Percepção de alguns jovens do papel da educação escolar em sua formação e sua perspectiva de contribuição para a sociedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Jorge Luiz Travassos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28541
Resumo: Young students are the central object of educational action. During elementary and high school, the school is the place where they spend the most time of their lives, especially those who have better financial conditions. Investigating the perception of young students from two private schools of high socioeconomic status regarding the role of school education in their formation, its relationship with knowledge and how their formation can contribute to society is what we propose with this research. In two schools in the expanded center of the city of São Paulo, students from the 8th and 9th grades of elementary school; and, 1st and 2nd year of high school, answered our questions about their perceptions. We analyze school culture through Forquin; the school curriculum and the purpose of the school with Libâneo and Young; Mizukami's pedagogical approaches; and, the development of learning, especially among teenagers, in the light of Wallonian theory. From the analysis of their answers, we could see what these young people think about school, in terms of infrastructure, the type of knowledge they learn, how they learn, and the relationships developed in the school environment.
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We analyze school culture through Forquin; the school curriculum and the purpose of the school with Libâneo and Young; Mizukami's pedagogical approaches; and, the development of learning, especially among teenagers, in the light of Wallonian theory. From the analysis of their answers, we could see what these young people think about school, in terms of infrastructure, the type of knowledge they learn, how they learn, and the relationships developed in the school environment.Os adolescentes são o objeto central da ação educativa. Durante o ensino fundamental II e Médio a escola é o lugar onde passam o maior tempo de suas vidas, especialmente, aqueles que possuem maiores condições financeiras. Investigar a percepção do jovem estudante de duas escolas particulares de alto padrão socioeconômico quanto ao papel da educação escolar na sua formação, sua relação com o conhecimento e como sua formação poderá contribuir para a sociedade é o que nos propomos com essa investigação. Em duas escolas do centro expandido do município de São Paulo/SP, alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental II; e, 1º e 2º ano do ensino médio, responderam aos nossos questionamentos sobre suas percepções. Analisamos a cultura escolar através de Forquin; o currículo escolar e a finalidade da escola com Libâneo e Young; as abordagens pedagógicas de Mizukami; e, o desenvolvimento da aprendizagem, especialmente entre os adolescentes, a luz da teoria walloniana. A partir das análises de suas respostas pudemos perceber o que pensam esses jovens acerca da escola, tanto nos aspectos referentes a infraestrutura, o tipo de conhecimento que aprendem, como aprendem e as relações desenvolvidas no ambiente escolar.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfCAMPOS, Jorge Luiz Travassos. Percepção de alguns jovens do papel da educação escolar em sua formação e sua perspectiva de contribuição para a sociedade. 2021. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2021.https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28541teenagersschool culturehigh schooleducationschoolarporUniversidade Presbiteriana Mackenziehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessadolescênciacultura escolarensino médioeducação básicaescolaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPercepção de alguns jovens do papel da educação escolar em sua formação e sua perspectiva de contribuição para a sociedadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEAndrade, Maria de Fátima Ramos deRamalho, Betania LeiteBrasilCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)UPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALJORGE LUIZ TRAVASSOS CAMPOS.pdfJorge Luiz Travassos Camposapplication/pdf4947558https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2d38e104-3553-4c32-ae41-a78743f1bd60/download02f7e8c602454e9a1edeb80c79cf0b42MD51CC-LICENSElicense_urlapplication/octet-stream49https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/69939744-c27d-46ee-9133-b5b3df14327b/download4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textapplication/octet-stream0https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/89e2aa0a-f1e4-4129-946e-80f3621f1310/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdfapplication/octet-stream0https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/21c1c306-813a-429b-8091-4e260ba8522e/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txttext/plain2108https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/7016b5ab-1bc9-4810-8a6d-10b12e8eb76f/download1ca4f25d161e955cf4b7a4aa65b8e96eMD55TEXTJORGE LUIZ TRAVASSOS CAMPOS.pdf.txtJORGE LUIZ TRAVASSOS CAMPOS.pdf.txtExtracted texttext/plain191148https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/4d011b2c-d1b1-4651-86a3-1931452960f2/download8c18edf89824050f597d4bf290978ad3MD58THUMBNAILJORGE LUIZ TRAVASSOS CAMPOS.pdf.jpgJORGE LUIZ TRAVASSOS CAMPOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1197https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/806eb4ec-0ad5-4d28-808c-635f684e2ace/downloadb27860c9f05f0e5289a5275bfe79dc90MD5910899/285412022-03-14 21:20:39.433http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertooai:dspace.mackenzie.br:10899/28541https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T21:20:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - 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