Processamento fonológico e velocidade de nomeação automática rápida em jovens e adultos analfabetos funcionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Michelino, Matheus Sant'Ana
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22760
Resumo: A leitura é uma habilidade cognitiva complexa e sua aquisição depende do acesso a escola e a um sistema de ensino com qualidade. No entanto, a qualidade do ensino e a taxa de evasão escolar ainda produzem altas taxas de analfabetismo e baixas habilidades de leitura no Brasil. Dados de 2018 indicam que 29% da população brasileira pode ser classificada como analfabetos funcionais. Entretanto, apesar da aplicação de provas de leitura em avaliações nacionais ser importante para detectar as taxas de analfabetismo na população adulta, os resultados são pouco conclusivos sobre o impacto dos diferentes processos cognitivos e linguísticos subjacente à leitura nessa população. Verifica-se uma lacuna de conhecimentos específicos sobre os processos cognitivos envolvidos no desempenho de leitura de jovens e adultos analfabetos funcionais e, em que medida, esses processos se diferenciam dos considerados bons leitores. Nesse caso, ainda são necessários estudos que mostrem se a consciência fonológica e a nomeação automática rápida são também habilidades correlacionadas ao desempenho em leitura e escrita em adultos analfabetos funcionais, assim como é em crianças. O objetivo do estudo foi avaliar o desempenho em consciência fonológica e velocidade de nomeação automática rápida, em jovens e adultos analfabetos funcionais e comparar com crianças em processo de alfabetização e adultos plenamente alfabetizados. Participaram do estudo 84 participantes, sendo 26 jovens e adultos analfabetos funcionais, 28 crianças do 3º ano do Ensino Fundamental e 30 jovens e adultos universitários e bons leitores. Todos os participantes foram avaliados por meio de uma bateria ampla de testes neuropsicológicos e de leitura e escrita. Além disso, foram registrados e analisados os movimentos oculares nas tarefas de Nomeação Automática Rápida e leitura. Análises de Covariância (ANCOVAs) Multivariada, controlando o nível de inteligência, indicaram que os jovens e adultos analfabetos funcionais não se diferenciam das crianças e dos universitários nos subtestes silábicos da prova de Consciência Fonológica, entretanto tiveram melhores desempenho do que as crianças em transposição fonêmica e no escore geral dos subtestes fonêmicos, sendo que os universitários obtiveram os melhores resultados. Em relação ao desempenho em Nomeação Automática Rápida, o grupo de analfabetos funcionais obteve melhores desempenho do que as crianças nas tarefas não alfanuméricas e nas alfanuméricas, sendo que os universitários novamente obtiveram melhores desempenhos. Também foram encontradas diferenças nos padrões de movimentos oculares durantes as tarefas de nomeação e leitura.
id UPM_12425c8ef683f9287ee577165f62e860
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/22760
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/0683719309513445Michelino, Matheus Sant'AnaMacedo, Elizeu Coutinho dehttp://lattes.cnpq.br/19095495426027272019-06-27T15:38:21Z2020-03-19T15:20:42Z2020-03-19T15:20:42Z2019-02-21A leitura é uma habilidade cognitiva complexa e sua aquisição depende do acesso a escola e a um sistema de ensino com qualidade. No entanto, a qualidade do ensino e a taxa de evasão escolar ainda produzem altas taxas de analfabetismo e baixas habilidades de leitura no Brasil. Dados de 2018 indicam que 29% da população brasileira pode ser classificada como analfabetos funcionais. Entretanto, apesar da aplicação de provas de leitura em avaliações nacionais ser importante para detectar as taxas de analfabetismo na população adulta, os resultados são pouco conclusivos sobre o impacto dos diferentes processos cognitivos e linguísticos subjacente à leitura nessa população. Verifica-se uma lacuna de conhecimentos específicos sobre os processos cognitivos envolvidos no desempenho de leitura de jovens e adultos analfabetos funcionais e, em que medida, esses processos se diferenciam dos considerados bons leitores. Nesse caso, ainda são necessários estudos que mostrem se a consciência fonológica e a nomeação automática rápida são também habilidades correlacionadas ao desempenho em leitura e escrita em adultos analfabetos funcionais, assim como é em crianças. O objetivo do estudo foi avaliar o desempenho em consciência fonológica e velocidade de nomeação automática rápida, em jovens e adultos analfabetos funcionais e comparar com crianças em processo de alfabetização e adultos plenamente alfabetizados. Participaram do estudo 84 participantes, sendo 26 jovens e adultos analfabetos funcionais, 28 crianças do 3º ano do Ensino Fundamental e 30 jovens e adultos universitários e bons leitores. Todos os participantes foram avaliados por meio de uma bateria ampla de testes neuropsicológicos e de leitura e escrita. Além disso, foram registrados e analisados os movimentos oculares nas tarefas de Nomeação Automática Rápida e leitura. Análises de Covariância (ANCOVAs) Multivariada, controlando o nível de inteligência, indicaram que os jovens e adultos analfabetos funcionais não se diferenciam das crianças e dos universitários nos subtestes silábicos da prova de Consciência Fonológica, entretanto tiveram melhores desempenho do que as crianças em transposição fonêmica e