Análise das estratégias do mix de varejo do Supermercado Tio Zé

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santini, Laura
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/660
Resumo: O objetivo deste trabalho é identificar quais são as estratégias mercadológicas do mix de varejo que o Supermercado Tio Zé, localizado em Ibiaçá – RS, adota para conquistar seu consumidor. Fez-se um estudo na literatura disponível dos conceitos de marketing, lojas de varejo, mix de varejo, trade marketing, comportamento do consumidor e processo decisório de compras do consumidor. A metodologia utilizada embasou-se no estudo de caso e pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Para tanto, elaborou-se um roteiro de entrevista aos clientes em forma de questionário com questões padronizadas e estruturadas, baseadas nas principais variáveis do mix de varejo. Também elaborou-se um roteiro de entrevistas para a gestora do estabelecimento, e por fim, foi criado um roteiro de observação para a pesquisadora. As respostas foram tabuladas e representadas em quadros de forma descritiva. Dessa forma, foi possível verificar as deficiências em cada uma das variáveis pesquisadas. Como principais resultados pode-se afirmar que a maioria dos consumidores não tomam conhecimento das ações promocionais realizadas pelo Supermercado e não são persuadidos pelas mesmas no ponto de venda. Em relação ao mix de produtos esse atende as necessidades dos consumidores e possuem boa qualidade, somente no setor de padaria é que deixa a desejar aos seus clientes. No quesito preço das mercadorias esse é compatível com os demais supermercado, sendo as condições de pagamento consideradas acessíveis. As variáveis do mix de varejo como localização, atmosfera da loja e atendimento são estratégias de diferenciação e consideradas como vantagem competitiva em relação a concorrência.
id UPF_f2af7c012f9318007483e57fca8e06b0
oai_identifier_str oai:localhost:riupf/660
network_acronym_str UPF
network_name_str Repositório Institucional da UPF
repository_id_str 1610
spelling 2015-08-14T14:29:39Z2015-08-14T14:29:39Z2015-08-14SANTINI, Laura. Análise das estratégias do mix de varejo do Supermercado Tio Zé. 2014. 87 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2014.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/660Submitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2015-08-14T14:29:39Z No. of bitstreams: 1 PF2014Laura_Santini.pdf: 436145 bytes, checksum: 1aabec2ae520685026a1a83a085531a2 (MD5)Made available in DSpace on 2015-08-14T14:29:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2014Laura_Santini.pdf: 436145 bytes, checksum: 1aabec2ae520685026a1a83a085531a2 (MD5)O objetivo deste trabalho é identificar quais são as estratégias mercadológicas do mix de varejo que o Supermercado Tio Zé, localizado em Ibiaçá – RS, adota para conquistar seu consumidor. Fez-se um estudo na literatura disponível dos conceitos de marketing, lojas de varejo, mix de varejo, trade marketing, comportamento do consumidor e processo decisório de compras do consumidor. A metodologia utilizada embasou-se no estudo de caso e pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Para tanto, elaborou-se um roteiro de entrevista aos clientes em forma de questionário com questões padronizadas e estruturadas, baseadas nas principais variáveis do mix de varejo. Também elaborou-se um roteiro de entrevistas para a gestora do estabelecimento, e por fim, foi criado um roteiro de observação para a pesquisadora. As respostas foram tabuladas e representadas em quadros de forma descritiva. Dessa forma, foi possível verificar as deficiências em cada uma das variáveis pesquisadas. Como principais resultados pode-se afirmar que a maioria dos consumidores não tomam conhecimento das ações promocionais realizadas pelo Supermercado e não são persuadidos pelas mesmas no ponto de venda. Em relação ao mix de produtos esse atende as necessidades dos consumidores e possuem boa qualidade, somente no setor de padaria é que deixa a desejar aos seus clientes. No quesito preço das mercadorias esse é compatível com os demais supermercado, sendo as condições de pagamento consideradas acessíveis. As variáveis do mix de varejo como localização, atmosfera da loja e atendimento são estratégias de diferenciação e consideradas como vantagem competitiva em relação a concorrência.porAdministração de empresasComportamento do consumidorLojas de varejoPlanejamento estratégicoAnálise das estratégias do mix de varejo do Supermercado Tio Zéinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisHermes, Lisiane Caroline RodriguesSantini, Laurainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFORIGINALPF2014Laura_Santini.pdfPF2014Laura_Santini.pdfMonografia Laura Santiniapplication/pdf436145http://localhost:8080/bitstream/riupf/660/1/PF2014Laura_Santini.pdf1aabec2ae520685026a1a83a085531a2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://localhost:8080/bitstream/riupf/660/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riupf/6602017-06-02 15:51:15.822oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102017-06-02T18:51:15Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise das estratégias do mix de varejo do Supermercado Tio Zé
title Análise das estratégias do mix de varejo do Supermercado Tio Zé
spellingShingle Análise das estratégias do mix de varejo do Supermercado Tio Zé
Santini, Laura
Administração de empresas
Comportamento do consumidor
Lojas de varejo
Planejamento estratégico
title_short Análise das estratégias do mix de varejo do Supermercado Tio Zé
title_full Análise das estratégias do mix de varejo do Supermercado Tio Zé
title_fullStr Análise das estratégias do mix de varejo do Supermercado Tio Zé
title_full_unstemmed Análise das estratégias do mix de varejo do Supermercado Tio Zé
title_sort Análise das estratégias do mix de varejo do Supermercado Tio Zé
author Santini, Laura
author_facet Santini, Laura
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hermes, Lisiane Caroline Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Santini, Laura
contributor_str_mv Hermes, Lisiane Caroline Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Administração de empresas
Comportamento do consumidor
Lojas de varejo
Planejamento estratégico
topic Administração de empresas
Comportamento do consumidor
Lojas de varejo
Planejamento estratégico
description O objetivo deste trabalho é identificar quais são as estratégias mercadológicas do mix de varejo que o Supermercado Tio Zé, localizado em Ibiaçá – RS, adota para conquistar seu consumidor. Fez-se um estudo na literatura disponível dos conceitos de marketing, lojas de varejo, mix de varejo, trade marketing, comportamento do consumidor e processo decisório de compras do consumidor. A metodologia utilizada embasou-se no estudo de caso e pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Para tanto, elaborou-se um roteiro de entrevista aos clientes em forma de questionário com questões padronizadas e estruturadas, baseadas nas principais variáveis do mix de varejo. Também elaborou-se um roteiro de entrevistas para a gestora do estabelecimento, e por fim, foi criado um roteiro de observação para a pesquisadora. As respostas foram tabuladas e representadas em quadros de forma descritiva. Dessa forma, foi possível verificar as deficiências em cada uma das variáveis pesquisadas. Como principais resultados pode-se afirmar que a maioria dos consumidores não tomam conhecimento das ações promocionais realizadas pelo Supermercado e não são persuadidos pelas mesmas no ponto de venda. Em relação ao mix de produtos esse atende as necessidades dos consumidores e possuem boa qualidade, somente no setor de padaria é que deixa a desejar aos seus clientes. No quesito preço das mercadorias esse é compatível com os demais supermercado, sendo as condições de pagamento consideradas acessíveis. As variáveis do mix de varejo como localização, atmosfera da loja e atendimento são estratégias de diferenciação e consideradas como vantagem competitiva em relação a concorrência.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-08-14T14:29:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-08-14T14:29:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTINI, Laura. Análise das estratégias do mix de varejo do Supermercado Tio Zé. 2014. 87 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.upf.br/handle/riupf/660
identifier_str_mv SANTINI, Laura. Análise das estratégias do mix de varejo do Supermercado Tio Zé. 2014. 87 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2014.
url http://repositorio.upf.br/handle/riupf/660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UPF
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Repositório Institucional da UPF
collection Repositório Institucional da UPF
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/bitstream/riupf/660/1/PF2014Laura_Santini.pdf
http://localhost:8080/bitstream/riupf/660/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1aabec2ae520685026a1a83a085531a2
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798492611765338112