A influência da consciência ambiental sobre o comportamento do consumidor no segmento de higiene pessoal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/29417 |
Resumo: | O presente trabalho visa identificar o quão influenciado os consumidores se apresentam em relação à consciência ambiental no momento da compra de um produto do segmento de higiene pessoal e os critérios a serem considerados neste momento de decisão. Por meio de um questionário respondido de forma online divulgado pelas redes sociais, foram coletados dados que estabeleceram o perfil do consumidor, o comportamento ecológico, os fatores relevantes no ato da compra e a consciência ambiental dos respondentes, além de indicar a relação entre a conduta alimentar vegetariana/vegana e o perfil do consumidor verde e analisar a contribuição de estratégias comerciais verdes na consciência ambiental do comprador. Observando-se os dados obtidos, notou-se que a amostra analisada possui consciência ambiental e uma perspectiva positiva quanto a tornarem-se consumidores verdes, apesar de o fator “Impacto ambiental” se apresentar na posição de 4º lugar ao serem analisados os critérios relevantes de compra. Em relação ao grupo de vegetarianos/veganos, foi possível concluir que os mesmos possuem práticas mais conscientes e sensatas, além de uma consideração elevada ao meio, priorizando o ambientalmente correto. |
id |
UPM_417dbd6f8cddb4aa12d170b64b364713 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/29417 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
Pieri, Gabriel deAndriello, IsabelaBarbosa, Thais CruzOliveira, Patricia Candioto Migliari de2022-05-24T12:25:29Z2022-05-24T12:25:29Z2019-06O presente trabalho visa identificar o quão influenciado os consumidores se apresentam em relação à consciência ambiental no momento da compra de um produto do segmento de higiene pessoal e os critérios a serem considerados neste momento de decisão. Por meio de um questionário respondido de forma online divulgado pelas redes sociais, foram coletados dados que estabeleceram o perfil do consumidor, o comportamento ecológico, os fatores relevantes no ato da compra e a consciência ambiental dos respondentes, além de indicar a relação entre a conduta alimentar vegetariana/vegana e o perfil do consumidor verde e analisar a contribuição de estratégias comerciais verdes na consciência ambiental do comprador. Observando-se os dados obtidos, notou-se que a amostra analisada possui consciência ambiental e uma perspectiva positiva quanto a tornarem-se consumidores verdes, apesar de o fator “Impacto ambiental” se apresentar na posição de 4º lugar ao serem analisados os critérios relevantes de compra. Em relação ao grupo de vegetarianos/veganos, foi possível concluir que os mesmos possuem práticas mais conscientes e sensatas, além de uma consideração elevada ao meio, priorizando o ambientalmente correto.This paper aims to identify how consumers are influenced according to environmental awareness when buying a product of the personal hygiene segment. Through a questionnaire answered online by social networks, which brought the information needed for establishing the profile of the consumer, the ecological behavior, the relevant factors at the time of purchase and the environmental awareness of the respondents, covering also proves of the relationship between the conduct vegetarian/vegan food and the green consumer profile and to analyze the contribution of green commercial strategies to the buyer's environmental awareness. Observing the data obtained, it was observed that the sample analyzed has an environmental awareness and a good positive outlook for becoming green consumers, although the "Environmental impact" factor presents itself in the 4th place position when the criteria of the analysis are relevant purchase information. In relation to the group of vegetarians / vegans, it was possible to conclude that they have more conscious and sensible practices, besides a high consideration to the environment, prioritizing the environmentally correct.https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/29417Universidade Presbiteriana MackenzieEscola de Engenharia (EE)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccesssustentabilidademarketing verdeconsciência ambientalcomportamento do consumidorsustainabilitygreen marketingenvironmental awarenessconsumer behaviorA influência da consciência ambiental sobre o comportamento do consumidor no segmento de higiene pessoalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEORIGINALGRUPO 93_p.pdfGRUPO 93_p.pdfGRUPO 93_papplication/pdf219191https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/16385682-469f-48f9-be53-809fe05e9ad8/download518376d6b55d136d2bb52b3bad077e40MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/60ba7e13-d639-4bee-b86c-8019f55207c5/downloade39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81997https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/f82ef566-ebaa-4432-a089-c3132b253625/downloadfb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57MD53TEXTGRUPO 93_p.pdf.txtGRUPO 93_p.pdf.txtExtracted texttext/plain44482https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/88f855a6-87c1-4c06-a795-9ed70e79c2c8/downloadc2b518df3dbc81790a925a975d215ac5MD54THUMBNAILGRUPO 93_p.pdf.jpgGRUPO 93_p.