Políticas Públicas Educacionais para as licenciaturas: um estudo a partir da Formação de Professores no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus São Paulo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24996 |
Resumo: | A pesquisa apresentada se propôs a analisar as políticas públicas educacionais brasileiras adotadas para a formação de professores nos cursos de Licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus São Paulo, levando a compreender como tem sido a consolidação da formação de professores nos referidos cursos. O objetivo geral é analisar, sob a ótica dos professores formadores, as implicações provocadas pelas políticas públicas educacionais de formação de professores nos cursos de Licenciatura do IFSP-SPO. O trabalho foi realizado seguindo os mecanismos de pesquisa qualitativa, por dois eixos norteadores, sendo eles: as políticas públicas educacionais brasileiras e a formação de professores nos cursos de licenciatura do IFSP-SPO. Estando ela dividida em duas etapas, a primeira direcionada à pesquisa documental, onde foi realizado o levantamento de informações, leitura e análise dos pressupostos teóricos que embasaram o trabalho, que visaram a identificar os conceitos apresentados nos documentos e estruturar a base teórica do trabalho a partir das informações obtidas. A segunda foi a pesquisa de campo, realizada por meio de entrevista semiestruturada, no IFSP – Campus São Paulo, junto aos professores dos cursos de Licenciatura, no total de 18 professores, 3 professores de cada um dos 6 cursos existentes, sendo eles: o coordenador do curso, um professor de disciplina específica da área de conhecimento e um outro de disciplina pedagógica. A análise de dados e a sua tabulação, foi realizada por meio da análise de conteúdo (Bardin, 2010), com a intenção de identificar se as políticas públicas educacionais direcionadas às licenciaturas vêm contribuindo para o desenvolvimento profissional docente e se os conhecimentos trabalhados nos cursos de licenciatura propiciam uma formação mais condizente com os desafios educacionais enfrentados no contexto escolar. Para sustentar o desenvolvimento da pesquisa, recorremos a Mizukami (1986, 1996, 2005, 2010), Gatti (1997, 2010, 2013, 2015), André (1996, 2010, 2015), Gatti, André e Barreto (2011), Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), Imbernón (2002), Nóvoa (1997, 1999, 2007), Sacristán (1995, 1999), Saviani (2007, 2008, 2009, 2010, 2012), Marcelo García (1997, 2013) e Vaillant (2015). Os dados obtidos revelam que as políticas públicas educacionais direcionadas às licenciaturas contribuem para o desenvolvimento profissional docente na medida em que estipulam a necessidade de haver uma formação específica para exercer a profissão, por outro lado, o fato delas seguirem as diretrizes estipuladas pelos órgãos multilaterais, também faz com que a profissão sofra impactos, ao afastá-la da elaboração dos documentos legais, ao desconsiderar a produção de conhecimento do professor quanto à docência, ao abordar a educação por meio de uma série de sistemas avaliativos, entendendo-a como se fosse uma questão de custos e números. Identificamos que os conhecimentos trabalhados nos cursos de Licenciatura do IFSP-SPO visam a propiciar uma formação que atenda aos desafios educacionais enfrentados no contexto escolar, por meio de sólida formação quanto aos conteúdos das áreas específicas, desenvolvimento prático e ações formativas que possam oferecer subterfúgios para a reflexão e criticidade dos licenciandos. |
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Estando ela dividida em duas etapas, a primeira direcionada à pesquisa documental, onde foi realizado o levantamento de informações, leitura e análise dos pressupostos teóricos que embasaram o trabalho, que visaram a identificar os conceitos apresentados nos documentos e estruturar a base teórica do trabalho a partir das informações obtidas. A segunda foi a pesquisa de campo, realizada por meio de entrevista semiestruturada, no IFSP – Campus São Paulo, junto aos professores dos cursos de Licenciatura, no total de 18 professores, 3 professores de cada um dos 6 cursos existentes, sendo eles: o coordenador do curso, um professor de disciplina específica da área de conhecimento e um outro de disciplina pedagógica. A análise de dados e a sua tabulação, foi realizada por meio da análise de conteúdo (Bardin, 2010), com a intenção de identificar se as políticas públicas educacionais direcionadas às licenciaturas vêm contribuindo para o desenvolvimento profissional docente e se os conhecimentos trabalhados nos cursos de licenciatura propiciam uma formação mais condizente com os desafios educacionais enfrentados no contexto escolar. Para sustentar o desenvolvimento da pesquisa, recorremos a Mizukami (1986, 1996, 2005, 2010), Gatti (1997, 2010, 2013, 2015), André (1996, 2010, 2015), Gatti, André e Barreto (2011), Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), Imbernón (2002), Nóvoa (1997, 1999, 2007), Sacristán (1995, 1999), Saviani (2007, 2008, 2009, 2010, 2012), Marcelo García (1997, 2013) e Vaillant (2015). Os dados obtidos revelam que as políticas públicas educacionais direcionadas às licenciaturas contribuem para o desenvolvimento profissional docente na medida em que estipulam a necessidade de haver uma formação específica para exercer a profissão, por outro lado, o fato delas seguirem as diretrizes estipuladas pelos órgãos multilaterais, também faz com que a profissão sofra impactos, ao afastá-la da elaboração dos documentos legais, ao desconsiderar a produção de conhecimento do professor quanto à docência, ao abordar a educação por meio de uma série de sistemas avaliativos, entendendo-a como se fosse uma questão de custos e números. Identificamos