O papel da interação nos processos de aprendizagem em cursos de e-learning na força de vendas de uma indústria farmacêutica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23527 |
Resumo: | Este estudo tem o objetivo de compreender o papel da interação entre aprendiz e instrutor nos processos de aprendizagem em cursos de formação que utilizam e-learning. A pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou-se de entrevista semi-estruturada para a coleta de dados. Os sujeitos de pesquisa são representantes e gerentes de vendas de uma indústria farmacêutica estrangeira, e presente no país há mais de 50 anos. Como principais resultados deste estudo, demonstrou-se a preferência da interação presencial entre os aprendizes e baixa interação com o instrutor para os treinamentos e-learning. Tanto os gerentes como os representantes de vendas não descartaram a utilização de e-learning, mas com forte preferência do ensino a distância em conjunto com o presencial. A aprendizagem individual nos cursos de e-learning é compartilhada posteriormente com colegas e sua aplicação na prática. |
id |
UPM_9c696a23f1913e9343d6bc52645ad358 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/23527 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/7757562071320086Marques, MarceloBido, Diógenes de Souzahttp://lattes.cnpq.br/06565810281514222016-03-15T19:26:37Z2020-05-28T18:04:13Z2008-05-052020-05-28T18:04:13Z2008-02-26Este estudo tem o objetivo de compreender o papel da interação entre aprendiz e instrutor nos processos de aprendizagem em cursos de formação que utilizam e-learning. A pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou-se de entrevista semi-estruturada para a coleta de dados. Os sujeitos de pesquisa são representantes e gerentes de vendas de uma indústria farmacêutica estrangeira, e presente no país há mais de 50 anos. Como principais resultados deste estudo, demonstrou-se a preferência da interação presencial entre os aprendizes e baixa interação com o instrutor para os treinamentos e-learning. Tanto os gerentes como os representantes de vendas não descartaram a utilização de e-learning, mas com forte preferência do ensino a distância em conjunto com o presencial. A aprendizagem individual nos cursos de e-learning é compartilhada posteriormente com colegas e sua aplicação na prática.The objective of this study is to understand the interaction role between learner and instructor in learning processes related to professional training using e-learning. The research, based on qualitative design, used semi-structured interview to collect data. The research subjects are sales representatives and sales managers of an international pharmaceutical company, established more than 50 years ago in Brazil. As main results of this study, there is a preference for presential interaction between learners theirselves, and low interaction between learner and instructors in e-learning trainings. Both managers and sales representatives support e-learning trainings but with a strong preference for a mix of distance and presential training classes. Individual learning in e-learning trainings is thereafter shared with team mates and its applicability on daily activities.application/pdfMARQUES, Marcelo. O papel da interação nos processos de aprendizagem em cursos de e-learning na força de vendas de uma indústria farmacêutica. 2008. 96 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23527porUniversidade Presbiteriana Mackenziee-learningaprendizageminteraçãoforça de vendase-learninglearninginteractionsales forceCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/2958/Marcelo%20Marques.pdf.jpgO papel da interação nos processos de aprendizagem em cursos de e-learning na força de vendas de uma indústria farmacêuticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEGodoy, Arilda Schmidthttp://lattes.cnpq.br/8335648990336274Antonello, Cláudia Simonehttp://lattes.cnpq.br/1477430317063576BRAdministraçãoUPMAdministração de EmpresasORIGINALMarcelo Marques.pdfMarcelo Marques.pdfapplication/pdf397721https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/7f11711d-3cd6-4072-9481-f8a1256b56f1/downloadad1319e0103795756c4991125431a043MD51TEXTMarcelo Marques.pdf.txtMarcelo Marques.pdf.txtExtracted texttext/plain202093https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/00e50121-f0b4-406d-bde8-e622934d0c83/downloadc7ab7591ea2677e686f824e2a49706e2MD52THUMBNAILMarcelo Marques.pdf.jpgMarcelo Marques.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1263https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/3347f29b-7880-4d2a-a409-d65a6580c627/downloada80342c6fb021e2e77c460740460ff8aMD5310899/235272022-03-14 16:18:53.761oai:dspace.mackenzie.br:10899/23527https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T16:18:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O papel da interação nos processos de aprendizagem em cursos de e-learning na força de vendas de uma indústria farmacêutica |
title |
O papel da interação nos processos de aprendizagem em cursos de e-learning na força de vendas de uma indústria farmacêutica |
spellingShingle |
O papel da interação nos processos de aprendizagem em cursos de e-learning na força de vendas de uma indústria farmacêutica Marques, Marcelo e-learning aprendizagem interação força de vendas e-learning learning interaction sales force CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
O papel da interação nos processos de aprendizagem em cursos de e-learning na força de vendas de uma indústria farmacêutica |
title_full |
O papel da interação nos processos de aprendizagem em cursos de e-learning na força de vendas de uma indústria farmacêutica |
title_fullStr |
O papel da interação nos processos de aprendizagem em cursos de e-learning na força de vendas de uma indústria farmacêutica |
title_full_unstemmed |
O papel da interação nos processos de aprendizagem em cursos de e-learning na força de vendas de uma indústria farmacêutica |
title_sort |
O papel da interação nos processos de aprendizagem em cursos de e-learning na força de vendas de uma indústria farmacêutica |
author |
Marques, Marcelo |
author_facet |
Marques, Marcelo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7757562071320086 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Marcelo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bido, Diógenes de Souza |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0656581028151422 |
contributor_str_mv |
Bido, Diógenes de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
e-learning aprendizagem interação força de vendas |
topic |
e-learning aprendizagem interação força de vendas e-learning learning interaction sales force CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
e-learning learning interaction sales force |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
Este estudo tem o objetivo de compreender o papel da interação entre aprendiz e instrutor nos processos de aprendizagem em cursos de formação que utilizam e-learning. A pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou-se de entrevista semi-estruturada para a coleta de dados. Os sujeitos de pesquisa são representantes e gerentes de vendas de uma indústria farmacêutica estrangeira, e presente no país há mais de 50 anos. Como principais resultados deste estudo, demonstrou-se a preferência da interação presencial entre os aprendizes e baixa interação com o instrutor para os treinamentos e-learning. Tanto os gerentes como os representantes de vendas não descartaram a utilização de e-learning, mas com forte preferência do ensino a distância em conjunto com o presencial. A aprendizagem individual nos cursos de e-learning é compartilhada posteriormente com colegas e sua aplicação na prática. |
publishDate |
2008 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-05-05 2020-05-28T18:04:13Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-02-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:26:37Z 2020-05-28T18:04:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MARQUES, Marcelo. O papel da interação nos processos de aprendizagem em cursos de e-learning na força de vendas de uma indústria farmacêutica. 2008. 96 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23527 |
identifier_str_mv |
MARQUES, Marcelo. O papel da interação nos processos de aprendizagem em cursos de e-learning na força de vendas de uma indústria farmacêutica. 2008. 96 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23527 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/7f11711d-3cd6-4072-9481-f8a1256b56f1/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/00e50121-f0b4-406d-bde8-e622934d0c83/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/3347f29b-7880-4d2a-a409-d65a6580c627/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ad1319e0103795756c4991125431a043 c7ab7591ea2677e686f824e2a49706e2 a80342c6fb021e2e77c460740460ff8a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813820000775962624 |