Dimensionamento energético de uma célula combustível para um veículo conceito urbano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/29341 |
Resumo: | A necessidade por uma alternativa limpa aos combustíveis fósseis no transporte urbano vem se tornando mais urgente, visto que se trata de um recurso natural escasso, e cujo processo de obtenção de energia é prejudicial ao meio ambiente. Para isso, a principal solução em vista são os veículos elétricos. Ao mesmo tempo que os veículos elétricos emergem como solução, as baterias que alimentam os motores e sistemas elétricos também enfrentam o problema de escassez de matériaprima, o que afeta a escalabilidade desta como solução. Propõe-se neste trabalho a utilização de uma célula de hidrogênio (fuel cell) como alternativa a estas baterias, visto que o hidrogênio não é uma matéria-prima escassa, e o processo de obtenção de energia não é nocivo ao ambiente. O propósito deste trabalho é dimensionar a célula de hidrogênio e o powertrain de um veículo elétrico, visando a Shell Eco-Marathon, competição internacional que fomenta as pesquisas ligadas a veículos de alta eficiência energética no âmbito acadêmico. |
id |
UPM_8a3f46f3fde3c32abd9dad4b6f6d2199 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/29341 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
Camargo, Gabriel Luiz de AraújoOliveira, Luiz Pedro Andrade deRaia, Fábio2022-05-23T15:39:17Z2022-05-23T15:39:17Z2019-06A necessidade por uma alternativa limpa aos combustíveis fósseis no transporte urbano vem se tornando mais urgente, visto que se trata de um recurso natural escasso, e cujo processo de obtenção de energia é prejudicial ao meio ambiente. Para isso, a principal solução em vista são os veículos elétricos. Ao mesmo tempo que os veículos elétricos emergem como solução, as baterias que alimentam os motores e sistemas elétricos também enfrentam o problema de escassez de matériaprima, o que afeta a escalabilidade desta como solução. Propõe-se neste trabalho a utilização de uma célula de hidrogênio (fuel cell) como alternativa a estas baterias, visto que o hidrogênio não é uma matéria-prima escassa, e o processo de obtenção de energia não é nocivo ao ambiente. O propósito deste trabalho é dimensionar a célula de hidrogênio e o powertrain de um veículo elétrico, visando a Shell Eco-Marathon, competição internacional que fomenta as pesquisas ligadas a veículos de alta eficiência energética no âmbito acadêmico.The need for a clean alternative to fossil-based fuels in urban transport is becoming more urgent, since it is a scarce natural resource, and whose process of obtaining energy is harmful to the environment. For this, the main solution purposed nowadays is the electric vehicle. Although it’s the main solution, it has some intrinsical problems, just as the fossil fuels. the batteries that power the engines and electrical systems also face the problem of scarcity of material, which affects it’s scalability as a global solution. We proposed the use of a fuel cell as an alternative to these batteries, since hydrogen is not scarce, and the process of obtaining energy is not harmful to the environment. The purpose of this arcticle is to scale the hydrogen cell and powertrain of an electric vehicle, targeting the Shell Eco-Marathon, an international competition that fosters research on high- energy vehicles in the academical context.https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/29341Universidade Presbiteriana MackenzieEscola de Engenharia (EE)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessveículo elétricocélula de hidrogêniofuel cellpowertrainconceito urbanoelectric vehicleurban conceptDimensionamento energético de uma célula combustível para um veículo conceito urbanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEORIGINALGRUPO 42_p.pdfGRUPO 42_p.pdfGRUPO 42_papplication/pdf1666748https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/b52e38a8-1a8c-4cd7-b39c-e280d62b24e6/download81736a4c8dd73917e6f74a55d4d2d9e6MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/7c29ebcc-d158-480f-a2fa-b1c9c6791886/downloade39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81997https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/b8860d63-0888-4604-9c22-c385cf47344a/downloadfb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57MD53TEXTGRUPO 42_p.pdf.txtGRUPO 42_p.pdf.txtExtracted texttext/plain31313https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/35cbf738-1b95-4947-a2f7-6dcc81fc54cc/download2fb76f622d8924aa775a7cf8ef1ae24aMD54THUMBNAILGRUPO 42_p.pdf.jpgGRUPO 42_p.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1661https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/a7c813f3-ce45-481c-9155-0ec7b0f71d37/download99763da9997e32803066ffe03df8595bMD5510899/293412022-07-12 02:03:17.062http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Braziloai:dspace.mackenzie.br:10899/29341https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-07-12T02:03:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)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 |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Dimensionamento energético de uma célula combustível para um veículo conceito urbano |
title |
Dimensionamento energético de uma célula combustível para um veículo conceito urbano |
spellingShingle |
Dimensionamento energético de uma célula combustível para um veículo conceito urbano Camargo, Gabriel Luiz de Araújo veículo elétrico célula de hidrogênio fuel cell powertrain conceito urbano electric vehicle urban concept |
title_short |
Dimensionamento energético de uma célula combustível para um veículo conceito urbano |
title_full |
Dimensionamento energético de uma célula combustível para um veículo conceito urbano |
title_fullStr |
Dimensionamento energético de uma célula combustível para um veículo conceito urbano |
title_full_unstemmed |
Dimensionamento energético de uma célula combustível para um veículo conceito urbano |
title_sort |
Dimensionamento energético de uma célula combustível para um veículo conceito urbano |
author |
Camargo, Gabriel Luiz de Araújo |
author_facet |
Camargo, Gabriel Luiz de Araújo Oliveira, Luiz Pedro Andrade de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Luiz Pedro Andrade de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo, Gabriel Luiz de Araújo Oliveira, Luiz Pedro Andrade de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Raia, Fábio |
contributor_str_mv |
Raia, Fábio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
veículo elétrico célula de hidrogênio fuel cell powertrain conceito urbano electric vehicle urban concept |
topic |
veículo elétrico célula de hidrogênio fuel cell powertrain conceito urbano electric vehicle urban concept |
description |
A necessidade por uma alternativa limpa aos combustíveis fósseis no transporte urbano vem se tornando mais urgente, visto que se trata de um recurso natural escasso, e cujo processo de obtenção de energia é prejudicial ao meio ambiente. Para isso, a principal solução em vista são os veículos elétricos. Ao mesmo tempo que os veículos elétricos emergem como solução, as baterias que alimentam os motores e sistemas elétricos também enfrentam o problema de escassez de matériaprima, o que afeta a escalabilidade desta como solução. Propõe-se neste trabalho a utilização de uma célula de hidrogênio (fuel cell) como alternativa a estas baterias, visto que o hidrogênio não é uma matéria-prima escassa, e o processo de obtenção de energia não é nocivo ao ambiente. O propósito deste trabalho é dimensionar a célula de hidrogênio e o powertrain de um veículo elétrico, visando a Shell Eco-Marathon, competição internacional que fomenta as pesquisas ligadas a veículos de alta eficiência energética no âmbito acadêmico. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-23T15:39:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-05-23T15:39:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/29341 |
url |
https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/29341 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Engenharia (EE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/b52e38a8-1a8c-4cd7-b39c-e280d62b24e6/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/7c29ebcc-d158-480f-a2fa-b1c9c6791886/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/b8860d63-0888-4604-9c22-c385cf47344a/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/35cbf738-1b95-4947-a2f7-6dcc81fc54cc/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/a7c813f3-ce45-481c-9155-0ec7b0f71d37/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
81736a4c8dd73917e6f74a55d4d2d9e6 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 fb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57 2fb76f622d8924aa775a7cf8ef1ae24a 99763da9997e32803066ffe03df8595b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813820019730022400 |