Escola e cultura: visão de alunos da educação de jovens e de adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24764 |
Resumo: | O objetivo da pesquisa foi verificar a relação estabelecida pelos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre escola e espaço cultural. O estudo foi desenvolvido com 90 alunos da Etapa Final da EJA do Ciclo Fundamental II, do período noturno, de uma escola pública da cidade de São Paulo. Para consultar os estudantes, utilizou-se um questionário. As questões foram divididas em blocos e serviram para: a) caracterizar os alunos e seu percurso escolar; b) perceber a relação que eles estabelecem entre escola e espaço cultural; c) conhecer sua aprendizagem dentro e fora da escola, d) identificar as expectativas dos alunos em relação à escola e ao trabalho. O referencial teórico abordou: a educação e a cultura e como elas se relacionam ao se tratar da escola (educação formal) e espaço cultural (educação não formal). Por isso, recorreu-se aos conceitos de educação formal, educação não formal e educação informal a partir das ideias de Gohn (2008/2010), Libâneo (2011), Trilla (2008). Também utilizou se as ideias de Chauí (2010) e Coelho (2006) para entender cultura, e as ideias de Moreira (2008) e Freire (2001) para refletir sobre currículo.Destacam-se alguns resultados da pesquisa: a) o número de jovens na EJA aumentou e o de adultos diminuiu; b) os alunos reconhecem a importância do ensino escolar e percebem que existe um saber fora da escola; c) o acesso à produção cultural para alguns alunos não existiria sem a ação da escola; d) a necessidade de promover a permanência dos estudantes da EJA na escola e intensificar sua participação em espaços de cultura. Considera-se necessário ampliar a ação da escola e do espaço cultural como locais de divulgação de conhecimentos distintos voltados para a formação de indivíduos que agem sobre e no mundo. |
id |
UPM_8a685aa8295cb022004c3ca99216a0fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/24764 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/7581179241493847Mendes, Ângela MariaTancredi, Regina Maria Simões Puccinellihttp://lattes.cnpq.br/65914553715990492016-03-15T19:42:29Z2020-05-28T18:10:50Z2013-12-142020-05-28T18:10:50Z2013-09-24O objetivo da pesquisa foi verificar a relação estabelecida pelos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre escola e espaço cultural. O estudo foi desenvolvido com 90 alunos da Etapa Final da EJA do Ciclo Fundamental II, do período noturno, de uma escola pública da cidade de São Paulo. Para consultar os estudantes, utilizou-se um questionário. As questões foram divididas em blocos e serviram para: a) caracterizar os alunos e seu percurso escolar; b) perceber a relação que eles estabelecem entre escola e espaço cultural; c) conhecer sua aprendizagem dentro e fora da escola, d) identificar as expectativas dos alunos em relação à escola e ao trabalho. O referencial teórico abordou: a educação e a cultura e como elas se relacionam ao se tratar da escola (educação formal) e espaço cultural (educação não formal). Por isso, recorreu-se aos conceitos de educação formal, educação não formal e educação informal a partir das ideias de Gohn (2008/2010), Libâneo (2011), Trilla (2008). Também utilizou se as ideias de Chauí (2010) e Coelho (2006) para entender cultura, e as ideias de Moreira (2008) e Freire (2001) para refletir sobre currículo.Destacam-se alguns resultados da pesquisa: a) o número de jovens na EJA aumentou e o de adultos diminuiu; b) os alunos reconhecem a importância do ensino escolar e percebem que existe um saber fora da escola; c) o acesso à produção cultural para alguns alunos não existiria sem a ação da escola; d) a necessidade de promover a permanência dos estudantes da EJA na escola e intensificar sua participação em espaços de cultura. Considera-se necessário ampliar a ação da escola e do espaço cultural como locais de divulgação de conhecimentos distintos voltados para a formação de indivíduos que agem sobre e no mundo.El objetivo de esta investigación fue comprobar la relación establecida por los estudiantes de la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA), entre la escuela y el espacio cultural. El estudio se lleró a cabo con 90 estudiantes de la EJA Ciclo Fundamental II, el período nocturno, de una ciudad de São Paulo. Para ver los estudiantes se utilizó un cuestionario. Las preguntas se dividen en bloques y sirvó para: a) caracterizar los estudiantes y su escuela; b) comprensión de la relación que se establece entre la escuela y espacio cultural; c) conocer su aprendizaje dentro y fuera de la escuela; d) identificar las expectativas de los estudiantes en relación a la escuela y al trabajo. El marco teórico discutido: con la educación y la cultura y cómo se relacionan con el caso de la escuela (educación formal) e incluso hay programas de cultural (educación no formal). Por esta razón, han recurrido-se a los conceptos de educación informal de las ideas de Gohn (2008/2010), Libâneo (2011) y Trilla (2008). También se utizaba las ideas de Chauí (2010) y Coelho (2006) para entender la cultura y a las ideas de Moreira (2008) a fin de reflexionar sobre el plan de estudios. Es de destacar algunos de los resultados de la búsqueda: a) el número de los jóvenes en la educación de adultos aumentó y disminuyó adulto; b) los estudiantes reconocen la importancia de la educación formal y se dan cuenta de que hay un conocimiento fuera de la escuela; c) el acceso a la producción cultural para algunos estudiantes no podrían existir sin la acción de la escuela; d) la necesidad de promover la retención de los estudiantes de la EJA en la escuela e intensifiquen su participación en los espacios de la cultura. Se ha considerado necesario ampliar en la acción de la escuela y del espacio cultural como lugares de difusión de los conocimientos que enfrenta la formación de la personas que actúan en y el mundo.application/pdfMENDES, Ângela Maria. Escola e cultura: visão de alunos da educação de jovens e de adultos. 2013. