Marketing de influência: aspectos contratuais e responsabilidade civil dos influenciadores digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilano, Gabrielle Marucci
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital do Mackenzie
Texto Completo: https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/32150
Resumo: A presente monografia busca analisar os aspectos da sociedade contemporânea, especificamente aqueles relacionados ao marketing de influência, grande tendência publicitária atual, visto que os influenciadores digitais estão cada vez mais presentes e atuantes no mundo publicitário, no mercado e na sociedade, bem como os impactos de tal prática publicitária nas relações jurídicas abordadas pela legislação pátria. Isto é, o presente trabalho buscará retratar as repercussões jurídicas da publicidade realizada pelo influenciador digital, principalmente, no âmbito da responsabilidade civil e no âmbito contratual. Para tanto, serão analisados, de maneira pormenorizada, o marketing de influência e seus aspectos jurídicos, bem como sua adaptação e aplicação à era digital e às redes sociais e sua regulamentação. Superadas essas questões primordiais, serão estudados e discutidos, também de forma detalhada, os aspectos contratuais envolvidos na prática de tal atividade publicitária e seus impactos. Por fim, serão avaliadas a abordagem dos diplomas legais brasileiros acerca das questões atuais envolvendo a responsabilidade civil do influenciador digital, como se dá essa responsabilização e qual é o entendimento da jurisprudência acerca dessas questões.
id UPM_149360df6b48dbd6216643bd4d8f0f4e
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/32150
network_acronym_str UPM
network_name_str Repositório Digital do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling Vilano, Gabrielle MarucciAlmeida, Washington Carlos deTheophilo Junior, RoqueAmaro, Elisabete Aloia2023-04-07T00:30:52Z2023-04-07T00:30:52Z2022-06A presente monografia busca analisar os aspectos da sociedade contemporânea, especificamente aqueles relacionados ao marketing de influência, grande tendência publicitária atual, visto que os influenciadores digitais estão cada vez mais presentes e atuantes no mundo publicitário, no mercado e na sociedade, bem como os impactos de tal prática publicitária nas relações jurídicas abordadas pela legislação pátria. Isto é, o presente trabalho buscará retratar as repercussões jurídicas da publicidade realizada pelo influenciador digital, principalmente, no âmbito da responsabilidade civil e no âmbito contratual. Para tanto, serão analisados, de maneira pormenorizada, o marketing de influência e seus aspectos jurídicos, bem como sua adaptação e aplicação à era digital e às redes sociais e sua regulamentação. Superadas essas questões primordiais, serão estudados e discutidos, também de forma detalhada, os aspectos contratuais envolvidos na prática de tal atividade publicitária e seus impactos. Por fim, serão avaliadas a abordagem dos diplomas legais brasileiros acerca das questões atuais envolvendo a responsabilidade civil do influenciador digital, como se dá essa responsabilização e qual é o entendimento da jurisprudência acerca dessas questões.This monograph seeks to analyze aspects of contemporary society, specifically those related to influence marketing, a major current advertising trend, since digital influencers are increasingly present and active in the advertising world, in the market and in the society, as well as the impacts of such advertising practice on the legal relations addressed by the homeland legislation. That is, the present work will seek to portray the legal repercussions of the advertising carried out by the digital influencer, mainly in the scope of civil liability and in the contractual scope. To this end, influence marketing and its legal aspects will be analyzed in detail, as well as its adaptation and application to the digital age and social networks and its regulation. Having overcome these primordial questions, the contractual aspects involved in the practice of such advertising activity and its impacts will be studied and discussed, also in detail. Finally, the approach of Brazilian legal diplomas on current issues involving the civil liability of the digital influencer will be evaluated, as well as how this liability occurs, and what is the understanding of the jurisprudence about these issues.Textohttps://dspace.mackenzie.br/handle/10899/32150Universidade Presbiteriana MackenzieUPMBrasilFaculdade de Direito (FD)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessmarketing de influênciainfluenciadores digitaispublicidadecontrato de publicidadeinfluence marketingdigital influencersadvertisingadvertising contractMarketing de influência: aspectos contratuais e responsabilidade civil dos influenciadores digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Digital do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEORIGINALGABRIELLE MARUCCI VILANO ._2722192_assignsubmission_file_TCC - Gabrielle Marucci Vilano.pdfGABRIELLE MARUCCI VILANO ._2722192_assignsubmission_file_TCC - Gabrielle Marucci Vilano.pdfapplication/pdf1706510https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/c8df7aed-09a3-430b-9871-1ee52b8eca23/download1b423a74a5a9e3bd6313ad4d4aad0362MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/36a177bc-68c7-470b-a966-19f344638c28/downloade39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81997https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/eeac9ad7-a1fd-4cc5-b0ef-cd0d221e3c3b/downloadfb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57MD53TEXTGABRIELLE MARUCCI VILANO ._2722192_assignsubmission_file_TCC - Gabrielle Marucci Vilano.pdf.txtGABRIELLE MARUCCI VILANO ._2722192_assignsubmission_file_TCC - Gabrielle Marucci Vilano.pdf.txtExtracted texttext/plain353370https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ccffb074-cbd9-4ecb-b412-cab90a5298be/download925b2f150c2cddca3060831960162483MD54THUMBNAILGABRIELLE MARUCCI VILANO ._2722192_assignsubmission_file_TCC - Gabrielle Marucci Vilano.pdf.jpgGABRIELLE MARUCCI VILANO ._2722192_assignsubmission_file_TCC - Gabrielle Marucci Vilano.