Uber: (des) regulação econômica e entraves políticos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/27852 |
Resumo: | Atualmente, o aplicativo Uber é o grande pioneiro da nova engenharia econômica chamada de “Sharing Economy” e também é o maior exemplo de inovação e disrupção no que tange à mobilidade urbana no século XXI. Deste modo, a presente dissertação aborda os principais impactos econômicos, regulatórios, políticos e sociais que a plataforma tecnológica Uber proporcionou ao chegar no Brasil acirrando debates acerca da sua regulação. Pela ótica concorrencial, o presente trabalho demostra as principais características do mercado concorrencial entre o aplicativo tecnológico e o serviço de táxi na cidade de São Paulo e as inovações trazidas ao mercado de transporte individual de passageiros. Utilizando uma análise empírica da Teoria da Escolha Pública, a trabalho demonstra a incidência de grupos de interesse na regulamentação da atividade econômica da plataforma tecnológica na capital paulista, estudando o comportamento legislativo e judicial dos agentes políticos nas esferas do Poder Legislativo e do Poder Judiciário. Com o objetivo de trazer as principais abordagens – sejam elas pela ótica concorrencial, consumerista e trabalhista, a pesquisa mediante método analítico descritivo apresenta os desafios da (des) regulação das novas tecnologias. Além disso, o trabalho apresenta discussões contemporâneas sobre neologismos acadêmicos como Gig Economy e “Uberização” das relações de trabalho, proporcionando discussões acerca das relações de trabalho, impactos econômicos e sociais das decisões judiciais e os dados atuais acerca do trabalho informal e do desemprego. |
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Utilizando uma análise empírica da Teoria da Escolha Pública, a trabalho demonstra a incidência de grupos de interesse na regulamentação da atividade econômica da plataforma tecnológica na capital paulista, estudando o comportamento legislativo e judicial dos agentes políticos nas esferas do Poder Legislativo e do Poder Judiciário. Com o objetivo de trazer as principais abordagens – sejam elas pela ótica concorrencial, consumerista e trabalhista, a pesquisa mediante método analítico descritivo apresenta os desafios da (des) regulação das novas tecnologias. Além disso, o trabalho apresenta discussões contemporâneas sobre neologismos acadêmicos como Gig Economy e “Uberização” das relações de trabalho, proporcionando discussões acerca das relações de trabalho, impactos econômicos e sociais das decisões judiciais e os dados atuais acerca do trabalho informal e do desemprego.Currently, the Uber app is the great pioneer of the new economic engineering called the “Sharing Economy” and is also the greatest example of innovation and disruption with regard to urban mobility in the 21st century. In this way, this dissertation addresses the main economic, regulatory, political and social impacts that the technological platform Uber provided when it arrived in Brazil, stirring up debates about its regulation. From a competitive perspective, the present study shows the main characteristics of the competitive market between the technological application and the taxi service in the city of São Paulo and the innovations brought to the individual passenger transport market. Using an empirical analysis of the Public Choice Theory, this research demonstrates the incidence of interest groups in the regulation of the economic activity of the technological platform in the capital of São Paulo, studying the legislative and judicial behavior of political agents in the spheres of the Legislative and Judiciary. In addition, the paper presents contemporary discussions on academic neologisms such as Gig Economy and "Uberization" of labor relations, providing discussions about labor relations, economic and social impacts of court decisions and current data about informal work and unemployment.application/pdfGARCIA JUNIOR, Wagner Roberto Ramos. Uber: (des) regulação econômica e entraves políticos. 2021. 70 f. Dissertação (Economia e Mercados) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. 2020.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/27852Ubersharing economyregulationGig Economyuberizationpublic choice theoryporUniversidade Presbiteriana MackenzieUbersharing economyregulaçãoGig Economyuberizaçãoteoria da escolha públicaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIAUber: (des) regulação econômica e entraves políticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIERacy, Joaquim Carloshttp://lattes.cnpq.br/0988373301929257Kolling, Gabrielle Jacobihttp://lattes.cnpq.br/4913726405596681BrasilCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)UPMEconomia e MercadosORIGINALWagner Roberto Ramos Garcia Junior - Dissertação.pdfWagner Roberto Ramos Garcia Junior - Dissertação.pdfapplication/pdf1322636https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/c076464d-a4c1-41f0-a578-171d789fc478/download2f356cf5070ca8bc0f7368bd502e82f1MD51TEXTWagner Roberto Ramos Garcia Junior - Dissertação.pdf.txtWagner Roberto Ramos Garcia Junior - Dissertação.pdf.txtExtracted texttext/plain145118https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1d773911-6c5f-4341-8022-9b1d3a87a77a/download4b8475c523ab6dd278adcaad8bb25f94MD52THUMBNAILWagner Roberto Ramos Garcia Junior - Dissertação.pdf.jpgWagner Roberto Ramos Garcia Junior - Dissertação.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1236https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/341d622a-481e-4f30-b61e-959358eedc82/download970e9d17d0c9ca63879f37f872d23862MD5310899/278522023-11-06 14:57:55.537oai:dspace.mackenzie.br:10899/27852https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772023-11-06T14:57:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
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