Perspectivas, tensões e desafios do programa nacional escolas sustentáveis nas escolas estaduais de Araçatuba/SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ricardo Miranda dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24666
Resumo: A escola pode ser um ambiente que promova conexões, crie oportunidades para reflexões diante dos dilemas contemporâneos de nossa sociedade e forme alunos cientes de suas responsabilidades. Os problemas ambientais constituem-se na atualidade como um desses dilemas e a Educação Ambiental possui o papel importante de discutir os processos de transformações e de como reavaliar nossa relação com o “eu”, “outro” e com o planeta. A pesquisa busca perceber os limites e as possibilidades do Programa Nacional Escolas Sustentáveis (PNES) como proposta de Política Pública Educacional na tangibilidade da Educação Ambiental nas escolas estatuais no município de Araçatuba/SP, sob a óptica dos gestores e docentes que participaram de sua implementação e gestão. A tese contemplou a seguinte problemática de pesquisa: quais são os principais desafios e possibilidades relativos ao processo de ambientalização curricular promovidos pela PNES e como as práticas e ações em Educação Ambiental desenvolvidas na escola, agora não mais como receptora das políticas públicas, são repensadas em seus contextos. O PNES trabalhou com diversos conceitos como; sustentabilidade, escolas sustentáveis e espaços educadores sustentáveis. Assim, sua proposta é de contribuir para uma ressignificação dos espaços escolares e de outros ambientes de aprendizagem na construção de uma sociedade sustentável. Por isso, os espaços educadores sustentáveis e as escolas sustentáveis estão pautados em três dimensões inter-relacionadas: espaço, gestão e currículo, onde a formação seja apoiada na criação de contextos de aprendizagem exigentes e estimulantes, que possibilitem o desabrochar das capacidades individuais e coletivas e que desenvolvam as competências que permitam construir uma sociedade mais harmoniosa, equilibrada, livre e justa. O método utilizado na pesquisa foi a Hermenêutica de Profundidade (HP) proposta por John Thompson (2011), que considera a Interpretação da Doxa e mais três procedimentos: Análise Sócio- Histórica, Análise Formal ou Discursiva e a Interpretação / Reinterpretação. Esses três procedimentos não são cronológicos, mas complementares. Para a Análise Formal ou Discursiva optamos em utilizar a Análise de Conteúdo (AC) que é um procedimento metodológico de organização e análise de dados proposto por Bardin (2009). A investigação procura evidenciar as potencialidades, problemas e desafios do PNES por meio das entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos da pesquisa são professores e gestores que participaram da elaboração, implantação, execução e gestão dos projetos das escolas, totalizando 11 entrevistas. Com a pesquisa compreendemos que a proposta do Programa Nacional Escolas Sustentáveis (PNES) é essencial para o fortalecimento de ações e práticas de Educação Ambiental Crítica, para contrapor os processos hegemônicos e para contribuir com a transformação da realidade, além de ampliar as bases para fundarmos sociedades sustentáveis. Portanto, uma escola deve ser reflexiva, concebida para se organizar e (re) pensar a si própria continuamente. Trata-se de um processo de confronto com o “fazer” suas atividades e ressignificar sua missão social em um processo heurístico.
