Ser professor: olhares de estudantes do 5º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, Adriana Torquato
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24785
Resumo: Partindo da ideia de que se pode aprender com a infância, o objetivo desta pesquisa foi analisar as visões ou concepções de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental acerca do ser professor, compreender como eles veem o docente como pessoa, como interpretam suas ações em sala de aula e qual sentido atribuem a elas. Assim, este trabalho se propôs a explicitar e analisar o que é ser professor na visão desses alunos. Para isso, com base em alguns autores como Arroyo, Marcelo Garcia, Tardif e Lessard, Shulman, Nóvoa e outros, foram abordados temas como o papel e as ações do professor em sala de aula, as relações professor-aluno e o conhecimento construído por alunos e professores acerca da docência. Para a coleta de dados foram utilizados vários procedimentos, destacando-se a entrevista com base num roteiro semiestruturado. Em função das respostas, foi feita uma breve análise de uma produção midiática citada pela maioria das crianças entrevistadas, destacando algumas imagens de professores divulgadas na mídia e as visões dos alunos e dos docentes entrevistados acerca de um professor considerado bem sucedido. Com base nos dados coletados, concluiu-se que a imagem de professores revelada pelas crianças é a de alguém que ensina. Os alunos enfatizaram que o fazer docente ( ensinar ), exige muita paciência, preparo acadêmico e responsabilidade. Os professores veem a docência como uma ocupação complexa e enfatizaram a importância da doação pessoal e de gostar da profissão, destacando também a necessidade de se especializar, preparar aulas e promover a aprendizagem dos conteúdos propostos.
id UPM_488100ada8131e9f1ea0e6c6b9390d4a
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24785
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/7581179241493847Resende, Adriana TorquatoTancredi, Regina Maria Simões Puccinellihttp://lattes.cnpq.br/43563768999014022016-03-15T19:42:42Z2020-05-28T18:10:54Z2014-06-062020-05-28T18:10:54Z2013-11-27Partindo da ideia de que se pode aprender com a infância, o objetivo desta pesquisa foi analisar as visões ou concepções de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental acerca do ser professor, compreender como eles veem o docente como pessoa, como interpretam suas ações em sala de aula e qual sentido atribuem a elas. Assim, este trabalho se propôs a explicitar e analisar o que é ser professor na visão desses alunos. Para isso, com base em alguns autores como Arroyo, Marcelo Garcia, Tardif e Lessard, Shulman, Nóvoa e outros, foram abordados temas como o papel e as ações do professor em sala de aula, as relações professor-aluno e o conhecimento construído por alunos e professores acerca da docência. Para a coleta de dados foram utilizados vários procedimentos, destacando-se a entrevista com base num roteiro semiestruturado. Em função das respostas, foi feita uma breve análise de uma produção midiática citada pela maioria das crianças entrevistadas, destacando algumas imagens de professores divulgadas na mídia e as visões dos alunos e dos docentes entrevistados acerca de um professor considerado bem sucedido. Com base nos dados coletados, concluiu-se que a imagem de professores revelada pelas crianças é a de alguém que ensina. Os alunos enfatizaram que o fazer docente ( ensinar ), exige muita paciência, preparo acadêmico e responsabilidade. Os professores veem a docência como uma ocupação complexa e enfatizaram a importância da doação pessoal e de gostar da profissão, destacando também a necessidade de se especializar, preparar aulas e promover a aprendizagem dos conteúdos propostos.Partiendo de la idea de que se puede aprender con la infancia, el objetivo de esta investigación fue analizar la visión o la concepción que alumnos de los primeros años de la Escuela Primaria poseen acerca del ser profesor; comprender la manera como ven al docente como persona, como interpretan su actuación en el aula y cual sentido atribuyen a ella. Así, este trabajo se propuso explicar y analizar lo que significa ser profesor según la visión de esos alumnos. Por esta razón y con base en algunos autores como Arroyo, Marcelo Garcia, Tardif y Lessard, Shulman, Nóvoa y outros, fueron abordados temas tales como: El papel y la acción del profesor en el aula; La relación profesor-alumno; y El conocimiento construido por alumnos y profesores acerca de la docencia. Para la colecta de los datos fueron utilizados varios procedimientos, principalmente la entrevista con base en una guía semiestructurada. En función de las respuestas, fue hecho un breve análisis de una producción de los medios de comunicación citada por la mayoría de los niños entrevistados, destacando algunas imágenes de profesores divulgadas en los medios; y la visión de los alumnos y docentes entrevistados acerca de un profesor considerado exitoso. Con base en los datos colectados se concluyó que la imagen del profesor revelada por los niños es la de alguien que enseña. Los alumnos enfatizaron que el quehacer docente ( enseñar ), exige mucha paciencia, preparación académica y responsabilidad. Los profesores ven la docencia como una ocupación compleja e hicieron énfasis en la importancia de la donación personal y de disfrutar de la profesión, destacando también, la necesidad de especializarse, preparar lecciones y promover el aprendizaje de los contenidos propuestos.application/pdfRESENDE, Adriana Torquato. Ser professor: olhares de estudantes do 5º ano do ensino fundamental. 2013. