Arte e cultura da moda como fundamentos do vestir contemporâneo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24592 |
Resumo: | A presente tese, intitulada Arte e cultura da moda como fundamentos do vestir contemporâneo , teve como hipótese central a questão do ato de vestir como expressão das conexões entre arte e cultura da moda. A ideia central foi investigar a moda e sua importância na formação da subjetividade como meio de elaborar uma aparência que revele a dimensão do autoconhecimento do indivíduo. A aparência reflete o entendimento que o indivíduo tem de si, como também de sua identidade como um modo de ser. A questão simbólica e a interdisciplinaridade da moda correspondem às expectativas do indivíduo no processo da criação de uma aparência que extrapola a sua funcionalidade. A moda na esfera do sensível nos permite refletir sobre o grau de autoconhecimento do indivíduo que se expressa por meio das imagens provenientes da vestimenta no espaço público. Portanto, o autoconhecimento expresso pelo indivíduo por meio da aparência e da moda o posiciona no mundo como um modo identitário de ser, isto é, de expressar o seu self. |
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http://lattes.cnpq.br/9520043604080391Garcia, SueliAraujo, Paulo Roberto Monteiro dehttp://lattes.cnpq.br/07825413232504462016-03-15T19:44:22Z2020-05-28T18:09:47Z2014-04-052020-05-28T18:09:47Z2014-02-14A presente tese, intitulada Arte e cultura da moda como fundamentos do vestir contemporâneo , teve como hipótese central a questão do ato de vestir como expressão das conexões entre arte e cultura da moda. A ideia central foi investigar a moda e sua importância na formação da subjetividade como meio de elaborar uma aparência que revele a dimensão do autoconhecimento do indivíduo. A aparência reflete o entendimento que o indivíduo tem de si, como também de sua identidade como um modo de ser. A questão simbólica e a interdisciplinaridade da moda correspondem às expectativas do indivíduo no processo da criação de uma aparência que extrapola a sua funcionalidade. A moda na esfera do sensível nos permite refletir sobre o grau de autoconhecimento do indivíduo que se expressa por meio das imagens provenientes da vestimenta no espaço público. Portanto, o autoconhecimento expresso pelo indivíduo por meio da aparência e da moda o posiciona no mundo como um modo identitário de ser, isto é, de expressar o seu self.This thesis entitled "Art and fashion culture as the fundamentals of contemporary dress , has as the central hypothesis to question the act of dressing as the expression of the connections between art and fashion culture. The central idea was to investigate fashion and the importance at the formation of subjectivity as a way to develop the self-appearance to reveal the size of the self. The appearance reflects an understanding that the individual has about himself, but also his identity as a way of being. The symbolic issue and interdisciplinary in the fashion answers the expectations of the self on the process of creating a look that goes beyond functionality. The fashion on sphere of sensitive allows reflecting on the degree of the self that is our individual expression through images of clothing in public space. Therefore, the self-expressed by the individual through the appearance and the fashion stays in the world as a way of identity, that is, to express yourself.application/pdfGARCIA, Sueli. Arte e cultura da moda como fundamentos do vestir contemporâneo. 2014. 196 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24592porUniversidade Presbiteriana Mackenzieartehistória da culturamodainterdisciplinaridadesubjetividadeArthistory of culturefashioninterdisciplinaritysubjectivityCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTEShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4053/Sueli%20Garcia.pdf.jpgArte e cultura da moda como fundamentos do vestir contemporâneoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEFischer, Eliana Gabrielahttp://lattes.cnpq.br/5871085195421521Grinfeld, Fanny Feigensonhttp://lattes.cnpq.br/7323177940023424Reis, Mariza de Fátimahttp://lattes.cnpq.br/5145270704065873Carvalho, Agda Regina dehttp://lattes.cnpq.br/3056266868223757BREducação, Arte e HistóriaUPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALSueli Garcia.pdfSueli Garcia.pdfapplication/pdf6415032https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/e6313d1b-0710-4db2-9d2f-db8f41f8cbec/downloadeb7d316f65e0bef6ae86cb27c6463db5MD51TEXTSueli Garcia.pdf.txtSueli Garcia.pdf.txtExtracted texttext/plain368617https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/4a7bac35-2ae2-4a6e-921b-879e87ddb37b/downloadcf25846b5eefa2716eb7ac2a6dc3e671MD52THUMBNAILSueli Garcia.pdf.jpgSueli Garcia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1183https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/c0104051-512b-44af-baab-8dfe968da9de/downloadf0e5aca7d0a381f6a107617c87f00569MD5310899/245922022-03-14 15:05:58.702oai:dspace.mackenzie.br:10899/24592https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T15:05:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
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