A decisão da precificação como fator de destaque entre os concorrentes de marketplace: associação do power BI com python para auxiliar o cálculo de preço
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/29018 |
Resumo: | O presente artigo foi motivado pelo crescimento exponencial do e-commerce nos últimos anos. O preço entra como fator decisivo no processo de compra do consumidor do comercio eletrônico e pensá-lo da maneira incorreta pode ser prejudicial para qualquer empresa. A falta de ferramentas gratuitas de análise no setor de precificação distancia as pequenas e medias empresas dos grandes players, que realizam constantes estudos e investimentos no setor. O trabalho tem como objetivo criar uma ferramenta gratuita para auxiliar o gestor das pequenas e medias empresas, com análises e cálculos que, juntos, criam um Dashboard de informações para que o usuário consiga embasar a sua decisão no momento de precificação do produto. O projeto é um estudo de caso exploratório que utiliza informações fornecidas pela empresa parceira (XStore) e, com o tratamento da base e análises dos dados, o principal resultado alcançado é a integração da programação em Python e o Power BI para trazer conhecimento sobre os concorrentes e análises das tendências de mercado. |
id |
UPM_58458a1b7e9b6a5f40aae60b43809c5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/29018 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
Lucca, Enrico Pica deFigueiredo, Fabrizio LigoriBagarolli, MatheusQueiroz, Maciel Manoel de2022-04-14T18:39:21Z2022-04-14T18:39:21Z2021-12O presente artigo foi motivado pelo crescimento exponencial do e-commerce nos últimos anos. O preço entra como fator decisivo no processo de compra do consumidor do comercio eletrônico e pensá-lo da maneira incorreta pode ser prejudicial para qualquer empresa. A falta de ferramentas gratuitas de análise no setor de precificação distancia as pequenas e medias empresas dos grandes players, que realizam constantes estudos e investimentos no setor. O trabalho tem como objetivo criar uma ferramenta gratuita para auxiliar o gestor das pequenas e medias empresas, com análises e cálculos que, juntos, criam um Dashboard de informações para que o usuário consiga embasar a sua decisão no momento de precificação do produto. O projeto é um estudo de caso exploratório que utiliza informações fornecidas pela empresa parceira (XStore) e, com o tratamento da base e análises dos dados, o principal resultado alcançado é a integração da programação em Python e o Power BI para trazer conhecimento sobre os concorrentes e análises das tendências de mercado.This article was motivated by the exponential growth of e-commerce in recent years. The price is a decisive factor in the e-commerce consumer's purchase process, and an incorrect approach to the price can be harmful to any company. However, the lack of free analysis tools in the pricing sector distances small and medium-sized companies from the large players, which carry out constant studies and investments in the sector. The work aims to create a free tool to help managers of small and medium-sized companies with analyses and calculations that create an information dashboard for the user to base his decision at the time of pricing the product. The project is an exploratory case study that uses information provided by the partner company (XStore) and, with the treatment of the base and data analysis, the main result achieved is the integration of Python programming and Power BI to bring knowledge about the competitors and analysis of market trends.https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/29018Universidade Presbiteriana MackenzieEscola de Engenharia (EE)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPythonPower BIpricingweb scrapinge-commercedashboardpreçosA decisão da precificação como fator de destaque entre os concorrentes de marketplace: associação do power BI com python para auxiliar o cálculo de preçoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEORIGINALEnrico Pica de Lucca - protegido.pdfEnrico Pica de Lucca - protegido.pdfEnrico Pica de Luccaapplication/pdf525127https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/5c97a7f6-fa21-404c-a152-fc1ab404af9d/downloada18bba5ae5f186964be8945ce02b1bf9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81997https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/743dc6f6-ae28-43b0-be69-b4a453b6d251/downloadfb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/f3577a84-14b2-407b-bd5e-5fccc59a84d2/downloade39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTEnrico Pica de Lucca - protegido.pdf.txtEnrico Pica de Lucca - protegido.pdf.txtExtracted texttext/plain52455https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/c104d0a1-6627-4089-8c24-d8ac5c026b99/downloadd2a940615f9f1e6a6c2d570703b284f9MD54THUMBNAILEnrico Pica de Lucca - protegido.pdf.jpgEnrico Pica de Lucca - protegido.