A criança no espaço público da cidade de São Paulo: diferenças e aproximações entre dois bairros: Jardim Lapenna e Itaim Bibi
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26184 |
Resumo: | Esta pesquisa discute a relação das crianças com os espaços públicos na cidade de São Paulo, na atualidade. Têm-se como pressuposto que vida cotidiana em espaços públicos heterogêneos e democráticos é um fator fundamental para a constituição de sujeitos que exercem sua cidadania e empatia para promover resistência, contrariar e, em última instância, transformar as injustiças sociais. No entanto, a relação das crianças com os espaços públicos da cidade de São Paulo é prejudicada pela segregação socioespacial. A cultura da pouca integração da criança com o espaço público da cidade se manifesta principalmente nos bairros mais nobres, porém outros efeitos da segregação socioespacial podem ser sentidos em bairros periféricos. Portanto, por meio do processo metodológico de observação participante e a partir dos conceitos de segregação socioespacial, desenvolvidos por Caldeira (2000) e Vilaça (2001), foram analisadas as vidas cotidianas de crianças nos espaços de dois bairros com características socioespaciais contrastantes, sendo eles o Jardim Lapenna, que se situa no distrito de São Miguel Paulista, a aproximadamente 20 km da área central do município de São Paulo, e abriga uma população de baixa renda, e o Itaim Bibi, bairro nobre que se situa no quadrante sudoeste da cidade e abriga predominantemente população de rendas média e alta. |
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Portanto, por meio do processo metodológico de observação participante e a partir dos conceitos de segregação socioespacial, desenvolvidos por Caldeira (2000) e Vilaça (2001), foram analisadas as vidas cotidianas de crianças nos espaços de dois bairros com características socioespaciais contrastantes, sendo eles o Jardim Lapenna, que se situa no distrito de São Miguel Paulista, a aproximadamente 20 km da área central do município de São Paulo, e abriga uma população de baixa renda, e o Itaim Bibi, bairro nobre que se situa no quadrante sudoeste da cidade e abriga predominantemente população de rendas média e alta.This research discusses the relationship of children with public spaces in the city of São Paulo, nowadays. It is assumed that everyday life in heterogeneous and democratic public spaces is a fundamental factor for the constitution of subjects who exercise their citizenship and empathy to promote resistance, to oppose and, ultimately, to transform social injustices. However, the relationship of children to public spaces in the city of São Paulo is hampered by socio-spatial segregation. The culture of the child’s poor integration with the city’s public space is manifested mainly in the nobler neighborhoods, but other effects of socio-spatial segregation can be felt in peripheral neighborhoods. Therefore, through the participatory methodological process of observation and based on the concepts of socio-spatial segregation, developed by Caldeira (2000) and Vilaça (2001), the daily lives of children in the spaces of two neighborhoods with contrasting socio-spatial characteristics were analyzed the Jardim Lapenna, which is located in the São Miguel Paulista district, approximately 20 km from the central area of the city of São Paulo, and is home to a low-income population, and Itaim Bibi, a noble neighborhood located in the southwest quadrant of the city and houses predominantly middle and high income population.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfNOSEK, Helena Strada. A criança no espaço público da cidade de São Paulo: diferenças e aproximações entre dois bairros: Jardim Lapenna e Itaim Bibi. 2018. 196 f. Dissertação ( Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo .http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26184childpublic spacesocio-spatial segregationcitizenshipporUniversidade Presbiteriana Mackenziehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccesscriançaespaço públicosegregação socioespacialcidadaniaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMOhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/18339/Helena%20Strada%20Nosek.pdf.jpgA criança no espaço público da cidade de São Paulo: diferenças e aproximações entre dois bairros: Jardim Lapenna e Itaim Bibiinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIELima, Ana Gabriela Godinhohttp://lattes.cnpq.br/2010070403291740Bógus, Lúcia Maria Machadohttp://lattes.cnpq.br/1210861529721065BrasilFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)UPMArquitetura e UrbanismoORIGINALHelena Strada Nosek.pdfHelena Strada Nosek.pdfapplication/pdf25237169https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2973d8fc-c8ab-4cc2-b63e-c4c67d7bee2d/download63cad8043d70bb635fd6107103635f31MD51TEXTHelena Strada Nosek.pdf.txtHelena Strada Nosek.pdf.txtExtracted texttext/plain246924https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/b1e614c3-913e-477f-a30e-04c5b0e417ab/download65c6554a641a8e090dc1f874fb523f53MD52THUMBNAILHelena Strada Nosek.pdf.jpgHelena Strada Nosek.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1087https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/88805b14-b2e1-4c33-bcef-bd1bd29876d5/download790cdc120974fa4b191df092c3da1876MD5310899/261842022-03-14 19:30:32.3http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertooai:dspace.mackenzie.br:10899/26184https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T19:30:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
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