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24764porUniversidade Presbiteriana Mackenzieeducação de jovens e adultospapel da escola e do espaço culturalrelação escola e espaço culturaleducación de jóvenes y adultosel papel de la escuela y del espacio culturalrelación entre la escuela y espacio culturalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4106/Angela%20Maria%20Mendes.pdf.jpgEscola e cultura: visão de alunos da educação de jovens e de adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEAmbrogi, Ingrid Höttehttp://lattes.cnpq.br/6330995631263989Pagotto, Maria Dalva Silvahttp://lattes.cnpq.br/9325110092518389BREducação, Arte e HistóriaUPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALAngela Maria Mendes.pdfAngela Maria Mendes.pdfapplication/pdf1491448https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/edb0a773-b536-4376-81ea-1e9a5dfb1323/download5991578a6a2cd0a693c006f88fb668beMD51TEXTAngela Maria Mendes.pdf.txtAngela Maria Mendes.pdf.txtExtracted texttext/plain193340https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/eb4ce1a8-ea05-4de5-95c8-fc73feda4a98/download539c24012f513f76cc3bb9e4d4562c82MD52THUMBNAILAngela Maria Mendes.pdf.jpgAngela Maria Mendes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1120https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/62da0f03-bfdf-4569-9c91-f89b17aaeb83/download68f878cb0da86c5bafb86f6b844ac168MD5310899/247642022-03-14 17:16:44.291oai:dspace.mackenzie.br:10899/24764https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:16:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Escola e cultura: visão de alunos da educação de jovens e de adultos |
title |
Escola e cultura: visão de alunos da educação de jovens e de adultos |
spellingShingle |
Escola e cultura: visão de alunos da educação de jovens e de adultos Mendes, Ângela Maria educação de jovens e adultos papel da escola e do espaço cultural relação escola e espaço cultural educación de jóvenes y adultos el papel de la escuela y del espacio cultural relación entre la escuela y espacio cultural CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Escola e cultura: visão de alunos da educação de jovens e de adultos |
title_full |
Escola e cultura: visão de alunos da educação de jovens e de adultos |
title_fullStr |
Escola e cultura: visão de alunos da educação de jovens e de adultos |
title_full_unstemmed |
Escola e cultura: visão de alunos da educação de jovens e de adultos |
title_sort |
Escola e cultura: visão de alunos da educação de jovens e de adultos |
author |
Mendes, Ângela Maria |
author_facet |
Mendes, Ângela Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7581179241493847 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Ângela Maria |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6591455371599049 |
contributor_str_mv |
Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação de jovens e adultos papel da escola e do espaço cultural relação escola e espaço cultural |
topic |
educação de jovens e adultos papel da escola e do espaço cultural relação escola e espaço cultural educación de jóvenes y adultos el papel de la escuela y del espacio cultural relación entre la escuela y espacio cultural CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
educación de jóvenes y adultos el papel de la escuela y del espacio cultural relación entre la escuela y espacio cultural |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O objetivo da pesquisa foi verificar a relação estabelecida pelos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre escola e espaço cultural. O estudo foi desenvolvido com 90 alunos da Etapa Final da EJA do Ciclo Fundamental II, do período noturno, de uma escola pública da cidade de São Paulo. Para consultar os estudantes, utilizou-se um questionário. As questões foram divididas em blocos e serviram para: a) caracterizar os alunos e seu percurso escolar; b) perceber a relação que eles estabelecem entre escola e espaço cultural; c) conhecer sua aprendizagem dentro e fora da escola, d) identificar as expectativas dos alunos em relação à escola e ao trabalho. O referencial teórico abordou: a educação e a cultura e como elas se relacionam ao se tratar da escola (educação formal) e espaço cultural (educação não formal). Por isso, recorreu-se aos conceitos de educação formal, educação não formal e educação informal a partir das ideias de Gohn (2008/2010), Libâneo (2011), Trilla (2008). Também utilizou se as ideias de Chauí (2010) e Coelho (2006) para entender cultura, e as ideias de Moreira (2008) e Freire (2001) para refletir sobre currículo.Destacam-se alguns resultados da pesquisa: a) o número de jovens na EJA aumentou e o de adultos diminuiu; b) os alunos reconhecem a importância do ensino escolar e percebem que existe um saber fora da escola; c) o acesso à produção cultural para alguns alunos não existiria sem a ação da escola; d) a necessidade de promover a permanência dos estudantes da EJA na escola e intensificar sua participação em espaços de cultura. Considera-se necessário ampliar a ação da escola e do espaço cultural como locais de divulgação de conhecimentos distintos voltados para a formação de indivíduos que agem sobre e no mundo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-12-14 2020-05-28T18:10:50Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-09-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:42:29Z 2020-05-28T18:10:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MENDES, Ângela Maria. Escola e cultura: visão de alunos da educação de jovens e de adultos. 2013. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24764 |
identifier_str_mv |
MENDES, Ângela Maria. Escola e cultura: visão de alunos da educação de jovens e de adultos. 2013. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24764 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/edb0a773-b536-4376-81ea-1e9a5dfb1323/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/eb4ce1a8-ea05-4de5-95c8-fc73feda4a98/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/62da0f03-bfdf-4569-9c91-f89b17aaeb83/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5991578a6a2cd0a693c006f88fb668be 539c24012f513f76cc3bb9e4d4562c82 68f878cb0da86c5bafb86f6b844ac168 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813819980409470976 |