O papel da interação nos processos de aprendizagem em cursos de e-learning na força de vendas de uma indústria farmacêutica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Marcelo
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23527
Resumo: Este estudo tem o objetivo de compreender o papel da interação entre aprendiz e instrutor nos processos de aprendizagem em cursos de formação que utilizam e-learning. A pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou-se de entrevista semi-estruturada para a coleta de dados. Os sujeitos de pesquisa são representantes e gerentes de vendas de uma indústria farmacêutica estrangeira, e presente no país há mais de 50 anos. Como principais resultados deste estudo, demonstrou-se a preferência da interação presencial entre os aprendizes e baixa interação com o instrutor para os treinamentos e-learning. Tanto os gerentes como os representantes de vendas não descartaram a utilização de e-learning, mas com forte preferência do ensino a distância em conjunto com o presencial. A aprendizagem individual nos cursos de e-learning é compartilhada posteriormente com colegas e sua aplicação na prática.
id UPM_9c696a23f1913e9343d6bc52645ad358
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/23527
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/7757562071320086Marques, MarceloBido, Diógenes de Souzahttp://lattes.cnpq.br/06565810281514222016-03-15T19:26:37Z2020-05-28T18:04:13Z2008-05-052020-05-28T18:04:13Z2008-02-26Este estudo tem o objetivo de compreender o papel da interação entre aprendiz e instrutor nos processos de aprendizagem em cursos de formação que utilizam e-learning. A pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou-se de entrevista semi-estruturada para a coleta de dados. Os sujeitos de pesquisa são representantes e gerentes de vendas de uma indústria farmacêutica estrangeira, e presente no país há mais de 50 anos. Como principais resultados deste estudo, demonstrou-se a preferência da interação presencial entre os aprendizes e baixa interação com o instrutor para os treinamentos e-learning. Tanto os gerentes como os representantes de vendas não descartaram a utilização de e-learning, mas com forte preferência do ensino a distância em conjunto com o presencial. A aprendizagem individual nos cursos de e-learning é compartilhada posteriormente com colegas e sua aplicação na prática.The objective of this study is to understand the interaction role between learner and instructor in learning processes related to professional training using e-learning. The research, based on qualitative design, used semi-structured interview to collect data. The research subjects are sales representatives and sales managers of an international pharmaceutical company, established more than 50 years ago in Brazil. As main results of this study, there is a preference for presential interaction between learners theirselves, and low interaction between learner and instructors in e-learning trainings. Both managers and sales representatives support e-learning trainings but with a strong preference for a mix of distance and presential training classes. Individual learning in e-learning trainings is thereafter shared with team mates and its applicability on daily activities.application/pdfMARQUES, Marcelo. O papel da interação nos processos de aprendizagem em cursos de e-learning na força de vendas de uma indústria farmacêutica. 2008. 96 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23527porUniversidade Presbiteriana Mackenziee-learningaprendizageminteraçãoforça de vendase-learninglearninginteractionsales forceCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/2958/Marcelo%20Marques.pdf.jpgO papel da interação nos processos de aprendizagem em cursos de e-learning na força de vendas de uma indústria farmacêuticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEGodoy, Arilda Schmidthttp://lattes.cnpq.br/8335648990336274Antonello, Cláudia Simonehttp://lattes.cnpq.br/1477430317063576BRAdministraçãoUPMAdministração de EmpresasORIGINALMarcelo Marques.pdfMarcelo Marques.pdfapplication/pdf397721https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/7f11711d-3cd6-4072-9481-f8a1256b56f1/downloadad1319e0103795756c4991125431a043MD51TEXTMarcelo Marques.pdf.txtMarcelo Marques.pdf.txtExtracted texttext/plain202093https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/00e50121-f0b4-406d-bde8-e622934d0c83/downloadc7ab7591ea2677e686f824e2a49706e2MD52THUMBNAILMarcelo Marques.pdf.jpgMarcelo Marques.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1263https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/3347f29b-7880-4d2a-a409-d65a6580c627/downloada80342c6fb021e2e77c460740460ff8aMD5310899/235272022-03-14 16:18:53.761oai:dspace.mackenzie.br:10899/23527https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T16:18:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv O papel da interação nos processos de aprendizagem em cursos de e-learning na força de vendas de uma indústria farmacêutica
title O papel da interação nos processos de aprendizagem em cursos de e-learning na força de vendas de uma indústria farmacêutica
spellingShingle O papel da interação nos processos de aprendizagem em cursos de e-learning na força de vendas de uma indústria farmacêutica
Marques, Marcelo
e-learning
aprendizagem
interação
força de vendas
e-learning
learning
interaction
sales force
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short O papel da interação nos processos de aprendizagem em cursos de e-learning na força de vendas de uma indústria farmacêutica
title_full O papel da interação nos processos de aprendizagem em cursos de e-learning na força de vendas de uma indústria farmacêutica
title_fullStr O papel da interação nos processos de aprendizagem em cursos de e-learning na força de vendas de uma indústria farmacêutica
title_full_unstemmed O papel da interação nos processos de aprendizagem em cursos de e-learning na força de vendas de uma indústria farmacêutica
title_sort O papel da interação nos processos de aprendizagem em cursos de e-learning na força de vendas de uma indústria farmacêutica
author Marques, Marcelo
author_facet Marques, Marcelo
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7757562071320086
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Marcelo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bido, Diógenes de Souza
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0656581028151422
contributor_str_mv Bido, Diógenes de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv e-learning
aprendizagem
interação
força de vendas
topic e-learning
aprendizagem
interação
força de vendas
e-learning
learning
interaction
sales force
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv e-learning
learning
interaction
sales force
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description Este estudo tem o objetivo de compreender o papel da interação entre aprendiz e instrutor nos processos de aprendizagem em cursos de formação que utilizam e-learning. A pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou-se de entrevista semi-estruturada para a coleta de dados. Os sujeitos de pesquisa são representantes e gerentes de vendas de uma indústria farmacêutica estrangeira, e presente no país há mais de 50 anos. Como principais resultados deste estudo, demonstrou-se a preferência da interação presencial entre os aprendizes e baixa interação com o instrutor para os treinamentos e-learning. Tanto os gerentes como os representantes de vendas não descartaram a utilização de e-learning, mas com forte preferência do ensino a distância em conjunto com o presencial. A aprendizagem individual nos cursos de e-learning é compartilhada posteriormente com colegas e sua aplicação na prática.
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-05-05
2020-05-28T18:04:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-02-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:26:37Z
2020-05-28T18:04:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARQUES, Marcelo. O papel da interação nos processos de aprendizagem em cursos de e-learning na força de vendas de uma indústria farmacêutica. 2008. 96 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23527
identifier_str_mv MARQUES, Marcelo. O papel da interação nos processos de aprendizagem em cursos de e-learning na força de vendas de uma indústria farmacêutica. 2008. 96 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/7f11711d-3cd6-4072-9481-f8a1256b56f1/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/00e50121-f0b4-406d-bde8-e622934d0c83/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/3347f29b-7880-4d2a-a409-d65a6580c627/download
bitstream.checksum.fl_str_mv ad1319e0103795756c4991125431a043
c7ab7591ea2677e686f824e2a49706e2
a80342c6fb021e2e77c460740460ff8a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813820000775962624