Cumbica, Guarulhos, Săo Paulo, Brasil: um aeroporto contemporâneo ?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Gerson Moura
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25811
Resumo: O aeroporto contemporâneo na era da globalização é estratégico, pois, conecta um país ao mundo global. Este trabalho trata da relação entre o Aeroporto Internacional de São Paulo e a Cidade de Guarulhos que o acolheu, e os seus desdobramentos na Região Metropolitana de São Paulo. A partir do estudo dos Planos Diretores e das Leis de Uso e Ocupação do Solo de Guarulhos constatamos que, entre 1980 e 1990, os instrumentos de planejamento urbano dessa cidade foram permissivos em relação às ocupações urbanas residenciais clandestinas e irregulares no entorno do aeroporto, e que mesmo após terem se tornado mais restritivos em relação a esse uso, a partir de 1990, o poder público municipal não impediu, ou não teve condições de impedir, o adensamento populacional em zonas de usos impróprias para ocupações urbanas residenciais e incompatíveis com a operação aeroportuária do principal aeroporto internacional brasileiro. O Plano Diretor Aeroportuário, elaborado em 1981; foi realizado pelo Governo Federal através da Comissão Coordenadora do Projeto Sistema Aeroportuário COPASP; e o Plano de Desenvolvimento Aeroportuário, concluído em 2004, pela INFRAERO, não considerou o reassentamento de aproximadamente 5.000 famílias que residem nas áreas de aproximação das cabeceiras da futura terceira pista de pouso e decolagem comprometendo a continuidade da implementação desse aeródromo como fora planejado. Entendemos que o aeroporto contemporâneo deve ser considerado estratégico para a cidade, a região e o país onde está inserido e, portanto, deve ser implementado de forma compartilhada ao território que o acolhe.
id UPM_2ba55d2037cf49904eb5910d37147fbb
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/25811
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/5961049811271305Duarte, Gerson MouraSomekh, Nadiahttp://lattes.cnpq.br/89034914711503652016-03-15T19:24:02Z2020-05-28T18:15:23Z2012-05-232020-05-28T18:15:23Z2012-02-06O aeroporto contemporâneo na era da globalização é estratégico, pois, conecta um país ao mundo global. Este trabalho trata da relação entre o Aeroporto Internacional de São Paulo e a Cidade de Guarulhos que o acolheu, e os seus desdobramentos na Região Metropolitana de São Paulo. A partir do estudo dos Planos Diretores e das Leis de Uso e Ocupação do Solo de Guarulhos constatamos que, entre 1980 e 1990, os instrumentos de planejamento urbano dessa cidade foram permissivos em relação às ocupações urbanas residenciais clandestinas e irregulares no entorno do aeroporto, e que mesmo após terem se tornado mais restritivos em relação a esse uso, a partir de 1990, o poder público municipal não impediu, ou não teve condições de impedir, o adensamento populacional em zonas de usos impróprias para ocupações urbanas residenciais e incompatíveis com a operação aeroportuária do principal aeroporto internacional brasileiro. O Plano Diretor Aeroportuário, elaborado em 1981; foi realizado pelo Governo Federal através da Comissão Coordenadora do Projeto Sistema Aeroportuário COPASP; e o Plano de Desenvolvimento Aeroportuário, concluído em 2004, pela INFRAERO, não considerou o reassentamento de aproximadamente 5.000 famílias que residem nas áreas de aproximação das cabeceiras da futura terceira pista de pouso e decolagem comprometendo a continuidade da implementação desse aeródromo como fora planejado. Entendemos que o aeroporto contemporâneo deve ser considerado estratégico para a cidade, a região e o país onde está inserido e, portanto, deve ser implementado de forma compartilhada ao território que o acolhe.In the globalized era the contemporary airport is strategic since it connects one country to the global world. This study deals with the relationship between the São Paulo International Airport and the town of Guarulhos, where it is located, and the outcomes in the São Paulo metropolitan region. Studying the City Master Plan and the laws concerning land usage and occupation in the town of Guarulhos we found out that, between 1980 and 1990, the urban planning instruments were permissive to clandestine and irregular urban residential occupation in the surroundings of the airport. And that, even after it became more restrictive concerning this kind of land usage since 1990 the municipal authority did not impede, or did not have the conditions to impede, the growth in population density in zones improper for urban residential occupation and incompatible with the airport operation of the main Brazilian international airport. The Airport Master Plan, delivered in 1981, was devised by the Federal Government through the Coordinating Comission of the Airport System Project COPASP; and the Airport Development Plan, ended up in 2004, by INFRAERO, did not consider the resettlement of about 5 thousand families that lived nearby the future third landing-strip, jeopardizing the continuity of the airport implementation as designed. We understand that the contemporary airport should be considered strategic to the city, the region and the country where it is located and therefore its implementation should be shared with the territory that encompasses it.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfDUARTE, Gerson Moura. Cumbica, Guarulhos, Săo Paulo, Brasil: um aeroporto contemporâneo ?. 2012. 246 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25811porUniversidade Presbiteriana Mackenzieaeroportoplanejamento urbanoplanejamento aeroportuárioairportAirport Development PlanCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/2641/Gerson%20Moura%20Duarte.pdf.jpgCumbica, Guarulhos, Săo Paulo, Brasil: um aeroporto contemporâneo ?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEAbascal, Eunice Helena Sguizzardihttp://lattes.cnpq.br/2158833016113682Villaça, Flavio Jose Magalhaeshttp://lattes.cnpq.br/8914007895201802Bruna, Gilda Collethttp://lattes.cnpq.br/2224937664018718BRArquitetura e UrbanismoUPMArquitetura e UrbanismoORIGINALGerson Moura Duarte.pdfGerson Moura Duarte.pdfapplication/pdf6944400https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/51eb330c-9205-4c7b-a776-cdfe12985222/download746b970fda82fd2e68573018f2e83a75MD51TEXTGerson Moura Duarte.pdf.txtGerson Moura Duarte.pdf.txtExtracted texttext/plain382093https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ed1f58c1-e5b6-4029-a96b-1b51cfebe20f/downloadf0cc472e61600c7bcf4dfb72b84d33abMD52THUMBNAILGerson Moura Duarte.pdf.jpgGerson Moura Duarte.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1184https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/51edf80e-68ef-445a-895c-aa3b8dc61ca1/download90302bbc63f09e4d65c77395c10ca5e4MD5310899/258112022-03-14 18:29:46.209oai:dspace.mackenzie.br:10899/25811https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T18:29:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv Cumbica, Guarulhos, Săo Paulo, Brasil: um aeroporto contemporâneo ?