que os conhecimentos trabalhados nos cursos de Licenciatura do IFSP-SPO visam a propiciar uma formação que atenda aos desafios educacionais enfrentados no contexto escolar, por meio de sólida formação quanto aos conteúdos das áreas específicas, desenvolvimento prático e ações formativas que possam oferecer subterfúgios para a reflexão e criticidade dos licenciandos.The present research aimed to analyze the Brazilian educational public policies adopted for the training of teachers in the undergraduate courses of the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo - Campus São Paulo, leading to understand how has been the consolidation of the formation of Teachers in those courses. The general objective is to analyze, from the point of view of teacher educators, the implications of the public educational policies of teacher training in the degree courses of the IFSP-SPO. The work was carried out following the qualitative research mechanisms, by two guiding axes, being: Brazilian public educational policies and teacher training in the degree courses of the IFSP-SPO. It was divided into two stages, the first one focused on documentary research, where information collection, reading and analysis of the theoretical assumptions underlying the work were carried out, aimed at identifying the concepts presented in the documents and structuring the theoretical basis of the work From the information obtained. The second was the field research, carried out by means of a semistructured interview, in the IFSP - Campus São Paulo, together with the professors of the Licenciatura courses, in a total of 18 professors, 3 professors of each of the 6 existing courses, being: Coordinator of the course, a teacher of specific discipline of the area of knowledge and another one of pedagogical discipline. Data analysis and tabulation was carried out through content analysis (Bardin, 2010), with the intention of identifying whether educational public policies directed towards undergraduates have contributed to the professional development of teachers and whether the knowledge worked in the courses Undergraduate courses provide a training more in line with the educational challenges faced in the school context. To support the development of the research, we have recourse to Mizukami (1986, 1996, 2005, 2010), Gatti (1997, 2010, 2013, 2015), André (1996, 2010, 2015), Gatti, André and Barreto , Oliveira and Toschi (2012), Imbernón (2002), Nóvoa (1997, 1999, 2007), Sacristán (1995, 1999), Saviani (2007, 2008, 2009, 2010, 2012), Marcelo García (1997, 2013) and Vaillant (2015). The data obtained show that educational public policies directed to undergraduate courses contribute to professional teacher development insofar as they stipulate the need for specific training to practice the profession, on the other hand, the fact that they follow the guidelines stipulated by the multilateral bodies, Also makes the profession suffer impacts by removing it from the preparation of legal documents, by disregarding the production of knowledge of the teacher as teaching, by approaching education through a series of evaluation systems, understanding it as if it were A matter of costs and numbers. We have identified that the knowledge developed in the IFSP-SPO Undergraduate courses aims to provide a training that meets the educational challenges faced in the school context, through solid training in the contents of the specific areas, practical development and training actions that may offer subterfuge for The reflection and criticism of the graduates.application/pdfGUIRADO, Vanessa Zinderski. Políticas Públicas Educacionais para as licenciaturas: um estudo a partir da Formação de Professores no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus São Paulo. 2017. 235 f. Dissertação( Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24996public educational policiesteacher trainingdegree in federal institporUniversidade Presbiteriana Mackenziehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccesspolíticas públicas educacionaisformação de professoreslicenciaturas nos institutos federaisCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAISCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONALhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/13779/Vanessa%20Zinderski%20Guirado.pdf.jpgPolíticas Públicas Educacionais para as licenciaturas: um estudo a partir da Formação de Professores no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEMizukami, Maria da Graca Nicolettihttp://lattes.cnpq.br/2121396261196481Torres, Alda Robertahttp://lattes.cnpq.br/2859411515632105BrasilCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)UPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALVanessa Zinderski Guirado.pdfVanessa Zinderski Guirado.pdfapplication/pdf4051961https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/e5df9c3a-f69e-467f-9408-e07aa9e77e53/downloadc6c1d22780fede848ed87fab649d39c6MD51TEXTVanessa Zinderski Guirado.pdf.txtVanessa Zinderski Guirado.pdf.txtExtracted texttext/plain649049https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2e7100f8-4f87-477f-a0aa-6acbf97cca74/download566e880c4e35597e989337782e0fe373MD52THUMBNAILVanessa Zinderski Guirado.pdf.jpgVanessa Zinderski Guirado.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1132https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/c15e3878-5a2f-4523-acc1-b8f7fabb63e5/download6a21a70dff1c48c5e76e5401d36c1f2dMD5310899/249962022-03-14 17:34:32.555http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertooai:dspace.mackenzie.br:10899/24996https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:34:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
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