A discricionariedade do administrador público na escolha das formas de delegação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Danilo Melo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/20756
Resumo: A evolução histórica e ideológica da atuação do Estado, em relação à prestação de serviços públicos, demonstra a crescente participação da iniciativa privada, vista, por muitos, como necessária para a melhoria da eficiência dos referidos serviços. Assim, a concretização dessa relação entre Administração Pública e iniciativa privada se dá, em diversos casos, por meio das formas de delegação, as quais se distinguem e, portanto, variam sua aplicabilidade a depender dos casos concretos. Ante as opções de formas de delegação cabíveis em cada situação e a impossibilidade de o legislador prever as peculiaridades casuísticas, a lei confere ao administrador público o poder discricionário, ou seja, a liberdade para escolher, no caso concreto, qual a forma de delegação mais adequada para que se assegure o interesse público. Tal liberdade, por sua vez, é limitada pelo ordenamento jurídico vigente, através de leis e princípios, os quais, se desrespeitados, configuram desvio de poder.
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