id UPM_2de94fa510cbd97ff1870c451fca1ee5
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24666
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/3200985522734291Santos, Ricardo Miranda dosSouza Neto, João Clemente dehttp://lattes.cnpq.br/11054641052294062019-06-27T15:33:56Z2020-05-28T18:09:59Z2020-05-28T18:09:59Z2019-02-21A escola pode ser um ambiente que promova conexões, crie oportunidades para reflexões diante dos dilemas contemporâneos de nossa sociedade e forme alunos cientes de suas responsabilidades. Os problemas ambientais constituem-se na atualidade como um desses dilemas e a Educação Ambiental possui o papel importante de discutir os processos de transformações e de como reavaliar nossa relação com o “eu”, “outro” e com o planeta. A pesquisa busca perceber os limites e as possibilidades do Programa Nacional Escolas Sustentáveis (PNES) como proposta de Política Pública Educacional na tangibilidade da Educação Ambiental nas escolas estatuais no município de Araçatuba/SP, sob a óptica dos gestores e docentes que participaram de sua implementação e gestão. A tese contemplou a seguinte problemática de pesquisa: quais são os principais desafios e possibilidades relativos ao processo de ambientalização curricular promovidos pela PNES e como as práticas e ações em Educação Ambiental desenvolvidas na escola, agora não mais como receptora das políticas públicas, são repensadas em seus contextos. O PNES trabalhou com diversos conceitos como; sustentabilidade, escolas sustentáveis e espaços educadores sustentáveis. Assim, sua proposta é de contribuir para uma ressignificação dos espaços escolares e de outros ambientes de aprendizagem na construção de uma sociedade sustentável. Por isso, os espaços educadores sustentáveis e as escolas sustentáveis estão pautados em três dimensões inter-relacionadas: espaço, gestão e currículo, onde a formação seja apoiada na criação de contextos de aprendizagem exigentes e estimulantes, que possibilitem o desabrochar das capacidades individuais e coletivas e que desenvolvam as competências que permitam construir uma sociedade mais harmoniosa, equilibrada, livre e justa. O método utilizado na pesquisa foi a Hermenêutica de Profundidade (HP) proposta por John Thompson (2011), que considera a Interpretação da Doxa e mais três procedimentos: Análise Sócio- Histórica, Análise Formal ou Discursiva e a Interpretação / Reinterpretação. Esses três procedimentos não são cronológicos, mas complementares. Para a Análise Formal ou Discursiva optamos em utilizar a Análise de Conteúdo (AC) que é um procedimento metodológico de organização e análise de dados proposto por Bardin (2009). A investigação procura evidenciar as potencialidades, problemas e desafios do PNES por meio das entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos da pesquisa são professores e gestores que participaram da elaboração, implantação, execução e gestão dos projetos das escolas, totalizando 11 entrevistas. Com a pesquisa compreendemos que a proposta do Programa Nacional Escolas Sustentáveis (PNES) é essencial para o fortalecimento de ações e práticas de Educação Ambiental Crítica, para contrapor os processos hegemônicos e para contribuir com a transformação da realidade, além de ampliar as bases para fundarmos sociedades sustentáveis. Portanto, uma escola deve ser reflexiva, concebida para se organizar e (re) pensar a si própria continuamente. Trata-se de um processo de confronto com o “fazer” suas atividades e ressignificar sua missão social em um processo heurístico.The school can be an environment that promotes, creates opportunities for reflections on the contemporary dilemmas of our society and educates students aware of their responsibilities. Environmental problems are nowadays one of these dilemmas and Environmental Education has the important role of discussing the processes of transformation and how to re-evaluate our relationship with the "I", "other" and the planet. The research seeks to understand the limits and possibilities of the National Sustainable Schools Program (PNES) as a proposal of Public Education Policy in the tangibility of Environmental Education in state schools in the city of Araçatuba / SP, from the perspective of managers and teachers who participated in its implementation and management. The thesis considered the following research problem: what are the main challenges and possibilities related to the process of curricular environmentalization promoted by the PNES and how the practices and actions in Environmental Education developed in the school, now no longer as recipients of public policies, are rethought in their contexts. The PNES worked with several concepts such as; sustainability, sustainable schools and sustainable educational spaces. Thus, its proposal is to contribute to a resignification of the school spaces and other learning environments in the construction of a sustainable society. For this reason, sustainable educational spaces and sustainable schools are based on three