Ações do composto de marketing em micro empresas brasileiras: um estudo das vantagens e desvantagens da utilização de marketplaces

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Pedro
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Alonso, Thales Pereira, Tomaz , Victor Hugo Brunca
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/39335
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar quais são as vantagens e desvantagens da utilização de Marketplaces para Microempresas brasileiras para o desenvolvimento de suas ações do composto de marketing. A metodologia utilizada para alcançar os objetivos traçados foi o estudo de múltiplos casos. Assim sendo, explorou-se os casos da Kace, Magiros e Moda Viva. Notou-se que as empresas procuraram adaptar os produtos e estratégias de preço, buscando flexibilidade para ampliar alcance, atrair diferentes públicos e garantir competitividade, evidenciando ações para diversificação, diferenciação e personalização dos elementos do composto de marketing. As vantagens percebidas incluíram maior visibilidade e eficiência logística, mas desafios envolveram pressão por descontos, concorrência e custos de comissão. Em síntese, as empresas enfrentaram desafios e colheram benefícios nos marketplaces, ressaltando a importância da flexibilidade estratégica e compreensão do ambiente digital, contribuindo para a compreensão do comércio eletrônico e oferecendo insights valiosos para maximizar o desempenho em marketplaces.
id UPM_67680a9b40334478de4f152504961eda
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/39335
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling Dutra, PedroAlonso, Thales PereiraTomaz , Victor Hugo BruncaMadeira, Adriana Beatriz2024-09-10T17:59:11Z2024-09-10T17:59:11Z2023-12-07O objetivo deste estudo foi analisar quais são as vantagens e desvantagens da utilização de Marketplaces para Microempresas brasileiras para o desenvolvimento de suas ações do composto de marketing. A metodologia utilizada para alcançar os objetivos traçados foi o estudo de múltiplos casos. Assim sendo, explorou-se os casos da Kace, Magiros e Moda Viva. Notou-se que as empresas procuraram adaptar os produtos e estratégias de preço, buscando flexibilidade para ampliar alcance, atrair diferentes públicos e garantir competitividade, evidenciando ações para diversificação, diferenciação e personalização dos elementos do composto de marketing. As vantagens percebidas incluíram maior visibilidade e eficiência logística, mas desafios envolveram pressão por descontos, concorrência e custos de comissão. Em síntese, as empresas enfrentaram desafios e colheram benefícios nos marketplaces, ressaltando a importância da flexibilidade estratégica e compreensão do ambiente digital, contribuindo para a compreensão do comércio eletrônico e oferecendo insights valiosos para maximizar o desempenho em marketplaces.The objective of this study was to analyze the advantages and disadvantages of utilizing Marketplaces for Brazilian microenterprises in the development of their marketing mix actions. The methodology employed to achieve the outlined objectives was a multiple case study. Thus, the cases of Kace, Magiros, and Moda Viva were explored. It was observed that the companies sought to adapt products and pricing strategies, aiming for flexibility to broaden their reach, attract diverse audiences, and ensure competitiveness, demonstrating actions for the diversification, differentiation, and personalization of marketing mix elements. Perceived advantages included increased visibility and logistical efficiency, but challenges involved pressure for discounts, competition, and commission costs. In summary, the companies faced challenges and reaped benefits in marketplaces, highlighting the importance of strategic flexibility and understanding the digital environment, contributing to the comprehension of e commerce, and providing valuable insights to maximize performance in marketplaces.https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/39335Universidade Presbiteriana MackenziemarketplacesmicroempresasvantagensdesvantagensmarketplacesmicroenterprisesadvantagesdisadvantagesAções do composto de marketing em