Dinâmica competitiva e estratégias no segmento do zinco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furquim, Nelson Roberto
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23392
Resumo: A taxa de crescimento anual da economia mundial tem ficado em torno de 5,0% desde 2004, como é apontado pelo relatório World Economic Outlook (September 2006), do Fundo Monetário Internacional, e esse crescimento acelerou a demanda por metais básicos, incluindo o zinco, especialmente na China. No setor de mineração e de metais, durante o ano de 2006, o preço das commodities, incluindo zinco e outros metais não ferrosos, atingiram altas históricas, gerando valor para muitas empresas no contexto internacional. O cenário de altos preços foi decorrente principalmente das altas demandas, menor oferta e baixos estoques, desencadeando condições mercadológicas bastante restritas. A China tornou-se o principal direcionador da dinâmica dos preços nos mercados de metais e particularmente no caso do zinco, a demanda da China ultrapassou o crescimento do consumo mundial. Dois fatores básicos influenciaram diretamente o aumento da demanda de zinco e outros metais na China: a sua crescente importância na economia mundial, e o rápido crescimento da sua produção industrial (incluindo exportações), envolvendo um alto consumo de metais. Considerando-se o grau de complexidade e as oportunidades apontadas para o segmento de mineração e metais, o principal objetivo deste trabalho é fazer uma análise da dinâmica competitiva e de algumas estratégias que vigoram no segmento do zinco, reunindo elementos que permitam compreender a forte pressão competitiva verificada no cenário mundial da indústria do zinco. Torna-se, portanto, importante uma compreensão de como os fatores críticos de competitividade, a saber: fontes de vantagens competitivas, fatores internos às empresas, fatores mercadológicos, a conção da indústria e o regime de incentivos e regulação; influenciam as tomadas de decisão nas firmas. Juntos esses fatores compõem o padrão de concorrência nas indústrias produtoras de commodities (FERRAZ, KUPFER e HAGUENAUER, 1995), das quais a indústria do zinco faz parte. Complementando o estudo e alinhando-o com o propósito de avaliar a dinâmica competitiva no segmento do zinco no longo prazo, serão analisadas as principais estratégias, incluindo as estratégias de inovação e de internacionalização, adotadas pela indústria do zinco no Brasil e no mundo, e como as mesmas influenciam o desenvolvimento e o crescimento dos mercados do zinco. Para o desenvolvimento deste projeto e levantamento das informações necessárias para fundamentar o estudo, foram utilizados questionários individuais distribuídos a funcionários da Votorantim Metais e de empresas associadas à International Zinc Association (IZA), além de membros da própria associação e da Latin America International Zinc Association (LATIZA). As respostas foram tabuladas e tratadas estatisticamente.
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A China tornou-se o principal direcionador da dinâmica dos preços nos mercados de metais e particularmente no caso do zinco, a demanda da China ultrapassou o crescimento do consumo mundial. Dois fatores básicos influenciaram diretamente o aumento da demanda de zinco e outros metais na China: a sua crescente importância na economia mundial, e o rápido crescimento da sua produção industrial (incluindo exportações), envolvendo um alto consumo de metais. Considerando-se o grau de complexidade e as oportunidades apontadas para o segmento de mineração e metais, o principal objetivo deste trabalho é fazer uma análise da dinâmica competitiva e de algumas estratégias que vigoram no segmento do zinco, reunindo elementos que permitam compreender a forte pressão competitiva verificada no cenário mundial da indústria do zinco. Torna-se, portanto, importante uma compreensão de como os fatores críticos de competitividade, a saber: fontes de vantagens competitivas, fatores internos às empresas, fatores mercadológicos, a conção da indústria e o regime de incentivos e regulação; influenciam as tomadas de decisão nas firmas. Juntos esses fatores compõem o padrão de concorrência nas indústrias produtoras de commodities (FERRAZ, KUPFER e HAGUENAUER, 1995), das quais a indústria do zinco faz parte. Complementando o estudo e alinhando-o com o propósito de avaliar a dinâmica competitiva no segmento do zinco no longo prazo, serão analisadas as principais estratégias, incluindo as estratégias de inovação e de internacionalização, adotadas pela indústria do zinco no Brasil e no mundo, e como as mesmas influenciam o desenvolvimento e o