Análise da intenção de compra em lojas autônomas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bordokan, Cristina El Khouri
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rafael, Manuela Rossini, Santos, Maria Luiza Oliveira
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital do Mackenzie
Texto Completo: https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/29207
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar a intenção de compra do consumidor em lojas autônomas, visto que os padrões de consumo evoluíram conforme o passar dos anos, assim como as expectativas do consumidor. Assim, foi realizada uma pesquisa Survey, utilizando escalas já validadas, adotando como resposta a Escala Likert, e também variáveis de controle como faixa etária e renda mensal, a fim de analisar quais fatores influenciam no consumo em lojas autônomas. Para a análise fatorial dos resultados foi utilizado o software Jamovi, tendo encontrado, quatro fatores para testar as hipóteses levantadas: Intenção de Compra, Covid, Facilidade de Compra e Hábitos de Compra. Analisando as correlações notou-se que o Covid foi o fator com menor correspondência em relação a intenção de compra, e o que mais influencia os respondentes, é o fator Facilidade de Compra. Além disso, foi apurado a possibilidade de influência quanto a idade e renda mensal, podendo-se concluir que para a idade não há nenhuma interferência, porém para renda, os consumidores com renda mensal acima de 20 saláriosmínimos estão mais dispostos a trocar lojas convencionais por lojas autônomas, o que explica que apesar do custo, prevalece a facilidade das mesmas.
id UPM_28414f8c567472c1bfbe524d224f5b88
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/29207
network_acronym_str UPM
network_name_str Repositório Digital do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling Bordokan, Cristina El KhouriRafael, Manuela RossiniSantos, Maria Luiza OliveiraPereira, Veridiana Rotondoro2022-05-18T14:01:04Z2022-05-18T14:01:04Z2021-12O presente trabalho teve como objetivo analisar a intenção de compra do consumidor em lojas autônomas, visto que os padrões de consumo evoluíram conforme o passar dos anos, assim como as expectativas do consumidor. Assim, foi realizada uma pesquisa Survey, utilizando escalas já validadas, adotando como resposta a Escala Likert, e também variáveis de controle como faixa etária e renda mensal, a fim de analisar quais fatores influenciam no consumo em lojas autônomas. Para a análise fatorial dos resultados foi utilizado o software Jamovi, tendo encontrado, quatro fatores para testar as hipóteses levantadas: Intenção de Compra, Covid, Facilidade de Compra e Hábitos de Compra. Analisando as correlações notou-se que o Covid foi o fator com menor correspondência em relação a intenção de compra, e o que mais influencia os respondentes, é o fator Facilidade de Compra. Além disso, foi apurado a possibilidade de influência quanto a idade e renda mensal, podendo-se concluir que para a idade não há nenhuma interferência, porém para renda, os consumidores com renda mensal acima de 20 saláriosmínimos estão mais dispostos a trocar lojas convencionais por lojas autônomas, o que explica que apesar do custo, prevalece a facilidade das mesmas.The present work aims to analyze the consumer's purchase intention in autonomous stores, as consumption patterns have envolved over the years, as well as consumer expectations. Based on this, a Survey research was carried out, using scales that have already been validated, adopting the Likert Scale as a response, as well as control variables such as age group and monthly income in order to analyze which factors influence consumption in autonomous stores. For the factor analysis of the results, the Jamovi software was used, having found four factors to test the raised hypotheses: Purchase Intention, Covid, Ease of Purchase and Purchase Habits. Analyzing the correlations, it was noted that Covid was the factor with the lowest correspondence in relation to purchase intention, and the one that most influences the respondents is the Ease of Purchase facto. In addition, the possibility of influencing age and monthly income was investigated, and it can be concluded that for age there is no interference, but for income, consumers with monthly income above 20 minimum wages are more willing to switch to conventional stores by autonomous stores, which explains that despite the cost, their ease prevails.https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/29207Universidade Presbiteriana MackenzieEscola de Engenharia (EE)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessintenção de compralojas autônomasanálise fatorial exploratóriapurchase intentionautonomous storeexploratory factorial analysisAnálise da intenção de compra em lojas autônomasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Digital do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEORIGINALCristina El Khouri Bordokan - protegido.pdfCristina El Khouri Bordokan - protegido.pdfCristina El Khouri Bordokanapplication/pdf646759https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/82c4a948-72d8-4a40-9772-2d51336f8bef/download7ff94355312dc0b4c1da723a01f3298dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/c39239e9-0f3b-47a6-a2ba-e34eb10a7d1d/downloade39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81997https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/5183d2e9-b497-4fe5-8033-743aeff2d18d/downloadfb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57MD53TEXTCristina El Khouri Bordokan - protegido.pdf.txtCristina El Khouri Bordokan - protegido.pdf.txtExtracted texttext/plain39836https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/7e0375f2-52b3-4483-822c-1a8d1fc7f845/download1f7e8484e587d942b1df0b39892b87d3MD54THUMBNAILCristina El Khouri Bordokan - protegido.pdf.jpgCristina El Khouri Bordokan - protegido.