Marketing de influência: aspectos contratuais e responsabilidade civil dos influenciadores digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital do Mackenzie |
Texto Completo: | https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/32150 |
Resumo: | A presente monografia busca analisar os aspectos da sociedade contemporânea, especificamente aqueles relacionados ao marketing de influência, grande tendência publicitária atual, visto que os influenciadores digitais estão cada vez mais presentes e atuantes no mundo publicitário, no mercado e na sociedade, bem como os impactos de tal prática publicitária nas relações jurídicas abordadas pela legislação pátria. Isto é, o presente trabalho buscará retratar as repercussões jurídicas da publicidade realizada pelo influenciador digital, principalmente, no âmbito da responsabilidade civil e no âmbito contratual. Para tanto, serão analisados, de maneira pormenorizada, o marketing de influência e seus aspectos jurídicos, bem como sua adaptação e aplicação à era digital e às redes sociais e sua regulamentação. Superadas essas questões primordiais, serão estudados e discutidos, também de forma detalhada, os aspectos contratuais envolvidos na prática de tal atividade publicitária e seus impactos. Por fim, serão avaliadas a abordagem dos diplomas legais brasileiros acerca das questões atuais envolvendo a responsabilidade civil do influenciador digital, como se dá essa responsabilização e qual é o entendimento da jurisprudência acerca dessas questões. |
id |
UPM_149360df6b48dbd6216643bd4d8f0f4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/32150 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Repositório Digital do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
Vilano, Gabrielle MarucciAlmeida, Washington Carlos deTheophilo Junior, RoqueAmaro, Elisabete Aloia2023-04-07T00:30:52Z2023-04-07T00:30:52Z2022-06A presente monografia busca analisar os aspectos da sociedade contemporânea, especificamente aqueles relacionados ao marketing de influência, grande tendência publicitária atual, visto que os influenciadores digitais estão cada vez mais presentes e atuantes no mundo publicitário, no mercado e na sociedade, bem como os impactos de tal prática publicitária nas relações jurídicas abordadas pela legislação pátria. Isto é, o presente trabalho buscará retratar as repercussões jurídicas da publicidade realizada pelo influenciador digital, principalmente, no âmbito da responsabilidade civil e no âmbito contratual. Para tanto, serão analisados, de maneira pormenorizada, o marketing de influência e seus aspectos jurídicos, bem como sua adaptação e aplicação à era digital e às redes sociais e sua regulamentação. Superadas essas questões primordiais, serão estudados e discutidos, também de forma detalhada, os aspectos contratuais envolvidos na prática de tal atividade publicitária e seus impactos. Por fim, serão avaliadas a abordagem dos diplomas legais brasileiros acerca das questões atuais envolvendo a responsabilidade civil do influenciador digital, como se dá essa responsabilização e qual é o entendimento da jurisprudência acerca dessas questões.This monograph seeks to analyze aspects of contemporary society, specifically those related to influence marketing, a major current advertising trend, since digital influencers are increasingly present and active in the advertising world, in the market and in the society, as well as the impacts of such advertising practice on the legal relations addressed by the homeland legislation. That is, the present work will seek to portray the legal repercussions of the advertising carried out by the digital influencer, mainly in the scope of civil liability and in the contractual scope. To this end, influence marketing and its legal aspects will be analyzed in detail, as well as its adaptation and application to the digital age and social networks and its regulation. Having overcome these primordial questions, the contractual aspects involved in the practice of such advertising activity and its impacts will be studied and discussed, also in detail. Finally, the approach of Brazilian legal diplomas on current issues involving the civil liability of the digital influencer will be evaluated, as well as how this liability occurs, and what is the understanding of the jurisprudence about these issues.Textohttps://dspace.mackenzie.br/handle/10899/32150Universidade Presbiteriana MackenzieUPMBrasilFaculdade de Direito (FD)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessmarketing de influênciainfluenciadores digitaispublicidadecontrato de publicidadeinfluence marketingdigital influencersadvertisingadvertising contractMarketing de influência: aspectos contratuais e responsabilidade civil dos influenciadores digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Digital do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEORIGINALGABRIELLE MARUCCI VILANO ._2722192_assignsubmission_file_TCC - Gabrielle Marucci Vilano.pdfGABRIELLE MARUCCI VILANO ._2722192_assignsubmission_file_TCC - Gabrielle Marucci Vilano.pdfapplication/pdf1706510https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/c8df7aed-09a3-430b-9871-1ee52b8eca23/download1b423a74a5a9e3bd6313ad4d4aad0362MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/36a177bc-68c7-470b-a966-19f344638c28/downloade39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81997https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/eeac9ad7-a1fd-4cc5-b0ef-cd0d221e3c3b/downloadfb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57MD53TEXTGABRIELLE MARUCCI VILANO ._2722192_assignsubmission_file_TCC - Gabrielle Marucci Vilano.pdf.txtGABRIELLE MARUCCI VILANO ._2722192_assignsubmission_file_TCC - Gabrielle Marucci Vilano.pdf.txtExtracted texttext/plain353370https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ccffb074-cbd9-4ecb-b412-cab90a5298be/download925b2f150c2cddca3060831960162483MD54THUMBNAILGABRIELLE MARUCCI VILANO ._2722192_assignsubmission_file_TCC - Gabrielle Marucci Vilano.pdf.jpgGABRIELLE MARUCCI VILANO ._2722192_assignsubmission_file_TCC - Gabrielle Marucci Vilano.