micro empresas brasileiras: um estudo das vantagens e desvantagens da utilização de marketplacesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEinfo:eu-repo/semantics/openAccessCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)ORIGINAL03_ Trabalho Final TCC II _ Pedro Dutra, Victor Hugo Brunca, Thales Pereira.pdf03_ Trabalho Final TCC II _ Pedro Dutra, Victor Hugo Brunca, Thales Pereira.pdfapplication/pdf277283https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ef2eead7-8125-44d3-a9d1-166f02234c03/download729401418eaf3d480242217ad35abf23MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82269https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/b55809aa-d8ef-48e8-b274-973cfdb25053/downloadf0d4931322d30f6d2ee9ebafdf037c16MD52TEXT03_ Trabalho Final TCC II _ Pedro Dutra, Victor Hugo Brunca, Thales Pereira.pdf.txt03_ Trabalho Final TCC II _ Pedro Dutra, Victor Hugo Brunca, Thales Pereira.pdf.txtExtracted texttext/plain76633https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ee0c50e7-db10-4975-bf68-479f8244e043/downloada4376d49624d95c2a472f5bffcafe7a2MD53THUMBNAIL03_ Trabalho Final TCC II _ Pedro Dutra, Victor Hugo Brunca, Thales Pereira.pdf.jpg03_ Trabalho Final TCC II _ Pedro Dutra, Victor Hugo Brunca, Thales Pereira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2644https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9c9e3e7e-6a40-4821-82e6-7ade8ad0dc07/downloadc21ae4c1fabde34407f44436860a11dbMD5410899/393352024-09-11 03:02:29.874oai:dspace.mackenzie.br:10899/39335https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772024-09-11T03:02:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)falseTElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKPGJyPjxicj4KQ29tIG8gYWNlaXRlIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgw6AgVW5pdmVyc2lkYWRlIFByZXNiaXRlcmlhbmEgTWFja2VuemllIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCB0cmFkdXppciAoY29uZm9ybWUgZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSwgZS9vdSBkaXN0cmlidWlyIHNldSB0cmFiYWxobyAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBwb3IgdG9kbyBvIG11bmRvIG5vIGZvcm1hdG8gaW1wcmVzc28gZSBlbGV0csO0bmljbyBlIGVtIHF1YWxxdWVyIG1laW8sIGluY2x1aW5kbyBvcyBmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgo8YnI+PGJyPgpBY2VpdGFuZG8gZXNzYSBsaWNlbsOnYSB2b2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgUHJlc2JpdGVyaWFuYSBNYWNrZW56aWUgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIG8gc2V1IHRyYWJhbGhvIHBhcmEgcXVhbHF1ZXIgbWVpbyBvdSBmb3JtYXRvIGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkbyBzZXUgdHJhYmFsaG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2stdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgo8YnI+PGJyPgpDb25jb3JkYXLDoSBxdWUgc2V1IHRyYWJhbGhvIHRhbWLDqW0gc2Vyw6EgcmVnaWRvIHBlbGEgQ3JlYXRpdmUgQ29tbW9ucyBxdWUgTsODTyBwZXJtaXRlIG8gdXNvIGNvbWVyY2lhbCBvdSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbyBkYSBvYnJhIHBvciB0ZXJjZWlyb3MgY29uZm9ybWUgZGVzY3JpdG8gZW0gPGEgaHJlZj0iaHR0cHM6Ly9jcmVhdGl2ZWNvbW1vbnMub3JnL2xpY2Vuc2VzL2J5LW5jLW5kLzQuMC8iIHRhcmdldD0iX2JsYW5rIj5odHRwczovL2NyZWF0aXZlY29tbW9ucy5vcmcvbGljZW5zZXMvYnktbmMtbmQvNC4wLzwvYT4uCjxicj48YnI+ClZvY8OqIGRlY2xhcmEgcXVlIHNldSB0cmFiYWxobyDDqSBvcmlnaW5hbCBlIHF1ZSB2b2PDqiB0ZW0gbyBwb2RlciBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBvIGRlcMOzc2l0byBkbyBzZXUgdHJhYmFsaG8gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCjxicj48YnI+CkNhc28gbyBzZXUgdHJhYmFsaG8gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGEgcGVybWlzc8OjbyBpcnJlc3RyaXRhIGRvIGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBwYXJhIGNvbmNlZGVyIMOgIFVuaXZlcnNpZGFkZSBQcmVzYml0ZXJpYW5hIE1hY2tlbnppZSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRvIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmEgZGVwb3NpdGFkby4KPGJyPjxicj4KQ0FTTyBPIFRSQUJBTEhPIE9SQSBERVBPU0lUQURPIFRFTkhBIFNJRE8gUkVTVUxUQURPIERFIFVNIFBBVFJPQ8ONTklPIE9VIEFQT0lPIERFIFVNQSBBR8OKTkNJQSBERSBGT01FTlRPIE9VIE9VVFJPIE9SR0FOSVNNTyBRVUUgTsODTyBTRUpBIEEgVU5JVkVSU0lEQURFIFBSRVNCSVRFUklBTkEgTUFDS0VOWklFLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KPGJyPjxicj4KQSBVbml2ZXJzaWRhZGUgUHJlc2JpdGVyaWFuYSBNYWNrZW56aWUgc2UgY29tcHJvbWV0ZSBhIGlkZW50aWZpY2FyIGNsYXJhbWVudGUgbyBzZXUgbm9tZSAocykgb3UgbyhzKSBub21lKHMpIGRvKHMpIGRldGVudG9yKGVzKSBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZG8gc2V1IHRyYWJhbGhvLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIGFsw6ltIGRhcXVlbGFzIGNvbmNlZGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EuCg==
