Elementos para a compreensão do desenho anatômico: uma metodologia do ensino do desenho dinâmico da figura humana para estudantes de artes visuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24751 |
Resumo: | The present work discusses the learning process of free hand drawing and particularly of the human figure drawing and languages and methodologies of that form of expression, and design models aimed at visual arts students. The reading texts related to the design and its meaning, the cognitive aspect and philosophies applied to the study of the figure gives the basis for reading lines of human object, offering a contemporary look to this as a learning experience, coupled with possible references to understanding of general forms of learning design, as well as its pedagogy. Besides the introduction and endnotes, the dissertation has five parts, dealing with topics such as drawing lines and their historical and contemporary models coexisting, learning through the assimilation of these, and the possible place of technique and proportions of the design considerations with design pedagogy, the teacher as mediator and systematization of the development process of the author as a teacher of classes drawing freehand. |
id |
UPM_7253d88136c74ceabce20a1efc607cba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/24751 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
2016-03-15T19:42:25Z2020-05-28T18:10:48Z2013-05-252020-05-28T18:10:48Z2013-02-25http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24751The present work discusses the learning process of free hand drawing and particularly of the human figure drawing and languages and methodologies of that form of expression, and design models aimed at visual arts students. The reading texts related to the design and its meaning, the cognitive aspect and philosophies applied to the study of the figure gives the basis for reading lines of human object, offering a contemporary look to this as a learning experience, coupled with possible references to understanding of general forms of learning design, as well as its pedagogy. Besides the introduction and endnotes, the dissertation has five parts, dealing with topics such as drawing lines and their historical and contemporary models coexisting, learning through the assimilation of these, and the possible place of technique and proportions of the design considerations with design pedagogy, the teacher as mediator and systematization of the development process of the author as a teacher of classes drawing freehand.O presente trabalho discute o processo de aprendizagem do desenho à mão livre e particularmente do desenho da figura humana e as linguagens e metodologias nessa forma de expressão; e modelos de desenho dirigidas a estudantes de artes visuais. A leitura de textos relacionados ao desenho e a seu significado, o aspecto cognitivo e filosofias aplicadas ao estudo da figura dão a base para linhas de leitura do objeto humano, que propõem um olhar contemporâneo para esse aprendizado como experiência pessoal, somada a possíveis referências para a compreensão das formas gerais de aprendizado do desenho, bem como de sua pedagogia. Além da introdução e das notas finais, a dissertação é estruturada em cinco partes, tratando de temas como linhas de desenho e seus modelos históricos e contemporâneos coexistentes; o aprendizado por meio da assimilação destes; e o lugar possível da técnica e das proporções do desenho com considerações sobre a pedagogia do desenho, o professor como mediador e a sistematização do processo de desenvolvimento do autor como professor de turmas de desenho à mão livre.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEducação, Arte e História da CulturaUPMBREducação, Arte e Históriadesenhofigura humanaaprendizagemmemóriatécnicalinguagemdrawinghuman figurelearningmemorytechniquelanguageCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESElementos para a compreensão do desenho anatômico: uma metodologia do ensino do desenho dinâmico da figura humana para estudantes de artes visuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisStori, Norbertohttp://lattes.cnpq.br/9008340653385020Silveira, Isabel Oresteshttp://lattes.cnpq.br/1395062359818097Rampazzo, Loris Graldihttp://lattes.cnpq.br/8462299862564726http://lattes.cnpq.br/3887547945131038Jubran, Alexandrehttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4091/Alexandre%20Jubran.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1859/1/Alexandre%20Jubran.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/247512020-05-28 15:10:48.544Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI |
dc.title.por.fl_str_mv |
Elementos para a compreensão do desenho anatômico: uma metodologia do ensino do desenho dinâmico da figura humana para estudantes de artes visuais |
title |
Elementos para a compreensão do desenho anatômico: uma metodologia do ensino do desenho dinâmico da figura humana para estudantes de artes visuais |
spellingShingle |
Elementos para a compreensão do desenho anatômico: uma metodologia do ensino do desenho dinâmico da figura humana para estudantes de artes visuais Jubran, Alexandre desenho figura humana aprendizagem memória técnica linguagem drawing human figure learning memory technique language CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
title_short |
Elementos para a compreensão do desenho anatômico: uma metodologia do ensino do desenho dinâmico da figura humana para estudantes de artes visuais |
title_full |
Elementos para a compreensão do desenho anatômico: uma metodologia do ensino do desenho dinâmico da figura humana para estudantes de artes visuais |
title_fullStr |
Elementos para a compreensão do desenho anatômico: uma metodologia do ensino do desenho dinâmico da figura humana para estudantes de artes visuais |
title_full_unstemmed |
Elementos para a compreensão do desenho anatômico: uma metodologia do ensino do desenho dinâmico da figura humana para estudantes de artes visuais |
title_sort |
Elementos para a compreensão do desenho anatômico: uma metodologia do ensino do desenho dinâmico da figura humana para estudantes de artes visuais |
author |
Jubran, Alexandre |
author_facet |
Jubran, Alexandre |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Stori, Norberto |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9008340653385020 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Silveira, Isabel Orestes |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1395062359818097 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Rampazzo, Loris Graldi |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8462299862564726 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3887547945131038 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jubran, Alexandre |
contributor_str_mv |
Stori, Norberto Silveira, Isabel Orestes Rampazzo, Loris Graldi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
desenho figura humana aprendizagem memória técnica linguagem |
topic |
desenho figura humana aprendizagem memória técnica linguagem drawing human figure learning memory technique language CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
drawing human figure learning memory technique language |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
description |
The present work discusses the learning process of free hand drawing and particularly of the human figure drawing and languages and methodologies of that form of expression, and design models aimed at visual arts students. The reading texts related to the design and its meaning, the cognitive aspect and philosophies applied to the study of the figure gives the basis for reading lines of human object, offering a contemporary look to this as a learning experience, coupled with possible references to understanding of general forms of learning design, as well as its pedagogy. Besides the introduction and endnotes, the dissertation has five parts, dealing with topics such as drawing lines and their historical and contemporary models coexisting, learning through the assimilation of these, and the possible place of technique and proportions of the design considerations with design pedagogy, the teacher as mediator and systematization of the development process of the author as a teacher of classes drawing freehand. |
publishDate |
2013 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-05-25 2020-05-28T18:10:48Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-02-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:42:25Z 2020-05-28T18:10:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24751 |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24751 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Educação, Arte e História da Cultura |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação, Arte e História |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1757177231647440896 |