Responsabilidade civil dos influenciadores digitais: redes sociais e publicidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Raíssa Aparecida Marina
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/33501
Resumo: Com o avanço da era digital, a sociedade se viu em novo conceito de vida, onde todas as atividades realizadas são diretamente voltadas ao meio tecnológico/digital, seja trabalho, estudo, relacionamento interpessoal, comunicação instantânea, compra e venda de produtos. O presente trabalho de conclusão de curso busca mostrar a evolução das redes sociais, como as marcas/empresas buscam realizar a divulgação de seus produtos e serviços diante a publicidades realizada em face ao meio digital, qual seja, via influenciadores digitais, que são pessoas engajadas que atuam publicitariamente via redes sociais. Através dos princípios publicitários, o objetivo é demonstrar a responsabilidade civil dos influenciadores em observância ao Código de Defesa do Consumidor, Código Civil e posicionamentos do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, bem como demonstrar o entendimento e divergência dos doutrinadores. O trabalho realizou-se em capítulos, sendo abordado a influência das redes sociais na sociedade atual, a conceitualização dos influenciadores digitais, os princípios regentes da publicidade lícita e ilícita, controle da atividade publicitária, bem como as normas aplicáveis ao tema, e análise da responsabilidade civil e sua possível aplicação perante e atividade publicitária realizada pelos influenciadores digitais.
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Através dos princípios publicitários, o objetivo é demonstrar a responsabilidade civil dos influenciadores em observância ao Código de Defesa do Consumidor, Código Civil e posicionamentos do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, bem como demonstrar o entendimento e divergência dos doutrinadores. O trabalho realizou-se em capítulos, sendo abordado a influência das redes sociais na sociedade atual, a conceitualização dos influenciadores digitais, os princípios regentes da publicidade lícita e ilícita, controle da atividade publicitária, bem como as normas aplicáveis ao tema, e análise da responsabilidade civil e sua possível aplicação perante e atividade publicitária realizada pelos influenciadores digitais.With the advancement of the digital era, the society has seen itself in a new concept of life, where all activities are directly related to the technological/digital environment such as work, study, interpersonal relationships, instant communication, buying and selling products. This final paper aims to show the evolution of social networks, how brands/companies seek to advertise their products and services in the digital environment, namely, throughout digital influencers, which are engaged people who advertise through social networks. Through the advertising principles, the goal is to demonstrate the civil liability of influencers in compliance with the Consumer Protection Code, Civil Code and positions of the National Council of Self-Regulated Advertising, as well as to demonstrate the understanding and divergence of the doctrines. The work was conducted in chapters, addressing the influence of social networks in today's society, the conceptualization of digital influencers, the principles governing lawful and unlawful advertising, control of advertising activity, as well as the rules applicable to the topic, analysis of civil liability and its possible application before the advertising activity is performed by digital influencers.Textohttps://dspace.mackenzie.br/handle/10899/33501Universidade Presbiteriana MackenzieUPMBrasilFaculdade de Direitopublicidaderedes sociaisinfluenciadores digitaisadvertisingsocial networksdigital influencersResponsabilidade civil dos influenciadores digitais: redes sociais e publicidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALRAISSA APARECIDA MARINA FLORES ._3491973_assignsubmission_file_TCC - Raíssa Aparecida Marina Flores.pdfRAISSA APARECIDA MARINA FLORES ._3491973_assignsubmission_file_TCC - Raíssa Aparecida Marina Flores.pdfapplication/pdf1276627https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/3447c8fd-0628-4373-9a50-a394015cf807/download9e7e0da880326baea64ee4db7306af6fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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