Oportunidades de aprendizagem no nível grupal: um estudo de caso em uma instituição educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23503 |
Resumo: | Despite the apparent consensus that group learning integrates the learning process from the individual to the organization (SENGE, 1990; KIM, 1993; ROUSSEAU; HOUSE, 1994; NONAKA; TAKEUCHI, 1997; EDMONDSON, 2002), our understanding about group learning remains limited (EDMONDSON; 1999). The general objective of this study is to identify and analyze the factors involved in group learning process of the participants of the Mediating Team Learning course promoted at Senac São Paulo. A qualitative study interviewing 11 participants and four of their colleagues was conducted in order to achieve the bjective. It was identified that it was easier for the participants to listen and concerning the factors that influenced group learning, three kinds of factors were identified: personal, structural and interpersonal. In the work environment such factors can either enable or be an obstacle to learning and it was found that they occur simultaneously and are interrelated. |
id |
UPM_676ebcdee4fb4f3cb4e449aa2732c5b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/23503 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
2016-03-15T19:26:31Z2020-05-28T18:04:09Z2008-05-272020-05-28T18:04:09Z2007-09-06TAKAHASHI, Cintia Yuri. Oportunidades de aprendizagem no nível grupal: um estudo de caso em uma instituição educacional. 2007. 121 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23503Despite the apparent consensus that group learning integrates the learning process from the individual to the organization (SENGE, 1990; KIM, 1993; ROUSSEAU; HOUSE, 1994; NONAKA; TAKEUCHI, 1997; EDMONDSON, 2002), our understanding about group learning remains limited (EDMONDSON; 1999). The general objective of this study is to identify and analyze the factors involved in group learning process of the participants of the Mediating Team Learning course promoted at Senac São Paulo. A qualitative study interviewing 11 participants and four of their colleagues was conducted in order to achieve the bjective. It was identified that it was easier for the participants to listen and concerning the factors that influenced group learning, three kinds of factors were identified: personal, structural and interpersonal. In the work environment such factors can either enable or be an obstacle to learning and it was found that they occur simultaneously and are interrelated.Apesar do aparente consenso de que a aprendizagem em grupo integra o processo de aprendizagem do indivíduo ao da organização (SENGE, 1990; KIM, 1993; ROUSSEAU; HOUSE, 1994; NONAKA; TAKEUCHI, 1997; EDMONDSON, 2002), entendese que a aprendizagem nos grupos permanece limitada. (EDMONDSON; 1999). O presente estudo teve como objetivo geral identificar e analisar os fatores envolvidos no processo de aprendizagem em grupo, dos participantes do curso Mediando a Aprendizagem nas Equipes, promovido no Senac São Paulo. Para isso, foi conduzido um estudo qualitativo por meio de entrevistas, com 11 participantes, além de entrevista com quatro colegas dos participantes. Identificou-se que os participantes tiveram mais facilidade para ouvir e, quanto aos fatores que influenciaram a aprendizagem nos grupos, foram identificados três tipos: pessoais, estruturais e interpessoais. No ambiente de trabalho, nota-se que esses fatores ocorrem, simultaneamente, estão relacionados entre si e podem tanto facilitar quanto ser um obstáculo à aprendizagem.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieAdministração de EmpresasUPMBRAdministraçãoaprendizagem nos gruposfacilitadores para a aprendizagemobstáculos à aprendizagemgroup learningfacilitating factors for learningobstacles to learningCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOOportunidades de aprendizagem no nível grupal: um estudo de caso em uma instituição educacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAntonello, Cláudia Simonehttp://lattes.cnpq.br/1477430317063576Godoy, Arilda Schmidthttp://lattes.cnpq.br/8335648990336274Lacombe, Beatriz Maria Bragahttp://lattes.cnpq.br/8953320538587118http://lattes.cnpq.br/6038014983786290Takahashi, Cintia Yurihttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/2840/Cintia%20Yuri%20Takahashi.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/674/1/Cintia%20Yuri%20Takahashi.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/235032020-05-28 15:04:09.747Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI |
dc.title.por.fl_str_mv |
Oportunidades de aprendizagem no nível grupal: um estudo de caso em uma instituição educacional |
title |
Oportunidades de aprendizagem no nível grupal: um estudo de caso em uma instituição educacional |
spellingShingle |
Oportunidades de aprendizagem no nível grupal: um estudo de caso em uma instituição educacional Takahashi, Cintia Yuri aprendizagem nos grupos facilitadores para a aprendizagem obstáculos à aprendizagem group learning facilitating factors for learning obstacles to learning CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
Oportunidades de aprendizagem no nível grupal: um estudo de caso em uma instituição educacional |
title_full |
Oportunidades de aprendizagem no nível grupal: um estudo de caso em uma instituição educacional |
title_fullStr |
Oportunidades de aprendizagem no nível grupal: um estudo de caso em uma instituição educacional |
title_full_unstemmed |
Oportunidades de aprendizagem no nível grupal: um estudo de caso em uma instituição educacional |
title_sort |
Oportunidades de aprendizagem no nível grupal: um estudo de caso em uma instituição educacional |
author |
Takahashi, Cintia Yuri |
author_facet |
Takahashi, Cintia Yuri |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Antonello, Cláudia Simone |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1477430317063576 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Godoy, Arilda Schmidt |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8335648990336274 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Lacombe, Beatriz Maria Braga |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8953320538587118 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6038014983786290 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Takahashi, Cintia Yuri |
contributor_str_mv |
Antonello, Cláudia Simone Godoy, Arilda Schmidt Lacombe, Beatriz Maria Braga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem nos grupos facilitadores para a aprendizagem obstáculos à aprendizagem |
topic |
aprendizagem nos grupos facilitadores para a aprendizagem obstáculos à aprendizagem group learning facilitating factors for learning obstacles to learning CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
group learning facilitating factors for learning obstacles to learning |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
Despite the apparent consensus that group learning integrates the learning process from the individual to the organization (SENGE, 1990; KIM, 1993; ROUSSEAU; HOUSE, 1994; NONAKA; TAKEUCHI, 1997; EDMONDSON, 2002), our understanding about group learning remains limited (EDMONDSON; 1999). The general objective of this study is to identify and analyze the factors involved in group learning process of the participants of the Mediating Team Learning course promoted at Senac São Paulo. A qualitative study interviewing 11 participants and four of their colleagues was conducted in order to achieve the bjective. It was identified that it was easier for the participants to listen and concerning the factors that influenced group learning, three kinds of factors were identified: personal, structural and interpersonal. In the work environment such factors can either enable or be an obstacle to learning and it was found that they occur simultaneously and are interrelated. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-09-06 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-05-27 2020-05-28T18:04:09Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:26:31Z 2020-05-28T18:04:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
TAKAHASHI, Cintia Yuri. Oportunidades de aprendizagem no nível grupal: um estudo de caso em uma instituição educacional. 2007. 121 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23503 |
identifier_str_mv |
TAKAHASHI, Cintia Yuri. Oportunidades de aprendizagem no nível grupal: um estudo de caso em uma instituição educacional. 2007. 121 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23503 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Administração de Empresas |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1757177244458942464 |