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1587https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/0c6bf43f-82b5-424a-9b7f-101a7a4e94db/downloaddaacd71012275012986b38ef72ba0cbbMD5510899/294172022-07-12 02:01:59.23http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Braziloai:dspace.mackenzie.br:10899/29417https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-07-12T02:01:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)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 |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A influência da consciência ambiental sobre o comportamento do consumidor no segmento de higiene pessoal |
title |
A influência da consciência ambiental sobre o comportamento do consumidor no segmento de higiene pessoal |
spellingShingle |
A influência da consciência ambiental sobre o comportamento do consumidor no segmento de higiene pessoal Pieri, Gabriel de sustentabilidade marketing verde consciência ambiental comportamento do consumidor sustainability green marketing environmental awareness consumer behavior |
title_short |
A influência da consciência ambiental sobre o comportamento do consumidor no segmento de higiene pessoal |
title_full |
A influência da consciência ambiental sobre o comportamento do consumidor no segmento de higiene pessoal |
title_fullStr |
A influência da consciência ambiental sobre o comportamento do consumidor no segmento de higiene pessoal |
title_full_unstemmed |
A influência da consciência ambiental sobre o comportamento do consumidor no segmento de higiene pessoal |
title_sort |
A influência da consciência ambiental sobre o comportamento do consumidor no segmento de higiene pessoal |
author |
Pieri, Gabriel de |
author_facet |
Pieri, Gabriel de Andriello, Isabela Barbosa, Thais Cruz |
author_role |
author |
author2 |
Andriello, Isabela Barbosa, Thais Cruz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pieri, Gabriel de Andriello, Isabela Barbosa, Thais Cruz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Patricia Candioto Migliari de |
contributor_str_mv |
Oliveira, Patricia Candioto Migliari de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
sustentabilidade marketing verde consciência ambiental comportamento do consumidor sustainability green marketing environmental awareness consumer behavior |
topic |
sustentabilidade marketing verde consciência ambiental comportamento do consumidor sustainability green marketing environmental awareness consumer behavior |
description |
O presente trabalho visa identificar o quão influenciado os consumidores se apresentam em relação à consciência ambiental no momento da compra de um produto do segmento de higiene pessoal e os critérios a serem considerados neste momento de decisão. Por meio de um questionário respondido de forma online divulgado pelas redes sociais, foram coletados dados que estabeleceram o perfil do consumidor, o comportamento ecológico, os fatores relevantes no ato da compra e a consciência ambiental dos respondentes, além de indicar a relação entre a conduta alimentar vegetariana/vegana e o perfil do consumidor verde e analisar a contribuição de estratégias comerciais verdes na consciência ambiental do comprador. Observando-se os dados obtidos, notou-se que a amostra analisada possui consciência ambiental e uma perspectiva positiva quanto a tornarem-se consumidores verdes, apesar de o fator “Impacto ambiental” se apresentar na posição de 4º lugar ao serem analisados os critérios relevantes de compra. Em relação ao grupo de vegetarianos/veganos, foi possível concluir que os mesmos possuem práticas mais conscientes e sensatas, além de uma consideração elevada ao meio, priorizando o ambientalmente correto. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-24T12:25:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-05-24T12:25:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/29417 |
url |
https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/29417 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Engenharia (EE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/16385682-469f-48f9-be53-809fe05e9ad8/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/60ba7e13-d639-4bee-b86c-8019f55207c5/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/f82ef566-ebaa-4432-a089-c3132b253625/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/88f855a6-87c1-4c06-a795-9ed70e79c2c8/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/0c6bf43f-82b5-424a-9b7f-101a7a4e94db/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
518376d6b55d136d2bb52b3bad077e40 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 fb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57 c2b518df3dbc81790a925a975d215ac5 daacd71012275012986b38ef72ba0cbb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813820022802350080 |