Fatores que influenciam a aprendizagem informal: estudo de uma equipe de vendas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedro, Maurício da Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23371
Resumo: O contexto global e competitivo faz com que as organizações tenham a expectativa de que a aprendizagem e a criação de conhecimento aconteçam de maneira contínua e que os trabalhadores compartilhem o que sabem com seus pares, no grupo e por toda a organização. Nesse sentido, a aprendizagem informal que está integrada ao cotidiano das pessoas no trabalho, ganha importância no âmbito organizacional e acadêmico. Assim, o objetivo dessa pesquisa é identificar e analisar os fatores que influenciam a aprendizagem informal de uma equipe de vendas. A pesquisa utilizou-se da abordagem quantitativa e a coleta dos dados foi realizada através de questionário eletrônico. Os resultados indicam que as pessoas utilizam a aprendizagem informal quando buscam aprender alguma coisa nova no ambiente de trabalho. Revelam que os fatores ambientais (inibidores) não estão impactando o engajamento dessa equipe em atividades de aprendizagem informal e que as características pessoais (facilitadores), por outro lado, exercem a função de motivador para a aprendizagem. Foram feitas, ainda, comparações entre os resultados encontrados da equipe de vendas com pesquisas junto à professores, profissionais de recursos humanos e também de tecnologia da informação, indicando que não há diferenças significativas entre esses grupos de profissionais.
id UPM_7cd2c511c80cb436e2e28beef70c3d02
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/23371
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/8335648990336274Pedro, Maurício da SilvaGodoy, Arilda Schmidthttp://lattes.cnpq.br/59000000000000592016-03-15T19:25:40Z2020-05-28T18:03:48Z2012-01-062020-05-28T18:03:48Z2011-01-27O contexto global e competitivo faz com que as organizações tenham a expectativa de que a aprendizagem e a criação de conhecimento aconteçam de maneira contínua e que os trabalhadores compartilhem o que sabem com seus pares, no grupo e por toda a organização. Nesse sentido, a aprendizagem informal que está integrada ao cotidiano das pessoas no trabalho, ganha importância no âmbito organizacional e acadêmico. Assim, o objetivo dessa pesquisa é identificar e analisar os fatores que influenciam a aprendizagem informal de uma equipe de vendas. A pesquisa utilizou-se da abordagem quantitativa e a coleta dos dados foi realizada através de questionário eletrônico. Os resultados indicam que as pessoas utilizam a aprendizagem informal quando buscam aprender alguma coisa nova no ambiente de trabalho. Revelam que os fatores ambientais (inibidores) não estão impactando o engajamento dessa equipe em atividades de aprendizagem informal e que as características pessoais (facilitadores), por outro lado, exercem a função de motivador para a aprendizagem. Foram feitas, ainda, comparações entre os resultados encontrados da equipe de vendas com pesquisas junto à professores, profissionais de recursos humanos e também de tecnologia da informação, indicando que não há diferenças significativas entre esses grupos de profissionais.The global and competitive context lead the organizations to have the expectation that learning and the creation of knowledge take place continuously and to believe that their workers are to share what they know with their coworkers in the group and throughout the organization. In this sense, informal learning that is integrated into the daily lives of people at work, gain importance in the organizational and academic scenery. Therefore the objective of this research is to identify and analyze the factors that influence informal learning in a sales team. The methodology used was quantitative and the data were collected using online survey. The results indicate that people use informal learning as they seek to learn something new in the workplace. They reveal that environmental factors (inhibitors) are not impacting the engagement of the staff in informal learning activities and personal characteristics (facilitators) on the other hand, play the role of motivator for learning. Comparisons were also made between the sales team results and research with teachers, human resource professionals as well as information technology specialists, indicating no significant differences among these groups of professionals.application/pdfhttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23371porUniversidade Presbiteriana Mackenzieaprendizagem individualaprendizagem informalaprendizagem no setor de vendasindividual learninginformal learninglearning in the sales sectorCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/2933/Mauricio%20da%20Silva%20Pedro.pdf.jpgFatores que influenciam a aprendizagem informal: estudo de uma equipe de vendasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEBido, Diógenes de