Responsabilidade civil dos influenciadores digitais no contexto das relações consumeristas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/32668 |
Resumo: | O presente trabalho visa abordar a temática da responsabilidade civil dos chamados “influenciadores digitais”, essencialmente no tocante às relações de consumo. Como é sabido, os influenciadores digitais atualmente exercem papel relevante na publicidade das marcas/empresas, utilizando as redes sociais como uma ferramenta eficiente para divulgação de produtos e serviços. Nesse sentido, não restam dúvidas de que a atividade desenvolvida por esses agentes impacta diretamente nas relações consumeristas, sobretudo porque eles acabam assumindo uma posição de garantidores em face dos produtos/serviços divulgados. À vista disso, busca-se, aqui, melhor compreender o quanto dispõe a legislação a respeito do tema. Adotou-se o método não experimental para o desenvolvimento desta pesquisa, pautando-se em procedimentos qualitativos e bibliográficos. |
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Neto Grassi, José Roberto AyresSilva, Ivan Luis Marques DaBrito, Alexis Augusto Couto deMartins, Fernanda Rocha2023-05-08T23:50:20Z2023-05-08T23:50:20Z2022-12O presente trabalho visa abordar a temática da responsabilidade civil dos chamados “influenciadores digitais”, essencialmente no tocante às relações de consumo. Como é sabido, os influenciadores digitais atualmente exercem papel relevante na publicidade das marcas/empresas, utilizando as redes sociais como uma ferramenta eficiente para divulgação de produtos e serviços. Nesse sentido, não restam dúvidas de que a atividade desenvolvida por esses agentes impacta diretamente nas relações consumeristas, sobretudo porque eles acabam assumindo uma posição de garantidores em face dos produtos/serviços divulgados. À vista disso, busca-se, aqui, melhor compreender o quanto dispõe a legislação a respeito do tema. Adotou-se o método não experimental para o desenvolvimento desta pesquisa, pautando-se em procedimentos qualitativos e bibliográficos.The present work aims to address the issue of civil liability of the so-called "digital influencers", essentially with regard to consumer relations. As is well known, digital influencers currently play a relevant role in brand/company advertising, using social networks as an efficient tool for promoting products and services. In this sense, there is no doubt that the activity developed by these agents has a direct impact on consumer relations, especially because they assume a position of guarantor in the face of the products/services promoted. In view of this, it is sought here to better understand how much the legislation has on the subject. A non-experimental method was adopted for the development of this research, based on qualitative and bibliographic procedures.Textohttps://dspace.mackenzie.br/handle/10899/32668Universidade Presbiteriana MackenzieUPMBrasilFaculdade de Direito (FD)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessrelações de consumodireito do consumidorpublicidade ilícitaconsumer relationsconsumer lawillicit advertisingResponsabilidade civil dos influenciadores digitais no contexto das relações consumeristasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEORIGINALJOSE ROBERTO AYRES NETO GRASSI.pdfJOSE ROBERTO AYRES NETO GRASSI.pdfJosé Roberto Ayres Neto Grassiapplication/pdf2569319https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/844eeb1a-6c9f-4d7c-8268-91ac41f9e9b5/download6feb6677466a4fdc339d4db7e4dfd4c1MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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