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1178https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/fa44d1d5-7c4b-4fee-b542-b7171ba53360/download540a97c0bff77cff7a0ef834d1de9d77MD5510899/321502023-04-07 02:04:24.847http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Braziloai:dspace.mackenzie.br:10899/32150https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772023-04-07T02:04:24Repositório Digital do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)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 |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing de influência: aspectos contratuais e responsabilidade civil dos influenciadores digitais |
title |
Marketing de influência: aspectos contratuais e responsabilidade civil dos influenciadores digitais |
spellingShingle |
Marketing de influência: aspectos contratuais e responsabilidade civil dos influenciadores digitais Vilano, Gabrielle Marucci marketing de influência influenciadores digitais publicidade contrato de publicidade influence marketing digital influencers advertising advertising contract |
title_short |
Marketing de influência: aspectos contratuais e responsabilidade civil dos influenciadores digitais |
title_full |
Marketing de influência: aspectos contratuais e responsabilidade civil dos influenciadores digitais |
title_fullStr |
Marketing de influência: aspectos contratuais e responsabilidade civil dos influenciadores digitais |
title_full_unstemmed |
Marketing de influência: aspectos contratuais e responsabilidade civil dos influenciadores digitais |
title_sort |
Marketing de influência: aspectos contratuais e responsabilidade civil dos influenciadores digitais |
author |
Vilano, Gabrielle Marucci |
author_facet |
Vilano, Gabrielle Marucci |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vilano, Gabrielle Marucci |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Almeida, Washington Carlos de |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Theophilo Junior, Roque Amaro, Elisabete Aloia |
contributor_str_mv |
Almeida, Washington Carlos de Theophilo Junior, Roque Amaro, Elisabete Aloia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
marketing de influência influenciadores digitais publicidade contrato de publicidade influence marketing digital influencers advertising advertising contract |
topic |
marketing de influência influenciadores digitais publicidade contrato de publicidade influence marketing digital influencers advertising advertising contract |
description |
A presente monografia busca analisar os aspectos da sociedade contemporânea, especificamente aqueles relacionados ao marketing de influência, grande tendência publicitária atual, visto que os influenciadores digitais estão cada vez mais presentes e atuantes no mundo publicitário, no mercado e na sociedade, bem como os impactos de tal prática publicitária nas relações jurídicas abordadas pela legislação pátria. Isto é, o presente trabalho buscará retratar as repercussões jurídicas da publicidade realizada pelo influenciador digital, principalmente, no âmbito da responsabilidade civil e no âmbito contratual. Para tanto, serão analisados, de maneira pormenorizada, o marketing de influência e seus aspectos jurídicos, bem como sua adaptação e aplicação à era digital e às redes sociais e sua regulamentação. Superadas essas questões primordiais, serão estudados e discutidos, também de forma detalhada, os aspectos contratuais envolvidos na prática de tal atividade publicitária e seus impactos. Por fim, serão avaliadas a abordagem dos diplomas legais brasileiros acerca das questões atuais envolvendo a responsabilidade civil do influenciador digital, como se dá essa responsabilização e qual é o entendimento da jurisprudência acerca dessas questões. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-07T00:30:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-04-07T00:30:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/32150 |
url |
https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/32150 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Texto |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Direito (FD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Repositório Digital do Mackenzie |
collection |
Repositório Digital do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/c8df7aed-09a3-430b-9871-1ee52b8eca23/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/36a177bc-68c7-470b-a966-19f344638c28/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/eeac9ad7-a1fd-4cc5-b0ef-cd0d221e3c3b/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ccffb074-cbd9-4ecb-b412-cab90a5298be/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/fa44d1d5-7c4b-4fee-b542-b7171ba53360/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1b423a74a5a9e3bd6313ad4d4aad0362 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 fb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57 925b2f150c2cddca3060831960162483 540a97c0bff77cff7a0ef834d1de9d77 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1822588001832665088 |