ITIL e Intranet : serviços em tecnologia da informação e a comunicação interna nas empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Bruno Medeiros
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/341
Resumo: O presente trabalho aborda a comunicação empresarial entre a alta direção e seus colaboradores, utilizando a Intranet como meio, portanto conceitua governança corporativa, os conceitos estão relacionados visto que a governança corporativa sugere a adoção de boas práticas de gestão para garantir o retorno do investimento e a divulgação de processos metodológicos na Intranet corporativa é um fator crítico de sucesso para implantar a metodologia abordada, o trabalho avalia as tendências de mercado para utilização de metodologias, que são a base de um planejamento estratégico de tecnologia da informação. Conclui que uma mudança cultural, comportamental é fundamental para a adoção de metodologias e que a alta direção deve estar envolvida profundamente na implantação e administração pós implantação garantindo assim o retorno do investimento. A metodologia apresentada neste trabalho foi o ITIL v3 especificamente explorando os processos de gerenciamento do portfólio de serviços, gerenciamento do conhecimento, gerenciamento de incidentes e os sete passos para melhoria continuada.
id UPM_961b314f102dd04667ec98c8c0e6a5f2
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/341
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling Lima, Bruno MedeirosAndrade, Kassya Christina Rigolon deUniversidade Presbiteriana Mackenzie2013-09-25T13:16:04Z2013-09-25T13:16:04Z2013-09-252013http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/341O presente trabalho aborda a comunicação empresarial entre a alta direção e seus colaboradores, utilizando a Intranet como meio, portanto conceitua governança corporativa, os conceitos estão relacionados visto que a governança corporativa sugere a adoção de boas práticas de gestão para garantir o retorno do investimento e a divulgação de processos metodológicos na Intranet corporativa é um fator crítico de sucesso para implantar a metodologia abordada, o trabalho avalia as tendências de mercado para utilização de metodologias, que são a base de um planejamento estratégico de tecnologia da informação. Conclui que uma mudança cultural, comportamental é fundamental para a adoção de metodologias e que a alta direção deve estar envolvida profundamente na implantação e administração pós implantação garantindo assim o retorno do investimento. A metodologia apresentada neste trabalho foi o ITIL v3 especificamente explorando os processos de gerenciamento do portfólio de serviços, gerenciamento do conhecimento, gerenciamento de incidentes e os sete passos para melhoria continuada.This job addresses the business communication between top management and employees, using the Intranet as a communication meaning, therefore it defines corporate governance, the concepts are related because the corporate governance suggests the adoption of good management practices to ensure the return on investment and disclosure of methodological processes for corporate Intranet is a critical success factor for implementing the methodology discussed, the job assesses market trends to use methodologies that are the basis of a strategic plan for information technology. It concludes that a cultural change, behavioral is fundamental to the adoption of methodologies and that senior management must be deeply involved in the deployment and post-deployment management ensuring return on investment. The methodology presented in this job was specifically exploring the ITIL v3 processes of portfolio management services, knowledge management, incident management and the seven steps for continuous improvement.IntranetComunicação empresarialTecnologia da informaçãoITIL (Tecnologia da informação)GSTI (Tecnologia da informação)ITIL e Intranet : serviços em tecnologia da informação e a comunicação interna nas empresasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILBruno Medeiros Lima1.pdf.jpgBruno Medeiros Lima1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1127http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/341/4/Bruno%20Medeiros%20Lima1.pdf.jpg0e60df62e8f53159c9416b1cbe3844e5MD54TEXTBruno Medeiros Lima1.pdf.txtBruno Medeiros Lima1.pdf.txtExtracted texttext/plain91559http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/341/3/Bruno%20Medeiros%20Lima1.pdf.txtbc65ede634c8785014776f67f14932d5MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/341/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALBruno Medeiros Lima1.pdfBruno Medeiros Lima1.pdfBruno Medeiros Limaapplication/pdf635948http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/341/1/Bruno%20Medeiros%20Lima1.pdf5d0f116dc05f80cc2d4e42d47ec6da9aMD5110899/3412020-03-04 11:52:29.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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.pt_BR.fl_str_mv ITIL e Intranet : serviços em tecnologia da informação e a comunicação interna nas empresas
title ITIL e Intranet : serviços em tecnologia da informação e a comunicação interna nas empresas
spellingShingle ITIL e Intranet : serviços em tecnologia da informação e a comunicação interna nas empresas
Lima, Bruno Medeiros
Intranet
Comunicação empresarial
Tecnologia da informação
ITIL (Tecnologia da informação)
GSTI (Tecnologia da informação)
title_short ITIL e Intranet : serviços em tecnologia da informação e a comunicação interna nas empresas
title_full ITIL e Intranet : serviços em tecnologia da informação e a comunicação interna nas empresas
title_fullStr ITIL e Intranet : serviços em tecnologia da informação e a comunicação interna nas empresas
title_full_unstemmed ITIL e Intranet : serviços em tecnologia da informação e a comunicação interna nas empresas
title_sort ITIL e Intranet : serviços em tecnologia da informação e a comunicação interna nas empresas
author Lima, Bruno Medeiros
author_facet Lima, Bruno Medeiros
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Bruno Medeiros
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andrade, Kassya Christina Rigolon de
contributor_str_mv Andrade, Kassya Christina Rigolon de
dc.subject.por.fl_str_mv Intranet
Comunicação empresarial
Tecnologia da informação
ITIL (Tecnologia da informação)
GSTI (Tecnologia da informação)
topic Intranet
Comunicação empresarial
Tecnologia da informação
ITIL (Tecnologia da informação)
GSTI (Tecnologia da informação)
description O presente trabalho aborda a comunicação empresarial entre a alta direção e seus colaboradores, utilizando a Intranet como meio, portanto conceitua governança corporativa, os conceitos estão relacionados visto que a governança corporativa sugere a adoção de boas práticas de gestão para garantir o retorno do investimento e a divulgação de processos metodológicos na Intranet corporativa é um fator crítico de sucesso para implantar a metodologia abordada, o trabalho avalia as tendências de mercado para utilização de metodologias, que são a base de um planejamento estratégico de tecnologia da informação. Conclui que uma mudança cultural, comportamental é fundamental para a adoção de metodologias e que a alta direção deve estar envolvida profundamente na implantação e administração pós implantação garantindo assim o retorno do investimento. A metodologia apresentada neste trabalho foi o ITIL v3 especificamente explorando os processos de gerenciamento do portfólio de serviços, gerenciamento do conhecimento, gerenciamento de incidentes e os sete passos para melhoria continuada.
publishDate 2013
dc.date.qualified.none.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-09-25T13:16:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-09-25T13:16:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-09-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/341
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/341
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/341/4/Bruno%20Medeiros%20Lima1.pdf.jpg
http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/341/3/Bruno%20Medeiros%20Lima1.pdf.txt
http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/341/2/license.txt
http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/341/1/Bruno%20Medeiros%20Lima1.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0e60df62e8f53159c9416b1cbe3844e5
bc65ede634c8785014776f67f14932d5
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
5d0f116dc05f80cc2d4e42d47ec6da9a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757177223627931648