no escore geral dos subtestes fonêmicos, sendo que os universitários obtiveram os melhores resultados. Em relação ao desempenho em Nomeação Automática Rápida, o grupo de analfabetos funcionais obteve melhores desempenho do que as crianças nas tarefas não alfanuméricas e nas alfanuméricas, sendo que os universitários novamente obtiveram melhores desempenhos. Também foram encontradas diferenças nos padrões de movimentos oculares durantes as tarefas de nomeação e leitura.Reading is a complex cognitive ability and its acquisition depends on accessing the school system and in the teaching system quality. However, the quality of education and the school dropout rate still produce high rates of illiteracy and low reading skills in Brazil. Data from 2018 indicate that 29% of the Brazilian population can be classified as functional illiterates. However, although the use of reading tests in national assessments is important to detect illiteracy rates in the adult population, the results are inconclusive on the impact of the different cognitive and linguistic processes underlying reading. There is a lack of specific knowledge about the cognitive processes involved in reading performance of functionally illiterate adults, and to what extent these processes differ from those considered to be good readers. In this case, studies are still necessary to show whether phonological awareness and rapid automatized naming are also skills correlated to reading and writing performance in functional adult illiterates, just as it is in children. The aim of the study was to assess the performance in phonological awareness and rapid automatized naming speed in young people and adults functionally illiterate and to compare with children in the literacy process and fully literate adults. A total of 84 subjects participated in the study, 26 young and adults functionally illiterates, 28 children in the 3rd year of elementary school and 30 undergraduate students. All participants were assessed using a wide battery of neuropsychological and reading and writing tests. In addition, eye movements were recorded and analyzed in the Rapid Automatized Naming and Reading tasks. Multivariate Analysis of Covariance (ANCOVAs), controlling the level of intelligence, indicated that functionally illiterates adults are not differentiated from children and undergraduate students in the syllabic subtests of the Phonological Awareness test, however they performed better than the children in phonemic transposition and in the general score of the phonemic subtests, and the undergraduate students obtained the best results. Regarding the performance in Rapid Automatized Naming, the functionally illiterate group performed better than children in non-alphanumeric and alphanumeric tasks, and the undergraduate students again performed better. Differences in eye movement patterns were also found during naming and reading tasks.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Pauloapplication/pdfMICHELINO, Matheus Sant'Ana. Processamento fonológico e velocidade de nomeação automática rápida em jovens e adultos analfabetos funcionais. 2019. 92 f. Dissertação (Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22760functional illiteracyphonological awarenessrapid automatized namingeye movementsreadingporUniversidade Presbiteriana Mackenziehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessanalfabetismo funcionalconsciência fonológicanomeação automática rápidamovimentos ocularesleituraCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL::PROCESSOS COGNITIVOS E ATENCIONAIShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/19164/Matheus%20Michelino.pdf.jpgProcessamento fonológico e velocidade de nomeação automática rápida em jovens e adultos analfabetos funcionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIECapovilla, Alessandra Gotuzo Seabrahttp://lattes.cnpq.br/7828325860191703Navas, Ana Luiza Gomes Pintohttp://lattes.cnpq.br/0754347427711718BrasilCentro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)UPMDistúrbios do DesenvolvimentoORIGINALMatheus Michelino.pdfMatheus Michelino.pdfapplication/pdf1294945https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8309f1b1-cc9b-4d13-95fa-cd2a6105f972/download2d1d9dcdd85fe980475bf03dc8d9acf8MD51TEXTMatheus Michelino.pdf.txtMatheus Michelino.pdf.txtExtracted texttext/plain189084https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/70b4bb85-7cd7-4d24-8c4e-e6ef9496c53d/downloadbb2eed018ef933baf6c408f8cef4ef31MD52THUMBNAILMatheus Michelino.pdf.jpgMatheus Michelino.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1047https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/86a5b5d3-ff7f-4cd8-b654-259b3529fca5/download752934ecf50740a02cddce4aedceaf0fMD5310899/227602022-03-14 15:47:28.163http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertooai:dspace.mackenzie.br:10899/22760https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T15:47:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv Processamento fonológico e velocidade de nomeação automática rápida em jovens e adultos analfabetos funcionais
title Processamento fonológico e velocidade de nomeação automática rápida em jovens e adultos analfabetos funcionais
spellingShingle Processamento fonológico e velocidade de nomeação automática rápida em jovens e adultos analfabetos funcionais
Michelino, Matheus Sant'Ana
analfabetismo funcional
consciência fonológica
