PROFA: olhares de professores alfabetizadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Tanija Mara de Souza Maria
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24690
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar a compreensão acerca do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores- PROFA, por parte de professoras alfabetizadoras da Rede Estadual de Ensino de São Paulo e a tradução dessa compreensão para as salas de aula. Busco conhecer o caminho de apropriação de saberes teóricos- ráticos percorrido por professoras alfabetizadoras desde a participação em cursos de formação do PROFA até a possível implementação desses conhecimentos na alfabetização cotidiana, de modo a analisar como ocorre a implementação dessa proposta nos anos iniciais da escolarização. Sendo o PROFA uma política pública educacional de formação docente torna-se imperativo a abordagem desses temas no contexto em que se insere o trabalho. O referencial teórico abrange, com relação às políticas públicas, predominantemente, Dror e com relação à formação e atuação de professores, diversos autores. Os dados foram construídos a partir de narrativas escritas das professoras alfabetizadoras participantes, colhidas em questionário com perguntas abertas e fechadas. A análise dos dados foi pautada em categorias que relacionavam o PROFA política pública de formação continuada de professores alfabetizadores com a prática dos professores alfabetizadores. Com relação aos resultados, destacam-se análise do PROFA, enquanto política pública de formação e apontamentos acerca do uso do mesmo no cotidiano escolar.
id UPM_16f22f449923e3cf8beffe2531a74bd3
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24690
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/7581179241493847Teixeira, Tanija Mara de Souza MariaTancredi, Regina Maria Simões Puccinellihttp://lattes.cnpq.br/06710520510464092016-03-15T19:41:58Z2020-05-28T18:10:38Z2011-01-312020-05-28T18:10:38Z2010-11-16O presente trabalho tem como objetivo apresentar a compreensão acerca do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores- PROFA, por parte de professoras alfabetizadoras da Rede Estadual de Ensino de São Paulo e a tradução dessa compreensão para as salas de aula. Busco conhecer o caminho de apropriação de saberes teóricos- ráticos percorrido por professoras alfabetizadoras desde a participação em cursos de formação do PROFA até a possível implementação desses conhecimentos na alfabetização cotidiana, de modo a analisar como ocorre a implementação dessa proposta nos anos iniciais da escolarização. Sendo o PROFA uma política pública educacional de formação docente torna-se imperativo a abordagem desses temas no contexto em que se insere o trabalho. O referencial teórico abrange, com relação às políticas públicas, predominantemente, Dror e com relação à formação e atuação de professores, diversos autores. Os dados foram construídos a partir de narrativas escritas das professoras alfabetizadoras participantes, colhidas em questionário com perguntas abertas e fechadas. A análise dos dados foi pautada em categorias que relacionavam o PROFA política pública de formação continuada de professores alfabetizadores com a prática dos professores alfabetizadores. Com relação aos resultados, destacam-se análise do PROFA, enquanto política pública de formação e apontamentos acerca do uso do mesmo no cotidiano escolar.The present study has as objective to introduce the comprehension about of the Program of Formation of Alphabetizer Teachers PROFA through of alphabetizing teachers of the São Paulo s State System of Teaching and the translation of this comprehension to the classroom. In this investigation I seek to show (and also to know) the way of appropriation of theoretical/practical knowledges passed by the alphabetizer teachers since the participation in the courses of formation of the PROFA until the possible implementation of these knowledges in the quotidian alphabetizing, with the intention of analysing how occurs the implementation of this proposal in the initial years of the escolarization. Being the PROFA an educational public political of teaching formation becomes imperative the approach of these themes in the context in that insert itself the labour. The theoretical referential includes, with relation to the public political, among Dror, and with relation to the formation and action of teachers, different author. The informations were built through of written narratives of the participant alphabetizing teachers, gathered in questionnaire with open and close questions. The analysis of the informations was ruled in categories that connected the PROFA public political of continuous formation of alphabetizing teachers with the practice of the alphabetizing teachers. With relation to the results detach themselves the analysis of the PROFA, while public political of formation and annotations about the use of the PROFA in the school daily.application/pdfhttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24690porUniversidade Presbiteriana Mackenzieformação de professores alfabetizadoresatuação de professores alfabetizadoresPROFA (Programa de Formação de Professores Alfabetizadores)políticas públicas educacionaisformation of alphabetizing teachersaction of alphabetizing teachersPROFA (Program of Formation of Alphabetizer Teachers)educational public politicalsCNPQ::CIENCIAS HUMANAShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3945/Tanija%20Mara%20de%20Souza%20Maria%20Teixeira.pdf.jpgPROFA: