ITIL e Intranet : serviços em tecnologia da informação e a comunicação interna nas empresas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/341 |
Resumo: | O presente trabalho aborda a comunicação empresarial entre a alta direção e seus colaboradores, utilizando a Intranet como meio, portanto conceitua governança corporativa, os conceitos estão relacionados visto que a governança corporativa sugere a adoção de boas práticas de gestão para garantir o retorno do investimento e a divulgação de processos metodológicos na Intranet corporativa é um fator crítico de sucesso para implantar a metodologia abordada, o trabalho avalia as tendências de mercado para utilização de metodologias, que são a base de um planejamento estratégico de tecnologia da informação. Conclui que uma mudança cultural, comportamental é fundamental para a adoção de metodologias e que a alta direção deve estar envolvida profundamente na implantação e administração pós implantação garantindo assim o retorno do investimento. A metodologia apresentada neste trabalho foi o ITIL v3 especificamente explorando os processos de gerenciamento do portfólio de serviços, gerenciamento do conhecimento, gerenciamento de incidentes e os sete passos para melhoria continuada. |
id |
UPM_961b314f102dd04667ec98c8c0e6a5f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/341 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
Lima, Bruno MedeirosAndrade, Kassya Christina Rigolon deUniversidade Presbiteriana Mackenzie2013-09-25T13:16:04Z2013-09-25T13:16:04Z2013-09-252013http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/341O presente trabalho aborda a comunicação empresarial entre a alta direção e seus colaboradores, utilizando a Intranet como meio, portanto conceitua governança corporativa, os conceitos estão relacionados visto que a governança corporativa sugere a adoção de boas práticas de gestão para garantir o retorno do investimento e a divulgação de processos metodológicos na Intranet corporativa é um fator crítico de sucesso para implantar a metodologia abordada, o trabalho avalia as tendências de mercado para utilização de metodologias, que são a base de um planejamento estratégico de tecnologia da informação. Conclui que uma mudança cultural, comportamental é fundamental para a adoção de metodologias e que a alta direção deve estar envolvida profundamente na implantação e administração pós implantação garantindo assim o retorno do investimento. A metodologia apresentada neste trabalho foi o ITIL v3 especificamente explorando os processos de gerenciamento do portfólio de serviços, gerenciamento do conhecimento, gerenciamento de incidentes e os sete passos para melhoria continuada.This job addresses the business communication between top management and employees, using the Intranet as a communication meaning, therefore it defines corporate governance, the concepts are related because the corporate governance suggests the adoption of good management practices to ensure the return on investment and disclosure of methodological processes for corporate Intranet is a critical success factor for implementing the methodology discussed, the job assesses market trends to use methodologies that are the basis of a strategic plan for information technology. It concludes that a cultural change, behavioral is fundamental to the adoption of methodologies and that senior management must be deeply involved in the deployment and post-deployment management ensuring return on investment. The methodology presented in this job was specifically exploring the ITIL v3 processes of portfolio management services, knowledge management, incident management and the seven steps for continuous improvement.IntranetComunicação empresarialTecnologia da informaçãoITIL (Tecnologia da informação)GSTI (Tecnologia da informação)ITIL e Intranet : serviços em tecnologia da informação e a comunicação interna nas empresasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILBruno Medeiros Lima1.pdf.jpgBruno Medeiros Lima1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1127http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/341/4/Bruno%20Medeiros%20Lima1.pdf.jpg0e60df62e8f53159c9416b1cbe3844e5MD54TEXTBruno Medeiros Lima1.pdf.txtBruno Medeiros Lima1.pdf.txtExtracted texttext/plain91559http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/341/3/Bruno%20Medeiros%20Lima1.pdf.txtbc65ede634c8785014776f67f14932d5MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/341/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALBruno Medeiros Lima1.pdfBruno Medeiros Lima1.pdfBruno Medeiros Limaapplication/pdf635948http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/341/1/Bruno%20Medeiros%20Lima1.pdf5d0f116dc05f80cc2d4e42d47ec6da9aMD5110899/3412020-03-04 11:52:29.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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
ITIL e Intranet : serviços em tecnologia da informação e a comunicação interna nas empresas |
title |
ITIL e Intranet : serviços em tecnologia da informação e a comunicação interna nas empresas |
spellingShingle |
ITIL e Intranet : serviços em tecnologia da informação e a comunicação interna nas empresas Lima, Bruno Medeiros Intranet Comunicação empresarial Tecnologia da informação ITIL (Tecnologia da informação) GSTI (Tecnologia da informação) |
title_short |
ITIL e Intranet : serviços em tecnologia da informação e a comunicação interna nas empresas |
title_full |
ITIL e Intranet : serviços em tecnologia da informação e a comunicação interna nas empresas |
title_fullStr |
ITIL e Intranet : serviços em tecnologia da informação e a comunicação interna nas empresas |
title_full_unstemmed |
ITIL e Intranet : serviços em tecnologia da informação e a comunicação interna nas empresas |
title_sort |
ITIL e Intranet : serviços em tecnologia da informação e a comunicação interna nas empresas |
author |
Lima, Bruno Medeiros |
author_facet |
Lima, Bruno Medeiros |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Bruno Medeiros |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Andrade, Kassya Christina Rigolon de |
contributor_str_mv |
Andrade, Kassya Christina Rigolon de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intranet Comunicação empresarial Tecnologia da informação ITIL (Tecnologia da informação) GSTI (Tecnologia da informação) |
topic |
Intranet Comunicação empresarial Tecnologia da informação ITIL (Tecnologia da informação) GSTI (Tecnologia da informação) |
description |
O presente trabalho aborda a comunicação empresarial entre a alta direção e seus colaboradores, utilizando a Intranet como meio, portanto conceitua governança corporativa, os conceitos estão relacionados visto que a governança corporativa sugere a adoção de boas práticas de gestão para garantir o retorno do investimento e a divulgação de processos metodológicos na Intranet corporativa é um fator crítico de sucesso para implantar a metodologia abordada, o trabalho avalia as tendências de mercado para utilização de metodologias, que são a base de um planejamento estratégico de tecnologia da informação. Conclui que uma mudança cultural, comportamental é fundamental para a adoção de metodologias e que a alta direção deve estar envolvida profundamente na implantação e administração pós implantação garantindo assim o retorno do investimento. A metodologia apresentada neste trabalho foi o ITIL v3 especificamente explorando os processos de gerenciamento do portfólio de serviços, gerenciamento do conhecimento, gerenciamento de incidentes e os sete passos para melhoria continuada. |
publishDate |
2013 |
dc.date.qualified.none.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-09-25T13:16:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-09-25T13:16:04Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-09-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/341 |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/341 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/341/4/Bruno%20Medeiros%20Lima1.pdf.jpg http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/341/3/Bruno%20Medeiros%20Lima1.pdf.txt http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/341/2/license.txt http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/341/1/Bruno%20Medeiros%20Lima1.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0e60df62e8f53159c9416b1cbe3844e5 bc65ede634c8785014776f67f14932d5 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 5d0f116dc05f80cc2d4e42d47ec6da9a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1757177223627931648 |