Oportunidades de aprendizagem no nível grupal: um estudo de caso em uma instituição educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Takahashi, Cintia Yuri
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23503
Resumo: Despite the apparent consensus that group learning integrates the learning process from the individual to the organization (SENGE, 1990; KIM, 1993; ROUSSEAU; HOUSE, 1994; NONAKA; TAKEUCHI, 1997; EDMONDSON, 2002), our understanding about group learning remains limited (EDMONDSON; 1999). The general objective of this study is to identify and analyze the factors involved in group learning process of the participants of the Mediating Team Learning course promoted at Senac São Paulo. A qualitative study interviewing 11 participants and four of their colleagues was conducted in order to achieve the bjective. It was identified that it was easier for the participants to listen and concerning the factors that influenced group learning, three kinds of factors were identified: personal, structural and interpersonal. In the work environment such factors can either enable or be an obstacle to learning and it was found that they occur simultaneously and are interrelated.
id UPM_676ebcdee4fb4f3cb4e449aa2732c5b7
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/23503
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling 2016-03-15T19:26:31Z2020-05-28T18:04:09Z2008-05-272020-05-28T18:04:09Z2007-09-06TAKAHASHI, Cintia Yuri. Oportunidades de aprendizagem no nível grupal: um estudo de caso em uma instituição educacional. 2007. 121 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23503Despite the apparent consensus that group learning integrates the learning process from the individual to the organization (SENGE, 1990; KIM, 1993; ROUSSEAU; HOUSE, 1994; NONAKA; TAKEUCHI, 1997; EDMONDSON, 2002), our understanding about group learning remains limited (EDMONDSON; 1999). The general objective of this study is to identify and analyze the factors involved in group learning process of the participants of the Mediating Team Learning course promoted at Senac São Paulo. A qualitative study interviewing 11 participants and four of their colleagues was conducted in order to achieve the bjective. It was identified that it was easier for the participants to listen and concerning the factors that influenced group learning, three kinds of factors were identified: personal, structural and interpersonal. In the work environment such factors can either enable or be an obstacle to learning and it was found that they occur simultaneously and are interrelated.Apesar do aparente consenso de que a aprendizagem em grupo integra o processo de aprendizagem do indivíduo ao da organização (SENGE, 1990; KIM, 1993; ROUSSEAU; HOUSE, 1994; NONAKA; TAKEUCHI, 1997; EDMONDSON, 2002), entendese que a aprendizagem nos grupos permanece limitada. (EDMONDSON; 1999). O presente estudo teve como objetivo geral identificar e analisar os fatores envolvidos no processo de aprendizagem em grupo, dos participantes do curso Mediando a Aprendizagem nas Equipes, promovido no Senac São Paulo. Para isso, foi conduzido um estudo qualitativo por meio de entrevistas, com 11 participantes, além de entrevista com quatro colegas dos participantes. Identificou-se que os participantes tiveram mais facilidade para ouvir e, quanto aos fatores que influenciaram a aprendizagem nos grupos, foram identificados três tipos: pessoais, estruturais e interpessoais. No ambiente de trabalho, nota-se que esses fatores ocorrem, simultaneamente, estão relacionados entre si e podem tanto facilitar quanto ser um obstáculo à aprendizagem.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieAdministração de EmpresasUPMBRAdministraçãoaprendizagem nos gruposfacilitadores para a aprendizagemobstáculos à aprendizagemgroup learningfacilitating factors for learningobstacles to learningCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOOportunidades de aprendizagem no nível grupal: um estudo de caso em uma instituição educacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAntonello, Cláudia Simonehttp://lattes.cnpq.br/1477430317063576Godoy, Arilda Schmidthttp://lattes.cnpq.br/8335648990336274Lacombe, Beatriz Maria Bragahttp://lattes.cnpq.br/8953320538587118http://lattes.cnpq.br/6038014983786290Takahashi, Cintia Yurihttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/2840/Cintia%20Yuri%20Takahashi.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/674/1/Cintia%20Yuri%20Takahashi.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/235032020-05-28 15:04:09.747Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Oportunidades de aprendizagem no nível grupal: um estudo de caso em uma instituição educacional
title Oportunidades de aprendizagem no nível grupal: um estudo de caso em uma instituição educacional
spellingShingle Oportunidades de aprendizagem no nível grupal: um estudo de caso em uma instituição educacional
Takahashi, Cintia Yuri
aprendizagem nos grupos
facilitadores para a aprendizagem
obstáculos à aprendizagem
group learning
facilitating factors for learning
obstacles to learning
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Oportunidades de aprendizagem no nível grupal: um estudo de caso em uma instituição educacional
title_full Oportunidades de aprendizagem no nível grupal: um estudo de caso em uma instituição educacional
title_fullStr Oportunidades de aprendizagem no nível grupal: um estudo de caso em uma instituição educacional
title_full_unstemmed Oportunidades de aprendizagem no nível grupal: um estudo de caso em uma instituição educacional
title_sort Oportunidades de aprendizagem no nível grupal: um estudo de caso em uma instituição educacional
author Takahashi, Cintia Yuri
author_facet Takahashi, Cintia Yuri
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antonello, Cláudia Simone
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1477430317063576
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Godoy, Arilda Schmidt
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8335648990336274
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lacombe, Beatriz Maria Braga
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8953320538587118
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6038014983786290
dc.contributor.author.fl_str_mv Takahashi, Cintia Yuri
contributor_str_mv Antonello, Cláudia Simone
Godoy, Arilda Schmidt
Lacombe, Beatriz Maria Braga
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem nos grupos
facilitadores para a aprendizagem
obstáculos à aprendizagem
topic aprendizagem nos grupos
facilitadores para a aprendizagem
obstáculos à aprendizagem
group learning
facilitating factors for learning
obstacles to learning
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv group learning
facilitating factors for learning
obstacles to learning
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description Despite the apparent consensus that group learning integrates the learning process from the individual to the organization (SENGE, 1990; KIM, 1993; ROUSSEAU; HOUSE, 1994; NONAKA; TAKEUCHI, 1997; EDMONDSON, 2002), our understanding about group learning remains limited (EDMONDSON; 1999). The general objective of this study is to identify and analyze the factors involved in group learning process of the participants of the Mediating Team Learning course promoted at Senac São Paulo. A qualitative study interviewing 11 participants and four of their colleagues was conducted in order to achieve the bjective. It was identified that it was easier for the participants to listen and concerning the factors that influenced group learning, three kinds of factors were identified: personal, structural and interpersonal. In the work environment such factors can either enable or be an obstacle to learning and it was found that they occur simultaneously and are interrelated.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-09-06
dc.date.available.fl_str_mv 2008-05-27
2020-05-28T18:04:09Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:26:31Z
2020-05-28T18:04:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TAKAHASHI, Cintia Yuri. Oportunidades de aprendizagem no nível grupal: um estudo de caso em uma instituição educacional. 2007. 121 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23503
identifier_str_mv TAKAHASHI, Cintia Yuri. Oportunidades de aprendizagem no nível grupal: um estudo de caso em uma instituição educacional. 2007. 121 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Administração de Empresas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757177244458942464