PROFA: olhares de professores alfabetizadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24690 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo apresentar a compreensão acerca do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores- PROFA, por parte de professoras alfabetizadoras da Rede Estadual de Ensino de São Paulo e a tradução dessa compreensão para as salas de aula. Busco conhecer o caminho de apropriação de saberes teóricos- ráticos percorrido por professoras alfabetizadoras desde a participação em cursos de formação do PROFA até a possível implementação desses conhecimentos na alfabetização cotidiana, de modo a analisar como ocorre a implementação dessa proposta nos anos iniciais da escolarização. Sendo o PROFA uma política pública educacional de formação docente torna-se imperativo a abordagem desses temas no contexto em que se insere o trabalho. O referencial teórico abrange, com relação às políticas públicas, predominantemente, Dror e com relação à formação e atuação de professores, diversos autores. Os dados foram construídos a partir de narrativas escritas das professoras alfabetizadoras participantes, colhidas em questionário com perguntas abertas e fechadas. A análise dos dados foi pautada em categorias que relacionavam o PROFA política pública de formação continuada de professores alfabetizadores com a prática dos professores alfabetizadores. Com relação aos resultados, destacam-se análise do PROFA, enquanto política pública de formação e apontamentos acerca do uso do mesmo no cotidiano escolar. |
id |
UPM_16f22f449923e3cf8beffe2531a74bd3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/24690 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/7581179241493847Teixeira, Tanija Mara de Souza MariaTancredi, Regina Maria Simões Puccinellihttp://lattes.cnpq.br/06710520510464092016-03-15T19:41:58Z2020-05-28T18:10:38Z2011-01-312020-05-28T18:10:38Z2010-11-16O presente trabalho tem como objetivo apresentar a compreensão acerca do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores- PROFA, por parte de professoras alfabetizadoras da Rede Estadual de Ensino de São Paulo e a tradução dessa compreensão para as salas de aula. Busco conhecer o caminho de apropriação de saberes teóricos- ráticos percorrido por professoras alfabetizadoras desde a participação em cursos de formação do PROFA até a possível implementação desses conhecimentos na alfabetização cotidiana, de modo a analisar como ocorre a implementação dessa proposta nos anos iniciais da escolarização. Sendo o PROFA uma política pública educacional de formação docente torna-se imperativo a abordagem desses temas no contexto em que se insere o trabalho. O referencial teórico abrange, com relação às políticas públicas, predominantemente, Dror e com relação à formação e atuação de professores, diversos autores. Os dados foram construídos a partir de narrativas escritas das professoras alfabetizadoras participantes, colhidas em questionário com perguntas abertas e fechadas. A análise dos dados foi pautada em categorias que relacionavam o PROFA política pública de formação continuada de professores alfabetizadores com a prática dos professores alfabetizadores. Com relação aos resultados, destacam-se análise do PROFA, enquanto política pública de formação e apontamentos acerca do uso do mesmo no cotidiano escolar.The present study has as objective to introduce the comprehension about of the Program of Formation of Alphabetizer Teachers PROFA through of alphabetizing teachers of the São Paulo s State System of Teaching and the translation of this comprehension to the classroom. In this investigation I seek to show (and also to know) the way of appropriation of theoretical/practical knowledges passed by the alphabetizer teachers since the participation in the courses of formation of the PROFA until the possible implementation of these knowledges in the quotidian alphabetizing, with the intention of analysing how occurs the implementation of this proposal in the initial years of the escolarization. Being the PROFA an educational public political of teaching formation becomes imperative the approach of these themes in the context in that insert itself the labour. The theoretical referential includes, with relation to the public political, among Dror, and with relation to the formation and action of teachers, different author. The informations were built through of written narratives of the participant alphabetizing teachers, gathered in questionnaire with open and close questions. The analysis of the informations was ruled in categories that connected the PROFA public political of continuous formation of alphabetizing teachers with the practice of the alphabetizing teachers. With relation to the results detach themselves the analysis of the PROFA, while public political of formation and annotations about the use of the PROFA in the school daily.application/pdfhttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24690porUniversidade Presbiteriana Mackenzieformação de professores alfabetizadoresatuação de professores alfabetizadoresPROFA (Programa de Formação de Professores Alfabetizadores)políticas públicas educacionaisformation of alphabetizing teachersaction of alphabetizing teachersPROFA (Program of Formation of Alphabetizer Teachers)educational public politicalsCNPQ::CIENCIAS HUMANAShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3945/Tanija%20Mara%20de%20Souza%20Maria%20Teixeira.pdf.jpgPROFA: olhares de professores alfabetizadoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEAmbrogi, Ingrid Höttehttp://lattes.cnpq.br/6330995631263989Monteiro, Hilda Mariahttp://lattes.cnpq.br/7769910165417054BREducação, Arte e HistóriaUPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALTanija Mara de Souza Maria Teixeira.pdfTanija Mara de Souza Maria Teixeira.pdfapplication/pdf383107https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/21e1f96d-e725-4e67-8808-d7b63eec73fe/downloadaa1367f62ad1a3e054d31a6f1af2cf24MD51TEXTTanija Mara de Souza Maria Teixeira.pdf.txtTanija Mara de Souza Maria Teixeira.pdf.txtExtracted texttext/plain196498https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/13c7be16-6e45-4b76-9bf4-a42554ac35af/download69c0e882f22c683433acd9f142485aa5MD52THUMBNAILTanija Mara de Souza Maria Teixeira.pdf.jpgTanija Mara de Souza Maria Teixeira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1236https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/609e3d34-b962-48d5-b533-f76b3671c3ac/download6ebe4162617f413460c10a780d1b1c19MD5310899/246902022-03-14 17:15:18.519oai:dspace.mackenzie.br:10899/24690https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:15:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
PROFA: olhares de professores alfabetizadores |
title |
PROFA: olhares de professores alfabetizadores |
spellingShingle |
PROFA: olhares de professores alfabetizadores Teixeira, Tanija Mara de Souza Maria formação de professores alfabetizadores atuação de professores alfabetizadores PROFA (Programa de Formação de Professores Alfabetizadores) políticas públicas educacionais formation of alphabetizing teachers action of alphabetizing teachers PROFA (Program of Formation of Alphabetizer Teachers) educational public politicals CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
title_short |
PROFA: olhares de professores alfabetizadores |
title_full |
PROFA: olhares de professores alfabetizadores |
title_fullStr |
PROFA: olhares de professores alfabetizadores |
title_full_unstemmed |
PROFA: olhares de professores alfabetizadores |
title_sort |
PROFA: olhares de professores alfabetizadores |
author |
Teixeira, Tanija Mara de Souza Maria |
author_facet |
Teixeira, Tanija Mara de Souza Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7581179241493847 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Tanija Mara de Souza Maria |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0671052051046409 |
contributor_str_mv |
Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação de professores alfabetizadores atuação de professores alfabetizadores PROFA (Programa de Formação de Professores Alfabetizadores) políticas públicas educacionais |
topic |
formação de professores alfabetizadores atuação de professores alfabetizadores PROFA (Programa de Formação de Professores Alfabetizadores) políticas públicas educacionais formation of alphabetizing teachers action of alphabetizing teachers PROFA (Program of Formation of Alphabetizer Teachers) educational public politicals CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
formation of alphabetizing teachers action of alphabetizing teachers PROFA (Program of Formation of Alphabetizer Teachers) educational public politicals |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
description |
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a compreensão acerca do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores- PROFA, por parte de professoras alfabetizadoras da Rede Estadual de Ensino de São Paulo e a tradução dessa compreensão para as salas de aula. Busco conhecer o caminho de apropriação de saberes teóricos- ráticos percorrido por professoras alfabetizadoras desde a participação em cursos de formação do PROFA até a possível implementação desses conhecimentos na alfabetização cotidiana, de modo a analisar como ocorre a implementação dessa proposta nos anos iniciais da escolarização. Sendo o PROFA uma política pública educacional de formação docente torna-se imperativo a abordagem desses temas no contexto em que se insere o trabalho. O referencial teórico abrange, com relação às políticas públicas, predominantemente, Dror e com relação à formação e atuação de professores, diversos autores. Os dados foram construídos a partir de narrativas escritas das professoras alfabetizadoras participantes, colhidas em questionário com perguntas abertas e fechadas. A análise dos dados foi pautada em categorias que relacionavam o PROFA política pública de formação continuada de professores alfabetizadores com a prática dos professores alfabetizadores. Com relação aos resultados, destacam-se análise do PROFA, enquanto política pública de formação e apontamentos acerca do uso do mesmo no cotidiano escolar. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-11-16 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-01-31 2020-05-28T18:10:38Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:41:58Z 2020-05-28T18:10:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24690 |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24690 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/21e1f96d-e725-4e67-8808-d7b63eec73fe/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/13c7be16-6e45-4b76-9bf4-a42554ac35af/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/609e3d34-b962-48d5-b533-f76b3671c3ac/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
aa1367f62ad1a3e054d31a6f1af2cf24 69c0e882f22c683433acd9f142485aa5 6ebe4162617f413460c10a780d1b1c19 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813820030872190976 |