O ensino híbrido como metodologia na educação infantil (4 a 5 anos)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Camila de Jesus
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Martins, Priscila Monte Alegre
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/29505
Resumo: Com um olhar atento para as tendências contemporâneas que afetam a vida humana e reconhecendo o valor e a importância da formação durante a Educação Infantil, esta pesquisa bibliográfica almeja produzir conhecimentos para aplicação do ensino híbrido, incorporando-o na elaboração de planos de aulas, para crianças com 4 e 5 anos, contribuindo na prática pedagógica para promover o protagonismo infantil e impulsionar o desenvolvimento da criança, como preconiza a Base Nacional Comum Curricular. Para tanto foram analisados desde documentos oficiais legislativos a livros, artigos, pesquisas publicadas tanto em meios físicos, como virtuais e websites com materiais escritos e audiovisuais de pesquisadores renomados em ensino híbrido e metodologias ativas. Para o levantamento de dados e análises foram consultados autores como Almeida (2018), Arcega (2018), Bacich (2016), Christensen; Horn; Staker (2013), Camargo; Daros (2013), Machado; Lupepso; Jungbluth (2017), Morales Pinheiro (2010), Moran (2015). Como fruto das análises foram traçadas estratégias, reunidas em um e-book, que visam dar subsídios na aplicação do ensino híbrido na Educação Infantil de maneira que respeite o tempo, as particularidades e o desenvolvimento nesta fase, adaptando quando necessário o uso dessas metodologias e destacando a importância da relação entre família e escola neste processo.
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spelling Oliveira, Camila de JesusMartins, Priscila Monte AlegreLopes, Ana Lucia de Souza2022-06-01T11:18:59Z2022-06-01T11:18:59Z2021-10Com um olhar atento para as tendências contemporâneas que afetam a vida humana e reconhecendo o valor e a importância da formação durante a Educação Infantil, esta pesquisa bibliográfica almeja produzir conhecimentos para aplicação do ensino híbrido, incorporando-o na elaboração de planos de aulas, para crianças com 4 e 5 anos, contribuindo na prática pedagógica para promover o protagonismo infantil e impulsionar o desenvolvimento da criança, como preconiza a Base Nacional Comum Curricular. Para tanto foram analisados desde documentos oficiais legislativos a livros, artigos, pesquisas publicadas tanto em meios físicos, como virtuais e websites com materiais escritos e audiovisuais de pesquisadores renomados em ensino híbrido e metodologias ativas. Para o levantamento de dados e análises foram consultados autores como Almeida (2018), Arcega (2018), Bacich (2016), Christensen; Horn; Staker (2013), Camargo; Daros (2013), Machado; Lupepso; Jungbluth (2017), Morales Pinheiro (2010), Moran (2015). Como fruto das análises foram traçadas estratégias, reunidas em um e-book, que visam dar subsídios na aplicação do ensino híbrido na Educação Infantil de maneira que respeite o tempo, as particularidades e o desenvolvimento nesta fase, adaptando quando necessário o uso dessas metodologias e destacando a importância da relação entre família e escola neste processo.With a watchful eye for contemporary trends that affect human life and recognizing the value and importance of training during Early Childhood Education, this bibliographic research aims to produce knowledge for the application of blended learning, incorporating it in the preparation of lesson plans for children aged 4 and 5, contributing to pedagogical practice to promote child protagonism and boost the child's development, as advocated by the National Common Curricular Base. To reach this objective, we analyzed from official legislative documents to books, articles, research published both in physical and virtual media and websites with written and audiovisual materials by renowned researchers in blended learning and active methodologies. For data collection and analysis, authors were consulted, such as Almeida (2018), Arcega (2018), Bacich (2016), Christensen; Horn; Staker (2013), Camargo; Daros (2013), Machado; Lupepso; Jungbluth (2017), Morales Pinheiro (2010), Moran (2015). As a result of the analyzes, strategies were drawn up, gathered in an e-book, which aim to provide subsidies in the application of blended learning in Early Childhood Education in a way that respects the time, the particularities and the development in this phase, adapting when necessary the use of these methodologies and highlighting the importance of the relationship between family and school in this process.https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/29505Universidade Presbiteriana MackenzieCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessBNCCeducação infantilensino híbridometodologias ativasearly childhood educationblended learningactive methodologiesO ensino híbrido como metodologia na educação infantil (4 a 5 anos)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEORIGINAL_Camila-Oliveira_Priscila-Martins.pdf_Camila-Oliveira_Priscila-Martins.pdfCamila_Priscilaapplication/pdf3438140https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/f91f39fa-f89c-40e8-8fd1-c453e5fb2b27/download5f1765f9e84d0f3649a367362cf17e7bMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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