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1607https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2fd2278d-fe4e-4cd9-802c-3fe82e1979ef/downloada4656fa7dd9539d9fbd830c2d1599596MD5510899/292072022-07-12 02:02:22.944http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Braziloai:dspace.mackenzie.br:10899/29207https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-07-12T02:02:22Repositório Digital do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)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
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise da intenção de compra em lojas autônomas
title Análise da intenção de compra em lojas autônomas
spellingShingle Análise da intenção de compra em lojas autônomas
Bordokan, Cristina El Khouri
intenção de compra
lojas autônomas
análise fatorial exploratória
purchase intention
autonomous store
exploratory factorial analysis
title_short Análise da intenção de compra em lojas autônomas
title_full Análise da intenção de compra em lojas autônomas
title_fullStr Análise da intenção de compra em lojas autônomas
title_full_unstemmed Análise da intenção de compra em lojas autônomas
title_sort Análise da intenção de compra em lojas autônomas
author Bordokan, Cristina El Khouri
author_facet Bordokan, Cristina El Khouri
Rafael, Manuela Rossini
Santos, Maria Luiza Oliveira
author_role author
author2 Rafael, Manuela Rossini
Santos, Maria Luiza Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bordokan, Cristina El Khouri
Rafael, Manuela Rossini
Santos, Maria Luiza Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Veridiana Rotondoro
contributor_str_mv Pereira, Veridiana Rotondoro
dc.subject.por.fl_str_mv intenção de compra
lojas autônomas
análise fatorial exploratória
purchase intention
autonomous store
exploratory factorial analysis
topic intenção de compra
lojas autônomas
análise fatorial exploratória
purchase intention
autonomous store
exploratory factorial analysis
description O presente trabalho teve como objetivo analisar a intenção de compra do consumidor em lojas autônomas, visto que os padrões de consumo evoluíram conforme o passar dos anos, assim como as expectativas do consumidor. Assim, foi realizada uma pesquisa Survey, utilizando escalas já validadas, adotando como resposta a Escala Likert, e também variáveis de controle como faixa etária e renda mensal, a fim de analisar quais fatores influenciam no consumo em lojas autônomas. Para a análise fatorial dos resultados foi utilizado o software Jamovi, tendo encontrado, quatro fatores para testar as hipóteses levantadas: Intenção de Compra, Covid, Facilidade de Compra e Hábitos de Compra. Analisando as correlações notou-se que o Covid foi o fator com menor correspondência em relação a intenção de compra, e o que mais influencia os respondentes, é o fator Facilidade de Compra. Além disso, foi apurado a possibilidade de influência quanto a idade e renda mensal, podendo-se concluir que para a idade não há nenhuma interferência, porém para renda, os consumidores com renda mensal acima de 20 saláriosmínimos estão mais dispostos a trocar lojas convencionais por lojas autônomas, o que explica que apesar do custo, prevalece a facilidade das mesmas.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-18T14:01:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-18T14:01:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/29207
url https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/29207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Engenharia (EE)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Repositório Digital do Mackenzie
collection Repositório Digital do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/82c4a948-72d8-4a40-9772-2d51336f8bef/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/c39239e9-0f3b-47a6-a2ba-e34eb10a7d1d/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/5183d2e9-b497-4fe5-8033-743aeff2d18d/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/7e0375f2-52b3-4483-822c-1a8d1fc7f845/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2fd2278d-fe4e-4cd9-802c-3fe82e1979ef/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 7ff94355312dc0b4c1da723a01f3298d
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
fb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57
1f7e8484e587d942b1df0b39892b87d3
a4656fa7dd9539d9fbd830c2d1599596
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1822588037315428352