Ações do composto de marketing em micro empresas brasileiras: um estudo das vantagens e desvantagens da utilização de marketplaces
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/39335 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi analisar quais são as vantagens e desvantagens da utilização de Marketplaces para Microempresas brasileiras para o desenvolvimento de suas ações do composto de marketing. A metodologia utilizada para alcançar os objetivos traçados foi o estudo de múltiplos casos. Assim sendo, explorou-se os casos da Kace, Magiros e Moda Viva. Notou-se que as empresas procuraram adaptar os produtos e estratégias de preço, buscando flexibilidade para ampliar alcance, atrair diferentes públicos e garantir competitividade, evidenciando ações para diversificação, diferenciação e personalização dos elementos do composto de marketing. As vantagens percebidas incluíram maior visibilidade e eficiência logística, mas desafios envolveram pressão por descontos, concorrência e custos de comissão. Em síntese, as empresas enfrentaram desafios e colheram benefícios nos marketplaces, ressaltando a importância da flexibilidade estratégica e compreensão do ambiente digital, contribuindo para a compreensão do comércio eletrônico e oferecendo insights valiosos para maximizar o desempenho em marketplaces. |
id |
UPM_67680a9b40334478de4f152504961eda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/39335 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
Dutra, PedroAlonso, Thales PereiraTomaz , Victor Hugo BruncaMadeira, Adriana Beatriz2024-09-10T17:59:11Z2024-09-10T17:59:11Z2023-12-07O objetivo deste estudo foi analisar quais são as vantagens e desvantagens da utilização de Marketplaces para Microempresas brasileiras para o desenvolvimento de suas ações do composto de marketing. A metodologia utilizada para alcançar os objetivos traçados foi o estudo de múltiplos casos. Assim sendo, explorou-se os casos da Kace, Magiros e Moda Viva. Notou-se que as empresas procuraram adaptar os produtos e estratégias de preço, buscando flexibilidade para ampliar alcance, atrair diferentes públicos e garantir competitividade, evidenciando ações para diversificação, diferenciação e personalização dos elementos do composto de marketing. As vantagens percebidas incluíram maior visibilidade e eficiência logística, mas desafios envolveram pressão por descontos, concorrência e custos de comissão. Em síntese, as empresas enfrentaram desafios e colheram benefícios nos marketplaces, ressaltando a importância da flexibilidade estratégica e compreensão do ambiente digital, contribuindo para a compreensão do comércio eletrônico e oferecendo insights valiosos para maximizar o desempenho em marketplaces.The objective of this study was to analyze the advantages and disadvantages of utilizing Marketplaces for Brazilian microenterprises in the development of their marketing mix actions. The methodology employed to achieve the outlined objectives was a multiple case study. Thus, the cases of Kace, Magiros, and Moda Viva were explored. It was observed that the companies sought to adapt products and pricing strategies, aiming for flexibility to broaden their reach, attract diverse audiences, and ensure competitiveness, demonstrating actions for the diversification, differentiation, and personalization of marketing mix elements. Perceived advantages included increased visibility and logistical efficiency, but challenges involved pressure for discounts, competition, and commission costs. In summary, the companies faced challenges and reaped benefits in marketplaces, highlighting the importance of strategic flexibility and understanding the digital environment, contributing to the comprehension of e commerce, and providing valuable insights to maximize performance in marketplaces.https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/39335Universidade Presbiteriana MackenziemarketplacesmicroempresasvantagensdesvantagensmarketplacesmicroenterprisesadvantagesdisadvantagesAções do composto de marketing em micro empresas brasileiras: um estudo das vantagens e desvantagens da utilização de marketplacesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEinfo:eu-repo/semantics/openAccessCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)ORIGINAL03_ Trabalho Final TCC II _ Pedro Dutra, Victor Hugo Brunca, Thales Pereira.pdf03_ Trabalho Final TCC II _ Pedro Dutra, Victor Hugo Brunca, Thales Pereira.pdfapplication/pdf277283https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ef2eead7-8125-44d3-a9d1-166f02234c03/download729401418eaf3d480242217ad35abf23MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82269https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/b55809aa-d8ef-48e8-b274-973cfdb25053/downloadf0d4931322d30f6d2ee9ebafdf037c16MD52TEXT03_ Trabalho Final TCC II _ Pedro Dutra, Victor Hugo Brunca, Thales Pereira.pdf.txt03_ Trabalho Final TCC II _ Pedro Dutra, Victor