Capacitação em saúde mental na infância e adolescência para profissionais da atenção primária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lowenthal, Rosane
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24515
Resumo: Cerca de 7 a 12% das crianças e adolescentes brasileiros apresentam problemas de saúde mental e necessitam de algum tipo de tratamento. O profissional da Atenção Primária deve ter a capacidade de atender o indivíduo integralmente incluindo o atendimento destas crianças e adolescentes com problemas emocionais e de comportamento. Assim os objetivos deste trabalho são desenvolver, implementar e avaliar um modelo educacional por meio de teleducação interativa sobre saúde mental na infância e adolescência para capacitação de profissionais de saúde da Atenção Primária. Esta capacitação foi estruturada em dois módulos com ambientes de aprendizagem a distância e presencial. Vinte e cinco profissionais, médicos e enfermeiros, do programa Estratégia de Saúde da Família, de cinco Unidades Básicas de Saúde da micro-região Butantã/Jaguaré da cidade de São Paulo foram capacitados. Para o módulo a distancia foram desenvolvidos Unidades de Conhecimento e utilizadas ferramentas interativas. O módulo presencial foi baseado no treinamento de Técnicas de comunicação para lidar com a saúde mental de criança e adolescentes na atenção primária . Os profissionais foram avaliados antes e depois da capacitação com questionários de conhecimentos específicos e questionários sobre Conhecimento, Atitude e Prática (KAP), além de investigada sua opinião quanto a qualidade e a utilidade prática da capacitação. Foi construído um ambiente interativo de aprendizagem que tinha oito unidades de conhecimento, sendo cinco vídeos-mosaicos sobre depressão, ansiedade, transtorno de conduta, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e transtornos globais do desenvolvimento; dois vídeos-entrevista sobre a estrutura do sistema de saúde mental na infância e adolescência no Brasil; um tutorial animado sobre o Questionário de Capacidades e Dificuldades para rastreamento de problemas de saúde mental. Os resultados do estudo apontaram que de forma geral, houve aquisição do conhecimento estatisticamente significante após a capacitação (p<0,01). Esta aquisição de conhecimento ocorreu tanto entre os médicos quanto entre os enfermeiros. Quando utilizado o questionário KAP, por áreas especificas, observou-se que todos os três domínios, conhecimento (p<0,01), atitude (p<0,01) e prática (p,0,05), foram aprimorados após a capacitação. Os resultados deste estudo indicam que o uso de teleducação interativa para capacitação de profissionais da Atenção Primária é factível e efetiva. Novos estudos, com amostras mais robustas devem ser implementados para confirmar estes resultados.
id UPM_40a7a662c2a11c997ed8919af58665ac
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24515
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/8241114701792148Lowenthal, RosanePaula, Cristiane Silvestre dehttp://lattes.cnpq.br/37642524920716822016-03-15T19:41:15Z2020-05-28T18:09:15Z2012-08-302020-05-28T18:09:15Z2012-06-14Cerca de 7 a 12% das crianças e adolescentes brasileiros apresentam problemas de saúde mental e necessitam de algum tipo de tratamento. O profissional da Atenção Primária deve ter a capacidade de atender o indivíduo integralmente incluindo o atendimento destas crianças e adolescentes com problemas emocionais e de comportamento. Assim os objetivos deste trabalho são desenvolver, implementar e avaliar um modelo educacional por meio de teleducação interativa sobre saúde mental na infância e adolescência para capacitação de profissionais de saúde da Atenção Primária. Esta capacitação foi estruturada em dois módulos com ambientes de aprendizagem a distância e presencial. Vinte e cinco profissionais, médicos e enfermeiros, do programa Estratégia de Saúde da Família, de cinco Unidades Básicas de Saúde da micro-região Butantã/Jaguaré da cidade de São Paulo foram capacitados. Para o módulo a distancia foram desenvolvidos Unidades de Conhecimento e utilizadas ferramentas interativas. O módulo presencial foi baseado no treinamento de Técnicas de comunicação para lidar com a saúde mental de criança e adolescentes na atenção primária . Os profissionais foram avaliados antes e depois da capacitação com questionários de conhecimentos específicos e questionários sobre Conhecimento, Atitude e Prática (KAP), além de investigada sua opinião quanto a qualidade e a utilidade prática da capacitação. Foi construído um ambiente interativo de aprendizagem que tinha oito unidades de conhecimento, sendo cinco vídeos-mosaicos sobre depressão, ansiedade, transtorno de conduta, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e transtornos globais do desenvolvimento; dois vídeos-entrevista sobre a estrutura do sistema de saúde mental na infância e adolescência no Brasil; um tutorial animado sobre o Questionário de Capacidades e Dificuldades para rastreamento de problemas de saúde mental. Os resultados do estudo apontaram que de forma geral, houve aquisição do conhecimento estatisticamente significante