nomeação automática rápida
movimentos oculares
leitura
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL::PROCESSOS COGNITIVOS E ATENCIONAIS
title_short Processamento fonológico e velocidade de nomeação automática rápida em jovens e adultos analfabetos funcionais
title_full Processamento fonológico e velocidade de nomeação automática rápida em jovens e adultos analfabetos funcionais
title_fullStr Processamento fonológico e velocidade de nomeação automática rápida em jovens e adultos analfabetos funcionais
title_full_unstemmed Processamento fonológico e velocidade de nomeação automática rápida em jovens e adultos analfabetos funcionais
title_sort Processamento fonológico e velocidade de nomeação automática rápida em jovens e adultos analfabetos funcionais
author Michelino, Matheus Sant'Ana
author_facet Michelino, Matheus Sant'Ana
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0683719309513445
dc.contributor.author.fl_str_mv Michelino, Matheus Sant'Ana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Macedo, Elizeu Coutinho de
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1909549542602727
contributor_str_mv Macedo, Elizeu Coutinho de
dc.subject.por.fl_str_mv analfabetismo funcional
consciência fonológica
nomeação automática rápida
movimentos oculares
leitura
topic analfabetismo funcional
consciência fonológica
nomeação automática rápida
movimentos oculares
leitura
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL::PROCESSOS COGNITIVOS E ATENCIONAIS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL::PROCESSOS COGNITIVOS E ATENCIONAIS
description A leitura é uma habilidade cognitiva complexa e sua aquisição depende do acesso a escola e a um sistema de ensino com qualidade. No entanto, a qualidade do ensino e a taxa de evasão escolar ainda produzem altas taxas de analfabetismo e baixas habilidades de leitura no Brasil. Dados de 2018 indicam que 29% da população brasileira pode ser classificada como analfabetos funcionais. Entretanto, apesar da aplicação de provas de leitura em avaliações nacionais ser importante para detectar as taxas de analfabetismo na população adulta, os resultados são pouco conclusivos sobre o impacto dos diferentes processos cognitivos e linguísticos subjacente à leitura nessa população. Verifica-se uma lacuna de conhecimentos específicos sobre os processos cognitivos envolvidos no desempenho de leitura de jovens e adultos analfabetos funcionais e, em que medida, esses processos se diferenciam dos considerados bons leitores. Nesse caso, ainda são necessários estudos que mostrem se a consciência fonológica e a nomeação automática rápida são também habilidades correlacionadas ao desempenho em leitura e escrita em adultos analfabetos funcionais, assim como é em crianças. O objetivo do estudo foi avaliar o desempenho em consciência fonológica e velocidade de nomeação automática rápida, em jovens e adultos analfabetos funcionais e comparar com crianças em processo de alfabetização e adultos plenamente alfabetizados. Participaram do estudo 84 participantes, sendo 26 jovens e adultos analfabetos funcionais, 28 crianças do 3º ano do Ensino Fundamental e 30 jovens e adultos universitários e bons leitores. Todos os participantes foram avaliados por meio de uma bateria ampla de testes neuropsicológicos e de leitura e escrita. Além disso, foram registrados e analisados os movimentos oculares nas tarefas de Nomeação Automática Rápida e leitura. Análises de Covariância (ANCOVAs) Multivariada, controlando o nível de inteligência, indicaram que os jovens e adultos analfabetos funcionais não se diferenciam das crianças e dos universitários nos subtestes silábicos da prova de Consciência Fonológica, entretanto tiveram melhores desempenho do que as crianças em transposição fonêmica e no escore geral dos subtestes fonêmicos, sendo que os universitários obtiveram os melhores resultados. Em relação ao desempenho em Nomeação Automática Rápida, o grupo de analfabetos funcionais obteve melhores desempenho do que as crianças nas tarefas não alfanuméricas e nas alfanuméricas, sendo que os universitários novamente obtiveram melhores desempenhos. Também foram encontradas diferenças nos padrões de movimentos oculares durantes as tarefas de nomeação e leitura.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-27T15:38:21Z
2020-03-19T15:20:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-21
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-19T15:20:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MICHELINO, Matheus Sant'Ana. Processamento fonológico e velocidade de nomeação automática rápida em jovens e adultos analfabetos funcionais. 2019. 92 f. Dissertação (Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22760
identifier_str_mv MICHELINO, Matheus Sant'Ana. Processamento fonológico e velocidade de nomeação automática rápida em jovens e adultos analfabetos funcionais. 2019. 92 f. Dissertação (Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8309f1b1-cc9b-4d13-95fa-cd2a6105f972/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/70b4bb85-7cd7-4d24-8c4e-e6ef9496c53d/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/86a5b5d3-ff7f-4cd8-b654-259b3529fca5/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 2d1d9dcdd85fe980475bf03dc8d9acf8
bb2eed018ef933baf6c408f8cef4ef31
752934ecf50740a02cddce4aedceaf0f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813819994453049344