Wassily Kandinsky: Do espiritual na arte e a proposta da sonoridade interior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Ângelo Dimitre Gomes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24707
Resumo: A relação entre os códigos visual, sonoro e verbal é um tema que sempre fascinou diversos artistas e pesquisadores. Wassily Kandinsky (1866-1944) foi responsável por um dos mais conceituados trabalhos nesse campo. Poesia, sinestesia e sensibilidade são características marcantes desde a sua infância. No final do século XIX e início do século XX, a arte apresentava sinais de ruptura com o modelo de representação do mundo exterior. Em meio a esse cenário, Kandinsky buscou o conteúdo interior/espiritual de uma obra de arte: a sonoridade interior. Por meio dela, formas exteriores distintas podem atingir a mesma ressonância na alma do espectador. Em seu livro Do Espiritual na Arte , publicado em 1914, Kandinsky expôs os principais conceitos concernentes à sonoridade interior. O autor parecia profetizar novos rumos à Arte, nos quais os valores externos seriam reduzidos e a sonoridade interior amplificada. Esta dissertação apresenta uma reflexão sobre todo esse cenário. Aponta o trajeto percorrido por Kandinsky no desenvolvimento de sua linguagem, concentrando-se em assuntos concernentes a relações intercódigos. Expõe os principais conceitos apresentados no livro Do Espiritual na Arte . Apresenta a Arte Monumental, conceito criado por Kandinsky, no qual diversos códigos são relacionados. Analisa recortes da composição cênica A sonoridade amarela , exemplo de Arte Monumental. Apresenta um ensaio artístico criado pelo autor da presente dissertação, no qual são relacionados elementos dos códigos visual, sonoro e verbal, por meio da sonoridade interior
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O autor parecia profetizar novos rumos à Arte, nos quais os valores externos seriam reduzidos e a sonoridade interior amplificada. Esta dissertação apresenta uma reflexão sobre todo esse cenário. Aponta o trajeto percorrido por Kandinsky no desenvolvimento de sua linguagem, concentrando-se em assuntos concernentes a relações intercódigos. Expõe os principais conceitos apresentados no livro Do Espiritual na Arte . Apresenta a Arte Monumental, conceito criado por Kandinsky, no qual diversos códigos são relacionados. Analisa recortes da composição cênica A sonoridade amarela , exemplo de Arte Monumental. Apresenta um ensaio artístico criado pelo autor da presente dissertação, no qual são relacionados elementos dos códigos visual, sonoro e verbal, por meio da sonoridade interiorThe relationship between the visual, sonorous and verbal codes is a subject that has fascinated many artists and researchers. Wassily Kandinsky (1866-1944) has been responsible for one of the most respected works in this field. Poetry, synesthesia and sensitivity are hallmarks since his childhood. In the late nineteenth and early twentieth centuries, art showed signs of breaking with the representation of the outside world model. In this scenario, Kandinsky sought the inner/spiritual content of the art work: the inner sonority. Through inner sonority, different outward forms can achieve the same resonance in the soul of the viewer. In his book "Concerning the Spiritual in Art", published in 1914, Kandinsky set out the main concepts related to inner sonority. The author seemed to predict new directions for art, in which external values would be reduced and inner sonority amplified. This dissertation presents a reflection on this scenario. It points out the path traveled by Kandinsky in the development of his language, focusing on issues concerning relations between codes. It also sets out the main concepts presented in his book , presents the Monumental Art, concept created by Kandinsky, in which several codes are related, brings an analysis of parts of the scenic composition "The Yellow sound", that is an example of the Monumental Art. And finally, it presents an art essay written by the author of this dissertation, in which elements of visual, sonorous and verbal codes are related through inner sonorityFundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfGUEDES, Ângelo Dimitre Gomes. Wassily Kandinsky: Do espiritual na arte e a proposta da sonoridade interior. 2011. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24707porUniversidade Presbiteriana MackenzieKandinskysonoridade interiordo espiritual na artecódigos visuaiscódigos sonoroscódigos verbaiscoressons e palavrassinestesiaKandinskyinner sonorityconcerning the Spiritual in Art visualsonorous and verbal codescolorsounds and wordssynesthesiaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTEShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4025/Angelo%20Dimitre%20Gomes%20Guedes.pdf.jpgWassily Kandinsky: Do espiritual na arte e a proposta da sonoridade interiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEHeld, Maria Sílvia Barros dehttp://lattes.cnpq.br/5645756396955777Gabrielli, Lourdes Malerbahttp://lattes.cnpq.br/1286996699095876BREducação, Arte e HistóriaUPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALAngelo Dimitre Gomes Guedes.pdfAngelo Dimitre Gomes Guedes.pdfapplication/pdf2138900https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/59b67aff-11fb-4efa-9522-c21b2e34a222/downloadeebc0c0feacbaf6ecae920d9c227ecb2MD51TEXTAngelo Dimitre Gomes Guedes.pdf.txtAngelo Dimitre Gomes Guedes.pdf.txtExtracted texttext/plain189270https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/b1689bb2-3f54-42d4-954b-3098f29edc95/download35f95e20ac14d7ab0270ec8c7db31057MD52THUMBNAILAngelo Dimitre Gomes Guedes.pdf.jpgAngelo Dimitre Gomes Guedes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1178https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/97d063e7-79da-4d87-a327-ba4c689f3d0f/download869343c497e10eabe0330a96f057c01dMD5310899/247072022-03-14 17:16:05.098oai:dspace.mackenzie.br:10899/24707https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:16:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
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