dc.title.none.fl_str_mv Ações do composto de marketing em micro empresas brasileiras: um estudo das vantagens e desvantagens da utilização de marketplaces
title Ações do composto de marketing em micro empresas brasileiras: um estudo das vantagens e desvantagens da utilização de marketplaces
spellingShingle Ações do composto de marketing em micro empresas brasileiras: um estudo das vantagens e desvantagens da utilização de marketplaces
Dutra, Pedro
marketplaces
microempresas
vantagens
desvantagens
marketplaces
microenterprises
advantages
disadvantages
title_short Ações do composto de marketing em micro empresas brasileiras: um estudo das vantagens e desvantagens da utilização de marketplaces
title_full Ações do composto de marketing em micro empresas brasileiras: um estudo das vantagens e desvantagens da utilização de marketplaces
title_fullStr Ações do composto de marketing em micro empresas brasileiras: um estudo das vantagens e desvantagens da utilização de marketplaces
title_full_unstemmed Ações do composto de marketing em micro empresas brasileiras: um estudo das vantagens e desvantagens da utilização de marketplaces
title_sort Ações do composto de marketing em micro empresas brasileiras: um estudo das vantagens e desvantagens da utilização de marketplaces
author Dutra, Pedro
author_facet Dutra, Pedro
Alonso, Thales Pereira
Tomaz , Victor Hugo Brunca
author_role author
author2 Alonso, Thales Pereira
Tomaz , Victor Hugo Brunca
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra, Pedro
Alonso, Thales Pereira
Tomaz , Victor Hugo Brunca
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Madeira, Adriana Beatriz
contributor_str_mv Madeira, Adriana Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv marketplaces
microempresas
vantagens
desvantagens
marketplaces
microenterprises
advantages
disadvantages
topic marketplaces
microempresas
vantagens
desvantagens
marketplaces
microenterprises
advantages
disadvantages
description O objetivo deste estudo foi analisar quais são as vantagens e desvantagens da utilização de Marketplaces para Microempresas brasileiras para o desenvolvimento de suas ações do composto de marketing. A metodologia utilizada para alcançar os objetivos traçados foi o estudo de múltiplos casos. Assim sendo, explorou-se os casos da Kace, Magiros e Moda Viva. Notou-se que as empresas procuraram adaptar os produtos e estratégias de preço, buscando flexibilidade para ampliar alcance, atrair diferentes públicos e garantir competitividade, evidenciando ações para diversificação, diferenciação e personalização dos elementos do composto de marketing. As vantagens percebidas incluíram maior visibilidade e eficiência logística, mas desafios envolveram pressão por descontos, concorrência e custos de comissão. Em síntese, as empresas enfrentaram desafios e colheram benefícios nos marketplaces, ressaltando a importância da flexibilidade estratégica e compreensão do ambiente digital, contribuindo para a compreensão do comércio eletrônico e oferecendo insights valiosos para maximizar o desempenho em marketplaces.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-09-10T17:59:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-09-10T17:59:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/39335
url https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/39335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ef2eead7-8125-44d3-a9d1-166f02234c03/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/b55809aa-d8ef-48e8-b274-973cfdb25053/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ee0c50e7-db10-4975-bf68-479f8244e043/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9c9e3e7e-6a40-4821-82e6-7ade8ad0dc07/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 729401418eaf3d480242217ad35abf23
f0d4931322d30f6d2ee9ebafdf037c16
a4376d49624d95c2a472f5bffcafe7a2
c21ae4c1fabde34407f44436860a11db
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813820022996336640