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1719https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/14259ba4-37e7-4f0f-8f13-1541ce84b8ac/downloadfbaeb0cefb3437ed3cd1f05e8f6ae52bMD5510899/290182022-04-15 02:02:15.527http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Braziloai:dspace.mackenzie.br:10899/29018https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-04-15T02:02:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)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 |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A decisão da precificação como fator de destaque entre os concorrentes de marketplace: associação do power BI com python para auxiliar o cálculo de preço |
title |
A decisão da precificação como fator de destaque entre os concorrentes de marketplace: associação do power BI com python para auxiliar o cálculo de preço |
spellingShingle |
A decisão da precificação como fator de destaque entre os concorrentes de marketplace: associação do power BI com python para auxiliar o cálculo de preço Lucca, Enrico Pica de Python Power BI pricing web scraping e-commerce dashboard preços |
title_short |
A decisão da precificação como fator de destaque entre os concorrentes de marketplace: associação do power BI com python para auxiliar o cálculo de preço |
title_full |
A decisão da precificação como fator de destaque entre os concorrentes de marketplace: associação do power BI com python para auxiliar o cálculo de preço |
title_fullStr |
A decisão da precificação como fator de destaque entre os concorrentes de marketplace: associação do power BI com python para auxiliar o cálculo de preço |
title_full_unstemmed |
A decisão da precificação como fator de destaque entre os concorrentes de marketplace: associação do power BI com python para auxiliar o cálculo de preço |
title_sort |
A decisão da precificação como fator de destaque entre os concorrentes de marketplace: associação do power BI com python para auxiliar o cálculo de preço |
author |
Lucca, Enrico Pica de |
author_facet |
Lucca, Enrico Pica de Figueiredo, Fabrizio Ligori Bagarolli, Matheus |
author_role |
author |
author2 |
Figueiredo, Fabrizio Ligori Bagarolli, Matheus |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucca, Enrico Pica de Figueiredo, Fabrizio Ligori Bagarolli, Matheus |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Queiroz, Maciel Manoel de |
contributor_str_mv |
Queiroz, Maciel Manoel de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Python Power BI pricing web scraping e-commerce dashboard preços |
topic |
Python Power BI pricing web scraping e-commerce dashboard preços |
description |
O presente artigo foi motivado pelo crescimento exponencial do e-commerce nos últimos anos. O preço entra como fator decisivo no processo de compra do consumidor do comercio eletrônico e pensá-lo da maneira incorreta pode ser prejudicial para qualquer empresa. A falta de ferramentas gratuitas de análise no setor de precificação distancia as pequenas e medias empresas dos grandes players, que realizam constantes estudos e investimentos no setor. O trabalho tem como objetivo criar uma ferramenta gratuita para auxiliar o gestor das pequenas e medias empresas, com análises e cálculos que, juntos, criam um Dashboard de informações para que o usuário consiga embasar a sua decisão no momento de precificação do produto. O projeto é um estudo de caso exploratório que utiliza informações fornecidas pela empresa parceira (XStore) e, com o tratamento da base e análises dos dados, o principal resultado alcançado é a integração da programação em Python e o Power BI para trazer conhecimento sobre os concorrentes e análises das tendências de mercado. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-14T18:39:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-04-14T18:39:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/29018 |
url |
https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/29018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Engenharia (EE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/5c97a7f6-fa21-404c-a152-fc1ab404af9d/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/743dc6f6-ae28-43b0-be69-b4a453b6d251/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/f3577a84-14b2-407b-bd5e-5fccc59a84d2/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/c104d0a1-6627-4089-8c24-d8ac5c026b99/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/14259ba4-37e7-4f0f-8f13-1541ce84b8ac/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a18bba5ae5f186964be8945ce02b1bf9 fb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 d2a940615f9f1e6a6c2d570703b284f9 fbaeb0cefb3437ed3cd1f05e8f6ae52b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813820064334348288 |