A influência da consciência ambiental sobre o comportamento do consumidor no segmento de higiene pessoal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pieri, Gabriel de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Andriello, Isabela, Barbosa, Thais Cruz
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/29417
Resumo: O presente trabalho visa identificar o quão influenciado os consumidores se apresentam em relação à consciência ambiental no momento da compra de um produto do segmento de higiene pessoal e os critérios a serem considerados neste momento de decisão. Por meio de um questionário respondido de forma online divulgado pelas redes sociais, foram coletados dados que estabeleceram o perfil do consumidor, o comportamento ecológico, os fatores relevantes no ato da compra e a consciência ambiental dos respondentes, além de indicar a relação entre a conduta alimentar vegetariana/vegana e o perfil do consumidor verde e analisar a contribuição de estratégias comerciais verdes na consciência ambiental do comprador. Observando-se os dados obtidos, notou-se que a amostra analisada possui consciência ambiental e uma perspectiva positiva quanto a tornarem-se consumidores verdes, apesar de o fator “Impacto ambiental” se apresentar na posição de 4º lugar ao serem analisados os critérios relevantes de compra. Em relação ao grupo de vegetarianos/veganos, foi possível concluir que os mesmos possuem práticas mais conscientes e sensatas, além de uma consideração elevada ao meio, priorizando o ambientalmente correto.
id UPM_417dbd6f8cddb4aa12d170b64b364713
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/29417
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling Pieri, Gabriel deAndriello, IsabelaBarbosa, Thais CruzOliveira, Patricia Candioto Migliari de2022-05-24T12:25:29Z2022-05-24T12:25:29Z2019-06O presente trabalho visa identificar o quão influenciado os consumidores se apresentam em relação à consciência ambiental no momento da compra de um produto do segmento de higiene pessoal e os critérios a serem considerados neste momento de decisão. Por meio de um questionário respondido de forma online divulgado pelas redes sociais, foram coletados dados que estabeleceram o perfil do consumidor, o comportamento ecológico, os fatores relevantes no ato da compra e a consciência ambiental dos respondentes, além de indicar a relação entre a conduta alimentar vegetariana/vegana e o perfil do consumidor verde e analisar a contribuição de estratégias comerciais verdes na consciência ambiental do comprador. Observando-se os dados obtidos, notou-se que a amostra analisada possui consciência ambiental e uma perspectiva positiva quanto a tornarem-se consumidores verdes, apesar de o fator “Impacto ambiental” se apresentar na posição de 4º lugar ao serem analisados os critérios relevantes de compra. Em relação ao grupo de vegetarianos/veganos, foi possível concluir que os mesmos possuem práticas mais conscientes e sensatas, além de uma consideração elevada ao meio, priorizando o ambientalmente correto.This paper aims to identify how consumers are influenced according to environmental awareness when buying a product of the personal hygiene segment. Through a questionnaire answered online by social networks, which brought the information needed for establishing the profile of the consumer, the ecological behavior, the relevant factors at the time of purchase and the environmental awareness of the respondents, covering also proves of the relationship between the conduct vegetarian/vegan food and the green consumer profile and to analyze the contribution of green commercial strategies to the buyer's environmental awareness. Observing the data obtained, it was observed that the sample analyzed has an environmental awareness and a good positive outlook for becoming green consumers, although the "Environmental impact" factor presents itself in the 4th place position when the criteria of the analysis are relevant purchase information. In relation to the group of vegetarians / vegans, it was possible to conclude that they have more conscious and sensible practices, besides a high consideration to the environment, prioritizing the environmentally correct.https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/29417Universidade Presbiteriana MackenzieEscola de Engenharia (EE)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccesssustentabilidademarketing verdeconsciência ambientalcomportamento do consumidorsustainabilitygreen marketingenvironmental awarenessconsumer behaviorA influência da consciência ambiental sobre o comportamento do consumidor no segmento de higiene pessoalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEORIGINALGRUPO 93_p.pdfGRUPO 93_p.pdfGRUPO 93_papplication/pdf219191https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/16385682-469f-48f9-be53-809fe05e9ad8/download518376d6b55d136d2bb52b3bad077e40MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/60ba7e13-d639-4bee-b86c-8019f55207c5/downloade39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81997https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/f82ef566-ebaa-4432-a089-c3132b253625/downloadfb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57MD53TEXTGRUPO 93_p.pdf.txtGRUPO 93_p.pdf.txtExtracted texttext/plain44482https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/88f855a6-87c1-4c06-a795-9ed70e79c2c8/downloadc2b518df3dbc81790a925a975d215ac5MD54THUMBNAILGRUPO 93_p.pdf.jpgGRUPO 93_p.