Alfabetização científica como prática pedagógica na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sinieghi, Ana Luiza Matos Lopes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-29042022-112226/
Resumo: Uma proposta curricular para alfabetizar cientificamente desde a Educação Infantil pode promover maior envolvimento da criança com a realidade das ciências. A alfabetização científica na Educação Infantil desperta a curiosidade e a criatividade das crianças, desde que vivenciem de forma ativa uma proposta curricular transdisciplinar e lúdica. A presente pesquisa, de natureza qualitativa, propôs-se a desenvolver uma metodologia que possibilite a alfabetização científica na Educação Infantil por meio do uso sistemático de metodologias ativas. Para tal, foi elaborado um plano sequencial de atividades com o tema de ciências e transdisciplinaridade seguindo as fases de problematização, planejamento de tarefas e aplicação do conhecimento com atividades práticas e avaliação dessas fases. O planejamento dessas atividades foi vinculado ao desenvolvimento da autoria infantil no processo de descoberta, construção do conhecimento e campos de experiências. A aplicação desta estratégia mostrou-se positiva, pois, as crianças demonstraram interesse e engajamento na execução das tarefas. Os resultados destacam a possibilidade de inserção da alfabetização científica e metodologias ativas no currículo da Educação Infantil em vista da formação de cidadãos comprometidos, engajados e ativos na sociedade.
id USP_ead40cd843ad1cc8c953a1f7dc620454
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-29042022-112226
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Alfabetização científica como prática pedagógica na Educação InfantilScientific Literacy as a pedagogical practice in Early Childhood EducationActive MethodologiesAlfabetização CientíficaEarly Childhood EducationEducação InfantilMetodologias AtivasScientific LiteracyUma proposta curricular para alfabetizar cientificamente desde a Educação Infantil pode promover maior envolvimento da criança com a realidade das ciências. A alfabetização científica na Educação Infantil desperta a curiosidade e a criatividade das crianças, desde que vivenciem de forma ativa uma proposta curricular transdisciplinar e lúdica. A presente pesquisa, de natureza qualitativa, propôs-se a desenvolver uma metodologia que possibilite a alfabetização científica na Educação Infantil por meio do uso sistemático de metodologias ativas. Para tal, foi elaborado um plano sequencial de atividades com o tema de ciências e transdisciplinaridade seguindo as fases de problematização, planejamento de tarefas e aplicação do conhecimento com atividades práticas e avaliação dessas fases. O planejamento dessas atividades foi vinculado ao desenvolvimento da autoria infantil no processo de descoberta, construção do conhecimento e campos de experiências. A aplicação desta estratégia mostrou-se positiva, pois, as crianças demonstraram interesse e engajamento na execução das tarefas. Os resultados destacam a possibilidade de inserção da alfabetização científica e metodologias ativas no currículo da Educação Infantil em vista da formação de cidadãos comprometidos, engajados e ativos na sociedade.A curricular proposal to alphabetize scientifically since Child Education can promote greater involvement in the child\'s reality of science. Scientific literature in Children\'s Education awakens curiosity and creativity, as long as they experience actively a curricular proposal transdisciplinary and ludic. The present research, of qualitative nature, has proposed to develop a methodology that enables scientific alphabetization in Children\'s Education through systematic use of active methodology. For that, it was designed a sequential plan of activities with the theme of science and transdisciplinarity following phases of problematization, task planning and application of practice activities and appraisal of these phases. The planning of these activities has been linked to the development of children\'s authority in the process of discovery, construction of knowledge and experiences. The application of this strategy has shown positive, because the children have shown interest and engagement in the execution of the tasks. The results highlight the possibility of inserting scientific literature and active methodologies on the resume of Children\'s Education in view of the formation of compromised citizens, engaged and active society.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBarreto, Maria Auxiliadora MottaSinieghi, Ana Luiza Matos Lopes2021-02-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-29042022-112226/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-04-29T14:24:49Zoai:teses.usp.br:tde-29042022-112226Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-04-29T14:24:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização científica como prática pedagógica na Educação Infantil
Scientific Literacy as a pedagogical practice in Early Childhood Education
title Alfabetização científica como prática pedagógica na Educação Infantil
spellingShingle Alfabetização científica como prática pedagógica na Educação Infantil
Sinieghi, Ana Luiza Matos Lopes
Active Methodologies
Alfabetização Científica
Early Childhood Education
Educação Infantil
Metodologias Ativas
Scientific Literacy
title_short Alfabetização científica como prática pedagógica na Educação Infantil
title_full Alfabetização científica como prática pedagógica na Educação Infantil
title_fullStr Alfabetização científica como prática pedagógica na Educação Infantil
title_full_unstemmed Alfabetização científica como prática pedagógica na Educação Infantil
title_sort Alfabetização científica como prática pedagógica na Educação Infantil
author Sinieghi, Ana Luiza Matos Lopes
author_facet Sinieghi, Ana Luiza Matos Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barreto, Maria Auxiliadora Motta
dc.contributor.author.fl_str_mv Sinieghi, Ana Luiza Matos Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Active Methodologies
Alfabetização Científica
Early Childhood Education
Educação Infantil
Metodologias Ativas
Scientific Literacy
topic Active Methodologies
Alfabetização Científica
Early Childhood Education
Educação Infantil
Metodologias Ativas
Scientific Literacy
description Uma proposta curricular para alfabetizar cientificamente desde a Educação Infantil pode promover maior envolvimento da criança com a realidade das ciências. A alfabetização científica na Educação Infantil desperta a curiosidade e a criatividade das crianças, desde que vivenciem de forma ativa uma proposta curricular transdisciplinar e lúdica. A presente pesquisa, de natureza qualitativa, propôs-se a desenvolver uma metodologia que possibilite a alfabetização científica na Educação Infantil por meio do uso sistemático de metodologias ativas. Para tal, foi elaborado um plano sequencial de atividades com o tema de ciências e transdisciplinaridade seguindo as fases de problematização, planejamento de tarefas e aplicação do conhecimento com atividades práticas e avaliação dessas fases. O planejamento dessas atividades foi vinculado ao desenvolvimento da autoria infantil no processo de descoberta, construção do conhecimento e campos de experiências. A aplicação desta estratégia mostrou-se positiva, pois, as crianças demonstraram interesse e engajamento na execução das tarefas. Os resultados destacam a possibilidade de inserção da alfabetização científica e metodologias ativas no currículo da Educação Infantil em vista da formação de cidadãos comprometidos, engajados e ativos na sociedade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-29042022-112226/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-29042022-112226/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091172265623552