olhares de professores alfabetizadoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEAmbrogi, Ingrid Höttehttp://lattes.cnpq.br/6330995631263989Monteiro, Hilda Mariahttp://lattes.cnpq.br/7769910165417054BREducação, Arte e HistóriaUPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALTanija Mara de Souza Maria Teixeira.pdfTanija Mara de Souza Maria Teixeira.pdfapplication/pdf383107https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/21e1f96d-e725-4e67-8808-d7b63eec73fe/downloadaa1367f62ad1a3e054d31a6f1af2cf24MD51TEXTTanija Mara de Souza Maria Teixeira.pdf.txtTanija Mara de Souza Maria Teixeira.pdf.txtExtracted texttext/plain196498https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/13c7be16-6e45-4b76-9bf4-a42554ac35af/download69c0e882f22c683433acd9f142485aa5MD52THUMBNAILTanija Mara de Souza Maria Teixeira.pdf.jpgTanija Mara de Souza Maria Teixeira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1236https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/609e3d34-b962-48d5-b533-f76b3671c3ac/download6ebe4162617f413460c10a780d1b1c19MD5310899/246902022-03-14 17:15:18.519oai:dspace.mackenzie.br:10899/24690https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:15:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv PROFA: olhares de professores alfabetizadores
title PROFA: olhares de professores alfabetizadores
spellingShingle PROFA: olhares de professores alfabetizadores
Teixeira, Tanija Mara de Souza Maria
formação de professores alfabetizadores
atuação de professores alfabetizadores
PROFA (Programa de Formação de Professores Alfabetizadores)
políticas públicas educacionais
formation of alphabetizing teachers
action of alphabetizing teachers
PROFA (Program of Formation of Alphabetizer Teachers)
educational public politicals
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
title_short PROFA: olhares de professores alfabetizadores
title_full PROFA: olhares de professores alfabetizadores
title_fullStr PROFA: olhares de professores alfabetizadores
title_full_unstemmed PROFA: olhares de professores alfabetizadores
title_sort PROFA: olhares de professores alfabetizadores
author Teixeira, Tanija Mara de Souza Maria
author_facet Teixeira, Tanija Mara de Souza Maria
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7581179241493847
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Tanija Mara de Souza Maria
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0671052051046409
contributor_str_mv Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores alfabetizadores
atuação de professores alfabetizadores
PROFA (Programa de Formação de Professores Alfabetizadores)
políticas públicas educacionais
topic formação de professores alfabetizadores
atuação de professores alfabetizadores
PROFA (Programa de Formação de Professores Alfabetizadores)
políticas públicas educacionais
formation of alphabetizing teachers
action of alphabetizing teachers
PROFA (Program of Formation of Alphabetizer Teachers)
educational public politicals
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
dc.subject.eng.fl_str_mv formation of alphabetizing teachers
action of alphabetizing teachers
PROFA (Program of Formation of Alphabetizer Teachers)
educational public politicals
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description O presente trabalho tem como objetivo apresentar a compreensão acerca do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores- PROFA, por parte de professoras alfabetizadoras da Rede Estadual de Ensino de São Paulo e a tradução dessa compreensão para as salas de aula. Busco conhecer o caminho de apropriação de saberes teóricos- ráticos percorrido por professoras alfabetizadoras desde a participação em cursos de formação do PROFA até a possível implementação desses conhecimentos na alfabetização cotidiana, de modo a analisar como ocorre a implementação dessa proposta nos anos iniciais da escolarização. Sendo o PROFA uma política pública educacional de formação docente torna-se imperativo a abordagem desses temas no contexto em que se insere o trabalho. O referencial teórico abrange, com relação às políticas públicas, predominantemente, Dror e com relação à formação e atuação de professores, diversos autores. Os dados foram construídos a partir de narrativas escritas das professoras alfabetizadoras participantes, colhidas em questionário com perguntas abertas e fechadas. A análise dos dados foi pautada em categorias que relacionavam o PROFA política pública de formação continuada de professores alfabetizadores com a prática dos professores alfabetizadores. Com relação aos resultados, destacam-se análise do PROFA, enquanto política pública de formação e apontamentos acerca do uso do mesmo no cotidiano escolar.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-11-16
dc.date.available.fl_str_mv 2011-01-31
2020-05-28T18:10:38Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:41:58Z
2020-05-28T18:10:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24690
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/21e1f96d-e725-4e67-8808-d7b63eec73fe/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/13c7be16-6e45-4b76-9bf4-a42554ac35af/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/609e3d34-b962-48d5-b533-f76b3671c3ac/download
bitstream.checksum.fl_str_mv aa1367f62ad1a3e054d31a6f1af2cf24
69c0e882f22c683433acd9f142485aa5
6ebe4162617f413460c10a780d1b1c19
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813820030872190976