Scraps na prática da língua inglesa: análise de uma experiência utilizando a teoria de aquisição de língua estrangeira de Stephen Krashen no ambiente orkut
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24846 |
Resumo: | Neste trabalho, nosso foco é a investigação de uma experiência em um curso de Língua Inglesa que utilizou o ambiente virtual Orkut para a construção de estratégias metodológicas para a prática da língua. O curso foi realizado com trinta alunos da rede pública de ensino com a duração de dois meses, com duas aulas presenciais por semana e a com a parte não-presencial realizada com textos produzidos no ambiente virtual Orkut. Investigamos a potencialidade do ambiente virtual Orkut para a prática da comunicação em Língua Inglesa, analisando os 357 textos produzidos pelos alunos participantes do curso no ambiente virtual. Para a análise dos scraps, utilizamos categorias de análise baseadas em nosso referencial teórico, a aquisição de língua estrangeira de Stephen Krashen, assim como nas comunidades virtuais e concluímos que o Orkut apresentou grande efetividade enquanto comunidade virtual de aprendizagem, ao nos possibilitar utilizar sua força social para fins educativos, por se tratar de um ambiente familiar aos alunos, já que eles sentem-se membros daquela comunidade. |
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http://lattes.cnpq.br/9834111047842200Boldarine, Rita de CássiaPeña, Maria de Los Dolores Jimenezhttp://lattes.cnpq.br/51309877914372682016-03-15T19:43:21Z2020-05-28T18:11:03Z2008-09-022020-05-28T18:11:03Z2008-08-04Neste trabalho, nosso foco é a investigação de uma experiência em um curso de Língua Inglesa que utilizou o ambiente virtual Orkut para a construção de estratégias metodológicas para a prática da língua. O curso foi realizado com trinta alunos da rede pública de ensino com a duração de dois meses, com duas aulas presenciais por semana e a com a parte não-presencial realizada com textos produzidos no ambiente virtual Orkut. Investigamos a potencialidade do ambiente virtual Orkut para a prática da comunicação em Língua Inglesa, analisando os 357 textos produzidos pelos alunos participantes do curso no ambiente virtual. Para a análise dos scraps, utilizamos categorias de análise baseadas em nosso referencial teórico, a aquisição de língua estrangeira de Stephen Krashen, assim como nas comunidades virtuais e concluímos que o Orkut apresentou grande efetividade enquanto comunidade virtual de aprendizagem, ao nos possibilitar utilizar sua força social para fins educativos, por se tratar de um ambiente familiar aos alunos, já que eles sentem-se membros daquela comunidade.In this work our purpose is to investigate an experience in an English course which used the site Orkut for the construction of methodological strategies for the teaching of the English language. The course counted on the presence of thirty students from public schools in a two months course, with two classes a week and with texts produced by the students in the site Orkut. We investigated the potentiality of the site Orkut to the practice of the communication in English language analyzing the 357 scraps produced by the students who participated of the course in the virtual environment. To the analysis of the scraps we used the categories of analysis based on our theoretical reference, the acquisition of second language by Stephen D. Krashen, as well as the virtual communities and we concluded that Orkut presented great efficiency while virtual community of learning making it possible for us to use its social strength for educational purposes, for being a familiar environment for the students, since they feel members of that community.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfBOLDARINE, Rita de Cássia. Scraps na prática da língua inglesa: análise de uma experiência utilizando a teoria de aquisição de língua estrangeira de Stephen Krashen no ambiente orkut. 2008. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24846porUniversidade Presbiteriana Mackenziecomunidades virtuaislíngua inglesaorkutaquisição de língua estrangeiraStephen Krashenvirtual communitiesenglish languageorkutsecond language acquisitionStephen KrashenCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4297/Rita%20de%20Cassia%20Boldarine.pdf.jpgScraps na prática da língua inglesa: análise de uma experiência utilizando a teoria de aquisição de língua estrangeira de Stephen Krashen no ambiente orkutScraps na prática da língua inglesa: análise de uma experiência utilizando a teoria de aquisição de língua estrangeira de Stephen Krashen no ambiente orkutinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEBatista, Ronaldo de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/4540894174449403Oliveira, Lucila Maria Pesce dehttp://lattes.cnpq.br/4867232275873194BREducação, Arte e HistóriaUPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALRita de Cassia Boldarine.pdfRita de Cassia Boldarine.pdfapplication/pdf2135404https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/234cc186-4938-4f64-b95a-d7a5827e6aad/download3632da87e5c82e34ad69a4f0a8527ab0MD51TEXTRita de Cassia Boldarine.pdf.txtRita de Cassia Boldarine.pdf.txtExtracted texttext/plain169213https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9348ae95-9dd8-40a6-b701-ea45d23c0017/download9ec40bd8555723962b31627f23d048f2MD52THUMBNAILRita de Cassia Boldarine.pdf.jpgRita de Cassia Boldarine.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1308https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/88e0f996-e935-4977-bd67-3b968d6fd849/download35ab9c53e30af1e275bf0af449e827efMD5310899/248462022-03-14 17:22:47.457oai:dspace.mackenzie.br:10899/24846https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:22:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
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