após a capacitação (p<0,01). Esta aquisição de conhecimento ocorreu tanto entre os médicos quanto entre os enfermeiros. Quando utilizado o questionário KAP, por áreas especificas, observou-se que todos os três domínios, conhecimento (p<0,01), atitude (p<0,01) e prática (p,0,05), foram aprimorados após a capacitação. Os resultados deste estudo indicam que o uso de teleducação interativa para capacitação de profissionais da Atenção Primária é factível e efetiva. Novos estudos, com amostras mais robustas devem ser implementados para confirmar estes resultados.Approximately 7% to 12% of Brazilian children and adolescents have mental health problems requiring some form of mental health care. The Primary Care health professionals should be able to fully attend the individual including the attendance of children and adolescents with emotional and behavioral problems. Thus, the aim of this study are to design, implement and evaluate an educational model via interactive tele-education on mental health in childhood and adolescence to train health professionals of Primary Care. This training was structured in two modules with distance learning environments and classroom. Twenty-five professionals, doctors and nurses, of the Family Health Strategy, from five Basic Health Units of the micro-region Butantã / Jaguaré on São Paulo city were trained. For the distance module were developed Units of Knowledge and used interactive tools. The module of classroom was based on training Mental health communication skills for child and adolescent primary care . The professionals were evaluated before and after training with specific knowledge questionnaire and surveys on Knowledge, Attitude and Practice (KAP), in additional investigated their opinions on the quality and usefulness of the training. Was constructed an interactive learning environment that has eight units of knowledge, with five videos-mosaic about depression, anxiety disorder, conduct disorder, attention deficit hyperactivity disorder and pervasive developmental disorders, two videos-interview about the structure of mental health system in childhood and adolescence in Brazil, an animated tutorial on the Strengths and Difficulties Questionnaire for screening of mental health problems. The study results showed that overall, there were statistically significant acquisition of knowledge after training (p <0.01). This knowledge acquisition occurred both among physicians and nurses. When using the KAP questionnaire, for specific areas, it was observed that all three domains, knowledge (p <0.01), attitude (p <0.01) and practice (p, 0.05) were modified after training. The results of this study indicate that the use of interactive tele-education for training professionals in primary care is feasible and effective. Further studies with more robust samples should be implemented to confirm these results.Universidade Federal de São Pauloapplication/pdfLOWENTHAL, Rosane. Capacitação em saúde mental na infância e adolescência para profissionais da atenção primária. 2012. 171 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24515porUniversidade Presbiteriana MackenzieAtenção primária à saúdeSaúde mentalInfância e adolescênciaTelemedicinaEducação à distânciaPrimary health careMental healthChildAdolescentTelemedicineEducationDistanceCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3231/ROSANE%20LOWENTHAL.pdf.jpgCapacitação em saúde mental na infância e adolescência para profissionais da atenção primáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIED´antino, Maria Eloisa Famáhttp://lattes.cnpq.br/5542928514968820Freire, Angela Biazihttp://lattes.cnpq.br/4341310095226448Wen, Chao Lunghttp://lattes.cnpq.br/9404581635835762Ribeiro, Edith Lauridsenhttp://lattes.cnpq.br/6534057554955014BRPsicologiaUPMDistúrbios do DesenvolvimentoORIGINALROSANE LOWENTHAL.pdfROSANE LOWENTHAL.pdfapplication/pdf1937677https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2b30bfc8-abf1-41c6-a5f8-3a681328d3f6/download7875cc2b523908e50dd22cfb9a88848bMD51TEXTROSANE LOWENTHAL.pdf.txtROSANE LOWENTHAL.pdf.txtExtracted texttext/plain340097https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/fe79c9b4-45e8-407a-9a47-f99d334be316/downloadbf5ef85a2d1cda8904a615f57aa01593MD52THUMBNAILROSANE LOWENTHAL.pdf.jpgROSANE LOWENTHAL.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1170https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/f57fbc87-6c60-4a7e-8cc2-e004d18465f9/download9d52e71e8b9b32ad98d7da4d084ef128MD5310899/245152022-03-14 17:11:00.902oai:dspace.mackenzie.br:10899/24515https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv Capacitação em saúde mental na infância e adolescência para profissionais da atenção primária
title Capacitação em saúde mental na infância e adolescência para profissionais da atenção primária
spellingShingle Capacitação em saúde mental na infância e adolescência para profissionais da atenção primária
Lowenthal, Rosane
Atenção primária à saúde
Saúde mental
Infância e adolescência
Telemedicina
Educação à distância
Primary health care
Mental health
Child
Adolescent
Telemedicine
Education
Distance
