o estudo baseou-se em fundamentos teóricos que buscaram na literatura existente em livros, artigos e outros documentos, informatizados ou escritos. Esses fundamentos tomaram como base assuntos referentes à satisfação do cliente, qualidade de produtos e serviços, retenção de clientes, dentre outros. A metodologia aplicada para o estudo de caso foi caracterizada como exploratória, utilizando a abordagem qualitativa na entrevista aplicada a uma amostra dos funcionários e quantitativa no questionário aplicado a uma amostra dos clientes do Posto Papagaio. A análise dos dados coletados constante do Capítulo 4 apresenta os resultados da entrevista sob a forma narrativa e dos questionários em gráficos e tabelas. Os resultados permitem identificar que de todas as dimensões pesquisadas as que apresentaram maior índice de satisfação foram o atendimento e a qualidade dos produtos e serviços. Identificou-se também que a falta de estacionamento é um entrave a ser superado pela empresa. |
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De modo específico, buscou-se conhecer a empresa em relação à existência de programas de retenção de clientes, bem como, identificar os pontos fortes e fracos em relação ao atendimento, além de verificar a percepção do cliente em relação às ações da empresa e por fim propor estratégias para retenção de clientes. Para conseguir alcançar tais objetivos, o estudo baseou-se em fundamentos teóricos que buscaram na literatura existente em livros, artigos e outros documentos, informatizados ou escritos. Esses fundamentos tomaram como base assuntos referentes à satisfação do cliente, qualidade de produtos e serviços, retenção de clientes, dentre outros. A metodologia aplicada para o estudo de caso foi caracterizada como exploratória, utilizando a abordagem qualitativa na entrevista aplicada a uma amostra dos funcionários e quantitativa no questionário aplicado a uma amostra dos clientes do Posto Papagaio. A análise dos dados coletados constante do Capítulo 4 apresenta os resultados da entrevista sob a forma narrativa e dos questionários em gráficos e tabelas. Os resultados permitem identificar que de todas as dimensões pesquisadas as que apresentaram maior índice de satisfação foram o atendimento e a qualidade dos produtos e serviços. 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O presente trabalho, sob a forma de um estudo de caso, tem como teve como objetivo geral identificar as estratégias de fidelização de clientes que poderão ser implantadas empresa Auto Abastecedora Papagaio Ltda - Filial 2, empresa comercializadora de combustíveis e prestadora de serviços do ramo, situada na cidade de Sarandi. De modo específico, buscou-se conhecer a empresa em relação à existência de programas de retenção de clientes, bem como, identificar os pontos fortes e fracos em relação ao atendimento, além de verificar a percepção do cliente em relação às ações da empresa e por fim propor estratégias para retenção de clientes. Para conseguir alcançar tais objetivos, o estudo baseou-se em fundamentos teóricos que buscaram na literatura existente em livros, artigos e outros documentos, informatizados ou escritos. Esses fundamentos tomaram como base assuntos referentes à satisfação do cliente, qualidade de produtos e serviços, retenção de clientes, dentre outros. A metodologia aplicada para o estudo de caso foi caracterizada como exploratória, utilizando a abordagem qualitativa na entrevista aplicada a uma amostra dos funcionários e quantitativa no questionário aplicado a uma amostra dos clientes do Posto Papagaio. A análise dos dados coletados constante do Capítulo 4 apresenta os resultados da entrevista sob a forma narrativa e dos questionários em gráficos e tabelas. Os resultados permitem identificar que de todas as dimensões pesquisadas as que apresentaram maior índice de satisfação foram o atendimento e a qualidade dos produtos e serviços. Identificou-se também que a falta de estacionamento é um entrave a ser superado pela empresa. |
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