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24785porUniversidade Presbiteriana Mackenzieser professorconcepções de alunosformação de professoresimagens de professoresensino fundamentalser profesorconcepción de alumnosformación de profesoresimágenes de profesoreseducación básicaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4162/Adriana%20Torquato%20Resende.pdf.jpgSer professor: olhares de estudantes do 5º ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEMizukami, Maria da Graça Nicolettihttp://lattes.cnpq.br/2121396261196481Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato dehttp://lattes.cnpq.br/3064136997342775BREducação, Arte e HistóriaUPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALAdriana Torquato Resende.pdfAdriana Torquato Resende.pdfapplication/pdf1581618https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/3dd40ef6-cb42-4786-a557-0250363105ea/downloadc9100934423d103aaa60ce3362dd8610MD51TEXTAdriana Torquato Resende.pdf.txtAdriana Torquato Resende.pdf.txtExtracted texttext/plain280792https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/57eb6a3f-a162-40f4-9ef6-957f80ac61fe/downloadf13f7c7ac20d1dcf760b7860c253eb6bMD52THUMBNAILAdriana Torquato Resende.pdf.jpgAdriana Torquato Resende.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1180https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2e300f8b-6128-4dad-a82b-4eb72e91c235/downloadf0d1968d69d818ece0e36ffb393900bfMD5310899/247852022-03-14 17:18:31.835oai:dspace.mackenzie.br:10899/24785https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:18:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv Ser professor: olhares de estudantes do 5º ano do ensino fundamental
title Ser professor: olhares de estudantes do 5º ano do ensino fundamental
spellingShingle Ser professor: olhares de estudantes do 5º ano do ensino fundamental
Resende, Adriana Torquato
ser professor
concepções de alunos
formação de professores
imagens de professores
ensino fundamental
ser profesor
concepción de alumnos
formación de profesores
imágenes de profesores
educación básica
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Ser professor: olhares de estudantes do 5º ano do ensino fundamental
title_full Ser professor: olhares de estudantes do 5º ano do ensino fundamental
title_fullStr Ser professor: olhares de estudantes do 5º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Ser professor: olhares de estudantes do 5º ano do ensino fundamental
title_sort Ser professor: olhares de estudantes do 5º ano do ensino fundamental
author Resende, Adriana Torquato
author_facet Resende, Adriana Torquato
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7581179241493847
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, Adriana Torquato
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4356376899901402
contributor_str_mv Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli
dc.subject.por.fl_str_mv ser professor
concepções de alunos
formação de professores
imagens de professores
ensino fundamental
topic ser professor
concepções de alunos
formação de professores
imagens de professores
ensino fundamental
ser profesor
concepción de alumnos
formación de profesores
imágenes de profesores
educación básica
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.spa.fl_str_mv ser profesor
concepción de alumnos
formación de profesores
imágenes de profesores
educación básica
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Partindo da ideia de que se pode aprender com a infância, o objetivo desta pesquisa foi analisar as visões ou concepções de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental acerca do ser professor, compreender como eles veem o docente como pessoa, como interpretam suas ações em sala de aula e qual sentido atribuem a elas. Assim, este trabalho se propôs a explicitar e analisar o que é ser professor na visão desses alunos. Para isso, com base em alguns autores como Arroyo, Marcelo Garcia, Tardif e Lessard, Shulman, Nóvoa e outros, foram abordados temas como o papel e as ações do professor em sala de aula, as relações professor-aluno e o conhecimento construído por alunos e professores acerca da docência. Para a coleta de dados foram utilizados vários procedimentos, destacando-se a entrevista com base num roteiro semiestruturado. Em função das respostas, foi feita uma breve análise de uma produção midiática citada pela maioria das crianças entrevistadas, destacando algumas imagens de professores divulgadas na mídia e as visões dos alunos e dos docentes entrevistados acerca de um professor considerado bem sucedido. Com base nos dados coletados, concluiu-se que a imagem de professores revelada pelas crianças é a de alguém que ensina. Os alunos enfatizaram que o fazer docente ( ensinar ), exige muita paciência, preparo acadêmico e responsabilidade. Os professores veem a docência como uma ocupação complexa e enfatizaram a importância da doação pessoal e de gostar da profissão, destacando também a necessidade de se especializar, preparar aulas e promover a aprendizagem dos conteúdos propostos.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-11-27
dc.date.available.fl_str_mv 2014-06-06
2020-05-28T18:10:54Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:42:42Z
2020-05-28T18:10:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RESENDE, Adriana Torquato. Ser professor: olhares de estudantes do 5º ano do ensino fundamental. 2013. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24785
identifier_str_mv RESENDE, Adriana Torquato. Ser professor: olhares de estudantes do 5º ano do ensino fundamental. 2013. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24785
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/3dd40ef6-cb42-4786-a557-0250363105ea/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/57eb6a3f-a162-40f4-9ef6-957f80ac61fe/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2e300f8b-6128-4dad-a82b-4eb72e91c235/download
bitstream.checksum.fl_str_mv c9100934423d103aaa60ce3362dd8610
f13f7c7ac20d1dcf760b7860c253eb6b
f0d1968d69d818ece0e36ffb393900bf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813820044299206656