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
title_short Capacitação em saúde mental na infância e adolescência para profissionais da atenção primária
title_full Capacitação em saúde mental na infância e adolescência para profissionais da atenção primária
title_fullStr Capacitação em saúde mental na infância e adolescência para profissionais da atenção primária
title_full_unstemmed Capacitação em saúde mental na infância e adolescência para profissionais da atenção primária
title_sort Capacitação em saúde mental na infância e adolescência para profissionais da atenção primária
author Lowenthal, Rosane
author_facet Lowenthal, Rosane
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8241114701792148
dc.contributor.author.fl_str_mv Lowenthal, Rosane
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paula, Cristiane Silvestre de
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3764252492071682
contributor_str_mv Paula, Cristiane Silvestre de
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção primária à saúde
Saúde mental
Infância e adolescência
Telemedicina
Educação à distância
topic Atenção primária à saúde
Saúde mental
Infância e adolescência
Telemedicina
Educação à distância
Primary health care
Mental health
Child
Adolescent
Telemedicine
Education
Distance
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Primary health care
Mental health
Child
Adolescent
Telemedicine
Education
Distance
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
description Cerca de 7 a 12% das crianças e adolescentes brasileiros apresentam problemas de saúde mental e necessitam de algum tipo de tratamento. O profissional da Atenção Primária deve ter a capacidade de atender o indivíduo integralmente incluindo o atendimento destas crianças e adolescentes com problemas emocionais e de comportamento. Assim os objetivos deste trabalho são desenvolver, implementar e avaliar um modelo educacional por meio de teleducação interativa sobre saúde mental na infância e adolescência para capacitação de profissionais de saúde da Atenção Primária. Esta capacitação foi estruturada em dois módulos com ambientes de aprendizagem a distância e presencial. Vinte e cinco profissionais, médicos e enfermeiros, do programa Estratégia de Saúde da Família, de cinco Unidades Básicas de Saúde da micro-região Butantã/Jaguaré da cidade de São Paulo foram capacitados. Para o módulo a distancia foram desenvolvidos Unidades de Conhecimento e utilizadas ferramentas interativas. O módulo presencial foi baseado no treinamento de Técnicas de comunicação para lidar com a saúde mental de criança e adolescentes na atenção primária . Os profissionais foram avaliados antes e depois da capacitação com questionários de conhecimentos específicos e questionários sobre Conhecimento, Atitude e Prática (KAP), além de investigada sua opinião quanto a qualidade e a utilidade prática da capacitação. Foi construído um ambiente interativo de aprendizagem que tinha oito unidades de conhecimento, sendo cinco vídeos-mosaicos sobre depressão, ansiedade, transtorno de conduta, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e transtornos globais do desenvolvimento; dois vídeos-entrevista sobre a estrutura do sistema de saúde mental na infância e adolescência no Brasil; um tutorial animado sobre o Questionário de Capacidades e Dificuldades para rastreamento de problemas de saúde mental. Os resultados do estudo apontaram que de forma geral, houve aquisição do conhecimento estatisticamente significante após a capacitação (p<0,01). Esta aquisição de conhecimento ocorreu tanto entre os médicos quanto entre os enfermeiros. Quando utilizado o questionário KAP, por áreas especificas, observou-se que todos os três domínios, conhecimento (p<0,01), atitude (p<0,01) e prática (p,0,05), foram aprimorados após a capacitação. Os resultados deste estudo indicam que o uso de teleducação interativa para capacitação de profissionais da Atenção Primária é factível e efetiva. Novos estudos, com amostras mais robustas devem ser implementados para confirmar estes resultados.
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-08-30
2020-05-28T18:09:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-06-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:41:15Z
2020-05-28T18:09:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LOWENTHAL, Rosane. Capacitação em saúde mental na infância e adolescência para profissionais da atenção primária. 2012. 171 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24515
identifier_str_mv LOWENTHAL, Rosane. Capacitação em saúde mental na infância e adolescência para profissionais da atenção primária. 2012. 171 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2b30bfc8-abf1-41c6-a5f8-3a681328d3f6/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/fe79c9b4-45e8-407a-9a47-f99d334be316/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/f57fbc87-6c60-4a7e-8cc2-e004d18465f9/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 7875cc2b523908e50dd22cfb9a88848b
bf5ef85a2d1cda8904a615f57aa01593
9d52e71e8b9b32ad98d7da4d084ef128
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813819967428100096