Hugo Brunca, Thales Pereira.pdf.txtExtracted texttext/plain76633https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ee0c50e7-db10-4975-bf68-479f8244e043/downloada4376d49624d95c2a472f5bffcafe7a2MD53THUMBNAIL03_ Trabalho Final TCC II _ Pedro Dutra, Victor Hugo Brunca, Thales Pereira.pdf.jpg03_ Trabalho Final TCC II _ Pedro Dutra, Victor Hugo Brunca, Thales Pereira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2644https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9c9e3e7e-6a40-4821-82e6-7ade8ad0dc07/downloadc21ae4c1fabde34407f44436860a11dbMD5410899/393352024-09-11 03:02:29.874oai:dspace.mackenzie.br:10899/39335https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772024-09-11T03:02:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)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 |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ações do composto de marketing em micro empresas brasileiras: um estudo das vantagens e desvantagens da utilização de marketplaces |
title |
Ações do composto de marketing em micro empresas brasileiras: um estudo das vantagens e desvantagens da utilização de marketplaces |
spellingShingle |
Ações do composto de marketing em micro empresas brasileiras: um estudo das vantagens e desvantagens da utilização de marketplaces Dutra, Pedro marketplaces microempresas vantagens desvantagens marketplaces microenterprises advantages disadvantages |
title_short |
Ações do composto de marketing em micro empresas brasileiras: um estudo das vantagens e desvantagens da utilização de marketplaces |
title_full |
Ações do composto de marketing em micro empresas brasileiras: um estudo das vantagens e desvantagens da utilização de marketplaces |
title_fullStr |
Ações do composto de marketing em micro empresas brasileiras: um estudo das vantagens e desvantagens da utilização de marketplaces |
title_full_unstemmed |
Ações do composto de marketing em micro empresas brasileiras: um estudo das vantagens e desvantagens da utilização de marketplaces |
title_sort |
Ações do composto de marketing em micro empresas brasileiras: um estudo das vantagens e desvantagens da utilização de marketplaces |
author |
Dutra, Pedro |
author_facet |
Dutra, Pedro Alonso, Thales Pereira Tomaz , Victor Hugo Brunca |
author_role |
author |
author2 |
Alonso, Thales Pereira Tomaz , Victor Hugo Brunca |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dutra, Pedro Alonso, Thales Pereira Tomaz , Victor Hugo Brunca |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Madeira, Adriana Beatriz |
contributor_str_mv |
Madeira, Adriana Beatriz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
marketplaces microempresas vantagens desvantagens marketplaces microenterprises advantages disadvantages |
topic |
marketplaces microempresas vantagens desvantagens marketplaces microenterprises advantages disadvantages |
description |
O objetivo deste estudo foi analisar quais são as vantagens e desvantagens da utilização de Marketplaces para Microempresas brasileiras para o desenvolvimento de suas ações do composto de marketing. A metodologia utilizada para alcançar os objetivos traçados foi o estudo de múltiplos casos. Assim sendo, explorou-se os casos da Kace, Magiros e Moda Viva. Notou-se que as empresas procuraram adaptar os produtos e estratégias de preço, buscando flexibilidade para ampliar alcance, atrair diferentes públicos e garantir competitividade, evidenciando ações para diversificação, diferenciação e personalização dos elementos do composto de marketing. As vantagens percebidas incluíram maior visibilidade e eficiência logística, mas desafios envolveram pressão por descontos, concorrência e custos de comissão. Em síntese, as empresas enfrentaram desafios e colheram benefícios nos marketplaces, ressaltando a importância da flexibilidade estratégica e compreensão do ambiente digital, contribuindo para a compreensão do comércio eletrônico e oferecendo insights valiosos para maximizar o desempenho em marketplaces. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-12-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-09-10T17:59:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-09-10T17:59:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/39335 |
url |
https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/39335 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ef2eead7-8125-44d3-a9d1-166f02234c03/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/b55809aa-d8ef-48e8-b274-973cfdb25053/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ee0c50e7-db10-4975-bf68-479f8244e043/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9c9e3e7e-6a40-4821-82e6-7ade8ad0dc07/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
729401418eaf3d480242217ad35abf23 f0d4931322d30f6d2ee9ebafdf037c16 a4376d49624d95c2a472f5bffcafe7a2 c21ae4c1fabde34407f44436860a11db |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813820022996336640 |