Análise de medidas fisiológicas e comportamentais durante a leitura de textos por disléxicos e bons leitores
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24522 |
Resumo: | A dislexia do desenvolvimento é um distúrbio de aprendizagem que abrange alterações comportamentais e cognitivas tais como leitura lenta e com erros de inversões de letras e sílabas. A análise de medidas fisiológicas durante a leitura pode auxiliar na compreensão dos déficits apresentados por disléxicos. Dentre as principais medidas fisiológicas relacionadas com a análise visual dos itens lidos destacam-se padrões de movimentos oculares e variações do diâmetro pupilar. O presente trabalho tem como objetivo analisar medidas comportamentais e fisiológicas de disléxicos e bons leitores durante a leitura de textos. Participaram do estudo 16 crianças, sendo 8 disléxicos e 8 bons leitores, com idade média de 10,71 anos (dp=1,799) e 10,57 anos (dp= 1,761) respectivamente. Os sujeitos leram 4 textos diferentes na tela de um computador com equipamento de análise dos movimentos oculares. Os resultados revelaram que disléxicos apresentaram desempenho inferior aos bons leitores nas provas de leitura, escrita e consciência fonológica. Assim, disléxicos apresentam dificuldades na identificação rápida de palavras, cometeram confusões por semelhança visual e auditiva, e demonstram prejuízos em consciência fonológica. Além disso, levaram mais tempo para executar as tarefas. Análises das medidas fisiológicas revelam que a duração média das fixações foi maior para os disléxicos. Análise da variação pupilométrica indica que bons leitores não apresentaram variação no diâmetro da pupila nos 4 textos, mas os disléxicos apresentaram contração pupilar no Texto 1. |
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Os sujeitos leram 4 textos diferentes na tela de um computador com equipamento de análise dos movimentos oculares. Os resultados revelaram que disléxicos apresentaram desempenho inferior aos bons leitores nas provas de leitura, escrita e consciência fonológica. Assim, disléxicos apresentam dificuldades na identificação rápida de palavras, cometeram confusões por semelhança visual e auditiva, e demonstram prejuízos em consciência fonológica. Além disso, levaram mais tempo para executar as tarefas. Análises das medidas fisiológicas revelam que a duração média das fixações foi maior para os disléxicos. Análise da variação pupilométrica indica que bons leitores não apresentaram variação no diâmetro da pupila nos 4 textos, mas os disléxicos apresentaram contração pupilar no Texto 1.The developmental dyslexia is a learning disorder that includes behavioral and cognitive disorders such as slow reading and reversals errors of letters and syllables. The analysis of physiological measures during reading can help to understand the deficits present by dyslexics. The main physiological measures related to visual analysis of read items include: patterns of eye movements and pupil diameter variations. This study aims to analyze behavioral and physiological measures of good readers and dyslexics during reading of texts. The study included 16 children, 8 of whom were dyslexic and 8 good readers, with an average age of 10.71 years (sd = 1.799) and 10.57 years (sd= 1,761) respectively. The subjects read four different texts on a computer screen with equipment for analyzing eye movements. The results revealed that dyslexics presented worse than good readers on tests of reading, spelling and phonological awareness. Thus dyslexics have difficulties in the rapid identification of words, confusions committed by visual and auditory similarity, and demonstrate losses in phonological awareness. Additionally, took longer to complete tasks. Analysis of physiological measurements reveal the average duration of fixations was greater for dyslexics. Analysis of pupillary variance indicates that good readers showed no change in pupil diameter in four texts but dyslexics presented pupil contraction in Text 1.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfBARBOSA, Anna Carolina Cassiano. Análise de medidas fisiológicas e comportamentais durante a leitura de textos por disléxicos e bons leitores. 2013. 79 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24522porUniversidade Presbiteriana Mackenziedislexia do desenvolvimentoleituramovimentos ocularespupiladevelopmental dyslexia, reading, eye movements, pupilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3684/Anna%20Carolina%20Cassiano%20Brabosa.pdf.jpgAnálise de medidas fisiológicas e comportamentais durante a leitura de textos por disléxicos e bons leitoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEBoggio, Paulo Sérgiohttp://lattes.cnpq.br/0659408656635728Capovilla, Alessandra Gotuzo Seabrahttp://lattes.cnpq.br/7828325860191703Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedohttp://lattes.cnpq.br/4118225365370155Lukásová, Katerinahttp://lattes.cnpq.br/7551030326740647BRPsicologiaUPMDistúrbios do DesenvolvimentoORIGINALAnna Carolina Cassiano Brabosa.pdfAnna Carolina Cassiano Brabosa.pdfapplication/pdf1149133https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/a738f10a-50fa-436b-8669-a9bfc6024a18/download5554858cd7af50669de32ddfe9cc7244MD51TEXTAnna Carolina Cassiano Brabosa.pdf.txtAnna Carolina Cassiano Brabosa.pdf.txtExtracted texttext/plain110334https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d19598fe-5719-4118-9134-43225afc547b/download7da50773d3313327684d2be09b0698d0MD52THUMBNAILAnna Carolina Cassiano Brabosa.pdf.jpgAnna Carolina Cassiano Brabosa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1143https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/0e81ffb1-20e9-4ee7-8d35-b50da5ab3c35/downloadada1fc528462137ac9b185dbe823fe43MD5310899/245222022-03-14 17:11:30.016oai:dspace.mackenzie.br:10899/24522https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:11:30Repositório Digital do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
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