Souzahttp://lattes.cnpq.br/7757562071320086Oliva, Eduardo de Camargohttp://lattes.cnpq.br/9172181753057349BRAdministraçãoUPMAdministração de EmpresasORIGINALMauricio da Silva Pedro.pdfMauricio da Silva Pedro.pdfapplication/pdf1499464https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/bd51e201-e607-4e20-8b6b-7365b6994f6c/download5b46fc7e1eeddc3323987e7904215fc5MD51TEXTMauricio da Silva Pedro.pdf.txtMauricio da Silva Pedro.pdf.txtExtracted texttext/plain205225https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/af8e449e-7aa2-4355-a11c-9eef026d1211/downloadab58fad6329a1df2e6f95f97da4e1a65MD52THUMBNAILMauricio da Silva Pedro.pdf.jpgMauricio da Silva Pedro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1204https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/499e9f8d-d195-4a8c-97f9-ad90477808c9/downloadaeada66a9af7bfe53e2029d7dae1f4aaMD5310899/233712022-03-14 16:11:18.548oai:dspace.mackenzie.br:10899/23371https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T16:11:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv Fatores que influenciam a aprendizagem informal: estudo de uma equipe de vendas
title Fatores que influenciam a aprendizagem informal: estudo de uma equipe de vendas
spellingShingle Fatores que influenciam a aprendizagem informal: estudo de uma equipe de vendas
Pedro, Maurício da Silva
aprendizagem individual
aprendizagem informal
aprendizagem no setor de vendas
individual learning
informal learning
learning in the sales sector
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
title_short Fatores que influenciam a aprendizagem informal: estudo de uma equipe de vendas
title_full Fatores que influenciam a aprendizagem informal: estudo de uma equipe de vendas
title_fullStr Fatores que influenciam a aprendizagem informal: estudo de uma equipe de vendas
title_full_unstemmed Fatores que influenciam a aprendizagem informal: estudo de uma equipe de vendas
title_sort Fatores que influenciam a aprendizagem informal: estudo de uma equipe de vendas
author Pedro, Maurício da Silva
author_facet Pedro, Maurício da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8335648990336274
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedro, Maurício da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Godoy, Arilda Schmidt
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5900000000000059
contributor_str_mv Godoy, Arilda Schmidt
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem individual
aprendizagem informal
aprendizagem no setor de vendas
topic aprendizagem individual
aprendizagem informal
aprendizagem no setor de vendas
individual learning
informal learning
learning in the sales sector
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
dc.subject.eng.fl_str_mv individual learning
informal learning
learning in the sales sector
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
description O contexto global e competitivo faz com que as organizações tenham a expectativa de que a aprendizagem e a criação de conhecimento aconteçam de maneira contínua e que os trabalhadores compartilhem o que sabem com seus pares, no grupo e por toda a organização. Nesse sentido, a aprendizagem informal que está integrada ao cotidiano das pessoas no trabalho, ganha importância no âmbito organizacional e acadêmico. Assim, o objetivo dessa pesquisa é identificar e analisar os fatores que influenciam a aprendizagem informal de uma equipe de vendas. A pesquisa utilizou-se da abordagem quantitativa e a coleta dos dados foi realizada através de questionário eletrônico. Os resultados indicam que as pessoas utilizam a aprendizagem informal quando buscam aprender alguma coisa nova no ambiente de trabalho. Revelam que os fatores ambientais (inibidores) não estão impactando o engajamento dessa equipe em atividades de aprendizagem informal e que as características pessoais (facilitadores), por outro lado, exercem a função de motivador para a aprendizagem. Foram feitas, ainda, comparações entre os resultados encontrados da equipe de vendas com pesquisas junto à professores, profissionais de recursos humanos e também de tecnologia da informação, indicando que não há diferenças significativas entre esses grupos de profissionais.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-01-27
dc.date.available.fl_str_mv 2012-01-06
2020-05-28T18:03:48Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:25:40Z
2020-05-28T18:03:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23371
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/bd51e201-e607-4e20-8b6b-7365b6994f6c/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/af8e449e-7aa2-4355-a11c-9eef026d1211/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/499e9f8d-d195-4a8c-97f9-ad90477808c9/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 5b46fc7e1eeddc3323987e7904215fc5
ab58fad6329a1df2e6f95f97da4e1a65
aeada66a9af7bfe53e2029d7dae1f4aa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813820062251876352