O diálogo em Paulo Freire como caminho para a comunicação entre professor e aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Igor Wilson Serrão
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25522
Resumo: This dissertation seeks to analyze the role of the good teacher-student relationship in progressive educational practice as a solution to problems faced in traditional education. The present study, performed by means of bibliographic research, is based on the analysis of Paulo Freire’s works - Pedagogia do oprimido and Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. In progressive education defended by Freire, the dialogue is a key element in building the necessary relationship between teacher and student.found. Education based on dialogue presupposes respect for ethical and human characteristics of educators and learners in educational practice, to form and inform individuals capable of critically analyzing the social reality and act in the world in a critical, responsible and committed way, with the consciousness and historical responsibility that they have. In this way, the present research analyzes the identity of the traditional school, the dialogue concept brought by Freire and the necessary positivity of the teacher-studant relationship from the perspective of progressive education.
id UPM_19a7b06589139b6645093763908de956
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/25522
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/8867051797313548Matos, Igor Wilson SerrãoVasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/57500680755085412018-04-25T19:25:50Z2020-05-28T18:13:42Z2020-05-28T18:13:42Z2018-02-09This dissertation seeks to analyze the role of the good teacher-student relationship in progressive educational practice as a solution to problems faced in traditional education. The present study, performed by means of bibliographic research, is based on the analysis of Paulo Freire’s works - Pedagogia do oprimido and Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. In progressive education defended by Freire, the dialogue is a key element in building the necessary relationship between teacher and student.found. Education based on dialogue presupposes respect for ethical and human characteristics of educators and learners in educational practice, to form and inform individuals capable of critically analyzing the social reality and act in the world in a critical, responsible and committed way, with the consciousness and historical responsibility that they have. In this way, the present research analyzes the identity of the traditional school, the dialogue concept brought by Freire and the necessary positivity of the teacher-studant relationship from the perspective of progressive education.Esta dissertação busca analisar o papel da boa relação professor-aluno na prática educativa progressista, como resposta e solução aos problemas educacionais enfrentados na educação tradicional. Para isso, o presente estudo, realizado por meio de pesquisa bibliográfica, apoia-se na análise das obras de Paulo Freire - Pedagogia do oprimido e Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Na educação progressista defendida por Freire, o diálogo é elemento primordial de construção da necessária relação entre professor e aluno. A educação baseada no diálogo pressupõe respeito às características ética e humana de educadores e educandos na prática educativa, com a finalidade de formar e informar indivíduos capazes de analisar criticamente a realidade social e de atuarem no mundo de modo crítico, responsável e comprometido, com a consciência e a responsabilidade histórica que possuem. Desta forma, a presente pesquisa analisa a identidade da escola tradicional, o conceito de diálogo trazido por Freire e a necessária positividade da relação professor-aluno sob a perspectiva da educação progressista.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfMATOS, Igor Wilson Serrão. O diálogo em Paulo Freire como caminho para a comunicação entre professor e aluno. 2018. 86 f. Dissertação (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25522Paulo Freireprogressive educationdialogueteacher-student relationshipporUniversidade Presbiteriana Mackenziehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessPaulo Freireeducação progressistadiálogorelação professor-alunoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/16343/Igor%20Wilson%20Serr%c3%a3o%20Matos.pdf.jpgO diálogo em Paulo Freire como caminho para a comunicação entre professor e alunoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEBrito, Regina Helena Pires dehttp://lattes.cnpq.br/5720921133186299Maia, Gisele Gomeshttp://lattes.cnpq.br/4687018345044109BrasilCentro de Comunicação e Letras (CCL)UPMLetrasORIGINALIgor Wilson Serrão Matos.pdfIgor Wilson Serrão Matos.pdfapplication/pdf845925https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9a1dfdf7-15ed-4c30-87e1-5a00f23763ea/download39bf08810069d43eefa14bbca27ac540MD51TEXTIgor Wilson Serrão Matos.pdf.txtIgor Wilson Serrão Matos.pdf.txtExtracted texttext/plain194773https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/fe6f9259-59fd-47fa-89bf-5a4baed00fcc/downloada34f5aac374ce25b5bbbe4c53ce0bb49MD52THUMBNAILIgor Wilson Serrão Matos.pdf.jpgIgor Wilson Serrão Matos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1160https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/e582de57-08b7-4546-befb-77638f2f40a5/download634f05a353666cc15a106d5fcb6e57b5MD5310899/255222022-03-14 18:11:26.151http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertooai:dspace.mackenzie.br:10899/25522https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T18:11:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv O diálogo em Paulo Freire como caminho para a comunicação entre professor e aluno
title O diálogo em Paulo Freire como caminho para a comunicação entre professor e aluno
spellingShingle O diálogo em Paulo Freire como caminho para a comunicação entre professor e aluno
Matos, Igor Wilson Serrão
Paulo Freire
educação progressista
diálogo
relação professor-aluno
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
title_short O diálogo em Paulo Freire como caminho para a comunicação entre professor e aluno
title_full O diálogo em Paulo Freire como caminho para a comunicação entre professor e aluno
title_fullStr O diálogo em Paulo Freire como caminho para a comunicação entre professor e aluno
title_full_unstemmed O diálogo em Paulo Freire como caminho para a comunicação entre professor e aluno
title_sort O diálogo em Paulo Freire como caminho para a comunicação entre professor e aluno
author Matos, Igor Wilson Serrão
author_facet Matos, Igor Wilson Serrão
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8867051797313548
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Igor Wilson Serrão
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalho
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5750068075508541
contributor_str_mv Vasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Paulo Freire
educação progressista
diálogo
relação professor-aluno
topic Paulo Freire
educação progressista
diálogo
relação professor-aluno
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
description This dissertation seeks to analyze the role of the good teacher-student relationship in progressive educational practice as a solution to problems faced in traditional education. The present study, performed by means of bibliographic research, is based on the analysis of Paulo Freire’s works - Pedagogia do oprimido and Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. In progressive education defended by Freire, the dialogue is a key element in building the necessary relationship between teacher and student.found. Education based on dialogue presupposes respect for ethical and human characteristics of educators and learners in educational practice, to form and inform individuals capable of critically analyzing the social reality and act in the world in a critical, responsible and committed way, with the consciousness and historical responsibility that they have. In this way, the present research analyzes the identity of the traditional school, the dialogue concept brought by Freire and the necessary positivity of the teacher-studant relationship from the perspective of progressive education.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-25T19:25:50Z
2020-05-28T18:13:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02-09
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-28T18:13:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MATOS, Igor Wilson Serrão. O diálogo em Paulo Freire como caminho para a comunicação entre professor e aluno. 2018. 86 f. Dissertação (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25522
identifier_str_mv MATOS, Igor Wilson Serrão. O diálogo em Paulo Freire como caminho para a comunicação entre professor e aluno. 2018. 86 f. Dissertação (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9a1dfdf7-15ed-4c30-87e1-5a00f23763ea/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/fe6f9259-59fd-47fa-89bf-5a4baed00fcc/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/e582de57-08b7-4546-befb-77638f2f40a5/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 39bf08810069d43eefa14bbca27ac540
a34f5aac374ce25b5bbbe4c53ce0bb49
634f05a353666cc15a106d5fcb6e57b5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813820034347171840