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1587https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/0c6bf43f-82b5-424a-9b7f-101a7a4e94db/downloaddaacd71012275012986b38ef72ba0cbbMD5510899/294172022-07-12 02:01:59.23http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Braziloai:dspace.mackenzie.br:10899/29417https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-07-12T02:01:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)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
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A influência da consciência ambiental sobre o comportamento do consumidor no segmento de higiene pessoal
title A influência da consciência ambiental sobre o comportamento do consumidor no segmento de higiene pessoal
spellingShingle A influência da consciência ambiental sobre o comportamento do consumidor no segmento de higiene pessoal
Pieri, Gabriel de
sustentabilidade
marketing verde
consciência ambiental
comportamento do consumidor
sustainability
green marketing
environmental awareness
consumer behavior
title_short A influência da consciência ambiental sobre o comportamento do consumidor no segmento de higiene pessoal
title_full A influência da consciência ambiental sobre o comportamento do consumidor no segmento de higiene pessoal
title_fullStr A influência da consciência ambiental sobre o comportamento do consumidor no segmento de higiene pessoal
title_full_unstemmed A influência da consciência ambiental sobre o comportamento do consumidor no segmento de higiene pessoal
title_sort A influência da consciência ambiental sobre o comportamento do consumidor no segmento de higiene pessoal
author Pieri, Gabriel de
author_facet Pieri, Gabriel de
Andriello, Isabela
Barbosa, Thais Cruz
author_role author
author2 Andriello, Isabela
Barbosa, Thais Cruz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pieri, Gabriel de
Andriello, Isabela
Barbosa, Thais Cruz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Patricia Candioto Migliari de
contributor_str_mv Oliveira, Patricia Candioto Migliari de
dc.subject.por.fl_str_mv sustentabilidade
marketing verde
consciência ambiental
comportamento do consumidor
sustainability
green marketing
environmental awareness
consumer behavior
topic sustentabilidade
marketing verde
consciência ambiental
comportamento do consumidor
sustainability
green marketing
environmental awareness
consumer behavior
description O presente trabalho visa identificar o quão influenciado os consumidores se apresentam em relação à consciência ambiental no momento da compra de um produto do segmento de higiene pessoal e os critérios a serem considerados neste momento de decisão. Por meio de um questionário respondido de forma online divulgado pelas redes sociais, foram coletados dados que estabeleceram o perfil do consumidor, o comportamento ecológico, os fatores relevantes no ato da compra e a consciência ambiental dos respondentes, além de indicar a relação entre a conduta alimentar vegetariana/vegana e o perfil do consumidor verde e analisar a contribuição de estratégias comerciais verdes na consciência ambiental do comprador. Observando-se os dados obtidos, notou-se que a amostra analisada possui consciência ambiental e uma perspectiva positiva quanto a tornarem-se consumidores verdes, apesar de o fator “Impacto ambiental” se apresentar na posição de 4º lugar ao serem analisados os critérios relevantes de compra. Em relação ao grupo de vegetarianos/veganos, foi possível concluir que os mesmos possuem práticas mais conscientes e sensatas, além de uma consideração elevada ao meio, priorizando o ambientalmente correto.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-24T12:25:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-24T12:25:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/29417
url https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/29417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Engenharia (EE)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/16385682-469f-48f9-be53-809fe05e9ad8/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/60ba7e13-d639-4bee-b86c-8019f55207c5/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/f82ef566-ebaa-4432-a089-c3132b253625/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/88f855a6-87c1-4c06-a795-9ed70e79c2c8/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/0c6bf43f-82b5-424a-9b7f-101a7a4e94db/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 518376d6b55d136d2bb52b3bad077e40
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
fb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57
c2b518df3dbc81790a925a975d215ac5
daacd71012275012986b38ef72ba0cbb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813820022802350080