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1178https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/fa44d1d5-7c4b-4fee-b542-b7171ba53360/download540a97c0bff77cff7a0ef834d1de9d77MD5510899/321502023-04-07 02:04:24.847http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Braziloai:dspace.mackenzie.br:10899/32150https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772023-04-07T02:04:24Repositório Digital do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)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
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing de influência: aspectos contratuais e responsabilidade civil dos influenciadores digitais
title Marketing de influência: aspectos contratuais e responsabilidade civil dos influenciadores digitais
spellingShingle Marketing de influência: aspectos contratuais e responsabilidade civil dos influenciadores digitais
Vilano, Gabrielle Marucci
marketing de influência
influenciadores digitais
publicidade
contrato de publicidade
influence marketing
digital influencers
advertising
advertising contract
title_short Marketing de influência: aspectos contratuais e responsabilidade civil dos influenciadores digitais
title_full Marketing de influência: aspectos contratuais e responsabilidade civil dos influenciadores digitais
title_fullStr Marketing de influência: aspectos contratuais e responsabilidade civil dos influenciadores digitais
title_full_unstemmed Marketing de influência: aspectos contratuais e responsabilidade civil dos influenciadores digitais
title_sort Marketing de influência: aspectos contratuais e responsabilidade civil dos influenciadores digitais
author Vilano, Gabrielle Marucci
author_facet Vilano, Gabrielle Marucci
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilano, Gabrielle Marucci
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Washington Carlos de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Theophilo Junior, Roque
Amaro, Elisabete Aloia
contributor_str_mv Almeida, Washington Carlos de
Theophilo Junior, Roque
Amaro, Elisabete Aloia
dc.subject.por.fl_str_mv marketing de influência
influenciadores digitais
publicidade
contrato de publicidade
influence marketing
digital influencers
advertising
advertising contract
topic marketing de influência
influenciadores digitais
publicidade
contrato de publicidade
influence marketing
digital influencers
advertising
advertising contract
description A presente monografia busca analisar os aspectos da sociedade contemporânea, especificamente aqueles relacionados ao marketing de influência, grande tendência publicitária atual, visto que os influenciadores digitais estão cada vez mais presentes e atuantes no mundo publicitário, no mercado e na sociedade, bem como os impactos de tal prática publicitária nas relações jurídicas abordadas pela legislação pátria. Isto é, o presente trabalho buscará retratar as repercussões jurídicas da publicidade realizada pelo influenciador digital, principalmente, no âmbito da responsabilidade civil e no âmbito contratual. Para tanto, serão analisados, de maneira pormenorizada, o marketing de influência e seus aspectos jurídicos, bem como sua adaptação e aplicação à era digital e às redes sociais e sua regulamentação. Superadas essas questões primordiais, serão estudados e discutidos, também de forma detalhada, os aspectos contratuais envolvidos na prática de tal atividade publicitária e seus impactos. Por fim, serão avaliadas a abordagem dos diplomas legais brasileiros acerca das questões atuais envolvendo a responsabilidade civil do influenciador digital, como se dá essa responsabilização e qual é o entendimento da jurisprudência acerca dessas questões.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-07T00:30:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-04-07T00:30:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/32150
url https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/32150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Texto
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Direito (FD)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Repositório Digital do Mackenzie
collection Repositório Digital do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/c8df7aed-09a3-430b-9871-1ee52b8eca23/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/36a177bc-68c7-470b-a966-19f344638c28/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/eeac9ad7-a1fd-4cc5-b0ef-cd0d221e3c3b/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ccffb074-cbd9-4ecb-b412-cab90a5298be/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/fa44d1d5-7c4b-4fee-b542-b7171ba53360/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 1b423a74a5a9e3bd6313ad4d4aad0362
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
fb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57
925b2f150c2cddca3060831960162483
540a97c0bff77cff7a0ef834d1de9d77
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1822588001832665088