interrelated dimensions: space, management and curriculum, where training is supported in the creation of demanding and stimulating learning contexts that enable the emergence of individual and collective capacities and to develop the skills to build a more harmonious, balanced, free and fair society. The method used in the research was Depth Hermeneutics (HP) proposed by John Thompson (2011), which considers Doxa's Interpretation and three other procedures: Socio-Historical Analysis, Formal or Discursive Analysis and Interpretation / Reinterpretation. These three procedures are not chronological, but complementary. For the Formal or Discursive Analysis we chose to use the Content Analysis (CA), which is a methodological procedure of organization and data analysis proposed by Bardin (2009). The research seeks to highlight the potentialities, problems and challenges of PNES through semi-structured interviews. The research subjects are teachers and managers who participated in the design, implementation, execution and management of school projects, totaling 11 interviews. With the research, we understand that the National Schools Sustainable Program (PNES) proposal is essential for the strengthening of actions and practices of Critical Environmental Education, to counter the hegemonic processes and to contribute to the transformation of reality, as well as to broaden the bases for founding sustainable societies. Therefore, a school must be reflective, designed to organize and (re) think of itself continuously. It is a process of confrontation with the "doing" of its activities and re-signifying its social mission in a heuristic process.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfSANTOS, Ricardo Miranda dos. Perspectivas, tensões e desafios do programa nacional escolas sustentáveis nas escolas estaduais de Araçatuba/SP. 2019. 292 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24666environmental educationsustainable educator spacessustainable schoolscurriculummanagementporUniversidade Presbiteriana Mackenziehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccesseducação ambientalespaços educadores sustentáveisescolas sustentáveiscurrículogestãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/19148/Ricardo%20Miranda%20dos%20Santos.pdf.jpgPerspectivas, tensões e desafios do programa nacional escolas sustentáveis nas escolas estaduais de Araçatuba/SPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEMizukami, Maria da Graca Nicolettihttp://lattes.cnpq.br/2121396261196481Silva, Paulo Fraga dahttp://lattes.cnpq.br/5107989573840442Másculo, José Cássiohttp://lattes.cnpq.br/9041351731930884Malaco, Laís Helenahttp://lattes.cnpq.br/5708715238225155BrasilCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)UPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALRicardo Miranda dos Santos.pdfRicardo Miranda dos Santos.pdfapplication/pdf2616847https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/372348de-6df4-4993-8a17-929b1595dc3a/download3c1b66be6f5a4d87e7c73592d732c52eMD51TEXTRicardo Miranda dos Santos.pdf.txtRicardo Miranda dos Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain703655https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/54f3b241-9512-4a64-b493-f8ccc060f768/downloadd77b518c2a099389273b2d8fb67142b9MD52THUMBNAILRicardo Miranda dos Santos.pdf.jpgRicardo Miranda dos Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1118https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/09e0492b-489c-4f19-86d9-e01661e9e5ed/downloadc28670cc5b3a69b1c2648cb46fa7f5eaMD5310899/246662022-03-14 15:48:56.419http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertooai:dspace.mackenzie.br:10899/24666https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T15:48:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv Perspectivas, tensões e desafios do programa nacional escolas sustentáveis nas escolas estaduais de Araçatuba/SP
title Perspectivas, tensões e desafios do programa nacional escolas sustentáveis nas escolas estaduais de Araçatuba/SP
spellingShingle Perspectivas, tensões e desafios do programa nacional escolas sustentáveis nas escolas estaduais de Araçatuba/SP
Santos, Ricardo Miranda dos
educação ambiental
espaços educadores sustentáveis
escolas sustentáveis
currículo
gestão
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Perspectivas, tensões e desafios do programa nacional escolas sustentáveis nas escolas estaduais de Araçatuba/SP
title_full Perspectivas, tensões e desafios do programa nacional escolas sustentáveis nas escolas estaduais de Araçatuba/SP
title_fullStr Perspectivas, tensões e desafios do programa nacional escolas sustentáveis nas escolas estaduais de Araçatuba/SP
title_full_unstemmed Perspectivas, tensões e desafios do programa nacional escolas sustentáveis nas escolas estaduais de Araçatuba/SP
title_sort Perspectivas, tensões e desafios do programa nacional escolas sustentáveis nas escolas estaduais de Araçatuba/SP
author Santos, Ricardo Miranda dos