crescimento dos mercados do zinco. Para o desenvolvimento deste projeto e levantamento das informações necessárias para fundamentar o estudo, foram utilizados questionários individuais distribuídos a funcionários da Votorantim Metais e de empresas associadas à International Zinc Association (IZA), além de membros da própria associação e da Latin America International Zinc Association (LATIZA). As respostas foram tabuladas e tratadas estatisticamente.The worldwide economy growth rate has been around 5,0% since 2004, according to the World Economic Outlook (September 2006) report, by the International Monetary Fund (IMF), and that growth has increased the basic metals demand, zinc included, specially in China. In the mining and metal sectors, throughout 2006, the price of commodities, including zinc and other non-ferrous metals, reached historical highs, generating value to many companies acting internationally. The scenario of high prices took place mainly due to the high demands, lower supply and lower stocks, leading to very restricted market conditions. China became the main driver of the pricing dynamics in the metal markets, and particularly in the case of zinc, the demand in China has been higher than the worldwide consumption growth. Two main factors have directly influenced the growth of zinc and other metals demand in China: the country increasing importance in the world economy, and the fast growth of its industrial production (including exports), involving a high consumption of metals. Taking into account the complexity and the opportunities related to the mining and metals segments, the main objective of this study is to make an analysis of the competitive dynamics and of some strategies present in the zinc segment; gathering elements that will make it possible to better understand the strong competitive pressure observed in the international scenario of the zinc industry. Further to that, it also becomes important to understand how the competitiveness critical factors, such as: sources of competitive advantage, firm internal factors, market factors, industry contion, regulatory and incentive approach; influence the firms decision taking. Those factors all together make up the competition standard for the commodities producing industries (FERRAZ, KUPFER and HAGUENAUER, 1995), including the zinc industry. In addition to that and aligning the study with the purpose of evaluating the competitive dynamics in the zinc segment on the long run, there will be also an analysis of the main strategies, including innovation and internationalization strategies, adopted by the zinc industry in Brazil and worldwide, and how they impact the development and growth of zinc markets. For the development of this project and collecting the needed information to support the study, questionnaires were distributed to Votorantim Metais and companies associated to the International Zinc Association (IZA)employees, besides employees from the association itself and from the Latin America International Zinc Association (LATIZA). The answers were consolidated and statistically treated.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfhttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23392porUniversidade Presbiteriana Mackenziedinâmica competitivasegmentozincocompetitive dynamicssegmentzincCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/2951/Nelson%20Roberto%20Furquim.pdf.jpgDinâmica competitiva e estratégias no segmento do zincoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEBrito, Eliane Pereira Zamithhttp://lattes.cnpq.br/6991824880537204Paula, Germano Mendes dehttp://lattes.cnpq.br/2678047465053355BRAdministraçãoUPMAdministração de EmpresasORIGINALNelson Roberto Furquim.pdfNelson Roberto Furquim.pdfapplication/pdf3491883https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9537d07f-874e-4e4b-aa64-8ad6368fc0af/download6ce7d4ea4cbf1c18247192e9fda58578MD51TEXTNelson Roberto Furquim.pdf.txtNelson Roberto Furquim.pdf.txtExtracted texttext/plain358599https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/6729f2ae-1c0c-44a1-9501-937326f563b5/download6c40080bb9360060a5eb8599c54f8035MD52THUMBNAILNelson Roberto Furquim.pdf.jpgNelson Roberto Furquim.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1183https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8a9611e6-6f43-4f26-a6c6-ea79fe27c076/download4cacf69c4faa9702410a1c604baef22dMD5310899/233922022-03-14 16:12:14.662oai:dspace.mackenzie.br:10899/23392https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T16:12:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
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