Ser professor: olhares de estudantes do 5º ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24785 |
Resumo: | Partindo da ideia de que se pode aprender com a infância, o objetivo desta pesquisa foi analisar as visões ou concepções de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental acerca do ser professor, compreender como eles veem o docente como pessoa, como interpretam suas ações em sala de aula e qual sentido atribuem a elas. Assim, este trabalho se propôs a explicitar e analisar o que é ser professor na visão desses alunos. Para isso, com base em alguns autores como Arroyo, Marcelo Garcia, Tardif e Lessard, Shulman, Nóvoa e outros, foram abordados temas como o papel e as ações do professor em sala de aula, as relações professor-aluno e o conhecimento construído por alunos e professores acerca da docência. Para a coleta de dados foram utilizados vários procedimentos, destacando-se a entrevista com base num roteiro semiestruturado. Em função das respostas, foi feita uma breve análise de uma produção midiática citada pela maioria das crianças entrevistadas, destacando algumas imagens de professores divulgadas na mídia e as visões dos alunos e dos docentes entrevistados acerca de um professor considerado bem sucedido. Com base nos dados coletados, concluiu-se que a imagem de professores revelada pelas crianças é a de alguém que ensina. Os alunos enfatizaram que o fazer docente ( ensinar ), exige muita paciência, preparo acadêmico e responsabilidade. Os professores veem a docência como uma ocupação complexa e enfatizaram a importância da doação pessoal e de gostar da profissão, destacando também a necessidade de se especializar, preparar aulas e promover a aprendizagem dos conteúdos propostos. |
id |
UPM_488100ada8131e9f1ea0e6c6b9390d4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/24785 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/7581179241493847Resende, Adriana TorquatoTancredi, Regina Maria Simões Puccinellihttp://lattes.cnpq.br/43563768999014022016-03-15T19:42:42Z2020-05-28T18:10:54Z2014-06-062020-05-28T18:10:54Z2013-11-27Partindo da ideia de que se pode aprender com a infância, o objetivo desta pesquisa foi analisar as visões ou concepções de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental acerca do ser professor, compreender como eles veem o docente como pessoa, como interpretam suas ações em sala de aula e qual sentido atribuem a elas. Assim, este trabalho se propôs a explicitar e analisar o que é ser professor na visão desses alunos. Para isso, com base em alguns autores como Arroyo, Marcelo Garcia, Tardif e Lessard, Shulman, Nóvoa e outros, foram abordados temas como o papel e as ações do professor em sala de aula, as relações professor-aluno e o conhecimento construído por alunos e professores acerca da docência. Para a coleta de dados foram utilizados vários procedimentos, destacando-se a entrevista com base num roteiro semiestruturado. Em função das respostas, foi feita uma breve análise de uma produção midiática citada pela maioria das crianças entrevistadas, destacando algumas imagens de professores divulgadas na mídia e as visões dos alunos e dos docentes entrevistados acerca de um professor considerado bem sucedido. Com base nos dados coletados, concluiu-se que a imagem de professores revelada pelas crianças é a de alguém que ensina. Os alunos enfatizaram que o fazer docente ( ensinar ), exige muita paciência, preparo acadêmico e responsabilidade. Os professores veem a docência como uma ocupação complexa e enfatizaram a importância da doação pessoal e de gostar da profissão, destacando também a necessidade de se especializar, preparar aulas e promover a aprendizagem dos conteúdos propostos.Partiendo de la idea de que se puede aprender con la infancia, el objetivo de esta investigación fue analizar la visión o la concepción que alumnos de los primeros años de la Escuela Primaria poseen acerca del ser profesor; comprender la manera como ven al docente como persona, como interpretan su actuación en el aula y cual sentido atribuyen a ella. Así, este trabajo se propuso explicar y analizar lo que significa ser profesor según la visión de esos alumnos. Por esta razón y con base en algunos autores como Arroyo, Marcelo Garcia, Tardif y Lessard, Shulman, Nóvoa y outros, fueron abordados temas tales como: El papel y la acción del profesor en el aula; La relación profesor-alumno; y El conocimiento construido por alumnos y profesores acerca de la docencia. Para la colecta de los datos fueron utilizados varios procedimientos, principalmente la entrevista con base en una guía semiestructurada. En función de las respuestas, fue hecho un breve análisis de una producción de los medios de comunicación citada por la mayoría de los niños entrevistados, destacando algunas imágenes de profesores divulgadas en los medios; y la visión de los alumnos y docentes entrevistados acerca de un profesor considerado exitoso. Con base en los datos colectados se concluyó que la imagen del profesor revelada por los niños es la de alguien que enseña. Los alumnos enfatizaron que el quehacer docente ( enseñar ), exige mucha paciencia, preparación académica y responsabilidad. Los profesores ven la docencia como una ocupación compleja e hicieron énfasis en la importancia de la donación personal y de disfrutar de la profesión, destacando también, la necesidad de especializarse, preparar lecciones y promover el aprendizaje de los contenidos propuestos.application/pdfRESENDE, Adriana Torquato. Ser professor: olhares de estudantes do 5º ano do ensino fundamental. 2013. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24785porUniversidade Presbiteriana Mackenzieser professorconcepções de alunosformação de professoresimagens de professoresensino fundamentalser profesorconcepción de alumnosformación de profesoresimágenes de profesoreseducación básicaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4162/Adriana%20Torquato%20Resende.pdf.jpgSer professor: olhares de estudantes do 5º ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEMizukami, Maria da Graça Nicolettihttp://lattes.cnpq.br/2121396261196481Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato dehttp://lattes.cnpq.br/3064136997342775BREducação, Arte e HistóriaUPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALAdriana Torquato Resende.pdfAdriana Torquato Resende.pdfapplication/pdf1581618https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/3dd40ef6-cb42-4786-a557-0250363105ea/downloadc9100934423d103aaa60ce3362dd8610MD51TEXTAdriana Torquato Resende.pdf.txtAdriana Torquato Resende.pdf.txtExtracted texttext/plain280792https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/57eb6a3f-a162-40f4-9ef6-957f80ac61fe/downloadf13f7c7ac20d1dcf760b7860c253eb6bMD52THUMBNAILAdriana Torquato Resende.pdf.jpgAdriana Torquato Resende.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1180https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2e300f8b-6128-4dad-a82b-4eb72e91c235/downloadf0d1968d69d818ece0e36ffb393900bfMD5310899/247852022-03-14 17:18:31.835oai:dspace.mackenzie.br:10899/24785https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:18:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Ser professor: olhares de estudantes do 5º ano do ensino fundamental |
title |
Ser professor: olhares de estudantes do 5º ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
Ser professor: olhares de estudantes do 5º ano do ensino fundamental Resende, Adriana Torquato ser professor concepções de alunos formação de professores imagens de professores ensino fundamental ser profesor concepción de alumnos formación de profesores imágenes de profesores educación básica CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Ser professor: olhares de estudantes do 5º ano do ensino fundamental |
title_full |
Ser professor: olhares de estudantes do 5º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
Ser professor: olhares de estudantes do 5º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Ser professor: olhares de estudantes do 5º ano do ensino fundamental |
title_sort |
Ser professor: olhares de estudantes do 5º ano do ensino fundamental |
author |
Resende, Adriana Torquato |
author_facet |
Resende, Adriana Torquato |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7581179241493847 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Resende, Adriana Torquato |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4356376899901402 |
contributor_str_mv |
Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ser professor concepções de alunos formação de professores imagens de professores ensino fundamental |
topic |
ser professor concepções de alunos formação de professores imagens de professores ensino fundamental ser profesor concepción de alumnos formación de profesores imágenes de profesores educación básica CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
ser profesor concepción de alumnos formación de profesores imágenes de profesores educación básica |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Partindo da ideia de que se pode aprender com a infância, o objetivo desta pesquisa foi analisar as visões ou concepções de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental acerca do ser professor, compreender como eles veem o docente como pessoa, como interpretam suas ações em sala de aula e qual sentido atribuem a elas. Assim, este trabalho se propôs a explicitar e analisar o que é ser professor na visão desses alunos. Para isso, com base em alguns autores como Arroyo, Marcelo Garcia, Tardif e Lessard, Shulman, Nóvoa e outros, foram abordados temas como o papel e as ações do professor em sala de aula, as relações professor-aluno e o conhecimento construído por alunos e professores acerca da docência. Para a coleta de dados foram utilizados vários procedimentos, destacando-se a entrevista com base num roteiro semiestruturado. Em função das respostas, foi feita uma breve análise de uma produção midiática citada pela maioria das crianças entrevistadas, destacando algumas imagens de professores divulgadas na mídia e as visões dos alunos e dos docentes entrevistados acerca de um professor considerado bem sucedido. Com base nos dados coletados, concluiu-se que a imagem de professores revelada pelas crianças é a de alguém que ensina. Os alunos enfatizaram que o fazer docente ( ensinar ), exige muita paciência, preparo acadêmico e responsabilidade. Os professores veem a docência como uma ocupação complexa e enfatizaram a importância da doação pessoal e de gostar da profissão, destacando também a necessidade de se especializar, preparar aulas e promover a aprendizagem dos conteúdos propostos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-11-27 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-06-06 2020-05-28T18:10:54Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:42:42Z 2020-05-28T18:10:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RESENDE, Adriana Torquato. Ser professor: olhares de estudantes do 5º ano do ensino fundamental. 2013. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24785 |
identifier_str_mv |
RESENDE, Adriana Torquato. Ser professor: olhares de estudantes do 5º ano do ensino fundamental. 2013. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24785 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/3dd40ef6-cb42-4786-a557-0250363105ea/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/57eb6a3f-a162-40f4-9ef6-957f80ac61fe/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2e300f8b-6128-4dad-a82b-4eb72e91c235/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c9100934423d103aaa60ce3362dd8610 f13f7c7ac20d1dcf760b7860c253eb6b f0d1968d69d818ece0e36ffb393900bf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813820044299206656 |