author_facet Santos, Ricardo Miranda dos
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3200985522734291
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ricardo Miranda dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza Neto, João Clemente de
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1105464105229406
contributor_str_mv Souza Neto, João Clemente de
dc.subject.por.fl_str_mv educação ambiental
espaços educadores sustentáveis
escolas sustentáveis
currículo
gestão
topic educação ambiental
espaços educadores sustentáveis
escolas sustentáveis
currículo
gestão
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A escola pode ser um ambiente que promova conexões, crie oportunidades para reflexões diante dos dilemas contemporâneos de nossa sociedade e forme alunos cientes de suas responsabilidades. Os problemas ambientais constituem-se na atualidade como um desses dilemas e a Educação Ambiental possui o papel importante de discutir os processos de transformações e de como reavaliar nossa relação com o “eu”, “outro” e com o planeta. A pesquisa busca perceber os limites e as possibilidades do Programa Nacional Escolas Sustentáveis (PNES) como proposta de Política Pública Educacional na tangibilidade da Educação Ambiental nas escolas estatuais no município de Araçatuba/SP, sob a óptica dos gestores e docentes que participaram de sua implementação e gestão. A tese contemplou a seguinte problemática de pesquisa: quais são os principais desafios e possibilidades relativos ao processo de ambientalização curricular promovidos pela PNES e como as práticas e ações em Educação Ambiental desenvolvidas na escola, agora não mais como receptora das políticas públicas, são repensadas em seus contextos. O PNES trabalhou com diversos conceitos como; sustentabilidade, escolas sustentáveis e espaços educadores sustentáveis. Assim, sua proposta é de contribuir para uma ressignificação dos espaços escolares e de outros ambientes de aprendizagem na construção de uma sociedade sustentável. Por isso, os espaços educadores sustentáveis e as escolas sustentáveis estão pautados em três dimensões inter-relacionadas: espaço, gestão e currículo, onde a formação seja apoiada na criação de contextos de aprendizagem exigentes e estimulantes, que possibilitem o desabrochar das capacidades individuais e coletivas e que desenvolvam as competências que permitam construir uma sociedade mais harmoniosa, equilibrada, livre e justa. O método utilizado na pesquisa foi a Hermenêutica de Profundidade (HP) proposta por John Thompson (2011), que considera a Interpretação da Doxa e mais três procedimentos: Análise Sócio- Histórica, Análise Formal ou Discursiva e a Interpretação / Reinterpretação. Esses três procedimentos não são cronológicos, mas complementares. Para a Análise Formal ou Discursiva optamos em utilizar a Análise de Conteúdo (AC) que é um procedimento metodológico de organização e análise de dados proposto por Bardin (2009). A investigação procura evidenciar as potencialidades, problemas e desafios do PNES por meio das entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos da pesquisa são professores e gestores que participaram da elaboração, implantação, execução e gestão dos projetos das escolas, totalizando 11 entrevistas. Com a pesquisa compreendemos que a proposta do Programa Nacional Escolas Sustentáveis (PNES) é essencial para o fortalecimento de ações e práticas de Educação Ambiental Crítica, para contrapor os processos hegemônicos e para contribuir com a transformação da realidade, além de ampliar as bases para fundarmos sociedades sustentáveis. Portanto, uma escola deve ser reflexiva, concebida para se organizar e (re) pensar a si própria continuamente. Trata-se de um processo de confronto com o “fazer” suas atividades e ressignificar sua missão social em um processo heurístico.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-27T15:33:56Z
2020-05-28T18:09:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-21
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-28T18:09:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Ricardo Miranda dos. Perspectivas, tensões e desafios do programa nacional escolas sustentáveis nas escolas estaduais de Araçatuba/SP. 2019. 292 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24666
identifier_str_mv SANTOS, Ricardo Miranda dos. Perspectivas, tensões e desafios do programa nacional escolas sustentáveis nas escolas estaduais de Araçatuba/SP. 2019. 292 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24666
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/372348de-6df4-4993-8a17-929b1595dc3a/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/54f3b241-9512-4a64-b493-f8ccc060f768/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/09e0492b-489c-4f19-86d9-e01661e9e5ed/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 3c1b66be6f5a4d87e7c73592d732c52e
d77b518c2a099389273b2d8fb67142b9
c28670cc5b3a69b1c2648cb46fa7f5ea
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813820044247826432