title Cumbica, Guarulhos, Săo Paulo, Brasil: um aeroporto contemporâneo ?
spellingShingle Cumbica, Guarulhos, Săo Paulo, Brasil: um aeroporto contemporâneo ?
Duarte, Gerson Moura
aeroporto
planejamento urbano
planejamento aeroportuário
airport
Airport Development Plan
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
title_short Cumbica, Guarulhos, Săo Paulo, Brasil: um aeroporto contemporâneo ?
title_full Cumbica, Guarulhos, Săo Paulo, Brasil: um aeroporto contemporâneo ?
title_fullStr Cumbica, Guarulhos, Săo Paulo, Brasil: um aeroporto contemporâneo ?
title_full_unstemmed Cumbica, Guarulhos, Săo Paulo, Brasil: um aeroporto contemporâneo ?
title_sort Cumbica, Guarulhos, Săo Paulo, Brasil: um aeroporto contemporâneo ?
author Duarte, Gerson Moura
author_facet Duarte, Gerson Moura
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5961049811271305
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Gerson Moura
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Somekh, Nadia
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8903491471150365
contributor_str_mv Somekh, Nadia
dc.subject.por.fl_str_mv aeroporto
planejamento urbano
planejamento aeroportuário
topic aeroporto
planejamento urbano
planejamento aeroportuário
airport
Airport Development Plan
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
dc.subject.eng.fl_str_mv airport
Airport Development Plan
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
description O aeroporto contemporâneo na era da globalização é estratégico, pois, conecta um país ao mundo global. Este trabalho trata da relação entre o Aeroporto Internacional de São Paulo e a Cidade de Guarulhos que o acolheu, e os seus desdobramentos na Região Metropolitana de São Paulo. A partir do estudo dos Planos Diretores e das Leis de Uso e Ocupação do Solo de Guarulhos constatamos que, entre 1980 e 1990, os instrumentos de planejamento urbano dessa cidade foram permissivos em relação às ocupações urbanas residenciais clandestinas e irregulares no entorno do aeroporto, e que mesmo após terem se tornado mais restritivos em relação a esse uso, a partir de 1990, o poder público municipal não impediu, ou não teve condições de impedir, o adensamento populacional em zonas de usos impróprias para ocupações urbanas residenciais e incompatíveis com a operação aeroportuária do principal aeroporto internacional brasileiro. O Plano Diretor Aeroportuário, elaborado em 1981; foi realizado pelo Governo Federal através da Comissão Coordenadora do Projeto Sistema Aeroportuário COPASP; e o Plano de Desenvolvimento Aeroportuário, concluído em 2004, pela INFRAERO, não considerou o reassentamento de aproximadamente 5.000 famílias que residem nas áreas de aproximação das cabeceiras da futura terceira pista de pouso e decolagem comprometendo a continuidade da implementação desse aeródromo como fora planejado. Entendemos que o aeroporto contemporâneo deve ser considerado estratégico para a cidade, a região e o país onde está inserido e, portanto, deve ser implementado de forma compartilhada ao território que o acolhe.
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-05-23
2020-05-28T18:15:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-02-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:24:02Z
2020-05-28T18:15:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DUARTE, Gerson Moura. Cumbica, Guarulhos, Săo Paulo, Brasil: um aeroporto contemporâneo ?. 2012. 246 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25811
identifier_str_mv DUARTE, Gerson Moura. Cumbica, Guarulhos, Săo Paulo, Brasil: um aeroporto contemporâneo ?. 2012. 246 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/51eb330c-9205-4c7b-a776-cdfe12985222/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ed1f58c1-e5b6-4029-a96b-1b51cfebe20f/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/51edf80e-68ef-445a-895c-aa3b8dc61ca1/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 746b970fda82fd2e68573018f2e83a75
f0cc472e61600c7bcf4dfb72b84d33ab
90302bbc63f09e4d65c77395c10ca5e4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813820037821104128